Apresentação Multimédia #3 Tema I | ANTES DE MIM capítulo 1| a genética Objetivo: Analisar a relação entre a complexidade do ser humano e o seu inacabamento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Selecção sexual.
Advertisements

A Teoria do Caos e as Organizações
INTRODUÇÃO À BIOLOGIA BIOLOGIA – bios = vida; logos = estudo.
Escola Estadual Angelina Jaime Tebet
Lamarck e o mecanismo evolutivo
2. O objecto de estudo da Linguística
Cérebro:adaptação e autonomia
Aprendizagem e individualização
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Evolução Seleção Natural.
Professor Marcelo Rocha Contin
CAPÍTULO 9 1. Estrutura de controle de um robô industrial
Inteligência Artificial Câmpus de Uruguaiana - PUCRS
Fatores externos que afetam o desenvolvimento (motor)
EVIDÊNCIAS EVOLUTIVAS
Psicologia da Aprendizagem
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
SELEÇÃO NATURAL E DERIVA GÊNICA
Organizações de Aprendizagem
Contrato de Gestação.
A FALSA MEDIDA DO HOMEM Dois estudos sobre o caráter simiesco dos indesejáveis STEPHEN JAY GOULD.
AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM
LIVRO BIO PÁG. 10 A 15 PROF.MAGRÃO
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Watson e o comportamento
PROCESSO DE FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE
Conceitos Dr Anderson Dias Cezar
A complexidade do ser humano e o seu inacabamento biológico
Revisão – 7ª Série (Cap.: 01, 02 e 03)
Questões introdutórias
Hereditariedade específica e individual
Evolução do Sistema Nervoso: Filogênese e Ontogênese.
A Complexidade do Ser Humano e o seu Inacabamento Biológico
Nome: João Carlos Ferreira Borges Turma: 12.3 Número: 6
A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano. 1
Características dos Seres Vivos (aula 02)
Unidade da vida A vida surgiu, na Terra, há mais de 3,5 milhões de anos. Apesar da diversidade de seres vivos todos apresentam muitas semelhanças.
A PSICOLOGIA E O COMPORTAMENTO HUMANO.
IFSC/Joinville Disciplina: Sociologia Professora: Danielli Vieira
01/05/01 1 INTRODUÇÃO 1 Referências bibliográficas Barsoum, M. W. Fundamentals of ceramics. New York, McGraw-Hill, 1997.
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Evolução.
TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DESENVOLVIMENTO SOCIAL Ana Luiza Maia Felipe Piovesana Araújo Gibson Moreira Praça Guilherme Duarte UNIVERSIDADE FEDERAL.
Capítulo 3 - Hereditariedade
EVOLUÇÃO.
Genética: início do século XX.
A Mente Feita para a Sedução Miller, G.F. (2001) A mente seletiva: como a escolha sexual influenciou a evolução da natureza humana. Rio de Janeiro; Ed.
Dicotomias Psicologia, 12º ano.
O objecto da Psicologia
Psicologia nas Organizações
AS EMOÇÕES.
filogénese e ontogénese
Apresentação Multimédia #10 Tema II | EU Capítulo 1 | A cognição
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
Capítulo 6 Funcionalismo: as influências anteriores
2010. Nativo Digital versus Imigrante Digital Nascimento com a tecnologia digital Crescimento em mundo digital Tecnologia molda as actividades Recebe.
Teoria da Evolução e do Reforço: Evolucionismo versus criacionismo: A noção de “continuidade das espécies”. O que nos diferencia das outras espécies?
O que nos torna humanos?.
Emoções Biologia e Cultura
Plasticidade Neuronal
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
OS BEHAVIORISMOS.
Alterações Climáticas: o contexto das experiências de vida Cláudia Costa imoocac13.
Psicologia, Infância e Educação
PSICOLOGIA GERAL PROFESSORA: LUCIANA CAMPOS AULA 7 –
APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA #2 TEMA I | ANTES DE MIM CAPÍTULO 1| A GENÉTICA Objetivo: Explicar as influências genéticas e ambientais no comportamento. →
APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA #3 TEMA I | ANTES DE MIM CAPÍTULO 1| A GENÉTICA Objetivo: Analisar a relação entre a complexidade do ser humano e o seu inacabamento.
APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA #1 TEMA I | ANTES DE MIM CAPÍTULO 1| A GENÉTICA → OS AGENTES RESPONSÁVEIS PELA TRANSMISSÃO DAS CARACTERÍSTICAS GENÉTICAS.
APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA #6 TEMA I | ANTES DE MIM CAPÍTULO 2 | O CÉREBRO → A RELAÇÃO ENTRE O CÉREBRO E A CAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO E DE AUTONOMIA DO SER.
Transcrição da apresentação:

Apresentação Multimédia #3 Tema I | ANTES DE MIM capítulo 1| a genética Objetivo: Analisar a relação entre a complexidade do ser humano e o seu inacabamento biológico. → A RELAÇÃO ENTRE A COMPLEXIDADE DO SER HUMANO E O SEU INACABAMENTO BIOLÓGICO

FILOGÉNESE O que é a filogénese?

