 Os vegetais apresentam, na sua organização geral, órgãos essencialmente vegetativos, como raiz, caule e folhas.  A raiz é um órgão da planta que desempenha.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Raiz Biologia CCI Sênior.
Advertisements

O reino vegetal, seus grupos principais, características e reprodução
Trabalho De Biologia.
Reino Vegetal.
Angiospermas: Anatomia e fisiologia
CAULE.
Caule Funções: Condução de seivas; Sustentação;
Morfologia Vegetal Externa.
BOTÂNICA ORGANOLOGIA VEGETAL CAULE
A folha.
CAULE.
ORGANOLOGIA VEGETAL Órgãos vegetativos – Raiz – Caule - Folha
O CAULE O caule é uma parte da planta que tem como função básica a sustentação das partes aéreas, como folhas e flores, e a condução da seiva.
A Organografia estuda a forma externa dos órgãos vegetais superiores.
Partes constituintes de uma planta
Reino Plantae Professora Debora Escola Villare 7° ano.
DIVERSIDADE NAS PLANTAS
CORREÇÃO DA AVALIAÇÃO BIMESTRAL REINO PLANTAE
REVISÃO PROVA BIMESTRAL (2º Bim)
GERALMENTE ÓRGÃOS SUBTERRÂNEOS E ACLOROFILADOS
ORGANOLOGIA VEGETAL Órgãos vegetativos – Raiz – Caule - Folha
Morfologia vegetal.
ESTUDO DO CAULE O caule é o órgão da planta que faz a comunicação entre a raiz e as folhas. Sua principal função é a condução de seiva: Seiva Bruta (água.
Grupo: Isabella C., Júlia R. e Rafaella
MORFOLOGIA DE CAULE.
Reino Vegetal.
CAULE Carol 2º ano.
AS PLANTAS.
 Classificar para que? Reprodução nas plantas e a alternância de gerações:  Podemos perceber que durante a reprodução das plantas de modo geral existe.
 O ambiente terrestre era inóspito antes do surgimento dos primeiros seres fotossintetizantes.  O planeta passou por diferentes etapas (geológicas)
CÉLULA E TECIDOS VEGETAIS
 São as únicas plantas avasculares;  São cosmopolitas;  Necessitam de umidade para seu desenvolvimento e reprodução;  As briófitas contribuem significativamente.
Fisiologia Vegetal. 1)Introdução A fisiologia vegetal é a parte da biologia que estuda o funcionamento do organismo das plantas, que inclui: a nutrição.
Módulo 4.: A composição química da célula 1. Os componentes químicos da célula Conteúdo celular possui: componentes inorgânicos e orgânicos. Componentes.
Disciplina de Ciências Professora Viviane. ORGANIZAÇÃO CELULAR Célula : É a menor estrutura de um ser vivo – a maioria só pode ser observada com auxílio.
Fotossíntese Aula Programada Biologia Tema: Fotossíntese.
BIOSSINALIZADORES UNESP – Universidade Estadual Paulista
TECIDOS PERMANENTES DE REVESTIMENTO: EPIDERME
PLANTAS AVASCULARES MAIS SIMPLES Pequeno porte Ausência de vasos condutores de nutrientes Lento transporte de água (célula a célula) Ausência.
Botânica.
BIOLOGIA Professora Cristiane C. Camargo. BIOLOGIA Capítulo 10: Nutrição.
Reprodução e o Ciclo Haplodiplobionte
Aulas 1 e 2 Biologia A Procarióticos e Eucarióticos
Aula 9 Página 164. Sexuada Cria diferenças e possibilita o aumento da variabilidade genética entre os descendentes Meiose Fecundação Assexuada: diminui.
Como se alimentam as plantas?
Princípios da Agroecologia
A RAIZ Órgão subterrâneo. Sem clorofila Fixação da planta.
É o ramo da biologia que se dedica ao estudo dos tecidos das plantas. Podemos dividi-los em dos grupos: Tecidos meristemáticos Células indiferenciadas.
Briófita Briófita é um termo genérico para designar as plantas avasculares. As plantas a avasculares atuais são representadas pelos musgos, hepáticas e.
Funções da folha A maioria das folhas são verdes devido à presença de uma substância chamada clorofila. A sua principal função é captar a luz solar, para.
Como se alimentam as plantas?
Filo Poríferos (Espongiários) CAP. 46 SETOR B. Características Evolutivas Como são muito primitivos e não possuem órgãos ou mesmo sistemas. Assim não.
Quais são os principais grupos de plantas que existem na actualidade?
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA VITICULTURA DE QUALIDADE DA FECUNDAÇÃO À COLHEITA PATRICIA DE SOUZA DOS SANTOS DOCENTE: DR. NORTON SAMPAIO MAIO/2016.
Diversidade nas plantas
Reino Vegetal Botânica
As aves Vamos conhecer mais sobre estes fabulosos animais.
SPS - ACORDO SOBRE A APLICAÇÃO DE MEDIDAS SANITÁRIAS E FITOSSANITÁRIAS SPS Agreement.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Sâmia Lima.
Anatomia & Fisiologia Vegetal
Pteridófitas.
ORGANOLOGIA VEGETAL VEGETATIVOS: Raízes, caules e folhas.
Pteridófita São as plantas pertencentes a divisão Pterophyta, que tem como representantes principais as samambaias. Pertencem ao grupo das plantas vasculares.
Ciências. Aluna : Atami Santos Sampaio Professora: Lídia Lopes Turma: 4006 Informática Educativa.
COMO SE ALIMENTAM AS PLANTAS?
Reino das Plantas Marcus Ferrassoli.
BIOLOGIA PTERIDÓFITAS
Hormônios e Tropismos Marcus Ferrassoli.
Reino Plantae.
Ciências – 7º ano Prof.ª Thais 31/08
Transcrição da apresentação:

