Voleibol.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HISTÓRIA, REGRAS BÁSICAS E FUNDAMENTOS
Advertisements

HISTÓRIA, REGRAS BÁSICAS E FUNDAMENTOS
OS SISTEMAS: ofensivo e defensivo
Voleibol Inês Brás.
Histórico O basquetebol é uma modalidade esportiva coletiva, que foi idealizada nos Estados Unidos da América pelo canadense James Naismith no ano de 1891.
HISTÓRIA, REGRAS BÁSICAS E FUNDAMENTOS
VÔLEI DE QUADRA Tratado por vôlei de quadra para diferençar do vôlei de praia esta modalidade de esporte é jogada em uma quadra, dividida por uma rede.
VÔLEI DE PISCINA (BIRIBOL)
Jogos desportivos coletivos:
REGULAMENTO TÉCNICO - DI
REGRAS BÁSICAS IVONE DE ARAÚJO RIBEIRO MOREIRA
REGRAS BÁSICAS IVONE DE ARAÚJO RIBEIRO MOREIRA
O FUTSAL.
HANDEBOL Profª. Bia Colégio INEDI
Voleibol Professor:Leandro..
HANDEBOL PROFª. BIA COLÉGIO INEDI
HANDEBOL PROFª. BIA COLÉGIO INEDI
VOLEIBOL – REGRAS PROF. BIA
ÍNDICE 1 Índice 2 Apresentação do Voleibol 3 Identificação do Jogo
Aspectos tácticos elementares:
Regras de lançamento e arremesso de: Disco, Dardo, Peso e Martelo
Escola E.B. 2,3 Frei Manuel Santa Inês
REVISÃO EDUCAÇÃO FÍSICA 8º ANO.
1º e 2º SET 25 pontos À melhor de JOGO 3 SETS 3º SET 15 pontos Diferença de 2 pontos 2 tempos de 30 seg por set 3º SET 15 pontos EQUIPA Mínimo 10.
REGRAS BÁSICAS DO voleibol.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
QUIMBOL: histórico, regras, principais competições, características fisiológicas decorrentes da prática Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de.
Voleibol.
REVISÃO EDUCAÇÃO FÍSICA 7º ANO.
FUNDAMENTOS DO FUTSAL Passe Drible Chute Condução
Basquete.
Voleibol Curso Profissional Técnico de Multimédia Educação Física
Regras Básicas do Voleibol
VOLEIBOL.
As regras do jogo Basquetebol por Pedro Trigo Araújo.
O ANDEBOL O Andebol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cada uma delas constituída por sete jogadores mais cinco suplentes. O campo.
CONHECENDO O ESPORTE- HANDEBOL
REVISÃO EDUCAÇÃO FÍSICA 9º ANO.
METODOLOGIA DE ENSINO DO HANDEBOL I
VOLEIBOL Profº. Esp. Jacy Pereira da Rocha Técnico nível II pela CBV
Histórico - Voleibol Criador – William Morgan (USA) – 1895;
PROFª. MARIA HELENA CARVALHO
DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH 80h
Grupo de Estágio de Educação Física 2013/2014
Basquetebol.
Prof. Msd. Ricardo Luiz Pace Júnior
SISTEMAS DE JOGO DEFESA Pressão total, e a partir do seu próprio campo
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Trabalho Realizado por: - Jessica Morgado -Miguel Pratas
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
O esporte é Handebol? Fone:
VOLEIBOL.
HABILIDADES MOTORAS NO HANDEBOL
Escola Marcelino Mesquita
As Técnicas Básicas do Volley
REGRAS BÁSICAS DO BASQUETEBOL:
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
VOLEIBOL.
DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH 80h
Escola Básica de Canidelo
Basquetebol – Aula 5 1º Esporte coletivo de quadra. USA,
HANDEBOL (DARIDO, 2012; SANTINI;VOZER,2008; MELO, 1999)
Fundamentos do Voleibol
SISTEMAS TÁTICOS DO VOLEIBOL
MINI - VOLEIBOL seqüência do trabalho.
Ensinando Voleibol CEAP 4º Semestre/ Educação Física
TEORIA E METODOLOGIA DO VOLEIBOL
TÉNIS.
Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências da Saúde
INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA
Transcrição da apresentação:

Voleibol

HISTÓRICO Criado em 9 de fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos da América. Associação Cristã de Moços - ACM Objetivo: criar um esporte de equipes sem contato físico entre os adversários, de modo a minimizar os riscos de lesões e que permitisse a prática de idosos.

REGRAS 12 jogadores divididos igualmente em duas equipes de seis jogadores cada. A equipe É constituída por 12 jogadores: 6 jogadores efetivos, 6 jogadores reservas, incluindo 2 líberos. Ao contrário de muitos esportes, o voleibol é jogado por pontos, e não por tempo. Cada partida é dividida em sets que terminam quando uma das duas equipes conquista 25 pontos. Deve haver também uma diferença de no mínimo dois pontos com relação ao placar do adversário - caso contrário, a disputa prossegue até que tal diferença seja atingida. O vencedor será aquele que conquistar primeiramente três sets.

