Engenharia de Computação Pontifícia Universidade Católica de Campinas ENGENHARIA NA COMPUTAÇÃO Grupo 6.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Advertisements

A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
O papel da informática na educação que queremos
FCETM - Administração (7o Período)
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Prof. Diogo Souza.
Engenharia de Software
Gerência de Projetos Wesley Peron Seno Introdução
E. E. F SONIA DE OLIVEIRA ZANI CURSO INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL Chapecó.
Noções de Informática Prof. Eduardo
Fernando Furlan Rui & Felipe Müller Diehl
Computer Aided Software Engineering
Seminário do grupo de pesquisa em IHC do DIMAp-UFRN
Curso de Engenharia de Computação
Informática Industrial
Apresentação do projeto
INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO
Sistemas Distribuídos e Redes de Computadores
Avaliação de Desempenho de Sistemas Operacionais
GERAÇÕES 1951/ Computadores de primeira geração:
Como Desenvolver Sistemas de Informação
TECNOLOGIA AUTORA: VALDEANE CASSIA E. BEZERRA PROFESSORA DE PORTUGUÊS.
AUTORA: DENYSE PETTERLE MANFROI PROFESSORA DE ARTE
PCS 2038 Conceitos Gerais de Automação CAD
Computação Gráfica - Introdução
Revisão de Conceitos Básicos Hardware (Parte 1)
COMPUTAÇÃO GRAFICA DAVIDE MOURO SALGUEIRO.
Tendências em Arquitetura Digital
O foco da Engenharia de Computação
Cap 2 – Processo de Software
Laboratórios de Informática IV Ferramentas CASE
Aula 23 Centros de Usinagem CAD / CAM
Profa. Dra. Renata Medici
Ethos: Sistema Distribuído para Suporte ao Comitê de Ética em Pesquisa Autor: Rodrigo Stefani Domingues Orientador: Prof. Dr. Carlos M. T. Toledo Faculdade.
IFSul – Campus Venâncio Aires
De Freitas João, Laudisio Vitória, Tamburini Matteo
Apresentação do Curso de Ciência da Computação
DSC/CCT/UFCG Projeto de Redes Neurais Apresentação Parcial do Projeto Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação.
Mecatrônica Professor Daniel C. França Junior
Análise e Projeto de Sistemas de Informação 2o. Semestre de 2014
7º Ano Prof: Lídia Henriques Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos.
Software de Aplicação Murilo Carvalho Pinho.
O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?
Software engineering, the software process and their support M.M. Lehman Apresentadora: Tarciana Dias da Silva.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – Engenharia de Computação – Metodologia da Pesquisa em Computação Técnica e Tecnologia Giuliana Salgado Aleproti.
Introdução à Engenharia de Software
A Importância das tecnologias no mundo
Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação Como conviver com as incertezas científicas? Pedro Leite da Silva Dias Laboratório Nacional de Computação.
Engenharia de Software
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
Programação de computadores Prof. Giovanni Castro.
1. Como a engenharia de software pode contribuir no desenvolvimento de sistemas? 1.1 O problema do software 1.2 A velha crise do software 1.3 Os velhos.
Introdução a Engenharia Elétrica Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamentos da Engenharia Elétrica PCSComputação e Sistemas.
2 Integrantes André Schäffer Breno Neil (Gerente) Caio Lira Eduardo Cavalcanti Felipe Bartolomeu Felipe Maia Filipe Luiz Monteiro Hugo Calazans João Victor.
EDA – Electronic Design Assistant
PHOTOSHOP ILLUSTRATOR CORELDRAW AUTOCAD EDITORES DE VIDEO E AUDIO E HTML 5 E ENTRE OUTRAS COISAS MAIS.
Introdução ao geoprocessamento
Introdução a Computação - IC
Interface Homem/Máquina. Roteiro da Aula de Hoje Parte I Apresentação da Disciplina Parte II Introdução a Interação Humano-Computador (IHC)
Metodologia para o Desenvolvimento de Sistemas de Informação
Técnico em Design Interiores
1 2 3  Terminologia: Conceitos e Normas  Uso Histórico do Design Digital, da Multimídia e da Computação Gráfica  Programas.
Engenharia de Software
Mono processamento e Multi processamento
Introdução ao geoprocessamento
Computação na Engenharia Antônio Carlos Maida Bruno Dodorico Gabriel Furlan Douglas Alves Leonardo Possi 1 Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Aula: Arquiteturas de redes: modelo de referência OSI 04/12/2010.
Engenharia de Software Conceitos e elementos 1. Engenharia   Resolução de problemas através de soluções economicamente viáveis  Motivacão: Limitação.
Gustavo Comeli, Giullyan Kuntze, Maria Inés Castiñeira Ciência da Computação, Pedra Branca (PMUC) Introdução Um dos indicadores de Qualidade de software.
Projeto do CBPF Grid SSOLAR Bruno Lima Felipe da Matta Roberto Kishi Thagor Baiocco Tiago Olimpio
Gustavo Comeli, Giullyan Kuntze, Maria Inés Castiñeira Ciência da Computação, Pedra Branca (PMUC) Introdução Um dos indicadores de Qualidade de software.
Transcrição da apresentação:

Engenharia de Computação Pontifícia Universidade Católica de Campinas ENGENHARIA NA COMPUTAÇÃO Grupo 6

ENGENHARIA É a capacidade de aplicar os conhecimentos científicos de forma prática a fim de produzir novas utilidades e novas tecnologias.

COMPUTAÇÃO Computação é uma ciência que estuda as técnicas, metodologias e instrumentos computacionais, que automatizam processos e desenvolvem soluções, para problemas observados, baseadas no uso do processamento digital.

Papel da Engenharia na Computação Gerar técnicas; Aplicar métodos; Dar a solução para a construção de projetos, computadores e seus periféricos;

A engenharia auxilia na computação: Ao gerar tecnologia: Processamento de imagens Sistemas Operacionais Linguagens de Programação Microprocessamento

Ao gerar ferramentas: Ferramentas em computação forense Forensic ToolKit(FTK) EnCase Winhex

Ferramentas em computação gráfica Coreldraw Adobe Photoshop Inkscape Autocad

Engenharia na construção de periféricos Utilização de cálculos para diminuição do tempo de comunicação entre os componentes dos periféricos.

Processo de Construção de Periféricos Definir o problema (ex: tempo de comunicação entre componentes) Pesquisa do estado da arte Especificação de requisitos Analisar alternativas de soluções Escolher a melhor solução Desenvolvimento Construção de um protótipo Testes Apresentar resultados

Aplicação da Engenharia em softwares Alguns softwares são criados através da aplicação de conhecimento das diferentes áreas da engenharia: civil, aeroespacial e outras; possibilitando, por exemplo, a criação de protótipos, simulações, testes, detecção de falhas e etc.

Computer Aided Engineering (CAE) É o amplo uso de programas de computador para auxiliar nas tarefas de análise de engenharia. Auxilio ao desenvolvimento de utilidades.

Exemplos: Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) – Engenharia Civil Manufacturing Process Management (MPM) – Engenharia de Produção Electronic Computer-Aided Design (ECAD) – Engenharia Eletrônica

Conclusão Concluímos que tecnologia é uma consequência do encontro entre engenharia e ciência, sendo assim, engenharia gera tecnologia e é essencial na criação de novas ferramentas em diversas áreas, inclusive na computação, nesse caso, na criação ou no aprimoramento de computadores, softwares e periféricos, possuindo assim, um papel primordial na geração de novas tecnologias que possam ser aplicadas em diversos setores, beneficiando a sociedade.

Bibliografia VERONEZZI, Felipe. Engenharia : Definição Disponível em: Acesso em: 19/10/2015 Ciência da Computação Disponível em: Acesso em: 19/10/2015, Anderson de Rezende Rocha; GOLDENSTEIN, Siome Klein. Computação Forense.. Disponível em: forense. Acesso em: 19/10/2015 SCIENCE BUDDIES The Engineering Design Process Disponível em: ftp://ftp-acd.puc- campinas.edu.br/pub/professores/ceatec/tobar/mpc/documentos/The%20Engineering%20Design%20Process.pdf. Acesso em: 03/11/2015 PROBITAS CORPORATION Technology Experience Disponível em: Acesso em: 03/11/2015 Engenharia Assistida Por Computador Disponível em: Acesso em: 04/11/2015 Engenharia Disponível em: Acesso em: 04/11/2015 CAD,CAE e CAM: qual a diferença? Disponível em: diferenca. Acesso em: 04/11/2015