Instituto Politécnico de Lisboa Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica (GRIMA) Changing lives. Opening minds. Mobilidade de Estudantes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Por uma Europa Justa, Unida e Feliz
Advertisements

O que é U.E? É uma organização internacional constituída actualmente por 27 estados membros.
Países Europeus e as suas Capitais
A União Europeia Daniel Tavares 2/2/2009.
A UNIÃO EUROPEIA Actualização: Professor Vaz Nunes (2007)
Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida
“Europa para todos” Com o apoio da Comissão Europeia
Transparência de Qualificações no Espaço Europeu
Projeto de Geografia.
União Europeia.
União Europeia.
União europeia SÓNIA VICENTE.
União Europeia Ângela Lourenço 8ºA.
União Europeia.
Docente: Pedro Moreira
A sua génese Estimativas recentes demonstram que: Apenas 45% das PMEs estão informadas Apenas 4% das PMEs eligíveis apresentam candidaturas A taxa de.
A nossa Missão Ajudar as empresas portuguesas a exportar mais
O que é a União Européia? A UE é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica,
União Europeia.
PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÉMICA INTERCONTINENTAL.
União Européia.
ESTE ANO VOU FALAR OUTRA LÍNGUA
Inscrições Online Creditações. Inscrições Verifique se a sua matrícula foi validada e aproveite para realizar a inscrição online Serviços Académicos Prazos.
O que é a União Europeia? Uma parceria económica e política com características únicas entre 27 países europeus democráticos.
Trabalho realizado por : João Dinis Paulo Zhu
União Européia O Bloco Europeu.
O que é U.E? É uma organização internacional constituída actualmente por 27 estados membros.
Educação profissional em Portugal e na Europa diversidade de sistemas e modelos Natália Alves Instituto de Educação da Universidade de Lisboa SISTEMAS.
União Europeia Unidade na diversidade.
Este trabalho foi realizado por:
Programas de Mobilidade ERASMUS +.
Instituto Politécnico de Lisboa Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica (GRIMA) Changing lives. Opening minds. Mobilidade de Estudantes.
Acesso “não regular” à formação superior e creditação de qualificações académicas e profissionais A experiência da Universidade de Lisboa Ana Paula Curado.
PROGRAMA ERASMUS + Novo Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto Mobilidade de Trabalhadores Docentes (STA)
PROGRAMA ERASMUS + Novo Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto Mobilidade de Trabalhadores Docentes (STA)
Universidade de Coimbra PROGRAMAS DE MOBILIDADE ERASMUS E OUTROS
A UNIÃO EUROPEIA A Comunidade Económica Europeia (CEE) foi fundada em 1951 pela França, Alemanha, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo, mais conhecidos.
Cozinheiros Da Economia
Resultados preliminares
UNIÃO EUROPÉIA.
EU PORTUGAL E O MUNDO.
P ROGRAMAS DE MOBILIDADE E BOLSAS DE FINANCIAMENTO DE PROJECTOS EM EDUCAÇÃO Carina Maia Carolina Ourique.
União Europeia.
O Espaço Europeu de Ensino Superior
Desafios da União Europeia na Atualidade
Candidatar-se ao Programa Erasmus Mundus Leonor Santa Clara DGES Reitoria da Universidade de Lisboa, 26 de Outubro de 2009 Open the World…
UNIÃO EUROPÉIA.
O Programa Sectorial LEONARDO DA VINCI integra-se num programa mais vasto, que é o Programa Aprendizagem Ao Longo Da Vida ; visa atender às necessidades.
União Europeia Sílvia Neto.
A EUROPA DOS 28. HISTÓRICO 1948: BENELUX, primeiro bloco econômico do mundo (pós 2ª Guerra Mundial). Integrantes: Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
Serviço de Psicologia e Orientação
Programa Fulbright - Bolsas e Oportunidades - Dezembro de 2015.
Mobilidade de Trabalhadores Docentes e Não-Docentes (STA e STT) novembro de 2015 Instituto Politécnico de Lisboa Gabinete de Relações Internacionais e.
UNIÃO EUROPEIA Tomou o nome de União Europeia em 1992 (através do Tratado de Maastricht – Holanda), mas teve origem na Comunidade Económica Europeia (CEE.
Plataforma Mundial de E-commerce local
Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional
ESTA APRESENTAÇÃO TEM CARÁTER INFORMATIVO. Todos os procedimentos dos alunos da UFCA, relativos ao Ciência sem Fronteiras, devem ser realizados junto à.
Uma opportunidade de estudar na Europa. O que é o programa Erasmus Mundus? O Programa Erasmus Mundus é um programa de cooperação e mobilidade.
Sessão de Divulgação Mestrado em Economia FEUC 10 de dezembro 2014 Sala Keynes 18h00.
UNIÃO EUROPEIA Tomou o nome de União Europeia em 1992 (através do Tratado de Maastricht – Holanda), mas teve origem na Comunidade Económica Europeia (CEE.
O que é, e por que fazer o Enem? Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), segundo o próprio INEP, tinha o objetivo de “avaliar o desempenho.
Let's Learn Leonardo da Vinci A Associação Mais Cidadania tem o prazer de divulgar a abertura das candidaturas para o II ROUND do Leonardo Da Vinci!! Vem.
Curso Especialização Tecnológica Ano Letivo de 2012/
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
Mobilidade DETI 2012/2013 Carlos Bastos 16/02/2012.
O O caminho para a União Europeia. Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) França Alemanha Itália Holanda Bélgica Luxemburgo1951 Assinatura do Tratado.
PROGRAMA ERASMUS + Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto Novembro de 2016 Instituto Politécnico de Lisboa.
PROGRAMA ERASMUS + Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto dezembro de 2016 Instituto Politécnico de Lisboa.
PROGRAMA ERASMUS + Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto Novembro de 2017 Politécnico de Lisboa Gabinete.
PROGRAMA ERASMUS + Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto Politécnico de Lisboa Gabinete de Relações Internacionais.
Transcrição da apresentação:

