Trabalho e Energia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Advertisements

Aula de Física Agosto de 2013
Energia Potencial e Conservação da Energia
Energia Potencial e Conservação da Energia
Capítulo 7 Trabalho e Energia Cinética.
DINÂMICA SERIA POSSÍVEL UM CORPO SE DESLOCAR LIVRE DA AÇÃO DE ALGUMA FORÇA ?
DFQB/FCT/Unesp Física Geral III
DFQB/FCT/Unesp Física Geral III
Caderno de exercícios Nome. 1) O trabalho realizado por uma força é uma grandeza escalar ou vetorial? Justifique a sua resposta. Analise a equação acima.
O que você deve saber sobre
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
Trabalho e Potência.
Mecânica Estudo dos Movimentos.
FÍSICA PROF. Antônio Carlos REVISÃO.
Trabalho & Conservação de energia
CONSERVAÇÃO DE ENERGIA
CORRENTE ELÉTRICA.
A unidade de medida de trabalho é o Joules(J)
ENERGIA Apesar de ser um conceito bastante utilizado, a definição de energia não é consensual. Energia está relacionada com a possibilidade de mover “alguma.
Física Básica II Prof. Jaime Urban.
Tipos de Força Física A – Aula 19 Tipos de Força:
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
POTENCIAL ELÉTRICO.
FÍSICA Prof. Márcio César Colégio Heitor Garcia.
REVISÃO 1º ANO FÍSICA Professor: Demetrius
Prof.° MSc Sidnei R. Ferreira
Composição da matéria.
REVISÃO ENERGIA MECÂNICA.
Física QUESTÃO 01 – (UVA – )
Exercícios de Planos e Atritos
Curso de Física Geral F semestre, 2011
Professora: Viviane Gomide
Dinâmica - Leis de Newton - Atrito - Plano Inclinado.
DINÂMICA.
ENERGIA As leis de Newton permitem analisar vários tipos de movimentos. Esta análise pode ser bastante complexa, necessitando de detalhes do movimento.
Professor: Marivaldo Mendonça
FORÇAS MECÂNICAS.
Laboratório de Física.
MOMENTO Exemplo1.
Momento Binário Redução de um sistema simples de cargas distribuídas.
Revisão Mecânica. Problema do corpo que cai em cima de uma estaca e penetra numa superfície O corpo se encontra a certa altura.
FÍSICA - MECÂNICA Professor: Guilherme Eleutério da Silva.
Eletromagnetismo – Aula 2
LEIS DE NEWTON FÍSICA 1.
Aula 1.
LEIS DE NEWTON APLICAÇÃO
Trabalho e Energia.
3.4 Transformações de energia
TRABALHO Prof. wagner.
3.2 Energia potencial gravítica
Livro 1 - Capítulo Energia e Trabalho.
FÍSICA A Colisões Prof. Reiner Lacerda Colégio São Bento.
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2015/01 Dinâmica Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia.
A energia e sua conservação
FÍSICA SUMÁRIO: Relação entre a variação da energia mecânica e o trabalho realizado por forças não conservativas. Resolução de exercícios e problemas.
FORÇA E MOVIMENTO II Prof. Bruno Farias
REVISÃO DE FÍSICA PROF. DANIEL ALMEIDA.
Atrito O atrito resulta da interacção entre dois corpos Em física, o atrito é uma força natural que atua apenas quando um objeto está em contato mecânico.
INFORMAÇÕES GERAIS CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA III Prof. Bruno Farias.
Conhecimentos prévios:
Equilíbrio de um ponto material
Transcrição da apresentação:

Trabalho e Energia

Exercícios

Um caminhão de 3000 kg deve ser carregado para dentro de um navio por um guindaste que exerce uma força para cima de 31 kN sobre o caminhão. Esta força, que é intensa o suficiente para suplantar a forca gravitacional e manter o caminhão em movimento para cima, é aplicada ao longo de uma distância de 2 m. Encontre (a) o trabalho realizado sobre o caminhão pelo guindaste, (b) o trabalho realizado sobre o caminhão pela gravidade e (c) o trabalho resultante realizado sobre o caminhão.

Em uma tela de televisão, os elétrons são acelerados por um canhão eletrônico. A força que acelera o elétron é uma força elétrica produzida pelo campo elétrico dentro do canhão. Um elétron é acelerado a partir do repouso por um canhão eletrônico até atingir a energia cinética de 2,5 keV, em uma distância de 2,5 cm. Encontre a força sobre o elétron, supondo-a constante e com a mesma orientação do movimento do elétron.

Durante as férias de inverno, você participa de uma corrida de trenós em um lago, congelado. Nesta corrida, cada trenó é puxado por uma pessoa, e não por cães. Na partida, você puxa o trenó (massa total de 80 kg) com uma força de 180 N a 40° acima da horizontal. Encontre (a) o trabalho que você realiza e (b) a rapidez final do trenó após se deslocar 5 m, supondo que ele parte do repouso e que não existe atrito.

Um pequeno motor é usado para operar como um elevador que levanta uma carga de tijolos que pesa 500 N até a uma altura de 10 m, em 20s, com rapidez constante. O elevador pesa 300 N. Qual a potência desenvolvida pelo motor?

Uma caixa de 4 kg está inicialmente em repouso sobre uma mesa horizontal. Você empurra a caixa por uma distância de 3 m ao longo da mesa, com uma força horizontal de 25 N. O coeficiente de atrito cinético entre a caixa e a mesa é 0,35. Determine (a) o trabalho externo realizado sobre o sistema bloco-mesa, (b) a energia dissipada pelo atrito, (c) a energia cinética final da caixa, e (d) a velocidade final da caixa.

Uma criança de 40 kg de massa desce por um escorregador de 8 m de comprimento, inclinado de 30° com a horizontal. O coeficiente de atrito cinético entre a criança e o escorregador é 0,35. Se a criança parte do repouso do topo do escorregador, qual sua velocidade ao chegar à base?

Bibliografia RESNICK, R.; HALLIDAY, D.; MERRILL, J. Fundamentos de física. Vol.1. 8 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. SEARS, ZEMANSKY & YOUNG, Eletromagnetismo. Vol I. 10 ed. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2006. TIPLER, Paul A.; MOSCA, Gene.. Física: Eletricidade, Magnetismo e Ótica. Vol. I. 6 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009.