ETAPAS DE OBRA DE EDIFICAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estruturas de concreto armado
Advertisements

II CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE GEOTECNIA
MATERIAIS E SISTEMAS CONSTRUTIVOS Faculdade de Arquitetura e Urbanismo FIAM-FAAM Centro Universitário Prof. Ms. Eduardo de Oliveira Vianna Setembro de.
Metais Não Estruturais
TECNOLOGIA DA PRÉ-FABRICAÇÃO CC-47C
ALVENARIA DE VEDAÇÃO COMUM X GESSO ACARTONADO
SISTEMA “AÇO PRONTO” GRUPO: Alvaro A. Ribeiro Dantas Isaac Junior
FUNDAÇÕES DE EDIFÍCIOS
LIGAÇÕES ENTRE ELEMENTOS PRÉ-MOLDADOS
PRODUÇÃO DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO PRÉ-MOLDADO
LIGAÇÕES PILAR X FUNDAÇÃO por meio de cálice
SISTEMAS ESTRUTURAIS II
Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico
REESCORAMENTO Engº JOSÉ LUIZ ARY Engº WILLIAN RODRIGUES.
Engenharia Civil – UNIP – Araçatuba-SP Prof. Netúlio Alarcon Fioratti
Materiais cerâmicos Blocos
O Campo de Observação Processos e sub-processos tecnológicos
FÔRMAS EXECUÇÃO DO SERVIÇO
ALVENARIAS ESTRUTURAL
Geotecnia ii Fundações
Prova de carga Prof.ªMSc. Deyse Macêdo.
Fôrmas Prof. Deyse Macedo
Construção civil Fundações diretas
Ciclo de conferências no âmbito do Centenário do Sismo de 1909 Benavente, 26 de Junho de 2009 CONCEPÇÃO ANTI-SÍSMICA DE EDIFÍCIOS E CONSTRUÇÕES DE PEQUENO.
ESTRUTURAS MISTAS: AÇO - CONCRETO
CRITÉRIOS 2.0 Definindo os critérios para o tipo de obra escolhido
Aços na Construção Civil
Disciplina: Mecânica Geral Professor: Rodney Alunos: Anderson Fabiano;
Novas possibilidades quebrando velhos paradigmas...
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Departamento de Arquitetura e Urbanismo Tecnologia da Edificação II O PROCESSO CONSTRUTIVO DA ESTRUTURA Locação.
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
CRIA OBRA NOVA 3.0 Definindo Dados geométricos da Obra.
Fundações Fundações.
Radier.
CONCRETO E FORMAS Profa Lia L. Pimentel.
PROJETOS PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
TB 100%.
Luís Fernando Prates carrion
Locação de Obras.
9 – ALVENARIA Alvenaria é a construção de estruturas e de paredes utilizando unidades ligadas entre si por argamassa. Estas unidades podem ser blocos (de.
Alvenaria Estrutural Execução das Paredes Portantes:
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
Alvenaria Estrutural Execução das Paredes Portantes:
Bloco   Bloco de fundação de concreto simples, dimensionado de maneira que as tensões de tração nele produzidas possam ser resistidas pelo concreto, sem.
ELEMENTOS ESTRUTURAIS
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
Prof. José Antonio De Milito
Ciencia e Tec Materiais
ALVENARIA Alvenaria é a construção de estruturas e de paredes utilizando unidades ligadas entre si por argamassa. Estas unidades podem ser blocos (de cerâmica,
EDIFÍCIO NEW CENTURY Este edifício, concebido para abrigar grandes escritórios de empresas É composto por vinte e sete pavimentos. A propósito, é a maior.
DEFINIÇÕES: Elementos Estruturais e Estruturas
CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS - III
CONTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS - III
MAPAS DE QUANTIDADES. ESTUDO E ELABORAÇÃO.
Locação de obras.
CONTRATOS DE OBRAS Contrato de construção é todo ajuste para execução de obra certa e determinada, sob direcção e responsabilidade de um construtor, pessoa.
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
BLOCOS DE APOIO Prof. Msc. Silvio Edmundo Pilz.
IMPACTO AMBIENTAL CONCRETO PVC
CÁLCULO ESTRUTURAL GESTÃO DE OBRAS E DA CONSTRUÇÃO CIVIL
(Projeto residencial)
Barragem de Enroncamento
CLASSIFICAÇÃO DAS PONTES
Introdução As fundações existentes, de uma forma geral em execuções de projetos de engenharia Civil, são elementos estruturais que tem o objetivo de.
Locação da Obra.
ESTRUTURAS LAJES: São elementos laminares muito esbeltos onde as dimensões predominantes são as horizontais, largura e comprimento e a dimensão reduzida.
FUNDAÇÕES Prof.º Talles Mello.
Transcrição da apresentação:

