Computadores vs. Programas / Algoritmos Computadores vs. Programas -> Algoritmos O tratamento de problemas através do computador geralmente envolve uma.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estruturação de Linguagens (Pascal e C++)
Advertisements

Linguagem de Programação I
Linguagem PASCAL Definição e Tipos de Dados
1.3.2 – Linguagem Assembly Um programa em linguagem de máquina sofre de total falta de clareza O programa é uma sequência de linhas numeradas Cada linha.
TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO I
Programas e Microprogramas
Algoritmo Exemplo: faça um algoritmo para tocar todas as músicas de um cd. Após o usuário apertar o play Algoritmo Para as músicas de 1 até última música.
Pesquisa de Informação
Introdução a Programação Renata Freire
Prof. Heloise Manica Paris Teixeira
PROGRAMAÇÃO MODULAR (com uso de subprogramas) prof
Adaptado de material da profa. Maria Aparecida Livi
Algoritmos e Programação Estruturada Conceitos básicos
Introdução a Informática
Lógica de Programação Módulo II
Pascal comandos iterativos: FOR WHILE REPEAT Matrizes (tabelas)
Introdução à Programação Pascal - Começando Prof. Filipo Studzinski Perotto 2009.
Linguagem C Estruturas de Controle de Fluxos
Softwares.
9 Controle de fluxo Seqüenciadores. Jumps. Escapes. Exceções.
Complexidade de Algoritmos
Linguagens de Programação
Linguagem C Estruturas de Sequências
Robson Godoi / Sandra Siebra
O Portal do Estudante de Computação
O Portal do Estudante de Computação
Paradigmas de programação
João Lucas de Oliveira Torres
Ponteiros em Pascal Variáveis ponteiros são aquelas que guardam o endereço de outra, possibilitando o acesso a seu conteúdo. Declaração em Pascal:  var.
Ada.
Variáveis, Tipos de Dados e Constantes
PROGRAMAÇÃO I UNIDADE 1.
Linguagem de Programação II Parte IX
Representação de Algoritmos
Listas duplamente encadeadas Estrutura: tDado = integer; { ou real, char, etc.} tPtNo = ^tNo; tNo = record Ant: tPtNo Dado: tDado; Prox: tPtNo; end; var.
Universidade Federal de Alagoas – UFAL Centro de Tecnologia – CTEC
Modelos de Paradigmas de programação
Paradigmas de Programação - prof Gláucya Carreiro Boechat1 Elaborando um Programa Prof.: Gláucya Carreiro Boechat Universidade.
Algoritmo e Programação
Computação Eletrônica
Capítulo III Modularização Procedimentos e Funções Universidade Federal de São Carlos Departamento de Computação Aluna: Luanna Lopes Lobato
Linguagem Pascal Prof. Sérgio Rodrigues.
Lógica Estruturada Aplicada
Faculdade Talentos Humanos - FACTHUS - Algoritmo I - Rogério Rodrigues
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Programação de PIC em C Exposição das funções básicas para
VARIÁVEIS COMPOSTAS HOMOGÊNEAS UNIDIMENSIONAIS (VETORES)
Vetores Bidimensionais – Debug - Ponteiros – Listas Encadeadas Simples
Aula01 – Técnicas de Programação II
Algoritmos e Estrutura de Dados I
Programação de computadores Prof. Giovanni Castro.
Aula Prática 1 Monitoria IP/CC (~if669) (A partir do slide elaborado por Luís Gabriel)
Técnicas de Programação I
Fundamentos de linguagens de programação
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Arquivos. Motivação Imagine dar entrada (digitar), a cada execução do programa, em todos os dados de um sistema. por exemplo, todos os registro de livros.
ALGORITMIA. ALGORITMO Conjunto de instruções ou acções que ao serem executadas, permitirão realizar uma determinada tarefa.
Programação de Computadores - 1
Introdução à Programação
Paradigmas das Linguagens de Programação - História
Linguagens de Programação Pedro Lopes MÓDULO 4- Subprogramas (Procedimentos e Funções) 2010/2011.
Faculdade Pernambuca - FAPE Compiladores Abril/2007 Compiladores Abril/2007.
Introdução a Programação Aula 02 Jackson Eduardo
DESENVOLVIMENTO Prof: Marcelo West Disciplina: Lógica de Programação.
Computação Eletrônica Variáveis Inteiras. A memória A memória pode ser vista como um imenso gaveteiro Em cada gaveta, guardamos uma informação. Por exemplo,
Lógica de programação Introdução à lógica de programação
Adriano A. Ribeiro. Português Estruturado Apesar do Português Estruturado ser uma linguagem bastante simplificada, ela possui todos os elementos básicos.
Programação e Sistemas da Informação 48 tempos IPTrans, Novembro 2009 Prof. Marisa Gomes.
Transcrição da apresentação:

Computadores vs. Programas / Algoritmos Computadores vs. Programas -> Algoritmos O tratamento de problemas através do computador geralmente envolve uma grande quantidade de dados, e são em geral de natureza simples com grande volume de dados (área de processamento de dados) ou de natureza complexa que envolvem poucos dados (área de processamento científico). Como solucionar problemas utilizando o computador? Criação de uma sequência de passos (operações) que, quando executados, produzem um resultado do problema (Algoritmo). Execução da sequência de passos mencionada acima.