Instituto Politécnico de Lisboa Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica (GRIMA) Changing lives. Opening minds. Mobilidade de Estudantes Sessão de Esclarecimento 2016/2017 Dez 2015

Erasmus+: Programa da União Europeia para a educação, a formação, a juventude e o desporto para o período de 2014 ‑ 2020 educaçãoformaçãojuventude desporto

O BJETIVOS Quais os Objetivos do Programa Erasmus+? aprendizagem /estágio no estrangeiro parcerias entre instituições de ensino inovação, o empreendedorismo e a empregabilidade Quais os Objetivos do Programa Erasmus+? O programa Erasmus+ tem três objetivos principais: - Dar oportunidades de aprendizagem /estágio no estrangeiro ; - Apoiar parcerias entre instituições de ensino, organizações de juventude, empresas, autoridades locais e regionais e ONG, bem como as reformas destinadas a modernizar os sistemas de educação e formação; - Promover a inovação, o empreendedorismo e a empregabilidade.

V ANTAGENS ? crescimento pessoal e intelectual conhecimento de novas culturas, línguas maior empregabilidade futura maior capacidade de adaptação, flexibilidade, autonomiainiciativaespírito empreendedor alargar de horizontes diversidade cultural, linguística e educacional. V ANTAGENS ? É, sem dúvida, uma oportunidade única! O estudante Erasmus+ beneficiará de uma experiência muito gratificante a nível académico e pessoal, que se traduzirá: Em grande crescimento pessoal e intelectual; No conhecimento de novas culturas, línguas, novos métodos de trabalho e novas tecnologias; Numa maior empregabilidade futura, não só em mercados estrangeiros, mas também nacionais; Numa maior capacidade de adaptação, flexibilidade, autonomia, iniciativa e espírito empreendedor; Num alargar de horizontes, contribuindo, assim, para a construção de uma Europa cada vez mais unida na diversidade cultural, linguística e educacional.

