BANDAGENS E ATADURAS Ataduras são faixas confeccionadas para acomodar uma parte específica do corpo. A maioria é confeccionada de algodão, musseline.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESVIOS POSTURAIS LORDOSE CERVICAL = Acentuação da concavidade da coluna cervical. CAUSA: - Hipertrofia da musculatura posterior do pescoço CORREÇÃO: -
Advertisements

ERGONOMIA? Só se for no DIA-A-DIA!!!.
Primeiros Socorros Conceito:
PRINCÍPIOS MECÂNICOS: CINÉTICA E FORÇA
Capote e luvas cirúrgicas aula 4
Mãos: Por que é tão importante termos cuidados com elas?
Como se avalia a condição física?
MONTAGEM-TORQUE Tendo visto que o pré-carregamento é desejado em uniões importantes, deve-se agora considerar os meios de assegurar que o pré-carregamento.
DESLOCAR, LEVANTAR E TRANSPORTAR CARGAS MANUAIS
Procedimentos de Segurança
Como restabecer a vitalidade ENSINAMENTOS DE MESTRE LIU
Anatomia Planos e eixos de movimento Principais ossos é músculos
Exemplos de exercícios de estiramento aplicados ao Badminton
Os 4 exercícios iniciais podem sem feitos logo no início da lesão
O nosso esqueleto.
PATINAGEM Programa do 1º Ciclo
Ergonomia preventiva.
RESSUSCITAÇÃO CARDIO-PULMONAR
Alexandra Medeiros Karla Roseanny Leiliane Larissa lily Cristiane
Liga Pernambucana de Emergências Projeto de Extensão
Ao final desta lição os participantes serão capazes de:
ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA
PROPRIEDADES DO AR.
Boas Práticas de Armazenagem
TRABALHO DE INSTRUÇÃO DE BOMBEIROS TRAUMA DE EXTREMIDADES
O Arremesso de Peso A bola oficial, feita de bronze, ferro fundidou ou chumbo, pesa: - Masculino: 7,26 e possui cerca de 12 cm de diâmetro; - Feminino:
PÉ DIABÉTICO E SEUS CUIDADOS
I P C A AGNALDO TREINAMENTOS S A E Ç G N U A R.
Cuidado com as mãos.
Exercícios Resistidos Aplicados às diversas partes do corpo
Técnica de calçar luvas estéreis Professor: Eunaldo Dias
Ressonância Magnética Posicionamentos e Protocolos Karine Minaif.
Posições Cirúrgicas Professor: Eunaldo Dias.
UNIFENAS BH: Faculdade de Ciências Médicas
Curso Profissional Técnico de Multimédia – turma M
Lesões musculoesquelética
Entorses, Luxações e Fraturas
HIGIENE CORPORAL.
HEMORRAGIAS Cezar Tchaikovski.
ENTORSE, LUXAÇÃO, FRATURAS
ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ
Dia do Idoso 2 de Novembro de 2011.
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Profª. Maria Helena Carvalho
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
HEMORRAGIA Suporte Básico de Vida.
HABILIDADES MANIPULATIVAS OU DE CONTROLE DE OBJETOS
Somente Os Vingadores não se ferem
Os primeiros socorros são apenas a primeira ajuda a ser dada ao ferido
Prof. Erika Meirelles de Castro
NADO CRAWL.
Ginástica Artística = Atividades no solo
CAUSA NECESSIDADES FUNÇÕES/FINALIDADES TRATAMENTO CONSELHOS ÚTEIS
Saúde em tempo real.
SUPORTE BÁSICO DE VIDA.
Primeiros Socorros : RCP – Engasgo – AVC – Ataque Cardíaco
Utilize este modelo para criar páginas Web em intranet para o seu grupo de trabalho ou projecto. Pode modificar o seu conteúdo para adicionar informação.
Prof: Klenio Lucena de Sena Campina Grande 2015
CORREÇÃO DE DEFORMIDADES. Há dois tipos de redução possíveis:  Fechada – sem cirurgia.  Aberta – com cirurgia. OBS: Redução é o alinhamento do osso.
Profª. Maria Helena Carvalho
Atualização em Curativos (Materiais e Técnicas)
CHOQUE ELÉTRICO resista ao impulso de correr até seu colega
Fundamentos do Voleibol
Fabiano Silva Martins Enfermeiro - Hemodinâmica Curso
IMOBILIZAÇÃO E TRANSPORTE DE VÍTIMAS
GINÁSTICA de SOLO.
PRIMEIROS SOCORROS Como agir em situações de emergência
Contenção de Grandes Animais
Transcrição da apresentação:

BANDAGENS E ATADURAS

Ataduras são faixas confeccionadas para acomodar uma parte específica do corpo. A maioria é confeccionada de algodão, musseline ou flanela, de diversos tamanhos, comprimentos e larguras. A atadura se divide em corpo da atadura, ponta inicial, ponta final, face interna e face externa, e está sempre disposta em rolo.Ataduras são faixas confeccionadas para acomodar uma parte específica do corpo. A maioria é confeccionada de algodão, musseline ou flanela, de diversos tamanhos, comprimentos e larguras. A atadura se divide em corpo da atadura, ponta inicial, ponta final, face interna e face externa, e está sempre disposta em rolo. A bandagem é a manobra de aplicar atadura, envolvendo o local a fim de cobrirA bandagem é a manobra de aplicar atadura, envolvendo o local a fim de cobrir uma determinada parte do corpo. uma determinada parte do corpo. Bandagens e ataduras

Os objetivos das bandagens são:Os objetivos das bandagens são: 1. Contenção: utilizada para fixar curativos, aplicar talas em casos de luxação e imobilização.1. Contenção: utilizada para fixar curativos, aplicar talas em casos de luxação e imobilização. 2. Compressão: exercer pressão sobre determinada área do corpo, através de curativos compressivos2. Compressão: exercer pressão sobre determinada área do corpo, através de curativos compressivos com a finalidade de estancar com a finalidade de estancar hemorragias. hemorragias.

