Economia Social e Solidária Inovação social no mundo do trabalho de 27 a 31 de julho de 2015, Joanesburgo, África do Sul.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

Bases de Serviços de Apoio a Comercialização
BASES DE SERVIÇO DE COMERCIALIZAÇÃO – BSC’s caminhos e estratégias para constituição dos SISTEMAS ESTADUAIS DE COMERCIALIZAÇÃO – SECAFES.
PERSPECTIVAS POLÍTICAS PARA O COOPERATIVISMO SOLIDÁRIO
UMA POLÍTICA NACIONAL DE FOMENTO AO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Formosa: Exercício de entender suas relações.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
A Gestão Social pode ser vista como...
Algumas provocações para se pensar
POLÍTICA DE FORMAÇÃO E ASSESSORAMENTO TÉCNICO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
CONTRIBUIÇÃO EMANCIPATÓRIA PARA A SUPERAÇÃO DA POBREZA EXTREMA
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
MOTIVAÇÕES As Conferências são momentos privilegiados de participação ativa nos debates sobre temas e questões públicas relevantes. Quatro anos da realização.
Cooperação sul-sul Troca de recursos e conhecimentos entre os paises desenvolvidos e os paises considerados "global south"
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
FORO DE ECONOMIA SOLIDARIA Y COMERCIO JUSTO
O SIES e a a construção de
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
Economia Solidária Brasil e Luxemburgo
I Encontro Estadual de Formadores – CFES/SC Agosto de 2010.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Economia Solidária: Conjunto de atividades econômicas organizadas e realizadas solidariamente por trabalhadores e trabalhadoras sob a forma de autogestão.
 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DO MTE
PROJETO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA “PRODUZIR JUNTOS”
MÓDULO III: ECONOMIA SOLIDÁRIA: INSTITUIÇÕES E SOCIEDADE CIVIL SARAH ARAÚJO DE LUCENA.
CONTRIBUIÇÃO PARA SUPERAÇÃO DA POBREZA EXTREMA
Edital de Chamada Pública SENAES/MTE n.º 002/2011
1. Brazilian spatial disparities: inequality in municipal HDI
AVALIAÇÃO REDE SOLIDÁRIA DA PESCA LITORAL FLUMINENSE.
Histórico do FBES Sebastiana Almire de Jesus – FEES-MS
Oded Grajew Fundador do Movimento Nossa São Paulo.
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
CENTRAL DE COOPERATIVAS DE COMERCIALIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR E ECONOMIA SOLIDÁRIO DO ESTADO DA BAHIA – ARCO SERTÃO CENTRAL.
Fórum Brasileiro de Economia Solidária- FBES. O que fundamenta A Constituição Brasileira : “Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República.
Plenária FEPS 14/06. Pauta: CFES CFES Assembléia Popular Assembléia Popular Centro Público de Economia Solidária Centro Público de Economia Solidária.
Participação Social De Princípio a Método de Governar SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA NACIONAL DE ARTICULAÇÃO SOCIAL.
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
Associação de Empreendimentos no Comércio Justo e Solidário – ECOJUS-BRASIL Dinilson Debiasi 24 de outubro de 2007.
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Hacia la internalización de la Recomendación 193 de la OIT: Promoción de las Cooperativas Conferencia Intergubernamental SESSÃO BRASILEIRA.
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
Economia Social e Solidária e o Movimento Sindical no Brasil
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
SEMANA MUNDIAL DO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
Economia Social e Solidária Inovação social no mundo do trabalho de 27 a 31 de julho de 2015, Joanesburgo, África do Sul.
Economia Social e Solidária Inovação social no mundo do trabalho 27 a 31 de Julho de 2015 Joanesburgo, África do Sul 5ª ACADEMIA da OIT Roberto Di Meglio.
Economia Social e Solidária Inovação social no mundo do trabalho 27 a 31 de Julho de 2015, Joanesburgo, África do Sul.
Economia Social e Solidária Inovação social no mundo do trabalho de 27 a 31 de julho de 2015, Joanesburgo, África do Sul.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Programa Melhoria da Educação no Município
Gustavo Nogueira Presidente do Conselho de Secretários de Estados do Planejamento Secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba Brasília, 24.
Economia Popular Solidária
Social and Solidarity Economy Social innovation in the world of work 27 – 31 July 2015, Johannesburg, South Africa.
Políticas Públicas e Economia Solidária Profª Dra. Vera Schmitz Curso de Escola de Formação Fé, Política e Trabalho 2009.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
Economia Solidária: Outra economia acontece
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Coordenadoria Pedagógica Adriana Bueno Vieira
POLÍTICA DE APOIO À COMERCIALIZAÇÃO, AO ASSOCIATIVISMO E AO COOPERATIVISMO PARA A PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria.
1 A pesquisa: Procurou identificar as concepções, formatos, abrangência, e instrumentos das políticas, procurando avaliar o desenvolvimento e as possibilidades.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
PROGRAMA DE DIVERSIFICAÇÃO EM ÁREAS CULTIVADAS COM TABACO - OS DESAFIOS EM ÁREAS DE FUMICULTURA Adriana Gregolin - MDA/SAF/DATER.
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Social and Solidarity Economy Social innovation in the world of work 27 – 31 July 2015, Johannesburg, South Africa.
Capacitação de Técnicos em Associativismo 12 de maio de 2016.
Transcrição da apresentação:

Economia Social e Solidária Inovação social no mundo do trabalho de 27 a 31 de julho de 2015, Joanesburgo, África do Sul

ESS e CSST: possibility of social innovation starting from IBAS forum (India, Brazil and South

Economia Social e Solidária South-South and triangular cooperation (SSTC): growing visibility and acknowledglement “through a spirit of solidarity, developing countries can provide sustainable solutions to their own problems and at a lower cost “ “permite a formação de redes entre os países em desenvolvimento e os doadores tradicionais em esquemas triangulares que contribuem para uma globalização justa” 3

Economia Social e Solidária ESS como Oportunidades de Fortalecimento da Região IBAS A ESS apresenta mecanismos de desenvolvimento territorial, com base na ação local e na mobilização produtiva e política do território, apontando para perspectivas de fortalecimento das redes de produção, comercialização e assessoramento dos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES). 4

Economia Social e Solidária Exemplos de Experiências que Conectam a ESS com a CSST “Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)” no Brasil; “Expanded Public Works Programe Community Work Program”, na África do Sul; “Plan Jefes y Jefas de Hogar Desocupados”, na Argentina; “Productive Safety Net Programme” na Etiópia e “Mahatma Gandhi National Rural Employment Guarantee Act” na Índia 5

Economia Social e Solidária A Experiência Brasileira: a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) Desde 2003, com a criação da SENAES, diversas ações foram realizadas para atender as principais demandas dos Empreendimentos de Economia Solidária, dentre as quais destacam- se o acesso aos serviços financeiros, de infraestrutura, ao conhecimento e ao incremento da comercialização. 6

Economia Social e Solidária Inovações Sociais em Busca do Fortalecimento da ESS no Contexto da CSST ESS como política de Estado; Vácuo jurídico e legal; Mecanismos de financiamento próprios e autônomos; Instrumentos de avaliação e monitoramento integrados; Fortalecimento das redes de ESS Promover a igualdade entre os sexos 7