As sensações através da música

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A criança é a música.
Advertisements

A MÚSICA E A MATEMÁTICA DOS SONS
O Áudio (Parte I) Prof. AMOUSSOU DOROTHÉE
CENTRO DE EDUCAÇÃO COMUNITÁRIO PRÉ-ESCOLAR ESTRELINHA
CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS 8ºANO
INTERDISCIPLINARIDADE INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
EDIÇÃO DE ÁUDIO (fundamentos)
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA PROPRIEDADES FISIOLÓGICAS do SOM
MINISTÉRIO da DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO D E C Ex - DEPA COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA.
SOM.
Qualidade de vida Equilíbrio / Harmonia = Bem estar Plenitude / Felicidade.
Música: uma viagem através das décadas
Jogos tradicionais: Rodas cantadas
A música Uma jornada sonora E.E.E.F.Lions Club Porto Alegre – Farrapos
ACÚSTICA.
Som Matéria do 8ºano.
ACÚSTICA.
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 2 Manhã
PORTIFÓLIO VIRTUAL Mini Grupo e G1 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Manhã
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 4 Tarde
Maria Monteiro Drumond Poyares
Música & Surdez: Mito ou Realidade?
ACÚSTICA.
Psicoacústica Conceitos básicos
O que é preciso para cantar bem?
ACÚSTICA.
João Tarcísio Alves Maia Filho
Curso de Teoria Musical
FORMAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL
Esquema Corporal Esquema corporal é a representação que cada um faz de si mesmo e que lhe permite orientar-se no espaço. Baseado em vários dados sensoriais.
Ritmo Melodia Harmonia
Unidade 4 Capítulo 12 Funções de relação 2
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
Som Maio 2012 Trabalho realizado por: Ana Rita Martins;
Encontro de Professores e Superintendentes da EBD
Escola de Música do Ministério de Santo Amaro
BRINCAR O DESPERTAR PSICOMOTOR
ACÚSTICA.
Professora Esp. Olga C. Scandolara
TEORIA MUSICAL Iniciante
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
Objetivo Geral : O Projeto pretende contribuir e estimular de forma significativa as crianças a fim de desenvolver os seus cinco sentidos. Nessa fase as.
SOM PARÂMETROS.
ACÚSTICA.
A Importância da musicalização
PROJETO DIA DAS MÃES DURAÇÃO: 1 SEMANA TEMA: EU TE AMO MÃE.
ACÚSTICA.
CURSO BÁSICO DE TEORIA MUSICAL.
CARACTERÍSTICAS DO SOM
ACÚSTICA.
MÚSICA.
MUSICOTERAPIA.
FABIANA DE PAULA PEREIRA
Saudações jovens cientistas! Agora que sabem que as ondas sonoras são representadas por gráficos sinusoidais vamos explorar usando simulações e o osciloscópio.
Aperfeiçoamento teórico
C ENTRO EDUCACIONAL T ABOÃO CONTEÚDO DE ARTES E MÚSICA.
Escutar Em música é algo fundamental Escutar não é ouvir.
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
2.1. Comunicação de informação a curtas distâncias
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
Características dos Sons
PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 8ª (9º ANO) DISCIPLINA: FÍSICA.
PERCEPÇÃO MUSICAL Prof.ª Daiane S.S. da CunhaProf.ª Daiane S.S. da Cunha.
O QUE É SOM? Onda mecânica longitudinal (propaga-se em meios materiais).
Ondas sonoras Obs.: Ondas sonoras se propagam mais rapidamente em meios mais densos devido aos choques com as partículas.
É a oportunidade de desenvolvimento.
Transcrição da apresentação:

As sensações através da música Projeto Mundo Leitor 2015 Categoria: 1 Série: Viagem Infantil V-B Professoras: Sayonara Mirley e Jéssik Emmelly

Apresentação A música é um instrumento usado para criar estratégias e promover o equilíbrio proporcionando diversas sensações. As atividades de musicalização permitem que a criança conheça melhor a si mesmo, desenvolvendo sua noção de limite corporal e também permitem a comunicação com o outro. Essas atividades contribuem como reforço no desenvolvimento cognitivo, linguístico, psicomotor e sócio afetivo. É importante estimular a audição das crianças pedindo para que elas identifiquem ou descubra: De qual instrumento o som foi realizado? Que sons eu consigo fazer com meu corpo? Que sons eu percebo ao meu redor? Trabalhamos também os atributos dos sons: Altura: agudo, médio, grave; Intensidade: forte, fraco; Duração: longo, curto; Timbre: É uma característica de cada som, o que nos faz diferenciar as vozes dos instrumentos.

Objetivo Identificar diversos tipos de sons e as possibilidades de sensações como: acalmar, agitar, alegrar, vibrar, chorar, relembrar.

Desenvolvimento Apresentamos instrumentos musicais numa roda de música. Nomeamos e falamos das origens de cada instrumento. Descobrimos os sons produzidos por diferentes instrumentos musicais. Promovemos ações para trabalhar a atenção e a memória do grupo. Relacionamos os instrumentos usados com a reflexão de como é o som produzido e o que lembramos por meio desses sons. Ouvimos o barulho que o avião produz e reproduzimo-lo com os instrumentos da bandinha. Dançamos, cantamos, brincamos, vivenciamos as diversas possibilidades que a música proporciona. Trabalhamos como a música é composta: O que é som? O que é o ritmo? O que é harmonia? Cada um desses elementos da música correspondeu a um aspecto humano específico. O ritmo musical induziu o movimento corporal. A melodia estimulou a afetividade. A harmonia contribuiu ativamente para a afirmação ou restauração da ordem mental.

Avaliação A avaliação se deu por meio da percepção dos parâmetros do som.

Anexos (registros fotográficos)