O Marxismo e o Construtivismo nas Relações Internacionais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os ideais éticos.
Advertisements

QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Auguste Comte, o Pai do Positivismo
Para abrir as ciências sociais:
Sociologia Matemática e Letras Prof. Dr. Vidal Mota Junior
Economia Política Internacional e Organizações Internacionais
O TRABALHO COMO GÊNESE DO SER SOCIAL
O Desafio Liberal na Teoria das Relações Internacionais
Quem tem direito ? Video 2:53
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS C.C.: CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROF°: DEJALMA.
EVOLUÇÃO DA ECONOMIA INTERNACIONAL
III – A necessidade do controle social
Teorias Pós-críticas do Currículo
KARL MARX MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO
KARL MARX Karl Heinrich Marx (Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883)
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
TEMA 2: A SOCIOLOGIA E SUAS BASES FUNDACIONAIS
GLOBALIZAÇÃO: uma nova identidade
BEM-VINDO À DISCIPLINA
PRINCIPAIS ATORES E PRESSUPOSTOS
NRE- Itinerante Equipe Pedagógica Educação Especial
ATUALIDADE DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
Ciência Geográfica.
O Marxismo de Adam przeworski
MATERIALÍSMO HISTÓRICO PROF: CRISTIANO ALMEIDA
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
Profª Karina Oliveira Bezerra
Materialismo histórico e dialético
Karl Marx.
MUNDO DO TRABALHO.
Em busca de uma compreensão
TEMA: O TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA
Sociologia e sociologia e senso comum
A sociologia de Florestan Fernandes
Link para o texto sobre Marx
TEORIA CRÍTICA UNICURITIBA Curso de Relações Internacionais
DESIGUALDADES SOCIAIS
GRAMSCI E ROBERT COX: HEGEMONIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Para uma visão marxista das relações internacionais
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Escola de Formação Política Miguel Arraes. Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo III O.
Karl Marx Máxima: 1818 – 1883 d.C. “Os filósofos não têm feito senão interpretar o mundo de diferentes maneiras, o que importa é transformá-lo”. Teses.
O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as.
História Econômica UNICURITIBA Relações Internacionais Professor Renato Carneiro 1º semestre de 2009
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Revisão para prova de Ciência Sociais Grupo 1 – Antropologia Observação: Essa revisão consiste em orientar os estudos e não substituir a revisão dos.
Aula de Sociologia – Karl Marx
O olhar e a imaginação sociológica
ESTADO SOCIAL.
CONCEITOS BÁSICOS DO SOCIALISMO CIENTÍFICO
Karl Marx: História, Dialética e Revolução
EXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 01.
Revolução da tecnologia da informação e a reestruturação do capitalismo introduziram uma nova forma de sociedade, a sociedade em rede. Características:
IDEOLOGIA.
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
RAÍZES A RELAÇÃO ESCOLA-SOCIEDADE
A SOCIEDADE ANÁRQUICA HEDLEY BULL
Karl Marx e o materialismo histórico
Karl Marx.
THIAGO DA HORA PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA.
Aprendizagem da matemática
As bases do pensamento de Marx
Aula 8 - A teoria de Karl Marx Karl Marx ( ) As bases do pensamento de Marx Filosofia alemã Socialismo utópico francês Economia política clássica.
Prof. Lucas do Prado Sociologia.  França - ( )  Obras Principais:  O Poder Simbólico  A economia das trocas simbólicas  A distinção  O.
DAS “LÓGICAS DO ESTADO” ÀS “LÓGICAS DA SOCIEDADE CIVIL”: ESTADO E “TERCEIRO SETOR EM QUESTÃO” CARLOS MONTAÑO.
A BASE ECONÔMICA DA SOCIEDADE
Transcrição da apresentação:

O Marxismo e o Construtivismo nas Relações Internacionais Marxismo, Dependência e Sistema Mundo

O Marxismo e o Construtivismo nas Relações Internacionais A relevância do Mundo para o pensamento Marxista Por que a Revolução não ocorreu ainda? A Teoria da Dependência O Sistema Mundo Robert Cox e o conceito de Forças Sociais O Pensamento Marxista Hoje O Construtivismo nas RIs O pensamento Pós-Colonial

A relevância do Mundo para o pensamento Marxista Marx: Operários do Mundo, Uni-vos! A revolução em um país só era inviável para Marx. Era importante que a revolução ocorresse, mas era crucial que ocorresse em vários lugares O pensamento de Marx era universal, apesar de reconhecer peculiaridades. Mas a lógica do Materialismo Histórico era tida por ele como universal. O modelo de reprodução pelo mundo do partido comunista como instrumento de conscientização de classe era crucial para Marx

A relevância do Mundo para o pensamento Marxista O palco do Marx era global ... Ou pelo menos europeu: a revolução era para acontecer no Reino Unido, mas quando houve a Comuna de Paris, ele se deslocou imediatamente para lá ... E ficou frustrado com seu fracasso

Por que a Revolução não ocorreu ainda? Este era o assunto angustiante dos Marxistas na virada do século passado: se a análise/diagnóstico Marxista era correta/correto, porque a revolução não havia ocorrido ainda? A teoria do Imperialismo de Lenin: Em Imperialismo, Último Estágio do Capitalismo, Lenin apresenta o imperialismo como a válvula de escape através da qual o capitalismo exporta e resolve temporariamente suas contradições a outros lugares. Daí a retirada da URSS da Primeira Guerra Mundial!!!

