3.5 Trabalho de uma força. 3.5 Trabalho de uma força.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições ENERGIA - Uma nova teoria O que é ENERGIA ?
Advertisements

Terceira Lei de Newton.
PRINCÍPIOS DE DINÂMICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Laboratório de Biomecânica
Trabalho e Energia Cinética
TRABALHO E ENERGIA Prof.: Gilson Rocha.
CINEMÁTICA VETORIAL Análise vetorial,ou seja, completa(direção, sentido e módulo) das grandezas: Deslocamento Velocidade Aceleração.
Hipótese do Contínuo Propriedades Básicas dos Fluidos: continuação
Caderno de exercícios Nome. 1) O trabalho realizado por uma força é uma grandeza escalar ou vetorial? Justifique a sua resposta. Analise a equação acima.
Trabalho, potência e energia
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
DINÂMICA Quando se fala em dinâmica de corpos, a imagem que vem à cabeça é a clássica e mitológica de Isaac Newton, lendo seu livro sob uma macieira. Repentinamente,
Potência Dois carros saem da praia em direção a serra (h=600m). Um dos carros realiza a viagem em 1hora, o outro demora 2horas para chegar. Qual dos carros.
DINÂMICA Parte da mecânica que estuda as causas do movimento e de que forma um corpo influência o movimento do outro.
Aula 9° ANO Professor : Diego
DINÂMICA.
As Leis de Newton Por: Vanessa Carvalho e Filipa Farinha.
Trabalho & Conservação de energia
CONSERVAÇÃO DE ENERGIA
2° Lei de Newton Princípio fundamental da dinâmica
Movimento Retilíneo de uma Partícula
INTRODUÇÃO À DINÂMICA Prof. Marcão (Marcus Vinícius)
Trabalho realizado por uma força constante e sua representação gráfica
Tipos de Força Física A – Aula 19 Tipos de Força:
Retorno as aulas Conteúdo (“Plano de Ensino”) Forças
Trabalho e Energia Clique para adicionar anotações.
Leis de Newton Inércia… Força… Variação da quantidade de movimento
Potencial Elétrico.
MECÂNICA DANIEL SENTO SÉ.
TRABALHO E ENERGIA MARCELO ALANO..
Trabalho e Energia Clique para adicionar anotações.
Ciências da Natureza e suas
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências – 4º bim – º ano
Balanço energético de um automóvel
1) O que é Cinemática? Parte da Física que se ocupa em estudar os movimentos, independente de suas causas.
SALTO TRIPLO - ATLETISMO
O gráfico que se segue traduz o movimento retilíneo de um corpo de massa 3Kg.
Energia cinética e trabalho
Eletrodinâmica.
TRABALHO DE UMA FORÇA DISCIPLINA: FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS
TRABALHO, CALOR e 1ª Lei da Termodinâmica. Definição de Calor Calor é a forma de transferência de energia através da fronteira de um sistema, numa dada.
Revisão Avaliação Mensal Ciências 4º bimestre
Professora: Viviane Gomide
LEIS DE NEWTON Bruno Sepulveda.
V= V= Velocidade S= posição t= tempo =Variação Final – inicial
Isaac Newton atribuiu como a causa do movimento, a aplicação da força.
ROTAÇÃO DE UM CORPO RÍGIDO O eixo fixo é denominado eixo de rotação
ENERGIA As leis de Newton permitem analisar vários tipos de movimentos. Esta análise pode ser bastante complexa, necessitando de detalhes do movimento.
ROTAÇÃO DE UM CORPO RÍGIDO O eixo fixo é denominado eixo de rotação
CEEP NEWTON FREIRE MAIA Leis de Newton e suas Aplicações PROFESSOR: ADEMIR DISCIPLINA: FÍSICA TURMA: 1 ANO.
Revisão Rápida de Física Professor: Célio Normando.
TEOREMA TRABALHO E ENERGIA
Revisão Mecânica. Problema do corpo que cai em cima de uma estaca e penetra numa superfície O corpo se encontra a certa altura.
Energia, potência e trabalho Disciplina: Física
Corpos Rígidos: Corpos formados por partículas que mantêm as suas posições relativas durante o movimento. Nos movimentos de translação destes corpos todas.
Professora Paula Melo Silva
2.1 Forças. 2.1 Forças As forças estão presentes em muitas situações do dia a dia.
2.9 Forças de atrito. 2.9 Forças de atrito O que faz com que um patinador se mova facilmente sobre o gelo?
2.2 Lei da Ação-Reação. 2.2 Lei da Ação-Reação.
2.5 Lei da Inércia. 2.5 Lei da Inércia No corredor de um autocarro em repouso, encontra-se uma bola: Sobre o corpo atuam duas forças: A resultante.
Eletromagnetismo – Aula 4
2.4 Lei Fundamental da Dinâmica
Impulso e quantidade de movimento
2.3 Resultante de um sistema
FORÇAS. FORÇAS Nem é montagem! 1ª Lei de Newton.
Leis de Newton Primeira Lei de Newton Também conhecida como a lei da inércia, trata a respeito das condições de equilíbrio das partículas. Uma partícula.
FÍSICA SUMÁRIO: Relação entre a variação da energia mecânica e o trabalho realizado por forças não conservativas. Resolução de exercícios e problemas.
Física I 2009/2010 Aula 09 Conservação da Energia Mecânica.
“ A alteração de movimento é proporcional à força motriz imprimida e dá-se ao longo da linha recta segundo a qual a força foi imprimida” Segundo esta lei…
ENERGIA CINÉTICA E TRABALHO
Transcrição da apresentação:

