Planejamento Regional II Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz REB – 2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LEMA: CIDADE PARA TODOS E TODAS
Advertisements

Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
JOVENS E A CIDADE: UM ESTUDO EM JUIZ DE FORA JOVENS E A CIDADE: UM ESTUDO EM JUIZ DE FORA Resultados: As relações com o bairro e a cidade dos jovens de.
Vantagens Comparativas; Globalização; Desigualdades.
INSTITUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL E LOCAL
A ORTODOXIA DO DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO
Agência Goiana de Desenvolvimento Regional
Políticas para Promoção de Arranjos e Sistemas Produtivos Locais de MPME: Oportunidades e Desafios na Era do Conhecimento Helena M. M. Lastres Cristina.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Regionalização do Espaço Brasileiro Notas introdutórias
Região, Regionalização e regionalismos
Representações do espaço Amazônico
“O novo espaço da produção globalizada”*
Região e história do pensamento – Parte II
Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz
Região, Regionalização e regionalismos
O novo rural e a regionalização do espaço brasileiro
Aula de revisão (parte I)
Região, regionalização e território-rede
O regional natural Regionalização do Espaço Brasileiro
Aula de revisão – Parte II
DINÂMICA ESPACIAL CONTEMPORÂNEA – PARTE II
Planejamento Regional: antecedentes
O PACTO FEDERATIVO DESAFIOS E CAMINHOS
AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA: instrumentos de avaliação do processo de ensino-aprendizagem ou instrumento de responsabilização da escola? Prof. Dr. Carlos.

Política nacional de planejamento regional urbano
Módulo I – UM NOVO CONCEITO E UMA NOVA METODOLOGIA DE PLANO DIRETOR
A muldimensionalidade da pobreza e a política pública
Turismo e desenvolvimento local: reflexões sobre o caso brasileiro
Políticas públicas de turismo: uma análise a partir do território
FLG 1585 – Geografia do Turismo
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
Agenda 21: Agricultura Sustentável
Premissas Dados das Microrregiões.
A industrialização brasileira e a questão do trabalho
O papel dos entes subnacionais no processo de desenvolvimento – o caso brasileiro Fernando Dias Menezes de Almeida Professor – Universidade de São Paulo.
Plano Plurianual Plano Plurianual
Evolução das taxas de analfabetismo por região
Philippe Bonnal Cirad, UMR ART-Dev
Ministério da Ciência e Tecnologia
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Regionalização do território brasileiro
1 Qua-07 de Maio de 2014 Uberlândia/MG Seminário 2: Consórcios Públicos de Saneamento Básico: Estruturação, Implantação e Sustentabilidade.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
XI Marcha dos Prefeitos
Política Educacional Brasileira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NORTE – RS CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES Profa. Dra. Marta Cocco da Costa Profa.
SEMINáRIO SANTA CATARINA 2015
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
PLANEJAMENTO TERRITORIAL
Globalização e as desigualdades regionais
Click to edit Master subtitle style. Construir um Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PNDRSS, com metas de curto, médio.
Aula de revisão (parte II) Regionalização do Espaço Brasileiro Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Fundamentos da Administração Pública
Planejamento Urbano e Plano Diretor
Retomando....
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
Seminário 2013 da Associação Nacional dos Servidores de Carreira do Planejamento e Orçamento - ASSECOR Planejamento e Desenvolvimento: o papel crucial.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
2º Seminário do Programa Estadual – PROTURB: Em busca da integração regional e da redução das desigualdades. BELÉM DATA: 18 e 19/11/15 2º Seminário do.
A Nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional Desafios e Perspectivas Fernando Bezerra Coelho Ministro de Estado da Integração Nacional.
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades.
Regiões Integradas de Desenvolvimento Audiência Pública Comissão de Desenvolvimento Urbano Brasília, outubro de 2015.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Transcrição da apresentação:

Planejamento Regional II Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz REB – 2015

