Aula 4.  Nesta aula a discussão será o debate em torno das questões fundamentais do crescimento e do desenvolvimento econômicos.  Assim, nossa preocupação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Mito do Desenvolvimento Sustentável e a Economia Verde na Rio+20
Advertisements

MACROECONOMIA.
CONTABILIDADE REGIONAL
Quais são os Objectivos do Milénio?
Fundamentos de Economia
Aula 01 – 18/06/2007.
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof
ECONOMIA EMPRESARIAL.
AGREGADOS MACROECONÔMICOS E IDENTIDADES CONTÁBEIS
O NOVO SISTEMA DE CONTAS NACIONAIS
Macroeconomia: O produto e a renda nacional
Os diferentes níveis de desenvolvimento
Outra Regionalização do Mundo
Sistema de Contas Nacionais SCN
Parte I: Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito Básicos
Representação de uma economia: o fluxo circular da renda
Macroeconomia Aula 3 Professora: Msc.Karine R.de Souza.
Microeconomia Aula 1 Prof. André Nascimento
Macroeconomia André Nascimento.
Macroeconomia André Nascimento.
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Economia Brasileira_26/02/2007
Paulo Bernardo Dezembro
MICROECONOMIA.
CONTABILIDADE NACIONAL
MACROECONOMIA.
PRODUTO INTERNO BRUTO Bibliografia: Lanzana, Antonio Evaristo Teixeira. Fundamentos e atualidades. 3ªEDIÇÃO. EDITORA ATLAS.
Noções gerais de Economia
O Potencial das Políticas Tributárias e Educacional para o Desenvolvimento com Equidade Participação: Marcos Formiga Brasília, Março de 2010.
MEDIDAS DA ATIVIDADE ECONÔMICA
CASO 1 – AGREGADOS MACROECONÔMICOS
Produto agregado 2.1 Contas de renda e produto nacional são um sistema de contabilidade utilizado para medir a atividade econômica agregada. A medida do.
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Macroeconmia Estuda a determinação eo comportamento dos agregados econômicos nacionais.
A 5 anos dos ODM, Brasil atinge duas metas País reduziu pobreza e fome e controlou doenças, como preveem os Objetivos do Milênio; esgoto e óbito materno.
Carlos Freire 2013 Responsabilidade Socioambiental na Propaganda RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL.
Contabilidade Nacional
Capítulo 14 – Os fluxos migratórios e a estrutura da população
Macroeconomia Aula 1.
Macroeconomia.  Macroeconomia É o estudo dos agregados econômicos. Estudamos o comportamento de variáveis como produto, inflação, desemprego, consumo,
Prof.: Ricardo Clemente
C ONTABILIDADE N ACIONAL Aula 1. C ONCEITOS C HAVES PIB – Produto Interno Bruto (GDP) Valor dos bens finais produzidos em um território em um dado período.
Fundamentos de Macroeconomia. Parte 2 - O Curto Prazo O Mercado de Bens.
TAXA DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Macroeconomia Introd. Macro. Medidas de Atividade Econômica
Agregados macroeconômicos: introdução à contabilidade social
CONTABILIDADE SOCIAL Mensurar a atividade econômica e social em seus múltiplos aspectos. Sistematizar regras para a produção e a organização contínua de.
MACROECONOMIA Princípios de Economia Aldo Roberto Ometto.
Os diferentes níveis de desenvolvimento
Renda Nacional: Produção, Distribuição e Alocação Aldo Roberto Ometto.
Micro e Macroeconomia O mundo da economia se divide em microeconomia e macroeconomia. A microeconomia se dedica ao estudo do comportamento de pequenas.
Manchetes de Jornal 16/07/2009 -
Mestrado Profissional em Economia PIMES - UFPE
Macroeconomia: abordagem de variáveis básicas
O BRASIL NO CONTEXTO INTERNACIONAL
CONTABILIDADE NACIONAL E AGREGADOS MACROECONÔMICOS
DADOS MACROECONÔMICOS
Capítulo 2 : Conceitos Introdutórios
Crescimento populacional no mundo e no Brasil
Medição da Actividade Económica
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Professor: Jones Adão Pereira Soares.
Poupança, acumulação de capital e produto
Medindo a Renda de Uma Nação
INTRODUÇÃO À ECONOMIA IN: Fundamentos de Economia, de Marco Antonio S
ECONOMIA Prof. Renato Torquato. Para que estudar Economia?
Desigualdade e Globalização;
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 AS REGIÕES DA ONU
Transcrição da apresentação:

Aula 4

 Nesta aula a discussão será o debate em torno das questões fundamentais do crescimento e do desenvolvimento econômicos.  Assim, nossa preocupação deve ser em compreender como e por que os países crescem de maneira desigual e quais os aspectos centrais para que este crescimento se traduza em desenvolvimento.

