Características dos Seres Vivos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula 2 Data: 1/02/2013 Conteúdo:
Advertisements

O SISTEMA DE ENDOMEMBRANAS:
Organelas citoplasmáticas
Professora: Francine Mariotti
Unifev                  Biologia Celular: citoplasma Prof.ª Marisa Dionisio.
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CÉLULA
Retículo Endoplasmático. O retículo endoplasmático é formado por canais delimitados por membranas. Esses canais comunicam-se com o envoltório nuclear.
Citoplasma e organelas citoplasmáticas
bactérias algas plantas certos protozoários
CITOLOGIA (O ESTUDO DA CÉLULA) Ciências Prof. Mariane.
Patrícia Rosa de Araújo
CÉLULA unidade morfofisiológica dos seres vivos
Citologia.
Citoplasma Representa 50% do volume celular.
A célula.
Componentes Citoplasmáticos
Prof. Thiago Moraes Lima
Celulas e organelas citoplasmaticas
Citologia.
CITOPLASMA Os primeiros citologistas acreditavam que o interior da célula viva era preenchido por um fluído homogêneo e viscoso, no qual estava mergulhado.
ORGANELAS CELULARES PROF. Sirlene
Prof: Daiane Luana Glaeser
Modelo celular e componentes mínimos da célula
Células e níveis de organização
Citoplasma Organelas.
CITOLOGIA PROFESSOR JOÃO LUIZ.
ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS I
UNIVERSO : EVOLUÇÃO RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO RUGOSO
ORGANELAS CELULARES.
Célula Eucariótica Animal e suas Organelas
Origem “BIG –BANG”- nas fases primordiais os únicos resultantes gases eram o hidrogénio, o hélio e o lítio; As condições de pressão e de temperatura da.
FISIOLOGIA É o estudo da matéria viva
Prof: Cláudio Reis Aula 02 Oitavo ano – 7ª série
BIOQUÍMICA - NUTRIÇÃO CARACTERÍSTICAS DOS ORGANISMOS VIVOS
Organelas celulares.
8º Ano do Ensino Fundamental CMBH
Biologia e Geologia - 10ºAno
CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS.
Professor Antônio Ruas
Fundamentos Químicos da Vida
Tipos de células David Zanetti.
Membrana Plasmática e Citoplasma
Orgânulos Citoplasmáticos
Citologia A célula.
Citoplasma.
Membrana Plasmática.
Organelas celulares.
MEMBRANA PLASMÁTICA
Disciplina de BHE Profa. Dra. Eleonora Picoli. RNAr + proteínas 2 subunidades Auxiliam na síntese proteica.
CBB 5016 ANATOMIA HUMANA I Pontifícia Universidade Católica de Goiás
CÉLULA Grupo 02 – Ser humano e sociedade Teoria pag. 159 – 173
Membrana Plasmática e Citoplasma
Revisão: Célula Rafael Dall Alba.
Centríolos Núcleo Cromatina Vacúolo Mitocôndrias C. de Golgi
Retículo endoplasmático
Proteína Canal Proteína Receptora Proteína Transportadora.
Microbiologia – Profª Janara
Transporte através da Membrana Plasmática
BIOQUÍMICA TEMPO ESPAÇO ENERGIA.
ORGÂNULOS CITOPLASMÁTICOS
Organelas citoplasmáticas
8º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
MEMBRANA CELULAR: MODELO MOLECULAR Fernanda Moro Gabriel Bartholomeu Gabriela Siqueira Gabriela Chicrala Giovana Weckwerth Guilherme Nomoto Gustavo Lauand.
Citologia Prof. Fábio Duarte.
MEMBRANA PLASMÁTICA E A PERMEABILIDADE
BIOQUÍMICA NUTRIÇÃO Características dos Seres Vivos Ivanise C.S.Mota Ivanise C.S.Mota.
*Organização das células*
Citoplasma Citosol: água + íons + pequenas moléculas + macromóléculas solúveis Organelas: Ribossomos, REL e RER, Complexo de Golgi, Mitocôndrias, Cloroplastos,
Obtenção de Matéria Seres Heterotróficos 1 Obtenção de Matéria – Seres Heterotróficos 2.
Características dos Seres Vivos 2017/2 Ivanise C.S.Mota
Transcrição da apresentação:

Características dos Seres Vivos BIOQUÍMICA NUTRIÇÃO Características dos Seres Vivos Ivanise C.S.Mota

INTRODUÇÃO À BIOQUÍMICA CIÊNCIA QUE ESTUDA AS ESTRUTURAS MOLECULARES, OS MECANISMOS E OS PROCESSOS QUÍMICOS RESPONSÁVEIS PELA VIDA. Blakiston

PROCESSOS PARA MANTER E PERPETUAR A VIDA 1 – SÍNTESE DE BIOMOLÉCULAS 2 – TRANSPORTE DE ÍONS E MOLÉCULAS ATRAVÉS DE MEMBRANAS 3 – PRODUÇÃO DE ENERGIA E MOVIMENTO 4 - REMOÇÃO DE PRODUTOS METABÓLICOS DE EXCREÇÃO E SUBSTÂNCIAS TÓXICAS

Composição Orgânica Principais átomos : C, H, O, N, P, S. Principais Moléculas: 70% a 80% Água; 10% a 15% Proteínas; 2% a 3% Lipídios; 1% Glicídios; 1% Ácidos nucleicos; 1% Sais Minerais; 1% Vitaminas.

