Futurismo O tempo na tela.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

Vanguardas e Modernismo
A arte moderna e a arte na sociedade industrial
TEATRO ÉPICO TEATRO ÉPICO.
Literatura Prof. Henrique
Literatura Prof. Henrique
A Modernidade Arte Moderna.
VANGUARDAS.
VANGUARDAS EUROPEIAS.
FUTURISMO Alanna Ivone Géssica.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Um milionário promove uma festa em uma de suas mansões e, em determinado momento pede que a música pare e diz, olhando para a piscina onde cria crocodilos.
Arte e representação.
The Persistence of Memory
Aula 1 – Futurismo e Cubismo
Futurismo.
By Que insondável mistério é este da vida, que faz com que o homem procure cada vez mais se aprofundar nas mais sofisticadas experiências tentando,
A PRIMAVERA DA VIDA Letícia Thompson.
Movimento que investe no interesse ideológico da arte;
Início do século XX Harriet – Literatura CursinhoHumanista
Um milionário promove uma festa em uma de suas mansões e, em determinado momento pede que a música pare e diz, olhando para a piscina onde cria crocodilos.
“Para os homens, que eram cegos, Tu querias, Profeta, dizer a Verdade.
VANGUARDA EUROPÉIA Movimento que investe no interesse ideológico da arte; Subversão radical da cultura e de costumes sociais; Negação do passado; Estilo.
O Pecado.
As histórias das Mil e Uma Noites falam de viagens e aventuras, de belas princesas e estranhas criaturas, de homens covardes que se tornaram valentes,
Retendo Imagens.
AS VANGUARDAS ARTÍSTICAS EUROPÉIAS
______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________.
VANGUARDAS EUROPÉIAS Profª vivian trombini.
III Dimensões da ação humana e dos valores
A criação artística e a obra de arte
FUTURISMO.
Eu sou Poeta.
Profª vera cézar – bios juazeiro
VANGUARDAS EUROPEIAS.
VANGUARDAS EUROPEIAS MODERNISMO.
Nomes: Milena, Náthali e Raíssa Turma:81 Componente Curricular: Artes
Modernismo Contexto histórico progresso industrial;
O IMPRESSIONISMO O que é o Impressionismo e quando surgiu? O Impressionismo surgiu na década de 60 do século XIX (1874) em França. O Impressionismo foi.
Feliz dia das Mães TE AMO MÃE QUERIDA.
Filippo Tommaso Marinetti - líder
TEXTOS MÚSICA: Vietnam. Way FAZER HISTÓRIA Frei Cláudio van Balen.
O Que é, o Que é?.
Professor Romildo Tavares
Sou um poeta.
FRASES SOBRE ARTE EM FUNDO DE MOSAICO (04) Irene Alvina
“Há muitos céus, um céu para cada um. O meu céu não é igual ao seu. Céu é o lugar poético onde estão guardadas as coisas que a gente ama e o tempo nos.
Eu Sou o poeta Marcelo 15 4º-a Eu sou um poeta mas inspirado em belas obras realizadas por grandes escritores, que hoje fazem parte da nossa literatura.
Atividade 1 Escola Secundária Manuel de Arriaga Cidadania
Pintura Pós-impressionista
1.
VANGUARDAS Manifesto do Futurismo (fragmentos)
O que é o que é Autoria: Letra e Música :Gonzaguinha
Fragmentos do livro de Carlos Costa “Time is flowing in the middle oft the night.”Tennyson. (O tempo corre no meio da noite) Carlos Costa.
Alterações na mentalidade e na cultura na 1ª metade do séc. xx
Vanguardas Européias “Entende-se, com este termo – vanguarda -, um movimento que investe um interesse ideológico na arte, preparando e anunciando deliberadamente.
MAS Muito de puro encanto nos dá a natureza, No ir e vir das ondas do mar, de rara beleza, No pôr do sol... No azul do céu, em límpida claridade, Ou.
Formas Únicas de Continuidade no Espaço, Umberto Boccioni (1913)
A mão.
Os movimentos de vanguarda emergiram na Europa nas duas primeiras décadas do século 20 e provocaram ruptura com a tradição.
Futurismo Que olha lá na frente. Valorizavam o futuro
PRESENTATION NAME Company Name. FUTURISMO Um movimento que exalta fervorosamente toda inovação tecnológica – automóvel e velocidade. Prega uma poesia.
FUTURISMO. Futurismo O Futuro (do latim futuru) é o intervalo de tempo que se inicia após o presente [1] e não tem um fim definido. Referente a algo que.
Á VOCÊ MULHER ALGUNS TRECHOS EXTRAIDOS EDSON MARQUES FORMATAÇÃO DOROTHY (DOROMEL.
Um antigo texto budista ensina que se quisermos ver a face da alegria devemos olhar para as crianças que brincam.
FUTURISMO ALUNOS: EMERSON, EDSON, JOÃO PEDRO, LUIS EDUARDO, RILDO E RUBI PROFESSOR(A): LUCIANA MURA ESCOLA ESTADUAL CAMILO BONFIM TURMA: 3 ANO “A”
Feu d’artífice (Fogos de artifício), de Giacomo Balla.
Vanguardas Europeias Século XX.
Transcrição da apresentação:

Futurismo O tempo na tela

Manifestos

Marinetti – 1876-1914

Manifesto futurista [F.T. Marinetti] 1.    Queremos cantar o amor do perigo, o hábito da energia e da temeridade. 2.    A coragem, a audácia, a rebelião, serão elementos essenciais da nossa poesia. 3.    Até hoje, a literatura exaltou a imobilidade pensativa, o êxtase e o sono. Nós queremos exaltar o movimento agressivo, a insônia febril, o passo de corrida, o salto mortal, a bofetada e o sopapo. 4.    Declaramos que a magnificência do mundo se enriqueceu de uma beleza nova: a beleza da velocidade. Um carro de corrida com a carroçaria enfeitada por grandes tubos de escape como serpentes de respiração explosiva… um carro tonitruante que parece correr entre a metralha é mais belo do que a Vitória de Samotrácia.

5.    Queremos cantar o homem que segura o volante, cuja haste ideal atravessa a Terra, lançada, por sua vez, em corrida no circuito da sua órbita. 6.    O poeta terá de se prodigar, com ardor, refulgência e prodigalidade, para aumentar o entusiástico fervor dos elementos primordiais. 7.    Não há beleza senão na luta. Nenhuma obra que não tenha um carácter agressivo pode ser considerada obra-prima. A poesia deve ser concebida como um violento assalto contra as forças ignotas, para reduzi-las a prostrar-se perante o homem.

8. Estamos no promontório extremo dos séculos 8.    Estamos no promontório extremo dos séculos!… Porque deveremos olhar para detrás das costas se queremos arrombar as misteriosas portas do impossível? O Tempo e o Espaço morreram ontem. Nós vivemos já no absoluto, pois já criamos a eterna velocidade. 9.    Nós queremos glorificar a guerra, o militarismo, o patriotismo, o gesto destruidor dos libertários, as belas idéias por que se morre e o desprezo da mulher. 10.    Queremos destruir os museus, as bibliotecas, as academias de todo o tipo e combater o moralismo, o feminismo e todas as vilezas oportunistas ou utilitárias.

11.    Cantaremos as grandes multidões agitadas pelo trabalho, pelo prazer ou pela revolta; cantaremos o vibrante fervor noturno dos arsenais e dos estaleiros incendiados por violentas luas elétricas; as gulosas estações de caminho-de-ferro engolindo serpentes fumegantes; as fábricas suspensas das nuvens pelas fitas do seu fumo; as pontes que saltam como atletas por sobre a diabólica cutelaria dos rios ensolarados; os aventureiros navios a vapor que farejam o horizonte; as locomotivas de vasto peito, galgando os carris como grandes cavalos de ferro curvados por longos tubos e o deslizante vôo dos aviões cujos motores drapejam ao vento como o aplauso de uma multidão entusiástica.

Vive la France

Inovações técnicas Futurismo: confiança no futuro Artistas: Umberto Boccioni Giacomo Balla Gino Severini Marinetti

Umberto Boccioni 1882-1916

Boccioni: O ruído da rua penetra dentro da casa - 1911

A representação do ruído “A fascinação dos ruídos modernos dos motores também encontrou expressão musical no Futurismo. Os artistas deram concertos ‘bruitistas’ (Bruit: barulho, ruído) e compuseram música de máquinas. “

“Os artistas tentaram captar imagens fugazes que passam diante da retina no espaço de segundos, reunindo num quadro numerosas impressões como se se tratasse de uma fotografia demasiado exposta à luz. (...) Tenta-se conferir uma noca dimensão à pintura: a dimensão do tempo, ou melhor, o decorrer de uma ação num lapso de tempo.” AC. Krausse. P.95

Balla: Velocidade do carro

Fotografia Cinema “Se décadas atrás o advento da fotografia tinha levado os impressionistas a uma nova forma de representação, agora o filme – a sucessão em movimento das imagens estáticas – que despertava o interesse dos artistas.

Giacomo Balla

Giacomo Balla 1871-1958