Análise e Projeto de Sistemas

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Transcrição da apresentação:

Análise e Projeto de Sistemas CEP COLÉGIO EVANGÉLICO PANAMBI Análise e Projeto de Sistemas Resumo para PCC Leandro Castoldi López Fevereiro de 2014

Análise Essencial O Caminho da Análise Essencial Domínio do Problema Requisitos Modelo Ambiental (externo) Objetivos Eventos Diagrama de Contexto do Sistema. Modelo Comportamental (interno) Processos e Modelo de dados Componentes: Diagrama de Fluxo de Dados (DFD); Diagrama de Entidade Relacionamento (DER); Dicionário de Dados; Diagrama de Transição e Estado (DTE); Miniespecificações. Projeto(“design”) Modelagem Infraestrutura

PCC INTRODUÇÃO 1. A EMPRESA 2. OBJETIVOS 2.1 JUSTIFICATIVA 3. ESTUDO DO SISTEMA ATUAL (???) 4. LISTA DE EVENTOS 5. DIAGRAMA DE CONTEXTO 6. DIAGRAMAS DE FLUXO DE DADOS (FIGURA ZERO) 7. MODELO ENTIDADE-RELACIONAMENTO(MER) 8. LISTA INFORMAL DOS ATRIBUTOS 9. DICIONÁRIO DE DADOS 10. "SISTEMA DESENVOLVIDO" ... 10.1 PADRÕES DO SISTEMA (TELAS) 11. CONCLUSÃO

Modelo Ambiental Objetivos Antes de pensar em desenvolver qualquer sistema algumas indagações são necessárias tais como: Qual é a finalidade do sistema? A que ele se propõe? Que problemas ele deverá resolver? Que requisitos devem ser atendidos? O que muda com a sua implantação? Algum outro sistema será por ele substituído? Obs.: as respostas a essas perguntas não podem incluir recursos tecnológicos; restringe-se apenas à essência do problema e não pode descer a detalhes que digam respeito a opções de tecnologia. Deve concentrar-se no “que” o sistema faz e não em “como” o faz. Não pretende detalhar toda a funcionalidade do sistema, apenas relatar, resumidamente, o que se espera usufruindo do sistema;

Modelo Ambiental Eventos Os eventos constituem a parte fundamental de um sistema; As finalidades do sistema são atender a determinadas necessidades (requisitos). Estas necessidades são decorrentes de eventos que ocorrem no mundo exterior ao sistema. Evento: Informalmente, é um acontecimento do mundo exterior que requer do sistema uma resposta. Obs.: O evento deve ser representado por uma frase que expresse um acontecimento (ex.: “Aluno se matricula na disciplina” é o evento; “Matrícula-do-aluno” é o fluxo).

Modelo Ambiental Eventos (Cont.) São classificados de acordo com o tipo de estímulo que eles provocam no sistema. Evento Orientado por Fluxo de Dados (F); É aquele em que o estímulo é a chegada ao sistema de um fluxo de dados enviado por uma entidade externa; Ex.: Uma função encarregada de cadastrar os fornecedores toda vez que chega um pedido de cadastramento. O evento é o “pedido de cadastramento de fornecedores” feito pela entidade externa Fornecedores; O estímulo é “o pedido enviado”. Evento Orientado por Controle (C); É aquele em que o estímulo é a chegada ao sistema de um fluxo de controle; Só tem dois valores possíveis (binário); Ex.: diretoria autoriza o pagamento de uma fatura. O evento é “autorização de pagamento” pela entidade externa Diretoria; O estímulo é o “sim, pagamento autorizado”. Evento Orientado por Tempo (Evento Temporal) (T). É aquele em que o estímulo é a chegada ao sistema da informação de tempo decorrido; Ex.: É hora de emitir relatório mensal de vendas. Hoje é o último dia do mês. O evento é “identificação do último dia do mês”; O estímulo é “ sim, último dia do mês atingido”.

Modelo Ambiental Lista de Eventos

Diagrama de Contexto do Sistema Mostra de forma gráfica toda a interação entre sistema e mundo externo; Seus componentes são: Processos ou funções; Entidades externas; Fluxo de dados quer sejam de entrada e saída; Como Desenhar um Diagrama de Contexto Desenhar um único processo ou função para representar o sistema inteiro; Desenhar todas as entidades externas que se comunicam com o sistema; Para cada entidade externa, desenhar o fluxo de dados que mostra sua comunicação com o sistema.