As substituições são limitadas: cada técnico pode realizar no máximo seis por set, e cada jogador só pode ser substituído uma única vez - com exceção do Líbero. O líbero é um atleta especializado nos fundamentos que são realizados com mais frequência no fundo da quadra, isto é, recepção e defesa. Deve utilizar uniforme diferente dos demais, não pode ser capitão do time, nem atacar, bloquear ou sacar. Quando a bola não está em jogo, ele pode trocar de lugar com qualquer outro jogador sem notificação prévia aos árbitros.

O Campo É retangular, com a dimensão de 18 x 9 metros, com uma rede no meio colocada a uma altura variável, conforme o sexo e a categoria dos jogadores (masculino-2,43 m; femininos 2,24 m). Há uma linha de 3 metros em direção do campo para a rede, dos dois lados e uma distância de 6 metros até o fim da quadra.

Situações consideradas erros: O jogador toca consecutivamente duas vezes na bola ("dois toques"). O jogador empurra a bola, ao invés de acertá-la. Este movimento é denominado "carregar ou condução". A bola é tocada mais de três vezes antes de retornar para o campo adversário. A bola toca a antena, ou passa sobre ou por fora da antena em direção à quadra adversária. O jogador encosta na borda superior da rede.

Um jogador que está no fundo da quadra pisa na linha de três metros ou na área frontal antes de fazer contato com a bola acima do bordo superior da rede ("invasão do fundo"). O jogador bloqueia o saque adversário. O jogador está fora de posição no momento do saque. O jogador saca quando não está na posição 1. O jogador toca a bola no espaço aéreo acima da quadra adversária em uma situação que não se configura como um bloqueio ("invasão por cima"). O jogador toca a quadra adversária por baixo da rede com qualquer parte do corpo exceto as mãos ou os pés ("invasão por baixo"). O jogador leva mais de oito segundos para sacar

Fundamentos Um time que deseja competir precisa dominar um conjunto de seis habilidades básicas, denominadas usualmente "fundamentos". Elas são: saque, passe, levantamento, ataque, bloqueio e defesa.

Saque ou serviço marca o início de uma disputa de pontos no voleibol Saque ou serviço marca o início de uma disputa de pontos no voleibol. Um jogador posta-se atrás da linha de fundo de sua quadra, acerta a bola, de forma a fazê-la atravessar o espaço aéreo acima da rede aterrissar na quadra adversária.Tipos: Saque por baixo ou por cima, Jornada nas estrelas, Saque com efeito, Saque flutuante ou saque sem peso, Saque viagem e Saque oriental .

Passe -Também chamado recepção, o passe é o primeiro contato com a bola por parte do time que não está sacando e consiste, em última análise, em tentativa de evitar que a bola toque a sua quadra, o que permitiria que o adversário marcasse um ponto. (Manchete ou Toque)

O levantamento é normalmente o segundo contato de um time com a bola O levantamento é normalmente o segundo contato de um time com a bola. Seu principal objetivo consiste em posicioná-la de forma a permitir uma ação ofensiva por parte do ataque. “Levantamento de toque" e “Levantamento de manchete".

O ataque é, em geral, o terceiro contato de um time com a bola O ataque é, em geral, o terceiro contato de um time com a bola. O objetivo deste fundamento é fazer a bola aterrissar na quadra adversária, conquistando deste modo o ponto em disputa. Tipos: Ataque do fundo, Diagonal ou paralelo, Cortada ou Largada, Explorar o bloqueio, ataque sem força e bola de Xeque

O bloqueio refere-se às ações executadas pelos jogadores que ocupam a parte frontal da quadra (posições 2-3-4) e que têm por objetivo impedir ou dificultar o ataque da equipe adversária. O jogador não pode tocar na bola duas vezes consecutivamente. Exceto numa ação de bloqueio .

A defesa - conjunto de técnicas que têm por objetivo evitar que a bola toque a quadra após o ataque adversário. Além da manchete e do toque, temos: Peixinho, rolamento e Martelo.

MANCHETE É uma técnica de recepção realizada com as mãos unidas e os braços um pouco separados e estendidos. É considerada um dos fundamentos da defesa.

O Rodízio no Voleibol  As posições de rodízio vão de 1 a 6. Sendo que o jogador que ocupar a posição N° 1, sempre será o responsável, obrigatoriamente, de realizar o saque da equipe. se o atleta “A”, ocupa a posição “3” no rodízio, após um rodízio ele irá ocupar a posição “2”. Rede e Fundo No Voleibol se denomina que os jogadores que ocupam as posições 4, 3 e 2 no rodízio estão “na rede” e os jogadores das posições 5, 6 e 1 estão “no fundo”. Quando ouvimos em uma transmissão de um jogo de Voleibol na TV, que a “rede” de determinada equipe é uma “rede” alta, a palavra rede aparece no sentido conotativo, já que a rede que o locutor está se referindo é referente aos jogadores que estão ocupando as posições 4, 3 e 2 no rodízio, que por sua vez, são os mais altos da equipe.