Era Vargas História 9º’s.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ERA VARGAS 1930 – 1945.
Advertisements

Crise da República velha e Revolução de 1930
1 A Revolução de 30 pôs fim a República Velha.
“A ERA VARGAS” GETÚLIO VARGAS: O PRESIDENTE QUE MAIS TEMPO FICOU NO PODER.
A REPÚBLICA VELHA OU REPÚBLICA DO (CAFÉ COM LEITE)
ERA VARGAS.
República Velha.
ERA VARGAS ( ).
Revolução de 1930 Clique para adicionar texto 25/03/2017.
História do Brasil Era Vargas.
HISTÓRIA Prof. Luiz Rogério.
A República Velha Brasileira ( )
ERA VARGAS (1930 – 1945).
1 - O PERÍODO PROVISÓRIO (1930 – 1934):
1 - O PERÍODO PROVISÓRIO (1930 – 1934):
REPÚBLICA VELHA ( ) Agentes participantes do projeto republicano  líderes militares, cafeicultores, profissionais liberais, componentes da classe.
Indicou Rompeu Oposição Eleição 1930 Aliança Liberal (oposição)
ERA VARGAS (1930 – 1945).
A REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932
ERA VARGAS ( ).
ERA VARGAS ( ).
ERA VARGAS (1930 – 1945).
Estado, economia e Sociedade
A década de 1920 e o fim da República Oligárquica
ESTADO E CLASSES SOCIAIS NO BRASIL PÓS-1930
GOVERNO PROVISÓRIO – GOVERNO CONSTITUCIONAL –
PROF. FABIO ESCARAMBONI A ERA VARGAS
Tenentismo Características
Profº. Cristiano Almeida
A Era Vargas Período dividido em Três fases
A REPÚBLICA “POPULISTA” ( )
ERA VARGAS (1930 – 1945) PROFESSORA: ROSA MÁRCIA SIMONÁGIO GRANA
A ERA VARGAS 1930 – 1945).
A ERA VARGAS (1930 – 1945) PROF. RICARDO SCHMITZ.
VENCESLAU BRÁS – 1914 a 1918 Desenvolvimento da indústria nacional devido a 1ª Guerra Mundial. O Brasil começou a produzir aqui o que não podia importar.
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
Governo Constitucional (1934 – 1937) Estado Novo (1937 – 1945)
FIM DA REPÚBLICA VELHA.
A Era Vargas COLÉGIO IPIRANGA ALUNOS:CAROLINE MAYUMI
BRASIL: A REPÚBLICA NOVA
Pai dos pobres e Mãe dos Ricos
Getúlio Vargas.
REPÚBLICA BRASILEIRA PERÍODO PROVISÓRIO.
Era Vargas HB.12.
A ERA VARGAS (1930/1945).
Finalizando o ciclo de governo das oligarquias cafeeiras, Getúlio Vargas* chega ao poder à frente da Revolução de 30 * Estadista brasileiro, líder revolucionário,
Era Vargas Prof. Osvaldo.
Influências Crise de 1929 Tenentismo Insatisfação da classe média urbana Movimentos trabalhistas (principalmente o comunismo). Características Pelo acordo.
História do Brasil Era Vargas.
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
HISTÓRIA DO BRASIL Prof. Carlos Eduardo.
Washington Luís.
DECLÍNIO DA OLIGARQUIA CAFEEIRA
BRASIL REPÚBLICA -Com a República, o Brasil mudou a forma de governo, trocou de bandeira, nova Constituição e separou a Igreja do Estado, sem, contudo,
O que significou a Era Vargas para a vida nacional?
REVOLUÇÃO DE 1930 A ERA VARGAS.
Hist-cad-2-top-6 – 3 Prova
1 - Diferentes projetos republicanos:
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Próximo A MONARQUIA DESGASTADA 3ª SÉRIE GAYLUSSAC.
Era Vargas Após a Revolução de 1930, Vargas recebeu o poder em caráter provisório, mas graças ao uso de práticas populistas e paternalistas,
ERA VARGAS.
A ERA VARGAS Natania A S Nogueira Mestra em Histporia
Era Vargas. Biografia  Nome: Getúlio Dornelles Vargas  Nascimento - 19/4/ São Borja (RS)  Falecimento - 24/8/ Rio de Janeiro (RJ) Foi o.
 Getúlio Dornelles Vargas nasceu em 19/4/1882, na cidade de São Borja (RS) e faleceu em 24/8/1954, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).  Foi o presidente.
Brasil: fim da República Oligárquica Professora Vanessa Martins.
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo Geral e do Brasil História.
1930: REVOLUÇÕES E GOLPES Profª Karina Oliveira Bezerra.
Era Vargas.
Transcrição da apresentação:

