A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA #2 TEMA I | ANTES DE MIM CAPÍTULO 1| A GENÉTICA Objetivo: Explicar as influências genéticas e ambientais no comportamento. →

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA #2 TEMA I | ANTES DE MIM CAPÍTULO 1| A GENÉTICA Objetivo: Explicar as influências genéticas e ambientais no comportamento. →"— Transcrição da apresentação:

1 APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA #2 TEMA I | ANTES DE MIM CAPÍTULO 1| A GENÉTICA
Objetivo: Explicar as influências genéticas e ambientais no comportamento. → AS INFLUÊNCIAS GENÉTICAS E AMBIENTAIS NO COMPORTAMENTO

2 variabilidade genética: genótipo e fenótipo
O que nos torna biologicamente únicos?

3 variabilidade genética: genótipo e fenótipo
O PROJETO GENOMA HUMANO, UMA INICIATIVA INTERNACIONAL QUE PERMITIU MAPEAR A SEQUÊNCIA COMPLETA DO CÓDIGO GENÉTICO HUMANO, REVELOU-SE FUNDAMENTAL PARA UMA MAIOR COMPREENSÃO DAS NOSSAS INFLUÊNCIAS GENÉTICAS. CONTUDO, JUNTAMENTE COM AS INVESTIGAÇÕES RECENTES NO CAMPO DA GENÉTICA, PERMITIU TAMBÉM SALIENTAR A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO MEIO AMBIENTE NA VARIABILIDADE GENÉTICA. Que conclusões são possíveis retirar do projeto genoma humano?

4 VARIABILIDADE GENÉTICA: genótipo e fenótipo
O TEU GENÓTIPO É CONSTITUÍDO POR CERCA DE 20 A 25 MIL GENES, SENDO A SUA CONFIGURAÇÃO UMA EM 70 TRILIÕES DE POSSIBILIDADES. CONTÉM INFORMAÇÃO ATIVADA E EXPRESSA NO FENÓTIPO E INFORMAÇÃO QUE NÃO SE MANIFESTA. ESTÁ INSCRITO NOS CROMOSSOMAS E PODE EXPRESSAR-SE OU NÃO DEPENDENDO DE LEIS DA HEREDITARIEDADE E DAS PARTICULARIDADES DO MEIO. FENÓTIPO O TEU FENÓTIPO CORRESPONDE À DIMENSÃO VISÍVEL DO GENÓTIPO, ISTO É, AOS CARACTERES QUE SE PODEM OBSERVAR EM TI. REPRESENTA UMA PARTE REDUZIDA DO GENÓTIPO, JÁ QUE A MAIOR PARTE DOS GENES NOS ORGANISMOS NÃO SE TRADUZ NUMA CARACTERÍSTICA OBSERVÁVEL. ESTÁ DEPENDENTE DE FATORES HEREDITÁRIOS E DE CONDIÇÕES DO MEIO. O que é o genótipo? Como se distingue do fenótipo? Dois gémeos idênticos partilham o mesmo genótipo? Dois gémeos idênticos partilham o mesmo fenótipo?

5 HEREDITARIEDADE E MEIO AMBIENTE
Que influência tem o meio ambiente na pessoa que somos?

6 HEREDITARIEDADE E MEIO AMBIENTE
O MEIO AMBIENTE É TÃO IMPORTANTE COMO A HERANÇA GENÉTICA NA DEFINIÇÃO DO QUE SOMOS E NO DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES QUE NOS TORNAM ÚNICOS. AS INFLUÊNCIAS DA HEREDITARIEDADE E DO AMBIENTE TÊM SIDO ESTUDADAS POR CIENTISTAS DA GENÉTICA COMPORTAMENTAL. SÃO UTILIZADOS, ESSENCIALMENTE, QUATRO MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO OU TIPOS DE ESTUDOS NO DEBATE INATO VERSUS ADQURIDO: A que métodos recorrem os cientistas para compreender a influência da genética e do meio no comportamento? GÉMEOS FAMÍLIAS ADOÇÕES ANOMALIAS GENÉTICAS

7 HEREDITARIEDADE E MEIO AMBIENTE
ESTUDOS DE GÉMEOS SE A HEREDITARIEDADE INFLUENCIAR UMA DETERMINADA CARACTERÍSTICA, ELA TENDERÁ A ESTAR MAIS MARCADA EM GÉMEOS MONOZIGÓTICOS DO QUE EM GÉMEOS DIZIGÓTICOS, JÁ QUE OS GÉMEOS MONOZIGÓTICOS PARTILHAM 100% DO ADN, ENQUANTO OS GÉMEOS DIZIGÓTICOS PARTILHAM, EM MÉDIA, 50% DO ADN. OS ESTUDOS COM GÉMEOS IDÊNTICOS SEPARADOS À NASCENÇA SÃO LABORATÓRIOS IDEAIS PARA ESTUDAR AS REAÇÕES DE UM MESMO PATRIMÓNIO GENÉTICO A MEIOS DIFERENTES. Porquê estudar gémeos?