Representação de Algoritmos: Pseudo-Linguagem Algoritmos podem ser representados de duas maneiras: a) uma mais próxima (entendida) pelas pessoas b) uma entendida pelo computador Uma pseudo-linguagem possui as seguintes características: utilização de certas palavras-chave, que indicam a natureza da operação a ser efetuada em certos passos do algoritmo utilização de espaços no começo das linhas do algoritmo para ressaltar a estrutura do algoritmo numeração do passos do algoritmo utilização ponto-e-vírgula (;) para separar os passos consecutivos do algoritmo. Representação de Algoritmos - Linguagens de Programação A representação de algoritmos em uma pseudo-linguagem mais próxima às pessoas é bastante útil principalmente quando o problema a ser tratado envolve um grande número de passos. No entanto, para que esses passos possam ser entendidos pelo computador é necessário representar tal algoritmo numa linguagem de programação. Pascal ; Fortran ; C ; C++ As linguagens de programação obrigam o uso de formas rígidas na especificação de seus passos, ou seja, obrigam as pessoas a detalharem as operações que deverão ser executadas. Uma dica aqui é refinar a solução do problema de um nível mais abstrato até chegar ao nível de detalhe que deve ser representado numa linguagem de programação. Um algoritmo representado em uma linguagem de programação é um programa.

Representação de Algoritmos: Pseudo-Linguagem Algoritmos podem ser representados de duas maneiras: a) uma mais próxima (entendida) pelas pessoas b) uma entendida pelo computador Uma pseudo-linguagem (pseudo-código ) para somar dois números Programa em Pascal para somar dois números Exemplo: algoritmo para somar dois números. Algoritmo Ler o primeiro número Ler o segundo número somar o primeiro número com o segundo mostrar o resultado da soma Fim-algoritmo. program somadoisnum; {programa que soma dois números e exibe o resultado no ecrã} var n1, n2, result : integer; begin readln(n1); readln(n2); result := n1 + n2; writeln(result); end. Os algoritmos descritos em pseudo-linguagem não podem ser executados (entendidos) por computadores. É necessário ainda uma fase de tradução da linguagem de programação para a linguagem que a máquina entenda. Essa fase é conhecida por compilação, e é realizada pelo Compilador.

Compiladores traduz o programa escrito em uma linguagem de programação para linguagem de máquina. verifica se as formas rígidas na especificação dos passos foi seguida corretamente. compiladores são relacionados diretamente com a máquina para a qual será feita a tradução. gera um arquivo executável do programa descrito. Lazarus downloaddownload

A estrutura principal de um programa em pascal se apresenta da seguinte forma: program cabeçalho; declarações begin comandos end. As palavras em negrito são palavras reservadas ou palavras chave da linguagem, que não podem ser declaradas como identificadores. Elas definem o tipo de dados ou estrutura que se deseja utilizar. Palavras Chaves (reservadas): and, array, begin, case, const, div, do, downto, else, end, file, for, function, goto, if, in, label, mod, nil, not, of, or, packed, procedure, program, record, repeat, set, then, to, type, until, var, while, with Identificador é formado por uma única letra, ou então por uma letra seguida de letras ou dígitos, em qualquer número. Comentários Os comentários são identificados por estarem delimitados pelos caracteres { e }, ou pelo caracteres (* e *). Comentários são ignorados pelo compilador na fase de tradução do programa. Comentários são úteis no sentido de destacar ou documentar o programa, para torná-lo mais legível e fácil de entender o seu objetivo, quando retomado para correção ou alteração após determinado tempo. Programação Pascal

Exercícios 1- Liste os tipos pré-definidos de variáveis da linguagem Pascal. 2- Liste os tipos pré-definidos de operadores aritméticos da linguagem pascal 3- Defina a prioridade dos operadores 4- Crie programas que: 4.1. Subtrai 2 números; 4.2. Divide 2 números; 4.3. Multiplica 2 números; O programa de divisão deve fornecer resultados com casas decimais.