Era Vargas História 9º’s

“Revolução” de 1930 Fim da República Velha; Aliança política – “café-com-leite” (São Paulo e Minas Gerais); Base econômica agricultora (cafeeira); Grandes proprietários de terras; Partido Republicano Paulista (PRP) e Partido Republicano Mineiro (PRM)

Golpe Março de 1930 – eleições presidenciais; Vitória de Júlio Prestes – acaba não assumindo; Acusações e investigações de fraudes nas eleições – Prestes é deposto; Rio Grande do Sul e aliados (Pernambuco, MG...) planejam revolta armada (Aliança Liberal); Assassinato de João Pessoa (vice de Getúlio) em Recife; Intervenção militar: 1- insatisfação com o tenentismo; 2- crise econômica acentuada (1929); Getúlio Assume a presidência.

Governo Provisório (1930-1940) Reorganização da vida política; O poder acaba sendo centralizado na figura de Getúlio; Os militares assumem cargos do governos – visavam o controle dos estados brasileiros; Buscavam desmantelar as oligarquias – causou insatisfação da elite paulistana; Paulistas X Vargas (Revolução Constitucionalista -1932); Buscavam uma nova Assembleia Constituinte; Acabaram sendo derrotados

1934 se tem, mesmo com a derrota dos paulistanos, maiores poderes ao Executivo; Getúlio adota medidas mais democráticas; Criou a base das leis trabalhistas; Sancionou o voto secreto; Instituiu a participação feminina nas eleições – voto feminino; Tais elementos garantiram um novo mandato para Getúlio Vargas, que agradou a maioria e o congresso.

Governo Constitucional (1934-1937) Período de segundo mandato de Vargas; Disputa: Integralistas (nacionalistas) x Democrático (esquerda) – o primeiro buscava uma hegemonia nacional e o segundo a reforma agrária; Intentona Comunista x Getúlio Vargas – fora uma revolta contra os ideais fascistas que rondavam o governo – acabam fracassando; Getúlio, com o poder centralizado, declarou estado de sítio (perseguiu a esquerda); Com medo de novas revoltas, anulou a constituição de 34 e dissolveu o Legislativo (poder centralizado).

Estado Novo (1937-1945) 10 de novembro de 1937: Início do Estado Novo; Vargas neste período se apresentava com amplos poderes; O medo do Comunismo rondava o imaginário nacional; Vargas e os militares censuraram os meios de comunicação, reprimiu partidos e prendeu e perseguiu “inimigos”; Ao mesmo tempo que fora autoritário: Consolidou as Leis Trabalhistas (CLT); Publicou o Código Penal e o Código de Processo Penal (vigentes até hoje); Criou a concepção de Carteira de Trabalho; Justiça do Trabalho / Salário Mínimo / Descanso semanal remunerado.

Devido a Segunda Guerra, Vargas perde força política – crises econômicas; Assume em seu lugar o General Eurico Gaspar Dutra Getúlio é reeleito novamente em 1951; O país passa por uma situação crítica no setor econômico e também se tem a insatisfação popular; No ano de 1954, Vargas, se suicida com um tiro no peito no Palácio do Catete (Rio de Janeiro); “Deixo a vida para entrar na história” – sua morte continua uma incógnita para a história nacional.