Quem pode participar? nacionalidade portuguesa Quem pode participar? Critérios de elegibilidade - Possuir nacionalidade portuguesa, ou de qualquer estado membro da União Europeia ou estar matriculado em qualquer estabelecimento de ensino superior, em Portugal; - Estar formalmente inscrito num curso de estudos a tempo inteiro, desde o bacharelato até ao doutoramento, conducente a diploma ou grau académico; - Ter completado o 1º ano de estudos universitários; - Não ter efectuado uma mobilidade ERASMUS superior a 12 meses durante o mesmo ciclo de estudos;

Quem pode participar? 1 de Julho de 2016 e 30 de Setembro de 2017 Quem pode participar? Critérios de elegibilidade - Não estar abrangido em simultâneo, por outros programas de atividades enquadradas no âmbito da União Europeia; - Escolher uma instituição localizada num Estado- membro do Programa, que tenha um acordo interinstitucional ERASMUS+ estabelecido com a ESCS, na mesma área científica (no caso da mobilidade em estudos); - Assinar um Plano de Estudos ou Estágio (Learning Agreement) de forma a garantir que os estudos efetuados no estrangeiro são plenamente reconhecidos; - Realizar a mobilidade por um período mínimo de três meses (estudos) e um período máximo de doze meses, entre 1 de Julho de 2016 e 30 de Setembro de 2017.

K EY A CTION 1 –T IPOS DE M OBILIDADE Mobilidade de Estudantes no Ensino Superior Mobilidade para Estudos (SMS) Mobilidade para Estágios (SMP) Mobilidade para estágios para recém graduados

K EY A CTION 1 - M OBILIDADE DE E STUDANTES Duração da Mobilidade 12 meses em cada ciclo de estudos incluindo Total até 12 meses em cada ciclo de estudos podendo combinar estudos com estágio (incluindo estágio recém graduado) o 3 a 12 meses em estudos (SMS); o 2 a 12 meses em estágios (SMP ou recém graduado);

K EY A CTION 1 - M OBILIDADE DE E STUDANTES Bolsa? Bolsa? O Programa Erasmus+ pode atribuir bolsas de mobilidade. O estudante Erasmus é automaticamente candidato a esta (eventual) bolsa, sem que para tal tenha de fazer mais algum procedimento de candidatura. As bolsas ERASMUS destinam-se a auxiliar nas “despesas de mobilidade”. NÃO SÃO BOLSAS DE ESTUDO. Os estudantes beneficiários de uma bolsa através dos Serviços de Acção Social, deverão continuar a usufruir plenamente dessas ajudas durante o período de estudos. Bolsa Suplementar Erasmus Recebem ainda uma Bolsa Suplementar Erasmus.

KA1 - M OBILIDADE DE E STUDANTES Valor da Bolsa (em ) Valor da Bolsa Mensal para Estudos Valor de Bolsa Mensal para Estágio Grupo 1 Áustria, Dinamarca, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Liechtenstein, Noruega, Suécia, Reino Unido 300€400€ Grupo 2 Bélgica, Croácia, República Checa, Chipre, Alemanha, Grécia, Islândia, Luxemburgo, Holanda, Eslovénia, Espanha, Turquia 250€350€ Grupo 3 Bulgária, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Malta, Polónia, Roménia, Eslováquia, Macedónia 200€300€

KA1 - M OBILIDADE DE E STUDANTES Quais são os destinos possíveis? Quais são os destinos possíveis? Os alunos da ESCS podem fazer o seu período de mobilidade em qualquer instituição com a qual exista um acordo interinstitucional prévio. Atualmente existem cerca de 60 acordos válidos em instituições de 19 países. Há prioridades e aspectos específicos a ter em conta, consoante os cursos de origem e as instituições de acolhimento escolhidas. Para cada universidade parceira, há um número determinado de vagas disponíveis, que são atribuídas aos estudantes de acordo com o processo de seriação