CRITÉRIOS ALIMENTOS – in natura ou processado. FONTE DOS NUTRIENTES NECESSÁRIOS AO ORGANISMO * INGESTÃO * DIGESTÃO * ABSORÇÃO * DISTRIBUIÇÃO

“O corpo depende do bom funcionamento dos processos bioquímicos, os quais são responsáveis pela formação, crescimento e funcionamento das células e tecidos. Para que isto aconteça é indispensável variar os nutrientes.” Clark,M.G.

Células: unidade básica da vida Unidades estruturais e funcionais de todos os organismos vivos – Células de eucariotos

     

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS

Núcleo Sítio da síntese de maior parte do DNA e do RNA – Concentração e repasse das características inatas.

Retículo Endoplasmático Membrana contínua com as membranas nuclear e plasmática: parte rugosa apresenta ribossomos ligados

Retículo Endoplasmático RER - Participa da síntese de proteínas que serão enviadas para o exterior das células. Esse tipo de retículo é muito desenvolvido em células com função secretora. Ex.: Pâncreas - enzimas digestivas Intestino - muco Alvéolos pulmonares - produzem lipoproteína surfactante

Retículo Endoplasmático REL – Participa da síntese de esteróides, fosfolipídeos e outros lipídeos. Desintoxica o organismo atuando na degradação do etanol de bebidas alcoólicas, de medicamentos como antibióticos e barbitúricos . É abundante em células do fígado, gônadas e pâncreas.

RIBOSSOMOS Sintetizar fitas proteicas de RNA complementares às já existentes e produzir enzimas. Realiza a tríade do material molecular básico da vida.

COMPLEXO DE GOLGI Sintetizar grande número de diferentes macromoléculas, modificando, classificando e empacotando–as para serem secretadas – exocitose. É uma central de correios onde os "pacotes" são enviados a diferentes destinos no interior da célula.

CENTRÍOLOS Promove formação dos fusos centriolares (fibras) capazes de promover a divisão celular, após encurtamento das mesmas e ação cinetocórica.

MITOCÔNDRIA Responsável por muitos processos catabólicos fundamentais para a obtenção de energia para a célula, como a beta-oxidação de ácidos graxos, Ciclo de Krebs e a Cadeia Respiratória.

Presentes em grande número na musculatura

LISOSSOMOS  Degradação de partículas vindas do meio extracelular, recicla outras organelas e componentes celulares envelhecidos. Age através da digestão intracelular controlada por proteínas, ácidos nucleicos, carboidratos e lipídeos.

PEROXISSOMOS Degradar compostos tóxicos para a célula, transformando-os em compostos menos tóxicos. Os produtos a degradar sofrem ação das catalases e oxidases transformando-os em peróxido de hidrogênio.

MEMBRANA PLASMÁTICA Define os limites da célula, separa o conteúdo intracelular do meio extracelular, seleciona as moléculas polares que possam entrar na célula (permeabilidade seletiva), permite a modificação da forma e do tamanho da célula (flexibilidade).

Composição química: 60% de proteínas, 40% de lipídios (fosfolipídios), glicoproteínas, glicolipídios .

Transporte através das membranas Transporte passivo – não envolve o consumo de energia do sistema, a movimentação dá-se a favor do gradiente de concentração. Ex: osmose, difusão simples, difusão facilitada. Transporte ativo - envolve a utilização de energia pelo sistema - a energia utilizada é na forma ATP. Ex. Bomba de sódio e potássio.

Considerações Finais Cada tecido necessita de nutrientes para se potencializar. Cada uma das organelas citoplasmáticas apresentam funções e quantidades diferenciadas na célula, mediante a funcionalidade do tecido, promovendo energia.

Caso clínico Alionor, 35 anos de idade, natural de Macaé, 76kg, 1m e 70cm, fumante, trabalhador de mina de carvão há mais de 10 anos, pai de duas meninas, encontra-se com respiração precária há três meses. Uma de suas filhas carece de transfusão sanguínea e ao avaliar Alionor verificou-se que não poderia ser o doador, apesar de seu grupo sanguíneo ser compatível. Alionor ficou insatisfeito com o ocorrido. Esclareça o que pode ter acontecido.

Responda Rapidamente 1.Delimitador do meio interno e externo celular. 2.Empacotador intracelular 3.Degradador de material tóxico 4.Digestor intracelular 5.Participa da síntese de proteínas 6.Participa da síntese de lipídios 7. Local da síntese de proteínas 8. Participa da divisão celular 9. Participa da síntese do material genético