“O espaço” Cap 4, Monique Augras

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EXISTE INCONVENIENTES EM SER MÉDIUM?.
Advertisements

A ELABORAÇÃO DO UNIVERSO PELA CRIANÇA
Das violações e violências ao corpo da criança
Linguagem Corporal.
UNIP FEP Prof: Msc. Carolina Brum Agosto de 2010
AUGRAS, M. O Ser da Compreensão: Fenomenologia da Situação de Psicodiagnóstico. 12ª ed. Petrópolis: Ed. Vozes, Cap. 5. “O Outro”. UNIP FEP Novembro.
A teoria pulsional freudiana
A ESTRELINHA.
Sobre a morte e o morrer Carlos Fernando Francisconi ©Francisconi/2000.
Sistema Nervoso é o sistema que coordena todas as atividades do nosso organismo. Desde o movimento dos membros até a produção dos glóbulos sangüíneos,
Programa IV Roteiro 12.
Sofrimento Psíquico e Trabalho
UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP
A NATUREZA E A CULTURA ENQUANTO DIMENSÕES DA EXISTÊNCIA HUMANA
CONCEITOS BÁSICOS DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA
A dinâmica do aconselhamento não-diretivo
Entrevista Prof.ª Ms. Otília Loth.
Sou o que sou pelo que nós somos
SISTEMA HUMANISTA Abraham Maslow Carl Rogers –1987.
A ESTRELINHA.
Do livro “Praticando o Poder do Agora” de Eckhart Tolle
A Ação Clínica e a Perspectiva Fenomenológica Existencial:
Amor e Sexualidade.
A INFELICIDADE REAL.
Faculdade Campo Real Engenharia de Produção Homem e cidade:
SEXUALIDADE E ENVELHECIMENTO
A perturbadora imagem da velhice
Mediações e linguagens
Ou quem e o que o constitui
Capítulo 1 – Geografia: Introdução e conceitos
 Estimular o nascimento da consciência adulta, libertando as dores inconscientes e reunificando as partes rejeitadas em nós.
Educação de Essencialidades. Há continuidade em nós!!! Vamos conecta la.
QUEM É O HOMEM? “Quem é o homem para dele te lembrares com tanto carinho?” (Sl 8) Freud: o homem é um ser impulsionado, conduzido por seus instintos.
Características dos Seres Vivos
Eletromagnetismo 2 meio ambiente Noções Básicas Sobre Campo Magnético
PENSAMENTO HUMANO ENQUANTO PENSAMENTO FILOSÓFICO.
Cidadania aula 2 Julio C M Haddad.
Aula 5.
Vitalidade: humor vital.
CARTA DA TERRA Para crianças.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
O BRINCAR E A BRINCADEIRA
Política Educacional Brasileira
INTRODUÇÃO À PSICANALISE FREUD E MELANIE KLEIN e REVIÈRE
PROJETO ESCOLA DA CIÊNCIA E FÍSICA Prof. Rodrigo Simões e equipe de Física.
Coordenadoria do Ensino Fundamental
Mecanismos de motivação dos profissionais da educação para o uso das tecnologias   BLOG:
Curso de Diagnóstico Energético Curitiba
EXISTENCIALISMO Filosofias de Base I Especialização em Gestalt-terapia
Geografia - Apresentação Ciência Geográfica
Aplicação da Psicanálise
Sofrimento no trabalho
CURSO DE LETRAS EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE PROFESSORA: MÔNICA PULIERO
POR QUE É IMPORTANTE ESTUDAR SOCIOLOGIA? 2 MAS, SE O FOCO AOS POUCOS FOR SE APROXIMANDO... 3 Estrada entre Guaratinguetá e Campos do Jordão.
Ciclos da Vida Existem ciclos de sucesso, como quando as coisas acontecem e dão certo... E os ciclos de fracasso, quando elas não vão bem e se desintegram.
Lei de Destruição e Lei de Conservação
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
TUDO É ENERGIA Físicos prêmio Nobel provaram sem margem de dúvidas que o mundo físico é um grande mar de energia que pisca em milissegundos, repetidas.
MAURICE MERLEAU-PONTY ( ):
UNIP FEP Profa. Msc Carolina Brum Outubro/2011
Introdução a Química O que é química? Page 01 Luciana Melo Almeida É uma ramo da ciência que descreve a matéria, suas propriedades, transformações e.
Curso: Sociologia do Trabalho Prof. Dr. José dos Reis Santos Filho Aula 03 A distinção entre Labor e Trabalho em H. Arendt.
Nepomuceno Brasília – IBICT II Seminário sobre Informação na Internet Web 2.0: mitos e limites
CAMPO ELÉTRICO Prof. Bruno Farias
INTERPRETAÇÃO H.T.P. casa – árvore - pessoa
Transcrição da apresentação:

“O espaço” Cap 4, Monique Augras UNIP FEP Profa. Msc. Carolina Brum Novembro de 2011

As dimensões do espaço são criadas a partir das extensões do corpo. O espaço é aberto e orientado pela movimentação do ser dentro do mundo. O espaço para Heidegger só pode ser compreendido a partir do mundo. O espaço não é uma ordem já dada, em que as coisas vão se colocando. Ao contrário, é a organização do mundo dos objetos que orienta os lugares.

Espaço da coexistência: os homens tecem redes que os aproxima e os afastam, organizando o mundo. Há um mundo visível e um invisível. Religiões falam da passagem de um mundo para outro. Velhos mitos: herói é quem consegue transpor umbrais, passar de um território para outro. O templo é um território inviolável.

Mundo animal: ex. cachorro que demarca o território Mundo animal: ex. cachorro que demarca o território. Animais selvagens, quando enclausurados, morrem, sem causa orgânica. O espaço próprio, sendo extensão do corpo, não pode ser invadido. Espaço vital cuja extensão deve ser mantida, custe o que custar. Em nenhum outro campo, a transgressão causa tanto dor e sofrimento. A história do mundo é escrita em termos de manutenção ou expansão de território.

É possível interpretar diversas neuroses do cidadão que vive em meio urbano superpovoado. Despojados do seu território, perdem também seu centro. Corpo, casa (espaço criado pelo homem para assegurar sua proteção). Isolar-se e comunicar, é para isso que serve o espaço. A casa é compreendida como extensão do espaço interno e meio de comunicação com o espaço externo.

Labirinto: perder-se e encontrar-se. Corpo: sua dimensão interna não é vivenciada. Não se percebe os órgãos internos, a menos que doam. Imagem corporal distorcida. Carrega em si a imagem da impermanência e imperfeição. Mídia: corpos perfeitos, que não são submetidos à dor, ao envelhecimento e nem à morte!

Corpo de modelo: tentativa de negar a impermanência e a ameaça do futuro. O distanciamento da reali- dade pode tornar-se fonte de desajustamento. Menstruação Sexualidade: atividade sexual é encontro e comunicação e não somente descarga de energia.

Criança: descobrimento do corpo. Adolescente: Corpo se transforma com rapidez e passa a ocupar um volume inusitado no espaço. Ora se adorna todo com enfeites, ora se esconde. Reivindica um “cantinho pessoal”. Velhice: a diminuição da movimentação provoca estreitamento do espaço pessoal. Técnicas de “expressão corporal”: ioga, lutas orientais - expressam algum sentido perdido do corpo.

Psicoterapia: espaço privilegiado Doenças psíquicas: alterações primordiais do espaço (fobias: agorafobia, claustrofobia...). Psicoses: o próprio corpo se torna permeável. O ambiente dilata-se até o infinito ou comprime-se e me sufoca. Na prática clínica é fundamental a investigação da vivência espacial do paciente. Aplicação de testes: HTP, Rorschach...