INVENÇÃO DA AGRICULTURA filogénese A filogénese diz respeito à história e evolução de uma espécie e aos mecanismos adaptativos implícitos à sobrevivência e reprodução. no caso da espécie humana, a filogénese mostra como um conjunto de mudanças nos permitiriam obter vantagens únicas. Ligadas ao desenvolvimento do cérebro (encefalização), encontram-se várias aquisições COMPORTAMENTAIS IMPORTANTES: O que nos revela a filogénese da espécie humana? LOCOMOÇÃO BÍPEDE UTILIZAÇÃO DAS MÃOS CRIAÇÃO DE OBJETOS MANIPULAÇÃO DO FOGO INVENÇÃO DA AGRICULTURA …

ONTOGÉNESE O que é a ontogénese?

ONTOGÉNESE A ONTOGÉNESE DIZ RESPEITO AO DESENVOLVIMENTO DE UM ORGANISMO PARTICULAR. Inicia-se com a fecundação e prolonga-se por toda a vida do indivíduo. acreditando-se hoje que o desenvolvimento ontogénico do indivíduo resulta de interações permanentes entre os genes que herda e os estímulos do ambiente, defendem-se perspetivas construtivistas. As perspetivas construtivistas estão assentes em princípios ligados à epigénese e opõem-se às crenças deterministas do preformismo. Em que momento se inicia a ontogénese? Que perspetivas se defendem hoje relativamente ao desenvolvimento?

preformismo e epigénese Como se distingue a tese preformista da epigénese?

preformismo e epigénese A TEORIA DO PREFORMISMO, ATUALMENTE DESACREDITADA, DEFENDE QUE O DESENVOLVIMENTO DO INDIVÍDUO NÃO É MAIS DO QUE O CRESCIMENTO DE UM EMBRIÃO PREFORMADO À PARTIDA. EPIGÉNESE A TEORIA DA EPIGÉNESE, ATUALMENTE CONSENSUAL, DEFENDE QUE O DESENVOLVIMENTO DO INDIVÍDUO ESTÁ DEPENDENTE DA INTERAÇÃO ENTRE INFLUÊNCIAS GENÉTICAS (INATAS) E INFLUÊNCIAS AMBIENTAIS (ADQUIRIDAS). O que é o preformismo? O que é a epigénese?

INACABAMENTO BIOLÓGICO E NEOTENIA De que falamos quando falamos de inacabamento biológico?

INACABAMENTO BIOLÓGICO E NEOTENIA AO NASCER, O SER HUMANO É UM SISTEMA BIOLOGICAMENTE FRÁGIL E INACABADO, PROVAVELMENTE O MAIS PREMATURO E IMPREPARADO DE TODAS AS ESPÉCIES. Esta aparente desvantagem do caráter neoténico do ser humano converte-se em vantagem, já que É a flexibilidade do seu programa aberto que o torna mais apto para aprender e interagir. Presente no nascimento, a nossa incompletude acompanha-nos ao longo da vida, permitindo-nos novas possibilidades de adaptação e aprendizagem. Por que razão não devemos encarar o inacabamento biológico como uma desvantagem? O inacabamento biológico e a incompletude resolvem-se com a entrada na vida adulta?

Bibliografia FEINGOLD, J. (2006). A Genética Médica. São Paulo: Loyola. GRIFFITHS, A. (2006). Introdução à Genética. Rio de Janeiro: Nova Guanabara. HUFFMAN, K. (2010). Psychology in Action: Nova Jérsia. John Wiley & Sons, Inc. PASSER, M. e SMITH, R. (2009). Psychology: The Science Of Mind And Behaviour. Nova Iorque: McGraw-hill. WEITEN, W. (2008). Psychology: themes and variations. Belmont: Thomson Wadsworth. ZIMBARDO, P. et al. (2012). Psychology: core concepts. Boston: Pearson.