KA1 - M OBILIDADE DE E STUDANTES Seriação Critério base de seriação dos estudantes: Média académica, através da formula Cf= 2Mp+Nc 3 Em que: Cf = classificação final Mp = média ponderada arredondada às centésimas das classificações das UC concluídas à data da candidatura Nc = número de créditos ECTS concluídos à data da candidatura Em caso de empate na Classificação Final são considerados critérios de desempate, pela seguinte ordem de prioridade: a ) Ser bolseiro do SAS; b ) Motivação para a mobilidade aferida em eventual entrevista

KA1 - M OBILIDADE DE E STUDANTES Online Linguistic Support online O Online Linguistic Support (OLS) é um curso de línguas, online, que apoia a aprendizagem de línguas por parte dos estudantes em mobilidade Erasmus+. O OLS oferece aos estudantes em mobilidade a oportunidade de avaliarem as suas competências na língua estrangeira que utilizarão para estudar noutro país. é obrigatória A avaliação do nível de competências linguísticas no início e fim do período de mobilidade é obrigatória. Além disso, os participantes selecionados poderão fazer um curso de línguas online a fim de melhorarem os seus conhecimentos linguísticos, durante o período de mobilidade. A frequência deste curso é facultativa.

KA1 - M OBILIDADE DE E STUDANTES Viagem, Alojamento e Saúde Viagem, Alojamento e Saúde As questões relacionadas com a viagem e o alojamento são opções da responsabilidade do estudante, contando sempre que necessário com o apoio do GRIMA. Em alguns casos é possível contar com Residências Universitárias ou outro tipo de apoio à procura de alojamento, por parte da instituição de acolhimento. Ao partir para o estrangeiro, o estudante deverá ainda fazer-se acompanhar do Cartão Europeu de Seguro de Doença – CESD ( ou efectuar um seguro de saúde privado, obrigatório no caso da mobilidade para estágios.

KA1 - M OBILIDADE DE E STUDANTES Matrícula na ESCS e Propinas É obrigatória a matrícula na ESCS, dentro dos prazos definidos. O estudante Erasmus+ paga propinas? É uma condição do Programa Erasmus+ não haver direito ao pagamento de propinas à instituição de acolhimento. As propinas normais são pagas na instituição de origem, dentro dos prazos estabelecidos.

KA1 - M OBILIDADE DE E STUDANTES Reconhecimento Académico Todos os cursos da ESCS têm um Coordenador ECTS, destacado para os assuntos “Erasmus”, que te orienta a escolha do plano de estudos. É obrigatória a elaboração de um Learning Agreement/Contrato de Estudos, que deve ser assinado pelo estudante e pelas instituições de origem e de acolhimento. Este Learning Agreement define, à partida, os módulos/disciplinas que irão ser estudados e o número de créditos envolvidos. São permitidas modificações ao Learning, no primeiro mês de mobilidade, desde que as mesmas sejam acordadas por todas as partes envolvidas. No final do período de estudos no estrangeiro, a universidade de acolhimento deverá entregar ao aluno Erasmus+ ou à ESCS uma transcrição dos resultados (Transcript of Records) obtidos pelo estudante.

KA1 - M OBILIDADE DE E STUDANTES Reconhecimento Académico O pleno reconhecimento académico é uma condição sine qua non da mobilidade estudantil no âmbito do programa Erasmus +. Haverá pleno reconhecimento académico desde que seja concluído, com aproveitamento, o plano de estudos, assinado à partida (ou as suas alterações). No final do período de estudos será feita a transposição das notas obtidas em mobilidade, tarefa da responsabilidade do Coordenador ECTS.

KA1 - M OBILIDADE DE E STUDANTES Documentos para Candidatura: Documentos para Candidatura: - Ficha de Candidatura (a descarregar do site da ESCS), devidamente preenchida; - Cópia do BI/CC; - Histórico das disciplinas realizadas e respetivas classificações; (a obter junto dos Serviços Académicos da ESCS) Local de entrega das candidaturas: GRIMA Data limite para as candidaturas: 29 de janeiro de 2016 GRIMA (em frente aos SAS, traseiras do edifício da ESELx) ou para o Data limite para as candidaturas: 29 de janeiro de 2016

CONTATOS Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica (GRIMA) Tel