METODOLOGIA PARA OTIMIZAÇÃO DO POVOAMENTO DE REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS COM ARTIGOS CIENTÍFICOS Carvalho, G. M. 1,2 ; Figueiredo, M. A. 1 ; Oliveira,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás
Advertisements

Proposta de uma Biblioteca Digital para Trabalhos Monográficos do Departamento de Computação da Universidade Federal de Ouro Preto Gustavo Henrique Braz.
Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista
A ATIVIDADE DE PESQUISA
Open Archives Initiative Algumas definições ( Trata-se de uma iniciativa para desenvolver e promover padrões de interoperabilidade.
Open Archives Iniciative: o novo paradigma do acesso livre à informação e acesso democrático ao conteúdo Salvador, BA Setembro, ª Reunião de Coordenação.
Prof.ª Lúcia Martins Oliveira
Ciência, Saúde e Esporte
O IBICT e a Open Archives Initiative
REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DE ACESSO ABERTO À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA
Título do evento Catarina Felix dos S. Soares Analista Executivo em Metrologia e Qualidade Acervo Digital.
Título do artigo Autor/Instituição:... Apresentador: Data:
TECNOLOGIA AUTORA: VALDEANE CASSIA E. BEZERRA PROFESSORA DE PORTUGUÊS.
UNIVERSIDADE DE ÉVORA 9 de Novembro de Missão Aperfeiçoar o seu Sistema de Informação Científica melhorando valências existentes e criando novas;
Nome Integrantes do grupo e Professor Orientador
Objetivo / Material e Métodos Texto texto texto Objetivo / Material e Métodos Texto texto texto Título do Trabalho Título do Trabalho Título do Trabalho.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Curso: Biblioteconomia
Apresentação de IEE 14/03/2014 Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
Estudos de Usuários Proposta de reflexão teórica baseada na análise de sete dissertações de mestrado sobre usuários de bibliotecas escolhidas aleatoriamente.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia Acesso aberto e representação da informação em acervos especiais.
Modelo Estruturado do CNPq
Caráter informativo Conteúdo: - Ferramentas disponíveis no site da Biblioteca e Biblioteca Digital - Normalização das publicações - Fluxo de submissão.
Curso em Editoração Eletrônica por meio de Seminários
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
TelEduc FASCIMINAS- Faculdade de ciências Aplicadas de Minas Gerais
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO (FONTE 70 A 90) Nome dos Autores Universidade Paranaense, Nome do Curso dos Autores INTRODUÇÃO Escrever o texto em caixa.
Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social VII DIGITE AQUI SEU TÍTULO Modalidade: ”Gradução ou Ensino Médio/Técnico” Nome Completo do autor 1 ¹;
SOBRENOME, Autor 1., SOBRENOME, Autor 2.
DIGITE AQUI SEU TÍTULO Modalidade: ”ESCREVER A MODALIDADE DE ACORDO COM O REGULAMENTO” Nome Completo do autor 1 ¹; Nome Completo do autor 2 ² ; etc. Instituto.
COMO DEPOSITAR? REPOSITÓRIO UL AUTO-ARQUIVO DIVISÃO DE DOCUMENTAÇÃO 14 a 25 de MARÇO de 2011.
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
Título do trabalho IFRN – CAMPUS SÃO GONÇALO DO AMARANTE:
Ações em prol do Acesso Aberto no Brasil e os seus resultados Drª. Bianca Amaro Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia Semana Internacional.
EXERCÍCIO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Repositorio de Acesso Livre em Saúde Pública
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
COMUTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
Política Educacional Brasileira
Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR Departamento de Matemática e Estatística – DME Campus Universitário de Ji-Paraná Programa Institucional.
Hipertexto2015. UFPE.Recife/PE. Dezembro/2015 SESSÃO DE PÔSTER DIGITAL Nome(s) do(s) Autor(es) [Instituição] TÍTULO DA APRESENTAÇÃO SESSÃO DE PÔSTER DIGITAL.