8 HEREDITARIEDADE E MEIO AMBIENTE
ESTUDOS DE FAMÍLIAS PARTILHAMOS MAIS SEMELHANÇAS GENÉTICAS COM OS NOSSOS FAMILIARES DO QUE COM ESTRANHOS, HAVENDO AINDA MAIOR PROBABILIDADE DE PARTILHAR UMA CARACTERÍSTICA COM UM PARENTE PRÓXIMO DO QUE COM UM AFASTADO. OS ESTUDOS COM FAMÍLIAS TÊM REVELADO QUE HÁ TRAÇOS, E ATÉ PERTURBAÇÕES MENTAIS, QUE TENDEM A MANTER-SE AO LONGO DE GERAÇÕES. CONTUDO, AS ILAÇÕES QUE SE PODEM TIRAR SOBRE A INFLUÊNCIA DA HEREDITARIEDADE NÃO SÃO, MUITAS VEZES, CONCLUSIVAS, JÁ QUE OS FAMILIARES TENDEM A PARTILHAR O MESMO AMBIENTE. Porquê estudar famílias?

9 HEREDITARIEDADE E MEIO AMBIENTE
ESTUDOS DE ADOÇÕES SE NUMA CARACTERÍSTICA SE DEMONSTRAR MAIOR PROXIMIDADE COM OS PAIS BIOLÓGICOS, QUE PARTILHAM A MESMA HERANÇA GENÉTICA (MAS NÃO O AMBIENTE), ENTÃO OS FATORES GENÉTICOS SÃO DETERMINANTES. SE NUMA CARACTERÍSTICA SE DEMONSTRAR MAIOR PROXIMIDADE COM OS PAIS ADOTIVOS, QUE PARTILHAM O MESMO AMBIENTE (MAS NÃO A HERANÇA GENÉTICA), ENTÃO OS FATORES AMBIENTAIS SÃO PREDOMINANTES. Porquê estudar adoções?

10 HEREDITARIEDADE E MEIO AMBIENTE
ESTUDOS DE ANOMALIAS GENÉTICAS A PESQUISA GENÉTICA COMPORTAMENTAL TAMBÉM FOCA O FUNCIONAMENTO ATÍPICO DOS GENES E A SUA EXPRESSÃO EM DOENÇAS E PERTURBAÇÕES. SABE-SE HOJE, POR EXEMPLO, QUE UM FRAGMENTO EXTRA NO CROMOSSOMA 21 CAUSA, QUASE INVARIAVELMENTE, A SÍNDROME DE DOWN. Porquê estudar anomalias genéticas?

11 HEREDITARIEDADE específica e individual
O que aproxima biologicamente os humanos entre si? O que separa biologicamente os humanos entre si?

12 HEREDITARIEDADE individual e específica
PATRIMÓNIO GENÉTICO QUE ENCERRA AS PARTICULARIDADES DE CADA INDIVÍDUO É ESTUDADA PELA GENÉTICA COMPORTAMENTAL, QUE SE PREOCUPA EM ESTABELECR RELAÇÕES ENTRE O NOSSO PATRIMÓNIO GENÉTICO INDIVIDUAL E AS CARACTERÍSTICAS QUE EXIBIMOS HEREDITARIEDADE ESPECÍFICA CONJUNTO DE GENES QUE CARACTERIZAM UMA DETERMINADA ESPÉCIE É ESTUDADA PELA PSICOLOGIA EVOLUTIVA, QUE SE PREOCUPA EM ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE O MATERIAL GENÉTICO PARTILHADO PELA ESPÉCIE HUMANA E A EVOLUÇÃO DA MESMA O que é a hereditariedade individual? O que é a hereditariedade específica?

13 Bibliografia FEINGOLD, J. (2006). A Genética Médica. São Paulo: Loyola. GRIFFITHS, A. (2006). Introdução à Genética. Rio De Janeiro: Nova Guanabara. HUFFMAN, K. (2010). Psychology in Action: Nova Jérsia. John Wiley & Sons, Inc. PASSER, M. E SMITH, R. (2009). Psychology: The Science Of Mind And Behaviour. Nova Iorque: McGraw-hill. WEITEN, W. (2008). Psychology: themes and variations. Belmont: Thomson Wadsworth. ZIMBARDO, P. ET AL. (2012). Psychology: core concepts. Boston: Pearson.


Carregar ppt "APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA #2 TEMA I | ANTES DE MIM CAPÍTULO 1| A GENÉTICA Objetivo: Explicar as influências genéticas e ambientais no comportamento. →"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google