EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUSTENTABILIDADE MARIA AMÉLIA SILVA NASCIMENTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Advertisements

MEIO AMBIENTE E URBANISMO
Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
Propostas para São Luiz do Paraitinga
Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL
...ENTÃO O CAMPONÊS DESCOBRE QUE, TENDO SIDO CAPAZ DE TRANSFORMAR A TERRA, ELE É CAPAZ TAMBÉM DE TRANSFORMAR A CULTURA, RENASCE NÃO MAIS COMO OBJETO DELA,
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
TEORIA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Sustentabilidade Desenvolvimento sustentável
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Diretrizes e estratégias
Subdesenvolvimento.
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
Desenvolvimento Sustentável
Promoção do Desenvolvimento rural e agrícola sustentável.
Avançar para viver a cultura da sustentabilidade!
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO - Toledo Equipe de Ensino Coordenação da Educação do Campo Everson Grando.
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
Desenvolvimento Sustentável Prof Marlon A Santos
Os diferentes níveis de desenvolvimento
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
O que é o potencial social?
CULTURA POPULAR, CULTURA ERUDITA E CULTURA DE MASSA
SUSTENTABILIDADE Paulo Cadete Ferrão.
Economia POLÍTICA Unidade 01
Evolução Social do Trabalho
Para que a Ética? Faculdade Internacional Signorelli
Enrique Ortega DEA/FEA/Unicamp Versão inicial: 13 de outubro de 2013
[...] desenvolvimento sustentável é um processo de transformação no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento.

Projeto Amigo do Lago da Serra da Mesa
Aula com base nos textos:
Conversando sobre Formação Integral.
Desenvolvimento e subdesenvolvimento
I- Conceitos Básicos: Desenvolvimento Sustentável; Saneamento Básico;
Trabalho elaborado por: José Silva, Nelson Gonçalves, Daniela Alves, Ricardo Quintal e Miguel Quintal 12ºJ Ano lectivo 2013/2014 Escola Secundária Alberto.
GESTÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA PÚBLICA: A BUSCA DA EQUIDADE E DA CIDADANIA Raimunda do Socorro Fonseca da Paixão Tereza de Almeida Coutinho Monte Dourado.
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
GABARITANDO Economia Política Aula 1.
Segurança alimentar e mercados institucionais
Sustentabilidade.
Meio Ambiente: Questões de ordem global e política
Desenvolvimento sustentavel
Iluminismo Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara.
Desenvolvimento sustentável
Economia Ecológica: CNM 7238 Introdução
Análise do artigo desenvolvimento sustentável, bio-industrialização descentralizada e novas configurações rural-urbanas de Ignacy Sachs Por Odair Freitas.
DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E AGRICULTURA
Direito Ambiental Profª. Msc. Adirleide Greice Carmo de Souza
Sustentabilidade Sócio Ambiental
ASPECTOS DA ECONOMIA AMBIENTAL
Os diferentes níveis de desenvolvimento
SEMANA MUNDIAL DO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
Coordenadora : Josandra Araújo
O pensamento liberal Capítulo 18.
O trabalho Curso: Psicologia Disciplina: Psicologia e Trabalho I
Professor Julio Cesar Araujo da Silva Junior Anexo I - O Valor Econômico dos Recursos Naturais. Chapecó, 2014.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
Promoção da Saúde: discutindo problemas de efetividade Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Maio de 2005.
twitter.com/funasa.
1 Saberes Pedagógicos e Saberes Específicos: desafios para o ensino de Matemática: ( EDUCAR COM A MATEMÁTICA) Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura MOURA,
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUSTENTABILIDADE MARIA AMÉLIA SILVA NASCIMENTO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA – UEFS DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUSTENTABILIDADE MARIA AMÉLIA SILVA NASCIMENTO

EDUCAÇÃO (Conforme a Legislação) 1988 – A Educação é um direito de todos e dever do Estado, transformando-a em direito público subjetivo, independente de onde os cidadãos residiam, se nas áreas rurais ou urbanas.

CONCEPÇÕES SOBRE O CAMPO CAMPO – Significa mais do que o perímetro não- urbano, incorpora os espaços da floresta, da pecuária, das minas, da pesca, caiçaras, ribeirinhos, extrativistas e da agricultura. É a ressignificação do CAMPO como espaço de POSSIBILIDADES.

Do Campo - representa uma concepção político pedagógica voltada para dinamizar a ligação dos seres humanos com as condições da existência social (relação com a terra, o meio ambiente, os diversos saberes, a memória coletiva e os movimentos sociais)

REFELXÕES PRELIMINARES SOBRE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO Alguns teóricos.(clássicos do mundo moderno) Adam Smith (1725-1790), inglês: O desenvolvimento é resultado da riqueza que possui um país, um estado ou uma cidade. David Ricardo (1772-1883), inglês: O desenvolvimento está relacionado com a disponibilidade de produtos, com a escassez de mão-de-obra, com as condições competitivas em relação as mercadorias. Karl Marx (1818-1883), alemão: Desenvolvimento, os homens se apropriando do resultado do seu trabalho.

NA PERSPECTIVA CAPITALISTA O desenvolvimento humano reduz-se ao desenvolvimento econômico, perdendo as demais dimensões da vida e da espécie humana. (BECKER, 2002, p 64)

A “NOVA” CONCEPÇÃO DE DESENVOLVIMENTO Desenvolvimento sustentável: satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades. DIMENSÕES DA SUSTENTABILIDADE Econômica; Social; Ecológica; Cultural; Política.

ELEMENTOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - Elementos do crescimento econômico: . Aumento da renda per-capta; . Crescimento do parque industrial; . Aumento da riqueza nacional. - Elementos do desenvolvimento . Democracia; . Cidadania; . Aumento da renda das pessoas “dignidade financeira”; . Participação; . Transparecia na gestão de processos; . Acesso a bens e serviços; . Satisfação de necessidades individuais e coletivas.

NECESSIDADES HUMANSAS a. Satisfação de necessidades humanas. Necessidade de: Ser; Ter; Fazer; Estar. b. Necessidade de básicas indispensáveis: alimentos, abrigo, liberdade, identidade, lazer, afeto, proteção, segurança

Sustentabilidade social DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: Produto resultado da combinação entre eficiência econômica, equidade social e sustentabilidade ambiental Sustentabilidade social . Participação . Identidade cultural . Equidade. . Empoderamento Sustentabilidade Ambiental. . Biodiversidade. . Conservação do sistema. . Capacidade de carga Sustentabilidade econômica. . Produção . Produtividade . Crescimento . Divisão equitativa. .Desenvolvimento

PROJETO DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL Cidadania; Conservação dos patrimônio/memória; Respeito a diversidade; Participação política; Acesso a informação e conhecimento Acesso a serviços. (escola, saúde, saneamento, etc); Acesso a bens de consumo. RESULTADO: Melhoria de qualidade de vida dos sujeitos do campo e da cidade.

REFERÊNCIA BECKER, Dinizar Fermiano. (org.) Desenvolvimento sustentável: necessidade e/ou possibilidade? Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2002.