Primeira aproximação à nutrição e função digestória Demandas nutricionais – Elementos constitutivos, estruturais: aminoácidos essenciais, vitaminas, íons, HOH – Compostos de carbono, reduzidos, resultantes da fotosíntese. Serão oxidados em organelas, as mitocôndrias, para a síntese de ATP. A energia química desta molécula é utilizada em processos que demandam energia, como os de sínteses (proteíca, ácidos nucleicos), nas alterações conformacionais de moléculas que que resultam em transferência de matéria nas membranas celulares (bombas) e movimento (estrutura quaternárias associados a moviumento). Trato gastrintestinal – Distema Digestório – Estrutura que provê os elementos nutricionais ao organismo, transformando controladas alguns, preparando-os para absorção
Matéria e Energia: a Biologia as demanda continuamente: os organismos vivos não estão em equilíbrio termodinâmica com o ecosistema, mas sim em uma condição estacionária. A manutenção de processos e da estrutura exige suprimento contínuo de matéria e energia. Tecnicamente….
Matéria e Sistemas Biológicos Definição Origem: – Bing Bang; ~14 bilhões de Anos – Reações nucleares no nucleo de estrelas e subsequente explosão – Agregação no Sistema Solar. 4,5 bilhões de anos. A água: desde a solidificação da crosta terrestre, trazida por asteroides e cometas Quantidade finita de elementos químicos: Reciclagem desde o começo da vidam há 3,8 bilhões de anos.
Tempo Geológico
Energia Definição Newtoniana. Modalidades: – Cinética (Térmica) – Química – Eletromagnética. Indestrutível, mas as formas são interconversíveis. Em velocidades da luz Matéria pode se converter a Energia.
Fonte de Energia quantitativamente mais importante para os seres vivos contemporâneos - SOL Transmissão por radicação eletromagnética
Moléculas orgânicas Formadas por C O H
Fotosíntese CO 2 + H 2 O + Ε Compostos orgânicos + O 2 Energia é armazenda nas ligações Produtores: Plantas, algas e bactérias Consumidores: Respiração Celular Decompositores: fungos e bactérias Nas conversões de Energia há perdas térmicas.
Ecosistema
Respiração Celular
Reações exergônicas e endergônicos
Moléculas orgânicas
Elementos Químicos nos organismos vivos
I. Elementos químicos mais comuns Elemento QuímicoSímboloPorcentagem em peso OxigênioO65,0% 96,35 CarbonoC18,5% HidrogênioH 9,5% NitrogênioN 3,35 II. Elementos químicos menos comuns Elemento QuímicoSímboloPorcentagem em peso CálcioCa 1,5% 3,7% FósforoP 1,05 PotássioK 0,4% EnxofreS 0,3% SódioNa 0,25 CloretoCl 0,2% MagnésioMg 0,1% III. Elementos químicos dos quais há traços Elemento QuímicoSímboloPorcentagem em peso BoroB Menos de 0,015 CrômioCr CobaltoCo FluoretoF IodetoI CobreCu FerroFe ManganêsMg MolibdênioMo SelênioSe SilícioSi EstrôncioSn VanádioV ZincoZn Elementos Químicos no organismo humano
Questões para atividade interativa Reveja a lista dos elementos químicos existente em maior porcentual de peso nos humanos. Compare com a abundância relativa dos elementos químicos na crosta sólida da Terra Considere o elemento químico Ca. Reveja, para o elemento químico, o número atômico, número de massa e massa atômica. Construa um diagrama de anéis concêntricos do átomo. Investigue a reatividade do elemento químico. Considere o elemento químico nos sistemas biológicos: ocorrência, concentrações nos vários compartimentos e funções fisiológicas. Repita as considerações para o K. Comente os efeitos da radiação eletromagnética – as várias frequências e comprimentos de onda – nos sistemas biológicos. Analise os fenômenos de fotosíntese e respiração celular na Biologia do planeta.