ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Centro de Doutrina do Exército
Advertisements

REUNIÃO DE CONTRATO DE OBJETIVOS DOUTRINÁRIOS
Gabinete do Comandante do Exército
ROTEIRO 1. INTRODUÇÃO 2. DESENVOLVIMENTO - ESTRUTURA DE EAD NO EB - AÇÕES ATUAIS E FUTURAS 3. CONCLUSÃO.
Projetos ideológicos e conflitos políticos
SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL
AÇÕES A REALIZAR - Após a aprovação do novo SIDOMT, a 3ª SCh/EME enviará aos ODS/OADI a relação dos manuais de campanha que serão transformados em manuais.
ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO
Planejamento Institucional da Aeronáutica
CENTRO DE DEFESA CIBERNÉTICA
Cmdo MilOM Vagas CMA 1º Batalhão de Infantaria de Selva05 2º Batalhão de Infantaria de Selva03 4º Batalhão de Infantaria de Selva01 5º Batalhão de Infantaria.
 .
ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO
1 ASPECTOS LEGAIS E ATUALIZAÇÕES DA LEGISLAÇÃO QUE AMPARA O EMPREGO DA MARINHA DO BRASIL NA GARANTIA DA LEI E DA ORDEM A PARTIR DE 1988.
Introdução - Premissas básicas 2. Desenvolvimento Conheça o CGAEM Perfil Profissiográfico Estatísticas Quadro de eventos Patrocínios 3. Conclusão.
PROJETO ESTRUTURANTE NOVO SISTEMA DE ENGENHARIA
PROJETO ESTRUTURANTE NOVO SISTEMA DE ENGENHARIA
Doutrina Militar Terrestre
CENTRO DE DOUTRINA DO EXÉRCITO
1º ENCONTRO REGIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS DE DEFESA Região Centro-Oeste Tema: Forças Armadas, Segurança e Garantia da Lei e da Ordem: perspectivas.
ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO
DMT em Revista. CARACTERÍSTICAS - Publicação especializada, produzida pelo EME (C Dout Ex), com apoio do CComSEx. - Busca-se uma edição trimestral. -
ESTÁGIO DE PREPARAÇÃO DE CMT, CHEFES/DIRETORES DE OM
PLANEJAMENTO BASEADO EM CAPACIDADES
COTER Será passado um filmete institucional do COTER.
PORTAL DO C DOUT EX PORTAL DO C DOUT EX ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO 2012.
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO
CENTRO DE DOUTRINA DO EXÉRCITO
ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO
SISTEMA DE DOUTRINA MILITAR TERRESTRE (SIDOMT)
ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO
Centro de Doutrina do Exército
BASES PARA A TRANSFORMAÇÃO DA DMT
OPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO
EME-RCOD 2015, 24 de setembro de Objetivo - Apresentar a situação da Doutrina Militar Terrestre (DMT) na área do Comando Militar da Amazônia (CMA).
EPCOM ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO
Proposta de Manuais de Campanha
Centro de Doutrina do Exército
1º OUT 2014 PORTAL DE DOUTRINA DO EXÉRCITO RCOD
Experimentação Doutrinária Brasília-DF, 02 de outubro de 2014
ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO
AS EXPERIMENTAÇÕES DOUTRINÁRIAS NO CMS
Assessoria de Doutrina/DECEx
RCOD 2015RCOD 2015 C DOUT Ex/COTERC DOUT Ex/COTER.
Reunião de Contrato de Objetivos Doutrinários
Assessoria de Doutrina/DECEx
(Institui o SISBIN e cria a ABIN) AGÊNCIA BRASILEIRA DE INTELIGÊNCIA
Contrato de Objetivos Doutrinários
ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO
RCOD / OUT 2013 DOUTRINA MILITAR TERRESTRE em REVISTA.
3ª SUBCHEFIA O EMPREGO DUAL DE ORGANIZAÇÕES MILITARES EM OPERAÇÕES DE AJUDA HUMANITÁRIA.
REUNIÃO DE CONTRATO DE OBJETIVOS DOUTRINÁRIOS 2013
TRANSFORMAÇÃO DA 4ª Bda Inf L (Mth)
Informações Operacionais
ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO
CENTRO DE DOUTRINA DO EXÉRCITO
HIERARQUIA DAS PUBLICAÇÕES DOUTRINÁRIAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Escolas Centros de Instrução Escolas Centros de Instrução COLOGDECDCT COTER C Mil A SEF DECExCCOMSEx CIEDGPSGEx DECEx.
RCOD / OUT 2013 PORTAL DE DOUTRINA DO EXÉRCITO.
ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO Sistemática de Acompanhamento Doutrinário e Lições Aprendidas 02 Out 13.
“A DIMENSÃO HUMANA É A FORÇA DA NOSSA FORÇA”.
 Estimular o aproveitamento do conhecimento doutrinário disponibilizado pelo DECEx. 3.
DIREITO À PAZ.
DIREITO CONSTITUCIONAL INTRODUÇÃO. MATÉRIA JURÍDICA CONSTITUCIONAL organização dos poderes estatuto das liberdades diminuição das desigualdades sociais.
1/23 PLANO ESTRATÉGICO DE FRONTEIRAS = DEBATE = General de Divisão Álvaro Gonçalves Wanderley Subchefe de Inteligência de Defesa.
ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO REUNIÃO DE CONTRATO DE OBJETIVOS DOUTRINÁRIOS 2013 (RCOD 2013) 02 OUT 2013.
17 SET 13DGP. 2ª SUBCHEFIA DO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO 2ª SUBCHEFIA DO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO.
Visão Ser reconhecido pela sociedade brasileira e pela comunidade internacional como órgão de Estado efetivamente integrador da segurança e da defesa.
1 2 OBJETIVOOBJETIVO Propiciar ao novo integrante do Departamento: conhecer a missão, a organização, atribuições e os processos.
Transcrição da apresentação:

ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO Centro de Doutrina do Exército

Reunião de Contrato de Objetivos Doutrinários 2014 Sistemática de Planejamento da doutrina militar terrestre

OBJETIVO Apresentar os principais aspectos relacionados a Sistemática de Planejamento da Doutrina Militar Terrestre

roteiro REUNIÃO DE CONTRATO DE OBJETIVOS DOUTRINÁRIOS PROCESSO DE PRODUÇÃO DOUTRINÁRIA PRODUTOS DOUTRINÁRIOS FONTES DO CONHECIMENTOS DOUTRINÁRIO SISTEMÁTICA DO PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO DOUTRINÁRIA

PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DO EXÉRCITO. Momento especial EB. Processo de transformação que tem por objetivo levar nossa F a era do conhecimento.

A transformação do Exército não Missão do Exército - Defesa da Pátria. - Garantia dos Poderes Constitucionais. - Garantia da Lei e a Ordem. - Apoio à política brasileira na área internacional. - Realização de ações subsidiárias. 8. O estabelecimento das Bases para a transformação da DMT é Fruto de estudo profundo e sistemático que levou em consideração / marcos legais orientadores da Def. Leis ordinárias e complementar. Faremos referência a algumas que consideramos fundamentais no processo, além da Dtz Cmt. - Indicam como o EB deverá ser organizado e como a F Ter deverá ser preparada e empregada, para cumprir sua Mis constitucional. A transformação do Exército não muda esta missão.

MONITORAMENTO/CONTROLE Estratégia Nacional de Defesa C A P I D E S O R T V EIXOS DE AÇÃO DEFESA DA PÁTRIA PAZ MONITORAMENTO/CONTROLE CRISE SEGURANÇA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL 9. F com capacidade de monitoramento e Ct, presença nacional, Mobilidade para antecipar-se a qq ameaça no seu entorno estratégico ou área de interesse. MOBILIDADE E PRESENÇA CONFLITO OU GUERRA APOIO AO POVO BRASILEIRO

DIRETRIZ CMT EB 5. Além de estabelecer o papel da Dout, descreve ações a serem executadas no processo de atualização Dout.

C Dout Ex - 3ª S Ch DOUTRINA ORIENTAR PREPARO E EMPREGO Conjuntos de princípios, valores, fundamentos,conceitos, concepções, Táticas, técnicas, procedimentos e normas PREPARO E EMPREGO DOS ELEMENTOS DA FTer ORIENTAR

ESSÊNCIA DA MISSÃO DO EXÉRCITO Reúne as aptidões que a Força deve desenvolver para cumprir suas missões, considerando um cenário incerto, ini não identificado e necessidade de realizar Op no amplo espectro.

