OBJETIVO Analisar o processo L.S.F. na construção de edificações populares e sua adequação aos pilares da sustentabilidade. Vertentes da sustentabilidade:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL
Advertisements

EINP – Setor de Tecnologias de Produção mais Limpa
Programas Eficiência Energética
Expectativas socioeconômicas, ambientais e energéticas
VOCÊ E O LIXO?.
AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA O PAPEL DO GOVERNO NA SUSTENTABILIDADE DA GESTÃO Claudio Langone.
Gestão Ambiental.
MARKETING SOCIOAMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE Professor Patrick Nunes Doutorando em Ciência Política Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente.
Cidadania e Responsabilidade Socioambiental
Desafios aos Futuros Engenheiros
19 X Keyna Milena Priscyla Bernardes Victor Ramiscli
RESPONSABILIDADE SOCIAL.
ALBERGUE EMERGENCIAL. ALBERGUE EMERGENCIAL Conceito O sistema contrutivo básico O Albergue Emergencial.
PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAPIRAMA PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO
Cenário da Construção Civil
Novas aplicações do cimento Aspetos da sustentabilidade
SISTEMA DE CONSTRUÇÃO INDUSTRIALIZADA MEDIANTE PAINÉIS DE BETÃO.
PLHIS PREFEITURA MUNICIPAL DE JABOTI
Profª MS Maria Salete Ribeiro - UFMT
O que é o potencial social?
CONDIÇÕES REGIONAIS PARA A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA CONSTRUTIVO “STEEL FRAME” EM EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS. Nome da Orientadora: Mara Regina Gomes. Nome do.
Condomínio Ecológico A R.A. Park Way encontra-se inserida na Área de Proteção Ambiental das bacias do Gama e Cabeça de Veado e, portanto, com o intuito.
HOSPITAIS VERDES E SAUDÁVEIS
MEIO AMBIENTE.
DIAMANTINO. PROMOVER O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ECONOMIA MATO-GROSSENSE, FORTALECENDO A COMPETITIVIDADE, A DIVERSIFICAÇÃO E A PARTICIPAÇÃO NOS MERCADOS.
DIAMANTINO Econômico Consolidado. Propostas de projetos por estratégia 1. Investir na formação profissional continuada, permitindo ao trabalhador sua.
O Certificado LEED é fornecido pelo USGBC e visa certificar e/ou ratificar a sustentabilidade e a redução do impacto ambiental das construções que adotam.
Nome da Orientadora: Mara Regina Gomes.
Seminário O DESAFIO DA UNIVERSALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO ESTADO DE SÃO PAULO FIESP 2012.
Importância da Certificação
Unidade 9 - Perguntas Logística e Ecologia - Desenvolvimento Sustentável na Cadeia de Suprimentos 19T S1- PR Adelaide Amorim Daniel Oliveira.
Prefeitura do Recife - EMLURB
A VISÃO DO MERCADO PARA A CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
Apresentação.
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
A SONAE INDÚSTRIA E A VERTENTE DA GESTÃO AMBIENTAL O COMPROMISSO A Política Ambiental da SONAE INDÚSTRIA estabelece os seguintes princípios para a.
Tratamento dos Resíduos Sólidos – Reciclagem R S Construção Civil
André Calábria Fernanda Chagas Gabriela Veras Isabela Andrade Janielle Cunhas Sofia Ramos.
Consórcio Pró Infância Brasil
ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS
CAMINHO SUSTENTÁVEL A opção consciente
Certificação. Dificuldade de se obter informações ambientais Conseqüentemente em analisar os impactos.
Desenho e simulação de bioprocessos
SUMÁRIOSUMÁRIO 5,5% US$ 147 bi 4300 obras - Juros + Prazos Financiados.
Responsabilidade Social Everton Enrico RA.: º SINA 07 Eduardo Rodrigues RA.: Janaina Camargo RA.: Paulo Augusto Administração de Negócios.
Arquitetura vernacular
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
Desenvolvimento Metropolitano “Campinas 2020”
Gestão Social e Democrática da Água: Gestão Social e Democrática da Água: Perspectivas A água de Minas.
Secretaria de Serviços Públicos
Os problemas sociais das cidades brasileiras
PROGRAMA DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL COORDENAÇÃO CONSTRUÇÃO VERDE NO BRASIL CONGRESSO NACIONAL – COMISSÃO MEIO AMBIENTE São Paulo, 24 de Junho de 2010 José.
Categoria 1 – Empreendedora Destaque do Setor Imobiliário
TRABALHO DE GERENCIAMENTO DE ESCOPO
Henrique Andrade 4º Edificações Manhã.  É uma nova e promissora forma de construir sem agredir o meio ambiente, ou pelo menos, causar menos impacto.
1 X Congresso Brasileiro de Energia Racionalização, Regulação e Visão do Consumidor Adriano Pires 28/10/2004.
SUSTENTABILIDADE URBANA EM NOVOS EMPREENDIMENTOS HABITACIONAIS
ÉticaQualidadeInovaçãoResponsabilidade
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
NOME: ANÁLISE DA VARIAÇÃO DE CUSTOS RELACIONADA AO DESEMPENHO TÉRMICO DE DIFERENTES ALVENARIAS EM FACE DA NORMA BRASILEIRA VIVERAPRENDERTRANSFORMAR.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
Energia e Meio Ambiente na Indústria Automotiva Desafios e Oportunidades Energia e Meio Ambiente na Indústria Automotiva Desafios e Oportunidades por Adriano.
Política Nacional de Resíduos Sólidos e Logística Reversa de Resíduos Eletroeletrônicos Brasília, 28 de maio de 2013.
Consultoria, Auditoria & Treinamento. A Evolution Quality foi fundada em 2009, focando a prestação de serviços de consultoria e treinamento nas áreas.
MECANISMO DE DESENVOLVIMENTO LIMPO EM SALVADOR: A IMPORTÂNCIA DOS CATADORES DE RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS AUTORA: MARCELA DE ALMEIDA SOUZA MAGALHÃES.
População mundial: cidades e consumo
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social 1 BNDES NO PAC: Infra-estrutura Social. Elvio Lima Gaspar Diretor da Área de Inclusão Social.
1) O PAPEL DOS SERVIÇOS NA ECONOMIA
Apresentar o processo L. S. F
Transcrição da apresentação:

LIGHT STEEL FRAME, HABITAÇÕES POPULARES E SUSTENTABILIDADE Francisco Assis Javarini Fortaleza, 2015.

OBJETIVO Analisar o processo L.S.F. na construção de edificações populares e sua adequação aos pilares da sustentabilidade. Vertentes da sustentabilidade: * Econômica. * Social. * Ambiental. * Buscar resultados.

RELEVÂNCIA/JUSTIFICATIVA O L.S.F. é amplamente utilizado em países com alto I.D.H., produzindo: * Racionalização na edificação. * Rapidez na construção * Otimização dos recursos humanos. * Economia de energia com ganhos ambientais. * Grande déficit habitacional no Brasil. * Vantagens econômicas na implementação. * Mercado consumidor em expansão.

LIMITAÇÕES DO L.S.F. Questões culturais: Preconceitos, pois acreditam fragilidade das paredes. Falta de recursos humanos especializados. Divulgação, pois não há conhecimento do sistema pelos investidores e projetistas. Resulta desempregos, devido a prestação de serviços rápidos e especializados. Não há no Brasil furacões, terremotos, que justifiquem a implantação devido a resistência.

METODOLOGIA Revisões Bibliográficas. Pesquisas efetuadas em jornais, revistas e sites específicos, relacionados à utilização de novas tecnologias nas construções sustentáveis.

A SUSTENTABILIDADE NAS EDIFICAÇÕES É uma tendência de mercado que agrega valor e competitividade. 50% de todos os resíduos gerados nas cidades provêm das construções. 75% dos resíduos vêm das construções informais incentivando a criação dos eco pontos Conama – Resolução 307 responsabiliza: O gerador, o transportador e o receptor. Criação de ATT para recebimento, triagem e destinação as industrias.

A SUSTENTABILIDADE E O L.S.F. Edificação nos EUA com mais de 200 anos. Agrega valor pela economia gerada durante a vida útil (manutenção). Redução 80% consumo de água na obra durante a construção. Componentes 100% recicláveis. Certificações garantidas pelo Leed-Green Building (fiscalização).

A SUSTENTABILIDADE E O L.S.F. Emissão de 1/5 de CO² se comparado com sistema convencional. Resistência à corrosão e fogo. Precisão no orçamento proposto. Conforto térmico e acústico, gerando economia de energia. Fidelização dos materiais de acabamentos (linha de produção).

O L.S.F. E AS EDIFICICAÇÕES POPULARES O Déficit habitacional no Brasil ano de 2012, correspondia a 5,43 milhões de moradias. Famílias com renda de até 3 salários mínimos, comprometem 30% da renda com aluguéis. 88% da moradias estão em aglomerados como favelas e cortiços. Preocupação com o bem estar social, saúde e dignidade. Os sistemas industrializados são soluções para um setor em expansão devido a grande déficit habitacional. Incentivos com Programas governamentais como o PAC e minha casa, minha vida (Caixa).

LINHA DE MONTAGEM Fonte: (FLASAN, 2009).

Desenvolvimento Sustentável

ECOLÓGICO Ecologicamente Correto

ECONÔMICO Economicamente viável

SOCIAL Socialmente justo

CONCLUSÃO A aplicação do sistema L.S.F. é uma alternativa, com vantagens sociais, ambientais e econômicas claras. Necessidade de estratégia pública mais agressiva inserindo o L.S.F na nova realidade brasileira. Representação de um novo paradigma da construção, sendo uma solução sustentável.

OBRIGADO!