Diagrama de Contexto do Sistema Exercício - Sistema de Acompanhamento Acadêmico Criar um Diagrama de Contexto do Sistema com base nos eventos a seguir: Lista de Eventos Evento nº 01: A secretaria cadastra os períodos letivos; Evento nº 02: A secretaria cadastra novos cursos; Evento nº 03: A direção da escola cadastra turmas; Evento nº 04: A direção da escola efetua a matrícula do aluno numa turma; Evento nº 05: A direção da escola efetua a avaliação da matrícula; Evento nº 06: É hora de emitir relatório de avaliação para a direção da escola.

Diagrama de Contexto do Sistema Exercício – Resposta Lista de Eventos em forma de Tabela Legenda (F) – Fluxo (C) – Controle (T) - Temporal Nº Evento Nome Evento Tipo Evento Estímulo Ações Respostas (1) A secretaria cadastra os períodos letivos (F) Pedido cadastro períodos Registrar período letivo (Pedido registrado) (2) A secretaria cadastra novos cursos Pedido cadastro curso Cadastrar novo curso (3) A direção da escola cadastra turmas Pedido cadastro turmas Cadastrar turmas (4) A direção da escola efetua a matrícula do aluno numa turma Pedido matrícula do aluno Registrar matrícula Recibo de matrícula (5) A direção da escola efetua a avaliação da matrícula (C) Avaliação da matrícula Emitir autorização de matrícula Liberação da matrícula (6) É hora de emitir relatório de avaliação para a direção da escola (T) (a hora de emitir relatório de avaliações) Emitir relatório de avaliações Relatório de avaliações

Diagrama de Contexto do Sistema Exercício – Resposta (Cont.) Diagrama de Contexto do Sistema Turmas 1 3 Períodos-letivos 4 Matrícula-aluno Sistema de Acompanhamento Acadêmico Direção Secretaria Novos-cursos 2 5 Avaliação-matrícula 6 Emissão-relatório-avaliação

Diagrama de Fluxo de Dados Regras para construir DFD´s Escolher nomes significativos para os processo, fluxos, entidades e depósitos Numerar os processos Redesenhar os DFD’s tantas vezes quantas forem necessárias Evitar DFD’s complexos Certificar-se de que o DFD é internamente consistente Evitar processos que tenham entradas e nenhuma saída (e vice-versa)

Diagrama de Fluxo de Dados Processo Função: transformação Transforma entradas em saídas Nome: numeração + verbo + objeto Exemplos: 1. Calcular Juros

Diagrama de Fluxo de Dados Usado para descrever movimento de informação de um componente do sistema para outro Exemplos: Valor X Nº válido 2. Calcular média 3. Validar Número Valor Y média Nº telefone Valor Z Nº inválido

Diagrama de Fluxo de Dados Fluxo (Cont.) Fluxo de diálogo Fluxo divergente Gerir Informação Preencher formulário formulário preenchido Produzir factura factura pedido de cliente pedido confirmado Emitir confirmação pedido OBS: Um evento pode causar várias respostas. Definir um processo por resposta (se forem independentes)

Diagrama de Fluxo de Dados Fluxo (Cont.) Vários eventos podem causar a mesma resposta. Definir um só processo Exemplo Pagamento p/ cartão de crédito Produzir guia de remessa guia de remessa Pagamento p/ dinheiro

Diagrama de Fluxo de Dados Depósito de Dados Arquivos, bases de dados, etc. Um fluxo para um depósito: atualizar, gravar, remover. Outras simbologias adotatas: Registar cliente Gerar relatórios detalhes clientes

Diagrama de Fluxo de Dados Terminador Os terminadores representam entidades externas com as quais o sistema se comunica. Existem três importantes aspectos a serem ditos sobre terminadores: Eles são externos ao sistema que estamos modelando; os fluxos que interligam os terminadores aos diversos processos (ou depósitos) de nosso sistema representam a interface entre o sistema e o mundo externo. O Analista de Sistemas não pode modificar o conteúdo, ou a organização ou os procedimentos relativos aos terminadores. Qualquer relacionamento existente entre terminadores não será mostrado no DFD. Departamento de Contabilidade