 Os vegetais apresentam, na sua organização geral, órgãos essencialmente vegetativos, como raiz, caule e folhas.  A raiz é um órgão da planta que desempenha as seguintes funções: absorção, transporte, armazenamento, fixação além da produção de alguns hormônios (citocininas e giberelinas) e aleloquímicos. Dependendo do tipo de raiz, podem ser atribuídas outras funções a ela, como reprodução assexuada, respiração, reserva, uso medicinal, alimentação e economia, etc...

 O caule é o órgão de sustentação e conexão entre outros órgãos da planta, está estritamente associado com as folhas.  Além disso o caule pode ter as seguintes importâncias:  Sustentação de folhas, flores, etc.  Condução de substâncias alimentares.  Alimentar (reserva, açúcares, amido). Ex.: batata- inglesa.  Industrial (borracha, corantes, resinas). Ex.: lápis, móveis, gomas.  Comercial (madeiras).  Medicinal. Ex.: gengibre, alcaçuz

 Características gerais do caule:  Corpo dividido em nós e entrenós.  Presença de folhas e botões vegetativos.  Geralmente aclorofilados (exceções – caules herbáceos).  Geralmente aéreos (exceções – bulbos, rizomas).

É um órgão que está presente em quase todos os vegetais superiores, com raras exceções, como acontece nas Cactaceae onde as folhas transformaram-se em espinhos. A folha faz parte do sistema caulinar e, no sentido mais amplo da palavra, é um órgão altamente variável em estrutura e função. Nenhum órgão vegetativo das plantas apresenta tão grande polimorfismo e adaptação a diferentes meios e funções. Em geral a folha evidencia com clareza sua especialização para a fotossíntese pela sua forma.

 Importância das folhas:  Metabolismo da planta  Purificação do ar  Uso alimentar, medicinal  Industrial, adubação, etc.  Função das folhas: Fotossíntese (nutrição) Respiração e transpiração Condução e distribuição da seiva

Banco de imagens científicas para apresentação. Disponível em: imagens-cientificas-para-apresentacoes/. Acesso em: 15/09/ imagens-cientificas-para-apresentacoes/ BROCKELMANN, Rita Helena. Conexões com a biologia. 1º edição – Editora Moderna, São Paulo, RAVEN, H.P.; EVERT, R.F.; EICHHORN, S.E. Biologia Vegetal. 5 ed. Editora Guanabara Koogan. Rio de Janeiro, 1996.