3.5 Trabalho de uma força

F deslocamento d Quando uma força atua sobre um objeto, podem ocorrer transferências de energia que levam à variação da energia do objeto. Neste caso, o rapaz aplica uma força sobre a caixa, fazendo-a mover-se.

F À energia transferida entre sistemas por atuação deslocamento d A força aplicada pelo rapaz transfere energia para a caixa. À energia transferida entre sistemas por atuação de uma força, dá-se o nome de trabalho (W).

Nem todas as forças são capazes de realizar trabalho: A força exercida pelo adulto provoca o deslocamento da bicicleta. O atleta exerce uma força para manter os halteres na mesma posição, mas não os desloca. A força transfere energia para a bicicleta e, por isso, realiza trabalho. A força não transfere energia para os halteres e, por isso, não realiza trabalho. Uma força realiza trabalho sobre um corpo apenas se for responsável pelo deslocamento do corpo.

Na caixa em movimento atuam várias forças em simultâneo: deslocamento d N P Na caixa em movimento atuam várias forças em simultâneo: o peso (P) e a força de reação normal (N), ambas perpendiculares ao deslocamento. Estas forças não transferem nem retiram energia ao corpo; por isso, não são responsáveis pelo deslocamento. Estas forças não realizam trabalho sobre o corpo.

Na caixa em movimento atuam várias forças em simultâneo: deslocamento P d Na caixa em movimento atuam várias forças em simultâneo: a força (F) exercida pelo rapaz, com a mesma direção e sentido do deslocamento. Esta força transfere energia para o corpo, contribuindo para o deslocamento efetuado. Como esta força transfere energia para o corpo, diz-se que realiza um trabalho potente.

F N deslocamento P d Fa Na caixa em movimento atuam várias forças em simultâneo: a força de atrito (Fa), com a mesma direção, mas sentido oposto ao do deslocamento. Esta força leva a que o corpo ceda energia, opondo-se ao deslocamento. Como esta força leva o corpo a ceder energia, diz-se que realiza um trabalho resistente.

F Fa O trabalho (W) é uma medida de transferência deslocamento P d Fa No que toca às forças que têm a mesma direção do deslocamento, o trabalho (W) pode ser calculado da seguinte forma: Trabalho resistente (ex.: WFa) Trabalho potente (ex.: WF ) W = – F x d W – trabalho realizado pela força (J); F – intensidade da força (N); d – deslocamento do corpo (d). W = F x d O trabalho (W) é uma medida de transferência de energia e é expressa em joule (J).

F Fa Por convenção, diz-se que o trabalho resistente deslocamento P d Fa No que toca às forças que têm a mesma direção do deslocamento, o trabalho (W) pode ser calculado da seguinte forma: Trabalho resistente (ex.: WFa) Trabalho potente (ex.: WF ) W = – F x d W – trabalho realizado pela força (J); F – intensidade da força (N); d – deslocamento do corpo (d). W = F x d Por convenção, diz-se que o trabalho resistente é negativo, enquanto o trabalho potente é positivo.

F N deslocamento P d Fa No que toca às forças que têm a mesma direção do deslocamento, o trabalho (W) pode ser calculado da seguinte forma: Trabalho resistente (ex.: WFa) Trabalho potente (ex.: WF ) W = – F x d W – trabalho realizado pela força (J); F – intensidade da força (N); d – deslocamento do corpo (d). W = F x d Quanto maior é a intensidade da força e o deslocamento efetuado, maior é a quantidade de energia transferida entre sistemas por realização de trabalho.

À energia transferida entre sistemas por atuação de uma força, dá-se o nome de trabalho (W). O trabalho de uma força é potente quando esta transfere energia para o corpo. O trabalho de uma força é resistente quando esta leva o corpo a ceder energia.