MODELO AMBIENTAL - LISTA DE EVENTOS (informal) Diagrama de Fluxo de Dados ESTUDO DE CASO MODELO AMBIENTAL - LISTA DE EVENTOS (informal) CONTROLE DE PEDIDOS E COMPRAS DE LIVROS 1. Cliente solicita inscrição 2. Cliente envia pedido de livros 3. Editora envia relação de livros que vende 4. Semanalmente, é hora de gerar requisição de livros à Editora 5. Editora envia nota de entrega (entrega livros)

Diagrama de Fluxo de Dados ESTUDO DE CASO MODELO AMBIENTAL – DIAGRAMA DE CONTEXTO RELAÇÃO-TÍTULOS INSCRIÇÃO EDITORA CONTROLE DE PEDIDOS E COMPRAS DE LIVROS CLIENTE REQUISIÇÃO PEDIDO NOTA-ENTREGA FATURA

ESTUDO DE CASO MODELO COMPORTAMENTAL – DFD PARTICIONADO POR EVENTOS CADA PROCESSO REPRESENTA UMA ATIVIDADE ESSENCIAL 1. Cliente solicita inscrição CLIENTE INSCRIÇÃO CADASTRAR CLIENTE C L I E N T E S

MODELO COMPORTAMENTAL – DFD PARTICIONADO POR EVENTOS Diagrama de Fluxo de Dados ESTUDO DE CASO MODELO COMPORTAMENTAL – DFD PARTICIONADO POR EVENTOS 2. Cliente envia pedido de livros C L I E N T E S CLIENTE PEDIDO CADASTRAR PEDIDO DE LIVROS L I V R O S P E D I D O S

MODELO COMPORTAMENTAL – DFD PARTICIONADO POR EVENTOS Diagrama de Fluxo de Dados ESTUDO DE CASO MODELO COMPORTAMENTAL – DFD PARTICIONADO POR EVENTOS 3. Editora envia relação de livros que vende EDITORA RELAÇÃO-TÍTULOS CADASTRAR NOVOS TÍTULOS L I V R O S E D I T O R A S

Diagrama de Fluxo de Dados ESTUDO DE CASO MODELO COMPORTAMENTAL – DFD PARTICIONADO POR EVENTOS 4. Semanalmente, é hora de gerar requisição de livros à Editora L I V R O S Semanalmente GERAR REQUISIÇÃO PARA EDITORA EDITORA E D I T O R A S REQUISIÇÃO P E D I D O S R E Q U I S I Ç Õ E S

Diagrama de Fluxo de Dados ESTUDO DE CASO MODELO COMPORTAMENTAL – DFD PARTICIONADO POR EVENTOS 5. Editora envia nota de entrega EDITORA C L I E N T E S NOTA-ENTREGA ATENDER PEDIDO DO CLIENTE P E D I D O S CLIENTE FATURA R E Q U I S I Ç Õ E S

Diagrama de Fluxo de Dados ESTUDO DE CASO MODELO COMPORTAMENTAL – DFD EM NÍVEIS DFD nível 0 RELAÇÃO-TÍTULOS EDITORA P E D I D O S EDITORA 1 ATENDER PEDIDO DO CLIENTE REQUISIÇÃO CLIENTES 2 ENCOMENDAR LIVRO A EDITORA 3 5 2 NOTA-ENTREGA 4 L I V R O S 1 EDITORAS FATURA PEDIDO CLIENTE REQUISIÇÕES INSCRIÇÃO

Lista Informal dos Atributos LEGENDA # Chave principal @ Chave estrangeira ( ) Opcionalidade no preenchimento do atributo [ ] Opções alternativas | Separa as opções alternativas @...() Tabela referenciada pela chave estrangeira CLIENTE # identificador Código Nome do Cliente Data de Nascimento Fone Endereço

Dicionário De Dados ENTIDADE CLIENTE DESCIÇÃO Tabela de cadastro de cliente CAMPO TIPO DE DADO TAMANHO REQUERIDO COMENTÁRIO IDCLIENTE VARCHAR 20 S # CODIGO NUMERIC 2   NOMECLIENTE 40 DATANASCIMENTO CHAR 8 FONE 14 ENDERECO 80