ETAPAS DE OBRA DE EDIFICAÇÃO Infra-estrutura - Parte inferior da estrutura de um edifício que suporta e transmite cargas ao terreno, a infra-estrutura ou FUNDAÇÃO pode ser: − DIRECTA, se o solo firme estiver à pequena profundidade. Ex.: sapatas contínuas, sapatas isoladas, blocos maciços. − INDIRECTA, se o solo firme estiver a profundidade que elimine a execução de fundação directa. Ex.: estacas pré-moldadas, tubulões.

O tubulão é um tipo de fundação profunda de betão O tubulão é um tipo de fundação profunda de betão. Porém, diferentemente da estaca que mantém sua dimensão ao longo de todo seu comprimento, no tubulão a base é alargada. Deste modo, a maior parte de sua capacidade de carga provém do contacto da base com o solo, enquanto que a estaca resiste aos esforços principalmente devido ao contacto lateral com o solo.

Sapata Isolada é quando a mesma não tem associação com nenhuma outra sapata e é dimensionada em função dos esforços de um só pilar.

Sapatas isoladas - Passos para execução: − abertura dos caboucos; − rega e compactação do fundo dos caboucos; − enrocamento e lançamento de betão magro/de limpeza no fundo dos caboucos; − posicionamento das cofragens da sapata; − posicionamento da armadura do fundo/sapata; − posicionamento da armadura do pilar – através dos eixos da obra; − cofragem da sapata, caso necessário?!, e do pilar; − betonagem da sapata e do pilar; − descofragem após o endurecimento do betão; − reaterro e cura do betão.

Sapata contínua - Também chamada de "sapata corrida", é um tipo de fundação de fácil execução e de baixo custo, usada em pequenas edificações. Pode ser executada com betão ciclópico (pedra argamassada) ou com betão armado lançado em valas rasas escavadas manualmente no terreno. A execução segue o projeto arquitectónico, de acordo com a direcção das paredes da edificação. O dimensionamento da sapata contínua - largura e altura - é feito conhecendo-se as cargas atuantes nas diferentes secções da construção e da natureza (resistência) do terreno.

CARGAS ACTUANTES NA SAPATA (kg/m): Supondo uma casa de dois pavimentos (lajes apoiadas sobre paredes): − telhado/cobertura; − laje de forro; − parede do 2° pavimento; − laje de piso do 2° pavimento; − parede do 1° pavimento; − laje de piso do 1° pavimento; − baldrame; − peso próprio da sapata.

Supra-estrutura - Parte superior da estrutura de um edifício que suporta as cargas dos diversos pavimentos e as transmite à infra-estrutura. Passos para execução: a) Cofragens e escoramento - confecção e montagem; b) Redes embutidas (água, esgoto, energia elétrica, telefone, etc) - instalação; c) Armadura - corte, dobra, montagem e colocação; d) Betão - preparação, aplicação, cura, controle tecnológico; e) Retirada e limpeza das cofragens; f) Conserto de falhas e chapisco da estrutura.

Aspectos importantes: − seguir o projecto de cofragens quanto às dimensões da estrutura; − possibilitar resistência suficiente para a não deformação sob acção de cargas - peso próprio, peso e pressão do betão fresco, peso das armaduras, cargas acidentais (operários, equipamentos); − proporcionar estanqueidade, não permitindo vazamento de argamassa durante a betonagem; − montar o sistema de cofragens de forma a permitir a fácil descofragem;

Cuidados especiais a serem tomados durante os serviços : − fazer limpeza interna das cofragens antes da betonagem" na base de pilares”; − pilares altos (acima de 3,0 metros): "janelas" intermediárias para lançamento do betão; − molhagem antes do lançamento do betão; − escoramento de madeira: atenção com os apoios no terreno, emendas (se necessárias) e escoras maiores que 3,0 m (fazer travamento horizontal); − aplicar produto "desmoldante" na madeira para facilitar a descofragem.

Considerações gerais : − as chapas de madeira prensada são as mais usadas, em lugar das tábuas. Apresentam as vantagens de bom reaproveitamento, fácil descofragem e menor número de juntas, com menor consumo de pregos. Permitem maior produtividade da mão-de-obra. − escoramento metálico: possibillita maior produtividade nos serviços, com reaproveitamento total, sem desperdício. As peças são de fácil manuseamento, proporcionando rapidez na montagem e desmontagem.