A01 Prof. Nilton Ferruzzi Prof. Nilton Ferruzzi
Utilização dos Sistemas Mecânicos Prof. Nilton Ferruzzi
Tipos de Movimento: Circular Linear Prof. Nilton Ferruzzi
Alavanca A Alavanca serve para transmitir um movimento linear. Também pode aumentar o efeito da força que se aplica. Prof. Nilton Ferruzzi
Alavanca de Primeiro Gênero Vantagem Mecânica: Se produz quando; Lei da Alavanca Vantagem Mecânica: Se produz quando; Prof. Nilton Ferruzzi
Alavanca de Segundo Gênero Sempre se obtém vantagem mecânica pois: Prof. Nilton Ferruzzi
Alavanca de Terceiro Gênero Nunca se obtém vantagem mecânica pois: Prof. Nilton Ferruzzi
Barras Articuladas Barras rígidas unidas mediante articulações permitem modificar: Direção Sentido Movimento Prof. Nilton Ferruzzi
Mecanismos com Barras Com 2 barras Com 3 barras Transforma a Direção Transforma o Sentido Prof. Nilton Ferruzzi
Transforma o tipo de Movimento Mecanismos com Barras Com 4 barras Transforma o tipo de Movimento Com 5 barras Transforma o Sentido Prof. Nilton Ferruzzi
Virabrequim O Virabrequim é um conjunto de manivelas sobre o mesmo eixo. Prof. Nilton Ferruzzi
A MANIVELA TEM UM MOVIMENTO IGUAL AO RAIO DO CIRCULO QUE À DESCREVE. Vantagem Mecânica: Se obtém quanto maior seja o braço da Manivela. Prof. Nilton Ferruzzi
Biela Permite transformar um movimento circular em outro linear de avanço-retrocesso e vice versa. Pode combinar-se com Manivela, Virabrequim e outros mecanismos. Prof. Nilton Ferruzzi
Biela Manivela Prof. Nilton Ferruzzi
Biela Excêntrica Prof. Nilton Ferruzzi
Biela Virabrequim Prof. Nilton Ferruzzi
Mecanismo de Manivela – Biela - Embolo Prof. Nilton Ferruzzi
Aplicações da Biela Trem antigo Prof. Nilton Ferruzzi
Máquina de Costura antiga Aplicações da Biela Máquina de Costura antiga Prof. Nilton Ferruzzi
Máquina de Costura antiga Aplicações da Biela Máquina de Costura antiga Prof. Nilton Ferruzzi
Sistemas para Elevação de Cargas com menos esforços Vantagem mecânica se produz quando: Similar a Lei da Alavanca Prof. Nilton Ferruzzi
Serve para mudar o sentido de uma força. Polia Serve para mudar o sentido de uma força. Também pode proporcionar vantagem mecânica. Polia Fixa Não há vantagem mecânica, pois: Prof. Nilton Ferruzzi
Há vantagem mecânica, pois: Polia Serve para mudar o sentido de uma força. Também pode proporcionar vantagem mecânica. Polia Móvel Há vantagem mecânica, pois: Prof. Nilton Ferruzzi
Combinações de Polias Fixas e Polias Móveis Multi Polias Combinações de Polias Fixas e Polias Móveis Vantagem Mecânica: Vantagem Mecânica: Prof. Nilton Ferruzzi
Fórmula Geral: sendo n = nº de polias móveis Prof. Nilton Ferruzzi
Sistemas de Transmissão Circular Combinações de Polias Fixas e Polias Móveis Polias de transmissão Prof. Nilton Ferruzzi
Sistemas de Transmissão Circular Polias de transmissão Prof. Nilton Ferruzzi
Sistemas de Polias e Correias Transmitem o movimento de giro com ou sem mudança de sentido. Também podem modificar forças e velocidades. Redutor Multiplicador 2 1 1 2 d1 < d2 n1 > n2 F1 < F2 d1 > d2 n1 < n2 F1 > F2 Prof. Nilton Ferruzzi
Sistemas de Polias e Correias Redutor Multiplicador 1 2 2 1 d1 > d2 n1 < n2 F1 > F2 d1 < d2 n1 > n2 F1 < F2 Relação entre velocidades (n) e diâmetros (d): Relação de transmissão (i): n1 d2 i = —— = —— n2 d1 Similar à lei das Alavancas x d1 = n2 x d2 Prof. Nilton Ferruzzi
Sistema de Polias com Correias Prof. Nilton Ferruzzi
Sistema de Múltiplas Polias [Caixa de Velocidade] Prof. Nilton Ferruzzi