TÍTULO DO ARTIGO AUTOR 1 AUTOR 2 AUTOR 3 AUTOR 4 AUTOR 5 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS VIII SEMINÁRIO.
Introdução a Engenharia Elétrica
TÍTULO TÍTULO DO TRABALHO NOME(ES) DO(S) AUTOR(ES) NOME DO ORIENTADOR
Título Autores (nomes completos) Unidades Palavras-chave II Encontro Regional de Iniciação Científica da Faculdade União Latino-Americana de Tecnologia.
BIBLIOTECA VIRTUAL INDEXAÇÃO COMPARTILHADA DE ARTIGOS DE PERIÓDICOS Elaboração: Patricia Becker marques – CRB 14/646 Editoração: Claudia.
Autor: Marcelio Adriano Diogo
A ATIVIDADE DE PESQUISA: PESQUISAR O QUE É?
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
Clara Boavida | UMinho A rede de acesso aberto dos países do Mediterrâneo 22 Outubro 2012 | Workshop Nacional.
ORIENTAÇÕES QUANTO À APRESENTAÇÃO
TITULO CAIXA ALTA FONTE ARIAL TAMANHO 60 CENTRALIZADO
A EXPERIÊNCIA DO ARCA REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL NO PROCESSO DE INTEROPERABILIDADE COM SISTEMAS DE GESTÃO DAS BIBLIOTECAS DA FIOCRUZ Por : Ana Maria Neves.
Paula Xavier dos Santos, Fiocruz Uma nova possibilidade de olhar o fluxo e o impacto da Ciência ACESSO ABERTO.
C ARACTERIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO EM REPOSITÓRIOS DE ACESSO ABERTO NO B RASIL Elis Gabriela COPA SANTOS ¹ Ariadne Chloë FURNIVAL² ¹Graduanda.
TÍTULO DO ARTIGO - GO 1 Primeiro Autor ², Segundo Autor (orientador) 3 1 Trabalho apresentado à Faculdade de Engenharia Ambiental como parte dos requisitos.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
TÍTULO DO ARTIGO Autores: Autor 1; Autor 2; Autor 3 VI SENPEX Ciência e Tecnologia para promoção da Educação e da Vida.
TÍTULO DO ARTIGO AUTORIA.
Autoria OBJETIVOS Registrar e preservar a memória institucional das Unidades, reunindo diferentes tipos de documentos em local apropriado e ao mesmo tempo,
TÍTULO DO ARTIGO Autores: Nomes dos Autores Escola/Instituição: Nome da Escola / Instituição
Bases de Dados mantidas pela USP.. A USP produz e oferece acesso a diversos tipos de produção intelectual: científica, acadêmica, técnica ou artística.
GUIA PARA CONSULTA NO REPOSITÓRIO DA UTFPR2013 INTRODUÇÃO PARTE I - CONSULTA AOS TCCS/TCCES PARTE II - CONSULTA ÀS DISSERTAÇÕES/ TESES/PRODUÇÃO DE SERVIDORES.
Repositório Institucional da Universidade de Aveiro: depósito de publicações e integração com outros sistemas Sessão de esclarecimento “Open Access no.
RI-Br: Proposta de um Sistema Web de Repositório Institucional Breno A. L. Andrade, Moara S. Brito, Pablo F. Matos e Alberto S. Rebouças
PRESERVAÇÃO DIGITAL DE DOCUMENTOS CIENTÍFICOS / DIGITAL SCIENTIFIC DOCUMENT PRESERVATION Eva Aparecida da Silva Oliveira. Universidade de São Paulo. Instituto.
COMPILAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÕES TÉCNICO-CIENTÍFICAS E INDUÇÃO AO CONHECIMENTO DE FORMA ÁGIL NA REDE AGROHIDRO MARIA FERNANDA MOURA 1 ;
Transcrição da apresentação:

METODOLOGIA PARA OTIMIZAÇÃO DO POVOAMENTO DE REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS COM ARTIGOS CIENTÍFICOS Carvalho, G. M. 1,2 ; Figueiredo, M. A. 1 ; Oliveira, F. G. 1 ; ¹Repositório Institucional. Sistema de Bibliotecas e Informações. Universidade Federal de Ouro Preto. Campus Universitário Morro do Cruzeiro, s/nº, Bauxita, CEP , Ouro Preto, MG, Brasil, ²Autor para correspondência: Os repositórios institucionais são bases de dados alternativas para gerenciar, disseminar e preservar a produção científica de uma instituição. Um de seus objetivos é ampliar a visibilidade dos resultados de pesquisas, desenvolvidas na instituição, no entanto, isto só se cumpre por meio do povoamento constante dos repositórios (LEY, 2013). Neste contexto, o presente trabalho relata a experiência de povoamento, com artigos científicos, do Repositório Institucional da Universidade Federal de Ouro Preto (RI/UFOP). Elegeu-se esta tipologia documental considerando a dificuldade de se trabalhar com a captura, obtenção de licença para depósito e gerenciamento dos artigos científicos, visto que o autoarquivamento ainda não é realidade na instituição. Ao iniciar o povoamento do RI/UFOP com artigos científicos em 2013, a equipe se deparou com as seguintes dificuldades:  Como capturar os artigos científicos que se encontravam dispersos em vários meios de comunicação científica;  Como evitar a duplicação dos artigos, uma vez que, em muitos casos, vários pesquisadores da instituição são autores do mesmo artigo científico;  Como realizar o corte, considerando o período de vínculo do pesquisador com a instituição;  Como obter a licença para depósito no RI. INTRODU Ç ÃO Diante das dificuldades listadas acima, desenvolveu-se a seguinte metodologia de trabalho:  Consultando-se o currículo Lattes dos professores verifica-se o período de seu vínculo com a instituição e os artigos publicados neste período, ou seja, os artigos que poderão ser depositados no repositório.  Em seguida, a referência do trabalho, encontrada no currículo Lattes, é copiada para uma planilha do Excel, utilizando a ferramenta texto para colunas.  Sempre que se inicia o trabalho com um pesquisador, busca-se seu nome nessa planilha, para verificar a existência de algum artigo de sua autoria e evitar sua repetição. CONCLUSÕES METODOLOGIA  A próxima etapa é verificar a licença para depósito do artigo no repositório e para isto, utilizam-se os diretórios disponíveis como Diadorim e Sherpa/Romeo.  Caso não se encontre a permissão nestes diretórios, verifica-se a política de direitos autorais do periódico científico.  Se a informação sobre licença não for encontrada utilizando esses métodos, a solicitação é realizada por meio do Rightlink ou via- ao titular dos diretitos autorais.  Todas as informações referentes à licença do artigo são anotadas na planilha. No caso de obtenção da mesma o trabalho é posteriormente submetido no RI, sendo informada a concessão da licença no metadado rights license.  As informações referentes à política de direitos autorais dos periódicos previamente consultados são listadas em outra planilha do Excel a fim de facilitar o trabalho com futuros artigos de pesquisadores da UFOP, publicados por esses periódicos.  Para facilitar o trabalho e reduzir o risco de perda de informações, todas as planilhas citadas acima são compartilhadas em um dispositivo de armazenamento de informações em nuvem. Esta metodologia mostrou-se eficiente para o povoamento do RI/UFOP, com artigos científicos. O crescimento da coleção de artigos científicos é continuo e satisfatório. Atualmente, temos artigos depositados e todos devidamente licenciados. Apesar dos bons resultados obtidos com a metodologia descrita, é importante atentar- se para outras tecnologias destinadas a esse fim, assim como incentivar o autoarquivamento. Repositório Institucional UFOP REFERÊNCIAS GAUDIE LEY, Maria Dulce Lagoeiro de Magalhães. Diretrizes para a proposição de política de povoamento de repositório institucional: o contexto da Universidade Federal Fluminense (UFF) f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal Fluminense Niterói, Disponível em: 20LAGOEIRO%20M%20GAUDIE%20LEY.pdf>. Acesso em: 22 set