Brasil primário exportador (ilhas econômicas regionais) ________________________________ Brasil urbano-industrial (economia nacional regionalmente localizada)

Bases da desigualdade regional no Brasil Segundo Wilson Cano, as bases das desigualdades regionais no Brasil são forjadas entre 1880 e 1930

Séc. XX: paradigmas do desenvolvimento e aprofundamento das desigualdades regionais Industrialização/mineração Agricultura moderna, científica (agronegócio) Serviços/Turismo

O Processo de globalização e os novos desafios ao planejamento regional AGENTES GLOBAIS  Nação (ente regulador/regulatório da economia e do desenvolvimento)  Agentes e interesses locais

CF 1988 – Divisor de Águas Contexto histórico: avanço do neoliberalismo/financeirização da economia Novos paradigmas: Descentralização Administrativa Planejamento participativo Prática: o planejamento governamental mantém traços que lhe deram visibilidade durante a ditadura (Galvão & Brandão, 2003)

Paradoxo Embora a Constituição Federal de 1988 atribua à questão regional um status de “princípio geral”, na prática, nos anos que se seguiram à sua aprovação praticamente não houve planejamento regional no Brasil, tendo ocorrido, inclusive, um desmonte das instituições ligadas ao planejamento regional no país (sobretudo a partir da Reforma Collor, de 1990), como concluiu SILVA (2014).

O Desmonte da polity do Planejamento Regional Extinção da Sudeco e da Sudesul, em 1990 Transformação da Sudene e da Sudam em Adene e ADA, respectivamente, Agências executoras de políticas públicas e não mais formuladoras destas.

OS ENIDS (PPA ): fundamentos Relação entre espaço e transportes; Entendimento de que a grande obra de infraestrutura re- valoriza empreendimentos produtivos preexistentes e estimula e surgimento de novos; Fundamentado nas ideias de logística, competitividade e “custo Brasil” Mérito de recolocar o debate sobre a espacialidade do desenvolvimento brasileiro; (Galvão & Brandão, 2003)

ENIDS Eixos de Desenvolvimento Áreas de Influência Fonte: BRASIL (2003) apud SILVA ( 2014) Fonte: EGLER (2001) apud SILVA ( 2014 )

A PNDR (2006/7) APNDR visa à redução do inaceitável fosso de desigualdade social e regional que se aprofundou ao longo da história brasileira, alijando milhões de brasileiros do alcance das ações do poder público e dos benefícios do progresso...(Brasil, 2006)

Diagnóstico da PNDR Padrão de ocupação territorial heterogêneo, desigual e ainda por consolidar; processo de interiorização lento embora marcante; Rendimento domiciliar distanciando N e NE do restante do país Território seccionado pelo desnível educacional. (Fonte: Brasil, 2006)

PNDR-Espaços Prioritários Fonte: BRASIL (2012) apud SILVA ( 2014)

Algumas características da PNDR Superação do paradigma das macro-regiões homogêneas Abordagem multiescalar Rompimento com a lógica de “política federal” (inclui os distintos entes federados no processo de planejamento) SILVA (2014)

Referências Bibliográficas BACELAR, Tania. O Brasil ainda precisa se consolidar como nação: depoimento (Maio/2006). Brasilia: Boletim Regional. Entrevista concedida a Eduardo Ferreira, pp BRASIL. Ministério da Integração Nacional. Construindo um Brasil de todas as regiões: catálogo expo- regiões. Brasília: DF, GALVÃO, Antonio. C. & BRANDÃO, Carlos. A. Fundamentos, motivações e limitações da proposta dos “Eixos Nacionais de Integração e Desenvolvimento”. In: GONÇALVES, Maria F.; BRANDÃO, Carlos A.; GALVÃO, Antônio C. Regiões e cidades, cidades nas regiões – o desafio urbano-regional. Rio Claro: Unesp, 2003, pp SILVA, Simone Affonso da. O planejamento regional brasileiro pós-CF 88: instituições, políticas e atores Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo. São Paulo, 2014.