INSTRUÇÕES GERAIS PARA A ORGANIZAÇÃO E O FUNCIONAMENTO DO SIDOMT NOVO SIDOMT (Edição 2012) INSTRUÇÕES GERAIS PARA A ORGANIZAÇÃO E O FUNCIONAMENTO DO SIDOMT 1ª Edição 2012 EB10-IG-01.005 Port Cmt Ex Nº 989, de 27 Nov 2012 Aprova as Instruções Gerais para a organização e o funcionamento do Sistema de Doutrina Militar Terrestre (SIDOMT)

SISTEMÁTICA DE PLANEJAMENTO DA DOUTRINA MILITAR TERRESTRE (EB20-IR-10.001) Estabelece e regula o papel de cada órgão representado na RCOD

REUNIÃO DE CONTRATO DE OBJETIVOS DOUTRINÁRIOS Art. 18. A Reunião de Contrato de Objetivos Doutrinários é uma reunião anual que trata dos projetos e das atividades doutrinárias a serem desenvolvidas pelo SIDOMT.

REUNIÃO DE CONTRATO DE OBJETIVOS DOUTRINÁRIOS I - consolidar, junto aos órgãos gestores do conhecimento e aos órgãos de doutrina setorial, as necessidades atuais de doutrina, constantes do Quadro de Situação da Doutrina (QSD);

REUNIÃO DE CONTRATO DE OBJETIVOS DOUTRINÁRIOS II - levantar subsídios para a elaboração do PDDMT dos anos “A+1 e A+2”;

REUNIÃO DE CONTRATO DE OBJETIVOS DOUTRINÁRIOS III - firmar os compromissos para a evolução/aperfeiçoamento da DMT por meio da assinatura dos Contratos de Objetivos Doutrinários para o ano seguinte (A+1).

RESPONSABILIDADE DE TODOS OS ÓRGÃOS DO SIDOMT PRODUÇÃO DOUTRINÁRIA RESPONSABILIDADE DE TODOS OS ÓRGÃOS DO SIDOMT

ESTRUTURA GERAL DO NOVO SIDOMT INDUTORES DO SISTEMA 1ª 2ª 4ª 5ª 6ª 7ª ORGÃOS GESTORES DE CONHECIMENTO EM Cj/MD ORGÃOS DE DOUTRINA SETORIAL EPEx EME CCIEx CMA SGEx CML CIE CMNE CComSEx Órgão Central DGP CMO C Dout Ex COTER CMP COLOG CMS SEF CMSE indivíduo DEC Adidos Militares Alunos e Instrutores em escolas em NA DECEx CMN Oficiais de Ligação DCT ORGÃOS DE PESQUISA DOUTRINÁRIA

PRODUTOS DOUTRINÁRIOS Manuais (de Fundamentos, de Campanha, de Ensino e Técnico) Notas de Coordenação Doutrinárias; Cadernos de Instrução;

PRODUTOS DOUTRINÁRIOS Quadros de Organização; Condicionantes Doutrinárias Operacionais (CONDOP); e Requisitos Operacionais Básicos (ROB)

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA DOUTRINA (pddmt) Documento que tem por finalidade orientar o planejamento e coordenar a execução das ações relativas ao desenvolvimento da DMT, integrando os órgãos envolvidos no processo.

Fontes para o planejamento da produção doutrinária (FPPD) Fontes para Planejamento Produção Doutrinária Pub Dou Cj Dir G Cmt EB Siplex RIDE RIDOSE RIDOP SIDCT SIDO Outras Fontes Elementos Essenciais de Interesse da Doutrina C Dout Ex

FONTES DO CONHECIMENTO DOUTRINÁRIO Compõem alguns dos requisitos para o desenvolvimento da Doutrina que se concretiza quando da obtenção dos produtos doutrinários finais da DMT.

FONTES DO CONHECIMENTO DOUTRINÁRIO Produtos Doutrinários Pesq Dout TNP Missões no Exterior Atividades Especiais Expr, Mlh Prat e Lç Aprd

Quadro de situação DA doutrinA (QSD) QUADRO DE SITUAÇÃO DE DOUTRINA A - Comando e Controle B - Movimento de Manobra C - Inteligência D - Fogos E - Logística F - Proteção G - PRODE/MEM Serve de base para a elaboração do Plano de Desenvolvimento da Doutrina Militar Terrestre (PDDMT).

Sistemática para o Planejamento da produção doutrinária EEID FPPD QSD PDDMT Prod Dout

CONCLUSÃO Importância da Doutrina na Transformação Importância do trabalho de todos os órgãos componentes do SIDOMT