5. Tema: Escravidão / Independência do Brasil ; Questão ENEC.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
França antes da Revolução
Advertisements

DISCIPLINA: Cidadania e Processos Democráticos de Desenvolvimento
ILUMINISMO Violenta crítica ao Antigo Regime, fruto do surgimento do novo mundo capitalista e burguês. Antigo Regime: denominação dada pelos iluministas.
EUA: A CONQUISTA DA HEGEMONIA POLÍTICA E ECONÔMICA
CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS
ERA VARGAS ( ).
Revolução Francesa.
Montesquieu e as suas contribuições para o pensamento político moderno
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
Primeiro Reinado ( ).
Período Joanino (1808/1821) e o Processo de Independência do Brasil
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: REVOLUÇÃO AMERICANA OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A REVOLUÇÃO FRANCESA OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O CONSULADO E O IMPÉRIO NAPÓLEÔNICO.
Revolução Francesa Antigo Regime
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
Direitos do cidadão e cidadania
CIDADANIA.
SEGUNDO REINADO NO BRASIL
Guerra Fria Guerra Fria
AULA: A INDEPENDÊNCIA DOS EUA PROFESSOR: TALES AUGUSTO
A França no Século XIX A Restauração (1815 – 1830) A Revolução de 1830
Regimes totalitários na Ásia
Revolução Francesa.
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
A EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre.
Professor Daniel Bahiense
Absolutismo Revisão – 1ªEM.
REVOLUÇÃO FRANCESA Revolução Francesa Professor Marcelo Pitana.
Revolução Francesa 05/05/1789 a 09/11/1799.
Da queda da monarquia à formação da URSS.
REPÚBLICA BRASILEIRA PERÍODO PROVISÓRIO.
Revolução francesa Execução de luís xvi (1793).
Era Vargas HB.12.
A consolidação do Império no Brasil
AS NOVAS FRONTEIRAS DO CAPITALISMO GLOBAL
O ILUMINISMO.
Sociologia – Ens. Médio Prof.º Renan
Escola de Formação Política Miguel Arraes. Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo IV A.
O olhar e a imaginação sociológica
A Era Napoleônica ( ).
Influências Crise de 1929 Tenentismo Insatisfação da classe média urbana Movimentos trabalhistas (principalmente o comunismo). Características Pelo acordo.
Independência da América Espanhola Webster Pinheiro
MUNDO BIPOLAR Estados Unidos - USA (CAPITALISMO) X União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS – 15 Repúblicas) (SOCIALISMO)
Revolução Russa.
Democracia, Estado e Estado Democrático de Direito
CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE
Europa no século XIX História Atualizado em 14 de dezembro de 2011
ILUMINISMO A fé no progresso e na razão
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo Geral e do Brasil História.
Política externa no 2º governo vargas
Prof° Leandro Crestani
Características Gerais do Estado – Conceitos:
História do Brasil republicano
REVOLUÇAO FRANCESA
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
Da queda da monarquia à formação da URSS.
O GOVERNO LUSO NO BRASIL (1808 – 1820)
Primeiro Reinado ( )
Da formação do Estados Modernos ao absolutismo Caps. 25 e 30
DIREITOS HUMANOS EVOLUÇÃO DOCUMENTOS.
A ERA NAPOLEÔNICA.
CAPÍTULOS 26 E 27 – 3ª. SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ SÉCULO XIX.
CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DA POLÍTICA EXTERNA Manutenção de uma política de acomodação com os interesses da Inglaterra; Dependência econômica e fonte de.
O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
REPÚBLICA Formas de governo. Outra importante forma de governo é a República. Trata-se da maneira mais comum de se governar atualmente e a mais identificada.
História O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
A crise do Antigo Regime e as Revoluções Burguesas Prof. Edgar Rego Disciplina: História 2º Ano – EM Energia, 2016.
REVOLUÇÃO FRANCESA Considerada a divisão entre o fim da Idade Moderna e início da Idade Contemporânea Foi um golpe contra o Antigo Regime ( absolutismo)
Transcrição da apresentação:

5

Tema: Escravidão / Independência do Brasil ; Questão ENEC

Tema: Era Vargas / Política trabalhista; Questão do ENEC

Tema: Constituições Brasileiras; Questão do Esquenta ENEM “A cidadania moderna — ou seja, a integração das pessoas no governo, via participação política; na sociedade, via direitos individuais; e no patrimônio coletivo, via justiça social — continua sendo aspiração de quase todos os países, sobretudo, os que se colocam dentro da tradição ocidental (...) Simplificando muito, pode-se dizer que o processo histórico de formação da cidadania, no Ocidente, seguiu dois caminhos, um de baixo para cima, pela iniciativa, dos cidadãos, outro de cima para baixo, por iniciativa do Estado e de grupos dominantes.” CARVALHO, J. Murilo de. Cidadania, Estadania e Apatia. In. Jornal do Brasil. 24 jun p.8. As Constituições estabelecidas ao longo da história do Brasil colaboraram para a gradativa construção da cidadania no País. Um entrave nesse processo foi o(a)

a) adoção do voto aberto na primeira Constituição republicana. b) proibição do voto do analfabeto no período monárquico através da Constituição. c) exclusão da participação eleitoral da mulher e dos analfabetos até a Constituição vigente. d) estabelecimento do voto indireto para presidente na Constituição conhecida como Polaca. e) compilação das leis trabalhistas através da criação da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).

Tema : Revolução Francesa; Questão Esquenta ENEM

Essa charge é obra de um artista francês anônimo, produzida no século XVIII, tematizando o contexto da Revolução Francesa. Nessa cena, a composição das personagens e de outros símbolos evoca a a)pressão sobre o Terceiro Estado para o pagamento de mais impostos, traduzida pelo homem que se encontra esmagado pela pedra. b)superioridade do Primeiro Estado em relação ao Segundo, expressa por meio da posição ocupada pelas personagens na gravura. c)promessa dos jacobinos em punir a desigualdade entre os Estados, simbolizada pela vestimenta das personagens. d)permanência, após a Revolução, dos privilégios do clero e da nobreza, retratados nos dois sujeitos que se encontram sobre a pedra. e)posição privilegiada do Exército na Era Napoleônica, representada pelo soldado posicionado em cima da pedra.

Tema: Segunda Guerra Mundial, Questão Enec

Tema: Guerra Fria; Questão Esquenta ENEM Trecho de um discurso do presidente Harry Truman, 1947 : Creio que os EUA devem apoiar os povos livres que resistem à tentativa de servidão por minorias armadas ou a pressões externas. Creio que devemos ajudar os povos livres a forjarem seus destinos com suas próprias mãos... Os povos livres do mundo olham para nós esperando apoio na manutenção da sua liberdade. Se fracassarmos na nossa missão de liderança, talvez ponhamos em perigo a segurança de nossa própria nação.

Nesse discurso, o presidente dos EUA defendeu o(a) a) tese denominada “teoria do dominó”, que justificava a intervenção dos EUA em qualquer região ameaçada pelo comunismo. b) criação do Estado independente de Israel contra as pretensões nacionalistas árabes do presidente egípcio Gamal Abdel Nasser. c) doutrina Pan-Americana, que pregava a não intervenção de nações europeias nos negócios latino-americanos. d) julgamento das lideranças nazistas envolvidas em crimes de guerra por um tribunal internacional formado por EUA, URSS e Inglaterra. e) tese conhecida como política do “grande porrete”, cujo objetivo era garantir os interesses econômicos estadunidenses na América.