Bandagens e ataduras 3. Correção: para manter o posicionamento de um membro e corrigir deformidades.3. Correção: para manter o posicionamento de um membro e corrigir deformidades. 4. Proteção: para evitar o contato das partes em tratamento com o meio exterior, proteger curativos e proporcionar calor.4. Proteção: para evitar o contato das partes em tratamento com o meio exterior, proteger curativos e proporcionar calor.

CUIDADOS NA APLICAÇÃO DE BANDAGEM 1. Colocar o paciente em posição anatômica e apoiar o membro.1. Colocar o paciente em posição anatômica e apoiar o membro. 2. Escolher o tipo e o tamanho da atadura, de acordo com o local.2. Escolher o tipo e o tamanho da atadura, de acordo com o local. 3. Passar a atadura da parte distal para a proximal, sentido da circulação venosa.3. Passar a atadura da parte distal para a proximal, sentido da circulação venosa. 4. Proteger com algodão as pregas naturais do corpo, axilas, orelhas, espaços interdigitais e seios.4. Proteger com algodão as pregas naturais do corpo, axilas, orelhas, espaços interdigitais e seios. 5. A parte externa da atadura devera ficar5. A parte externa da atadura devera ficar em contato com a pele. em contato com a pele.

CUIDADOS NA APLICAÇÃO DE BANDAGEM 5. Aplique de maneira uniforme, evitando pressão excessiva que restrinja a circulação.5. Aplique de maneira uniforme, evitando pressão excessiva que restrinja a circulação. 6. Proteja sempre o ferimento com gase antes de passar a atadura6. Proteja sempre o ferimento com gase antes de passar a atadura 7. Não inicie ou termine a bandagem diretamente sobre um ferimento, deixe sempre uma margem7. Não inicie ou termine a bandagem diretamente sobre um ferimento, deixe sempre uma margem 8. Nunca utilize atadura suja.8. Nunca utilize atadura suja.

CUIDADOS NA APLICAÇÃO DE BANDAGEM 9. Não deixar a atadura muito frouxa, nem muito apertada.9. Não deixar a atadura muito frouxa, nem muito apertada. 10. Verificar a cor e a sensação das extremidades dos membros com frequência.10. Verificar a cor e a sensação das extremidades dos membros com frequência.

TIPOS DE BANDAGEM CircularCircular É utilizada nas partes cilíndricas do corpo ou para manter curativos. Ela simplesmente envolve segurar com uma das mãos a extremidade livre do rolo e colocar a atadura em torno da área, trazendo-a de volta ao ponto de partida. É uma volta sobre a outra.É utilizada nas partes cilíndricas do corpo ou para manter curativos. Ela simplesmente envolve segurar com uma das mãos a extremidade livre do rolo e colocar a atadura em torno da área, trazendo-a de volta ao ponto de partida. É uma volta sobre a outra.

TIPOS DE BANDAGEM EspiralEspiral Aplicada a uma parte do corpo com circunferência uniforme, cilíndrica como dedos, punhos e tronco. A volta em espiral sobrepõe-se em parte, a volta anterior. A sobreposição varia da metade a dois terços da largura da atadura.Aplicada a uma parte do corpo com circunferência uniforme, cilíndrica como dedos, punhos e tronco. A volta em espiral sobrepõe-se em parte, a volta anterior. A sobreposição varia da metade a dois terços da largura da atadura.

TIPOS DE BANDAGEM Espiral inversaEspiral inversa É uma modificação da volta em espiral. Quando utilizada, o rolo é invertido a meio caminho da volta anterior. Também usada para partes cilíndricas do corpo. É uma modificação da volta em espiral. Quando utilizada, o rolo é invertido a meio caminho da volta anterior. Também usada para partes cilíndricas do corpo.

TIPOS DE BANDAGEM OitoOito É empregada em áreas de articulação como braços e pernas. São voltas repetidas, feitas alternadamente para cima e para baixo da articulação em forma de 8. Muito utilizada para imobilizações.É empregada em áreas de articulação como braços e pernas. São voltas repetidas, feitas alternadamente para cima e para baixo da articulação em forma de 8. Muito utilizada para imobilizações.

TIPOS DE BANDAGEM EspicaEspica Constitui uma variação da volta em oito. Difere no sentido de que inclui uma parte do tronco ou do peito. Constitui uma variação da volta em oito. Difere no sentido de que inclui uma parte do tronco ou do peito.

TIPOS DE BANDAGEM RecorrenteRecorrente É utilizada para cobrir porções distais do corpo como extremidades dos dedos das mãos e dos pés, coto de membros amputados ou cabeça. Inicialmente se faz uma volta circular, para fixar a atadura e posteriormente vira-se o rolo, trazendo o para o centro da extremidade a ser coberta. Para finalizar realiza-se uma volta circular para fixação da ataduraÉ utilizada para cobrir porções distais do corpo como extremidades dos dedos das mãos e dos pés, coto de membros amputados ou cabeça. Inicialmente se faz uma volta circular, para fixar a atadura e posteriormente vira-se o rolo, trazendo o para o centro da extremidade a ser coberta. Para finalizar realiza-se uma volta circular para fixação da atadura

TIPOS DE BANDAGEM