QUINHENTISMO Período: Contexto histórico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PAULO, APÓSTOLO DE CRISTO JESUS POR VONTADE DE DEUS…
Advertisements

O Quinhentismo no Brasil
Quinhentismo no Brasil
QUINHENTISMO Literatura Prof.: Mara Magaña.
Literatura Informativa
História da Educação no Brasil
Ligue o som.
Porque o Senhor Jesus é contigo... Ouça este hino e tenha fé...
Introdução ao Curso Bíblico "Conhecendo o Evangelho da Graça"
Compreender que cada adulto é um mentor que tem o privilégio de instruir as crianças nos caminhos do Senhor. O terno cuidado de Jesus.
Conhecer o personagem central de um livro o faz mais agradável. O mesmo ocorre com o Apocalipse A palavra “Apocalipse” significa: Revelar Descobrir.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
QUINHENTISMO -Portugal está em plena Expansão Marítima;
TEMA DO ESTUDO DEUS ENVIA JESUS COMO O SALVADOR DO MUNDO.
Literatura de informação no Brasil.
Quando tudo não der mais certo
Quinhentismo no Brasil (1500 – 1601)
NÃO DESISTA.
Módulo 5 1º. Ano - EM Quinhentismo.
Profª. Karen Neves Olivan
Abrão era filho de Taré, da família de Noé, e morava com a esposa num lugar chamado Harã. Mas um dia Deus disse a Abrão: “Você deve partir de Harã com.
Quinhentismo – Literatura Brasileira
História dos Portugueses no Mundo
COMO VOCÊ ENCARA “SEUS PROBLEMAS”.
A Crônica é um gênero textual que oscila entre a literatura e o jornalismo.Os assuntos abordados pelas crônicas costumam ser fatos circunstanciais, situações.
Ligue o som.
LITERATURA DE INFORMAÇÃO Profº Christiano
Havia uma ilha, onde viviam todos os sentimentos e valores humanos.
NÃO DESISTA. NÃO DESISTA Ele é um Deus Fiel e te guardará de todo mal! Quando tudo não der mais certo e você já tentou todas as alternativas, não te.
Resumo A carta de Pero Vaz de Caminha ressalta a importância da catequese dos índios para os portugueses. Dentre as justificativas da posse e colonização.
 EXPANSÃO ULTRAMARINA  CRÔNICAS DE VIAGEM  PERTENCEM AO ÂMBITO DA HISTÓRIA  DATADA EM 1º DE MAIO DE 1500  PRIMEIRAS IMPRESSÕES.
Série: Atos dos apóstolos Atos 9:
Eu sou um poeta.
AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DO TEXTO
O Senhor é o meu Pastor, Isto é relacionamento!. Um jeito diferente de olhar para o Salmo 23 (Nova Versão Internacional)
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS
Assunto: Jesus, único Salvador – O Caminho.
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS
TEMAS BÍBLICOS.
O TESTEMUNHO DE JOSÉ 3ª aula
Profa. Karen Neves Olivan
Quinhentismo Séc. XVI.
Hebreus 2 A Superioridade de Cristo a tudo e todos
Atos 3:1-26.
1 OLHANDO A SAGRADA FAMÍLIA, JESUS, MARIA E JOSÉ, * SAIBAMOS FAZER A PARTILHA DOS GESTOS DE AMOR E DE FÉ. MARIA, MÃE SANTA E ESPOSA EXEMPLAR; * JOSÉ, PAI.
TEMAS BÍBLICOS.
CAMPANHA DE JEJUM “MORIÁ DA PROVISÃO”
Quinhentismo O Quinhentismo corresponde ao período literário que abrange todas as manifestações literárias produzidas no Brasil à época de seu descobrimento,
Hino 186 – “O Batismo” William Anglin
Relembrando o princípio: Deus tem uma programação diária para minha vida em Sua Palavra.
LIGUE O SOM... COLACIO. J SLIDES APRESENTA 001 Click para mudar de slide Colacio.j.
Produção literária no Brasil-colônia
Barroco brasileiro a 1768 Contexto histórico:
José de Anchieta Apóstolo do Brasil
Quinhentismo no Brasil O Brasil-colônia de 1500 a 1600
Salmo 25 Bíblia Viva oração de Davi por auxílio divino
“De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares...
QUANDO NADA DER CERTO Clique Tem som.
Ligue o som.
ERA COLONIAL QUINHENTISMO – 1500
“O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.” João
INTENSIVO 2013 BRASIL COLONIAL
Fato Real Esse fato aconteceu comigo,em fevereiro de 2.008, nesse dia tive uma crise forte de labirintite, que pensei que seria o meu fim.
Transcrição da apresentação:

QUINHENTISMO Período: 1500-1601 Contexto histórico - Grandes navegações - Descobrimento do Brasil - Exploração do Pau-Brasil - Construções para proteção da costa brasileira - Tempo transitório: Renascença X Contrarreforma - Criação da Companhia de Jesus (1549)

Há dois momentos literários no Quinhentismo: - Literatura de Informação - Literatura Jesuítica

Literatura de Informação Autores e Obras - Carta, Pero Vaz de Caminha (1500) - Diário da Navegação, Pero Lopes de Souza (1530-1532) - Carta, Pe. Manuel da Nóbrega (1549) “A rigor, entre 1500 e 1549 se conhecem apenas estes três documentos significativos” (Castello)

Trecho da carta de Pero Vaz “Esta terra, Senhor, parece-me que, da ponta mais ao Sul até a outra ponta ao Norte, do que nós pudemos observar deste porto, é tão grande que deve ter bem ou vinte e cinco léguas de costa. Ao longo do mar, têm, em algumas partes, grandes barreiras, uma vermelhas e outras brancas; e a terra é toda chã e muito formosa. O sertão nos pareceu, visto do mar, muito grande; porque a estender os olhos não podíamos ver senão terra e arvoredos – terra que nos parecia muito extensa.             Até agora não pudemos saber se há ouro ou prata nela, ou outra coisa de metal, ou ferro; nem os vimos. Contudo, a terra em si é de bom clima, fresco e temperado, como os de Entre-D’Ouro-E-Minho, nesta época do ano. As águas são muitas; infinitas. De tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por causa das águas que tem!”

Literatura de Informação Características da Linguagem - Visão do colonizador dominante - Literatura sobre o Brasil para os europeus - Temática do colonizado, sempre a caminho da identidade - Prosa informativa-descritiva - Crônica histórica ou da literatura de expansionismo e da dominação portuguesa - O índio como personagem principal - versão idílica x versão primitiva

Sobre a Carta de Pero Vaz “anuncia o princípio da interação dos influxos internos e externos. Noticia, à maneira de diário, a presença inicial e impressões do futuro colonizador. (...) Sua proposta, inspirada pelo humanismo e expressionismo portugueses, reflete-se nos séculos seguintes, XVII e XVIII, sujeita a rejeições e conflitos.” (Castello)

Leitor proposto: -Portugueses na metrópole Intenção literária: - Percebe-se um cuidado na descrição detalhista para bem informar os portugueses da metrópole Não havia preocupações com a recepção literária

Literatura da Informação na atualidade “- Que diabo vim fazer aqui, neste lugar maluco? – me perguntava em voz alta. E, remando em silêncio, respondia: - Tentar sair daqui. De fato, nada colaborava para que eu achasse normal a paisagem a minha volta. Ondas completamente descontroladas, águas escuras, tempo encoberto, um barulho ensurdecedor. Por onde andariam as tranqüilas águas azuis do Atlântico de que tanto ouvira falar? Sem dúvida, longe da África.” Amyr Klink, Cem dias entre Céu e Mar, 1995