1. O que é Produto Interno Bruto (PIB)? 2. Como o PIB pode ser calculado? 3. Quais são as diferenças entre PIB e Produto Nacional Bruto (PNB) e Produto Interno Líquido (PIL)? 4. O que é crescimento econômico e como ele pode ser obtido? 5. Quais os aspectos que diferenciam o crescimento do desenvolvimento?

 Definição: é o valor total dos bens e serviços destinados ao consumo final, produzidos dentro de um país em um determinado período de tempo.  O PIB é obtido por meio de uma metodologia definida pela ONU: o Sistema de Contas Nacionais (SCN).  No Brasil, o PIB é medido pelo IBGE a cada trimestre e a cada ano.

 O PIB pode ser medido de três formas:  PIB pela ótica da produção:  PIB = valor bruto da produção – consumo intermediário + impostos  PIB pela ótica da despesa:  PIB = consumo das famílias + consumo do governo + investimento + variação de estoques – importações  PIB pela ótica da renda:  PIB = salários + impostos + lucro das empresas + juros +aluguéis

 PIB nominal: representa o PIB sem descontos da taxa inflacionária.  PIB real: representa o PIB já descontado o efeito da inflação.  PIL: este dado se refere ao PIB descontada a depreciação dos ativos fixos no período.  PNB: este exclui as riquezas produzidas no país que foram remetidas ao exterior e incorpora aquelas produzidas fora que foram incorporadas ao país.

 O PIB per capita é a divisão da riqueza nacional pelo número de habitantes.  Esta variável é interessante pois nos dá uma noção muito melhor do nível de riqueza das pessoas que vivem sob aquele PIB. (veja tabela 2.3 da p. 29).  No entanto, mesmo este índice pode ser enganoso, pois regiões altamente providas de recursos naturais escassos e caros (petróleo, por exemplo) podem ter seu PIB per capita inflado, não correspondente ao nível de vida da população que ali vive.

PaísPIB per capitaPaísPIB per capita Catar Itália EUA49.000Argentina Suécia40.900Uruguai Alemanha38.400Venezuela França35.600Brasil11.900

 Definição: aumento constante do PIB, pois quanto maior seu crescimento, mais empregos serão criados, mais renda será distribuída, melhor será o padrão de vida da população.  O crescimento é determinado por dois fatores fundamentais:  O estoque dos fatores de produção;  A produtividade desses fatores.

 Os fatores de produção são: a terra, o trabalho e o capital.  Na sociedade capitalista o fator de produção fundamental é o capital.  Assim, o estoque de capital é fundamental para o crescimento → determinante para que este estoque seja suficiente é o fluxo de poupança da economia.  Caso esse fluxo seja baixo, é necessário a importação de poupança externa, o que encarece o capital e, portanto, o investimento.

 “Portanto, quanto menor a disponibilidade de poupança interna no país, menor sua capacidade de produção, pois ele terá de pagar mais pelo investimento.” (p. 31)

 Dois aspectos são fundamentais para determinar a produtividade dos fatores de produção:  Progresso tecnológico;  Educação da força de trabalho.  O comparativo com o caso coreano mostra o quanto o Brasil se atrasou nesse quesito:  “Tudo isso somado – força de trabalho bem-educada, investimento em tecnologia e poupança interna elevada – explica em parte o crescimento econômico acelerado da Coreia do Sul nas últimas décadas. E ilustra, na prática, por que alguns países conseguem atingir uma capacidade de crescimento mais alta que a de outros.” (p. 33)

 O crescimento econômico, isoladamente, não é capaz de garantir resultados positivos para a sociedade como um todo.  Assim, é necessária a incorporação da noção de desenvolvimento, que incorpora a igualdade social, o desenvolvimento humano e o desenvolvimento sustentável.  São autores fundamentais para essa discussão:  O brasileiro Celso Furtado;  O indiano Amartya Sem;  O polonês, naturalizado francês, Ignacy Sachs.

 Igualdade Social:  O desenvolvimento só acontece quando a população, em conjunto, é beneficiada pelo crescimento.  Desenvolvimento humano:  Uma nação só é desenvolvida quando garante aos seus cidadãos os direitos civis e individuais, bem como a capacidade de se defender das intempéries.  Desenvolvimento sustentável:  Viabilidade econômica determinada a partir de critérios sociais e ambientais.

 Determinadas na Cúpula do Milênio da ONU (set/2000), em Nova York: 1. Erradicar a extrema pobreza e a fome. 2. Atingir o ensino básico universal. 3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres. 4. Reduzir a mortalidade na infância. 5. Melhorar a saúde materna. 6. Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças. 7. Garantir a sustentabilidade ambiental. 8. Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

 Academia Pearson. Economia Brasileira. São Paulo: Pearson Educacional, 2009, cap. 2.  VASCONCELLOS, M. A. S.; GARCIA, M. E. Fundamentos de Economia. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2008, cap. 9.  Banco Itaú. Brasil ainda precisa de poupança externa. Macro Visão Itaú, 21 mar Disponível em Acesso em 16 set