TARSILA DO AMARAL.

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Transcrição da apresentação:

TARSILA DO AMARAL

Abaporu – 1928 - Este é o quadro mais importante já produzido no Brasil. Tarsila pintou um quadro para dar de presente para o escritor Oswald de Andrade, seu marido na época. Em tupi-guarani Abaporu significa “o homem que come”. Foi a tela mais cara vendida até hoje no Brasil.

Auto-retrato ou Manteau Rouge Em Paris, 1923, Tarsila foi a um jantar em homenagem a Santos Dumont com esta maravilhosa capa (Manteau Rouge, em francês, significa casaco, manto vermelho). Além de linda, usava roupas muito elegantes e exóticas, e sua presença era marcante em todos os lugares que freqüentava. Depois desse jantar, pintou este maravilhoso auto-retrato.

Auto-Retrato I (Tarsila do Amaral) - 1924

Auto-Retratos (Tarsila do Amaral)

Chapéu Azul - 1922 Esta tela foi realizada depois de Tarsila frequentar o ateliê de Emile Renard. As telas dessa época possuem uma grande suavidade e uma atmosfera lírica.

A Negra - 1923 Esta tela foi pintada por Tarsila em Paris. A tela o impressionou tanto que ele a mostrou para todos os seus alunos, dizendo que se tratava de um trabalho excepcional. Em A Negra temos elementos cubistas no fundo da tela e ela também é considerada antecessora da Antropofagia na pintura de Tarsila. Essa negra de seios grandes, fez parte da infância de Tarsila, pois seu pai era um grande fazendeiro, e as negras, geralmente filhas de escravos, eram as amas-secas, espécies de babás que cuidavam das crianças.

Tarsila do Amaral Figura em Azul

EFCB (Estação de Ferro Central do Brasil) Este quadro foi pintado depois da viagem a Minas Gerais com o grupo modernista. Foi então que Tarsila começou a pintura intitulada Pau-Brasil, com temas e cores bem brasileiros. Esta tela foi pintada para participar da exposição-conferência sobre modernismo do poeta Blaise Cendrars realizada em São Paulo, em junho de 1924.

Carnaval em Madureira - Tarsila veio de Paris e passou o carnaval de 1924 no Rio de Janeiro. É curioso ver que ela colocou a famosa Torre Eiffel no meio da favela carioca.

Tarsila do Amaral   A Gare 1925

Tarsila do Amaral   Morro da Favela 1924

Tarsila do Amaral   A Feira II 1925

Tarsila do Amaral   São Paulo (Gazo) 1924

Operários O quadro pintado em 1933 é um verdadeiro painel da nossa gente, a mesma que veio dos quatro cantos do país e do mundo para pegar pesado nas fábricas, que na época começavam a transformar a paisagem brasileira.

A Família - 1925 'A Família'-1925 óleo/tela 79 X 101,5cm Col. Torquato Sabóia Pessoa, SP

Vendedor de Frutas - 1925 'Vendedor de Frutas'-1925 óleo/tela 108 X 84cm Col.Gilberto C.B.de Mello

O Pescador Este quadro tem um colorido excepcional e trata de um tema bem brasileiro: um pescador num lago em meio a uma pequena vila com casinhas e vegetação típica. Este quadro foi exposto em Moscou, na Rússia em 1931 e foi comprado pelo governo russo.

Cartão Postal Vemos a lindíssima cidade do Rio de Janeiro nesta tela, que é o maior Cartão Postal do Brasil. O macaco é um bicho Antropofágico de Tarsila que compõe a tela.

Paisagem com touro - 1925

A Cuca - 1924 Tarsila pintou este quadro no começo de 1924 e escreveu à sua filha dizendo que estava fazendo uns quadros "bem brasileiros", e a descreveu como "um bicho esquisito, no meio do mato, com um sapo, um tatu, e outro bicho inventado". Este quadro é também considerado um prenúncio da Antropofagia na obra de Tarsila e foi doado por ela ao Museu de Grenoble na França.

Manacá Linda tela, com um colorido forte. Esta flor é representada por Tarsila de uma maneira particular, bem típica da obra dela.

O Ovo ou Urutu - 1928 Nesta tela temos símbolos muito importantes da Antropofagia. A cobra grande é um bicho que assusta e tem um poder de "deglutição". A partir daí, o ovo é uma gênese, o nascimento de algo novo e esta era a proposta da Antropofagia. Esta tela pertence ao importante acervo de Gilberto Chateaubriand e está sempre sendo exibida em grandes exposições.  

A Lua - 1928 Este quadro era o preferido de Oswald de Andrade, seu marido quando pintou a tela. Ele conservou o quadro até sua morte (mesmo já separado de Tarsila).

Antropofagia - 1929 Nesta tela temos a junção do "Abaporu" com "A Negra". Este aparece invertido em relação ao quadro original. Trata-se de uma das telas mais significativas de Tarsila e o colecionador Eduardo Costantini, dono do "Abaporu", está muito interessado no quadro e já ofereceu uma soma muito alta por ele (que foi recusada pelos atuais donos).

O Touro (Boi na Floresta), 1928. Acervo MAM da Bahia

Sono

O Lago - 1928 Tela da fase Antropofágica, com o colorido e o tema tão típicos de Tarsila. Seu sobrinho Sérgio comprou a tela e permaneceu com ela por muitos anos.

O mamoeiro

Floresta - 1929

Sol poente

Oswald de Andrade - 1923

"Tarsila, nome Brasil, musa radiante” Carlos Drummond

TARSILA: A CAIPIRINHA

“Tarsila amora amorável d’amaral” Carlos Drummond

Oswald de Andrade e Tarsila, em foto do arquivo Mário de Andrade, IEB-USP.

Tarsila- velhice

Falecimento: em 1973, aos 86 anos.

Fontes: http://planetin.blogspot.com/2008/01/verdadeiras-obrasdearte-tarsilaamaral.htm www.historia da arte www.tarsiladoamaral.com.br Webdesigner: Netty Macedo Correção: Anna Eliza Führich http://picasaweb.google.com.br/katiachristinarolim/TARCILADOAMARAL#