Literatura Jesuítica Autores e Obras - Fernão Cardim, Narrativa epistolar de uma viagem e missão jesuítica pela Bahia, Ilhéus, Porto Seguro, Pernambuco, Espírito Santo, Rio de Janeiro, etc., desde o ano de 1583 ao de 1590 - Manuel da Nóbrega, Diálogo sobre a Conversão do Gentio (1557) - José de Anchieta, O Auto de São Lourenço (1586) “Todo movimento literário do Brasil do séc. XVI deve girar em torno do nome de José de Anchieta” (Romero)

Trecho do Auto de São Lourenço AIMBIRÊ É bem difícil tentá-los. Seu valente guardião me amedronta GUAIXARÁ E quais são? AIMBIRÊ É São Lourenço a guiá-los de Deus fiel Capitão. GUAIXARÁ Qual? Lourenço o consumado nas chamas qual somos nós? AIMBIRÊ Esse. AIMBIRÊ Por isso o que era teu ele agora libertou e na morte te venceu. Há também o seu amigo Bastião, de flechas crivado. GUAIXARÁ O que eu deixei transpassado? Não faças broma comigo que sou bem desaforado. Ambos fugirão tão logo aqui me virem chegar. AIMBIRÊ Olha que vais te enganar! GUAIXARÁ Tem confiança, te rogo, que horror lhe vous inspirar. Quem como eu na terra existe que até Deus desafiou? GUAIXARÁ Fica descansado. Não sou assim tão covarde, será logo afugentado. Aqui está quem o queimou e ainda vivo o cozeu.

Literatura Jesuítica Características da Linguagem - Inspirada nas obras poéticas e teatrais da era medieval - Predomínio das redondilhas menor e maior da medida velha e não da nova renascentista e humanista - Tendência mística, entusiasta da causa Contrarreforma - Polilíngues - uso do teatro como forma de ensinar

Literatura Jesuítica Apresenta-se nos seguintes modos: - Relatórios - Cartas - Narrativas - Sermões - Pesquisas - Trabalhos Linguísticos - Poemas - Teatro

Literatura Jesuítica Temas Grandioso, o fantástico, o pavoroso, visava despertar a mente bronca do silvícola para as verdades eternas do catolicismo. Procurava pegar sua alma pelos pontos sensíveis e através dos sentidos. Mostrava- lhes os horrores do pecado cujas consequências mais visíveis eram a corrupção corporal e afinal, o degredo no fogo eterno. O demônio era o grande inimigo e a sua aparição em cena impunha-se como arma retórica de persuasão.

Sobre Anchieta “Anchieta, repetimos, foi poeta brasileiro e nacional – escreveu no Brasil, em função dos problemas brasileiros, codificou a língua do nosso selvagem, poetou nesta língua. Pôs seu estro a serviço do levantamento das primeiras fortalezas de fé e consciência nacional”. (Ayala)

Leitor proposto: - Indígenas, soldados, marujos, colonos e comerciantes Intenção literária: - Catequizar os índios no sentido da moralização dos costumes e da implantação da fé católica Preocupações com a recepção literária - Educação e ensino pedagógico para os habitantes permanentes e eventuais das primitivas aldeias

Literatura Jesuítica na atualidade “Costuma acontecer com os Guarani: não se caminha impunemente com eles. A luz de seu caminho nos envolve e sentimos a necessidade de comunicá-la a outros, com a mesma sinceridade e entusiasmo com que nos foi transmitida” Bartolomeu Meliá, antropólogo, jesuíta e linguísta, em prefácio do livro “O caminhar sob a luz”, de Maria Inês Ladeira, 2007

Referências - A Literatura Brasileira: Origens e Unidade, Volume I (José Aderaldo Castello) Publicação: 1999 - História da Literatura Brasileira, Tomo I (Sílvio Romero) Publicação: 2001 - O Auto de São Lourenço (José de Anchieta) Publicação: 1997 - Poesias (José de Anchieta) Publicação: 1989 - Site oficial de Amyr Klink - http://iecam.org.br/img/image/file_50fd80c1eca7e.pdf