EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUSTENTABILIDADE MARIA AMÉLIA SILVA NASCIMENTO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA – UEFS DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUSTENTABILIDADE MARIA AMÉLIA SILVA NASCIMENTO
EDUCAÇÃO (Conforme a Legislação) 1988 – A Educação é um direito de todos e dever do Estado, transformando-a em direito público subjetivo, independente de onde os cidadãos residiam, se nas áreas rurais ou urbanas.
CONCEPÇÕES SOBRE O CAMPO CAMPO – Significa mais do que o perímetro não- urbano, incorpora os espaços da floresta, da pecuária, das minas, da pesca, caiçaras, ribeirinhos, extrativistas e da agricultura. É a ressignificação do CAMPO como espaço de POSSIBILIDADES.
Do Campo - representa uma concepção político pedagógica voltada para dinamizar a ligação dos seres humanos com as condições da existência social (relação com a terra, o meio ambiente, os diversos saberes, a memória coletiva e os movimentos sociais)
REFELXÕES PRELIMINARES SOBRE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO Alguns teóricos.(clássicos do mundo moderno) Adam Smith (1725-1790), inglês: O desenvolvimento é resultado da riqueza que possui um país, um estado ou uma cidade. David Ricardo (1772-1883), inglês: O desenvolvimento está relacionado com a disponibilidade de produtos, com a escassez de mão-de-obra, com as condições competitivas em relação as mercadorias. Karl Marx (1818-1883), alemão: Desenvolvimento, os homens se apropriando do resultado do seu trabalho.
NA PERSPECTIVA CAPITALISTA O desenvolvimento humano reduz-se ao desenvolvimento econômico, perdendo as demais dimensões da vida e da espécie humana. (BECKER, 2002, p 64)
A “NOVA” CONCEPÇÃO DE DESENVOLVIMENTO Desenvolvimento sustentável: satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades. DIMENSÕES DA SUSTENTABILIDADE Econômica; Social; Ecológica; Cultural; Política.
ELEMENTOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - Elementos do crescimento econômico: . Aumento da renda per-capta; . Crescimento do parque industrial; . Aumento da riqueza nacional. - Elementos do desenvolvimento . Democracia; . Cidadania; . Aumento da renda das pessoas “dignidade financeira”; . Participação; . Transparecia na gestão de processos; . Acesso a bens e serviços; . Satisfação de necessidades individuais e coletivas.
NECESSIDADES HUMANSAS a. Satisfação de necessidades humanas. Necessidade de: Ser; Ter; Fazer; Estar. b. Necessidade de básicas indispensáveis: alimentos, abrigo, liberdade, identidade, lazer, afeto, proteção, segurança
Sustentabilidade social DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: Produto resultado da combinação entre eficiência econômica, equidade social e sustentabilidade ambiental Sustentabilidade social . Participação . Identidade cultural . Equidade. . Empoderamento Sustentabilidade Ambiental. . Biodiversidade. . Conservação do sistema. . Capacidade de carga Sustentabilidade econômica. . Produção . Produtividade . Crescimento . Divisão equitativa. .Desenvolvimento
PROJETO DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL Cidadania; Conservação dos patrimônio/memória; Respeito a diversidade; Participação política; Acesso a informação e conhecimento Acesso a serviços. (escola, saúde, saneamento, etc); Acesso a bens de consumo. RESULTADO: Melhoria de qualidade de vida dos sujeitos do campo e da cidade.
REFERÊNCIA BECKER, Dinizar Fermiano. (org.) Desenvolvimento sustentável: necessidade e/ou possibilidade? Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2002.