Por que a Revolução não ocorreu ainda? A hegemonia, para ser exercida efetivamente, precisa de uma mistura de convicção (contemplando a razão) e coerção (contemplando o medo) -imagem do centauro, metade homem metade animal-. Aqueles que seguem a hegemonia precisam ter a convicção que ela está sendo exercida em seu benefício. O Conceito de hegemonia de Gramsci então passa pelas Guerra de Posições Vs. Guerra de Movimento, e pelo papel fundamental do chamado Bloco Histórico

Por que a Revolução não ocorreu ainda? As contribuições da Escola de Frankfurt: A revolução é possível mas não inevitável. Condições históricas, que vão além da simples criação de um partido comunista, precisam ser criadas para permitir que a revolução aconteça. E isto passa inclusive por uma revolução nos modos de produção do conhecimento e a crítica ao Iluminismo. A produção de um tipo de conhecimento emancipatório, ao contrário do conhecimento que mantém o status quo Outras formas de exclusão existem, e sequer eram relevantes para Marx (de raças, gênero, etnia)

A Teoria da Dependência A grande contribuição do terceiro Mundo à Teoria das Relações Internacionais. O desafio para uma parte considerável do mundo era de subsistência e não de sobrevivência: o que preocupava não era o equilíbrio nuclear, mas sim as condições propícias –ou não- para o desenvolvimento. Três constatações: condições econômicas distintas (herança da desenvolvimentismo da década de 1950 e do pensamento Cepalino do Raúl Prebish), degradação dos termos de troca, e condições dependentes de uns perante os outros.

A Teoria da Dependência Mas esta dependência tem uma natureza complexa e estrutural: estrutural porque põe lado a lado Centro e Periferia em uma relação que reproduz esta dinâmica de maneira pré-determinada e permanente. Complexa porque ela só é possível porque alguns na Periferia são estruturalmente ligados ao Centro, e se beneficiam desta relação. Ao mesmo tempo que o centro da periferia continua dependente do Centro, ele se beneficia e prospera com ela. É precisamente esta elite da periferia que permite a reprodução estrutural e eterna da relação dependente Centro-Periferia

O Sistema Mundo A evolução do “mundo lá fora” levou alguns, e em particular o Immanuel Wallerstein, a modificarem o pensamento da teoria da dependência: as relações não são estancas no tempo, e a evolução de países como a Grécia, Portugal, Irlanda, Espanha, e Coréia do Sul –assim como outros países do Sudeste Asiático- ilustraram o excessivo engessamento do pensamento estrutural da teoria da dependência

O Sistema Mundo Wallerstein fala de um Sistema Mundo, que ele vê coincidir com a era do capitalismo, e que resolve suas crises de maneira a poder continuar existindo. As crises de capitalismo, para Wallerstein, sempre levaram a resoluções satisfatórias –do imperialismo à globalização- e que permitiram a contínua dominação da economia capitalista. Mas isto só é possível porque se trata de um sistema único e fechado Além de Centro e Periferia, existe a semi-periferia, o que incluiu um aspecto dinâmico que era ausente da teoria da dependência

Robert Cox e o conceito de Forças Sociais Forças Sociais, Idéias e Condições Materiais, Ordem Global, Instituições e Estado constituem dois triângulos complementares e que explicam 1) a não inevitabilidade da revolução, 2) que as condições materiais não são determinantes de mudança, e 3) da dimensão global, na qual o local e o global se complementam, e que é necessária para qualquer possibilidade de mudança significativa DO sistema internacional, e não apenas NO sistema internacional.

O Pensamento Marxista Hoje Os movimentos sociais e a globalização: reforçando e reafirmando a dimensão global dos desafios marxistas, assim como da sua solução A Social Democracia, o reformismo, a Terceira Via e a ameaça ao Marxismo: duelos e lutas desde o início do século passado até hoje.

O construtivismo nas RIs Agentes e estruturas são co-constitutivos, negando com isso antecedência ontológica a ambos. Processos são fundamentais, e o tempo e a história podem resultar em grandes diferenças A importância das idéias, e não apenas dos fatores materiais. A história é fruto da nossa ação, e podemos mudar seus rumos, o que não quer necessariamente dizer que isso seja fácil.

Os dois Construtivismos hoje Anarchy Is What States Make of It: discutindo questionando a questão da anarquia, e colocando o Estado no Centro dos processos históricos. World of Our Making: a virada lingüística no centro do processo, e as regras como fundamentais para entender a relação entre agentes e estrutura.

O Pensamento Pós-Colonial Que independência é essa que não nos permitiu resolver nossos problemas essenciais, e que apenas substituiu nossa exploração pelos Europeus pela exploração por nossos líderes? Que conceitos na produção do conhecimento nos são úteis para entendermos, analisarmos e agirmos sobre nossos problemas? Serve o Estado? O Nacionalismo? O Desenvolvimento? Há um conhecimento universal ou não? Ele serve aos excluídos? E aos Duplamente excluídos? Influência da Literatura e dos Mitos nos Estudos Pós-Coloniais.