Relação entre Velocidade (n) e número de dentes (z): Engrenagens Relação entre Velocidade (n) e número de dentes (z): Relação de Transmissão: Prof. Nilton Ferruzzi
Engrenagens O Pinhão permite manter o sentido de giro e não afeta a relação de transmissão entre os eixos conduzidos e condutores. Prof. Nilton Ferruzzi
Sistema de Engrenagens Multiplicador Sistema de Engrenagens Engrenagem com Corrente [ Redutor ] 2 1 Prof. Nilton Ferruzzi
Rosca Sem Fim Para cada volta da rosca sem fim, o pinhão avança 1 dente. Isso permite obter uma grande redução de velocidade e um grande aumento da força no pinhão. Prof. Nilton Ferruzzi
Rosca Sem Fim Aplicações Prof. Nilton Ferruzzi
Excêntrico O Excêntrico transforma o movimento de giro de um eixo em um movimento linear alternativo do seguidor. O movimento do seguidor dentro do seu guia depende da forma do excêntrico. Forma de Ovo Forma Excêntrica Forma Caracol Prof. Nilton Ferruzzi
Excêntrico - Aplicações Prof. Nilton Ferruzzi
Excêntrico - Aplicações Prof. Nilton Ferruzzi
Excêntrico - Aplicações Prof. Nilton Ferruzzi
Pinhão - Cremalhera O movimento de giro do pinhão se transforma em movimento linear do avanço ou retrocesso da cremalheira. Prof. Nilton Ferruzzi
Pinhão - Cremalhera Prof. Nilton Ferruzzi
Catraca A Catraca é constituída por um pinhão e uma trava. Trata-se de um sistema de freio que permite que um eixo gire em um sentido, impedindo que gire no sentido contrário. Prof. Nilton Ferruzzi
Outros Mecanismos Freio de Sapata Cruz de Malta Prof. Nilton Ferruzzi
Outros Mecanismos Gatilho Prof. Nilton Ferruzzi
Outros Mecanismos A tampa de uma panela com água fervendo começa a pular: é uma máquina a vapor. Você confere o princípio de funcionamento da primeira máquina a vapor prática inventada por Thomas Newcomen em 1712, que não é muito diferente. O vapor de uma caldeira levanta um pistão, isto nós reconheceríamos de praticamente qualquer motor. Mas a parte que hoje parece bizarra ocorre para que o pistão desça. Água fria é jogada a fim de que o vapor se condense, e o processo se reinicie. Com o aquecimento e resfriamento do mesmo pistão a cada ciclo, a máquina a vapor era extremamente ineficiente – e foi justamente aperfeiçoando esse projeto que James Watt revolucionou o mundo impulsionando a Revolução Industrial. Prof. Nilton Ferruzzi
Outros Mecanismos Costura Na costura mais comum são usadas duas linhas, uma dentro da máquina e outra passada pela agulha, que se entrelaçam. Prof. Nilton Ferruzzi
Outros Mecanismos Motor Stirling: Note como um pistão está sempre quente, e outro sempre frio (com o radiador de calor). Prof. Nilton Ferruzzi
Outros Mecanismos Motor radial: Como o usado em aviões, você pode perceber por que lubrificação é importante e como os primeiros motores pegavam “no tranco”. Prof. Nilton Ferruzzi
Outros Mecanismos Junta homocinética: Nos carros, transmite a tração: => (verde) às rodas => (vermelho) em ângulos variáveis. Prof. Nilton Ferruzzi
Outros Mecanismos Prof. Nilton Ferruzzi
Outros Mecanismos Canhão: Note como as cargas explosivas em amarelo são mantidas em um compartimento separado e isolado, na parte mais inferior e protegida. Também note como o número de cargas explosivas que varia, de acordo com o disparo. Prof. Nilton Ferruzzi
Motor de Explosão Prof. Nilton Ferruzzi
Motor de Explosão Prof. Nilton Ferruzzi
Motor de Explosão Motor de 2 tempos Motor de 4 tempos Prof. Nilton Ferruzzi
Motor de Explosão Fases do Motor 4 tempos Admissão Compressão Combustão Escape Prof. Nilton Ferruzzi
OBRIGADO PELA ATENÇÃO Prof. Nilton Ferruzzi