Análise dos dados da pesquisa qualitativa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ROTEIRO PARA ORGANIZAR O PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Investigação Qualitativa: caminhos e possibilidades
RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural,
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Dois modos de ler a Bíblia.
Pesquisa em Serviços de Saúde
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Como Preparar Seminários
Como desenvolver a avaliação institucional na escola?
Sérgio Elias Vieira Cury
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
PENSANDO OS TRABALHOS ACADÊMICOS
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
Sonhei que tinha marcado uma entrevista com DEUS.
Programa Ler e Escrever
29/04/14 29/04/14 ANÁLISE DE CONTEÚDO 1.
AVALIAÇÃO: instrumento para verificar o que o aluno aprendeu.
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
CASADOS...  .
Grupo Focal Material apresentado de discutido na disciplina Avaliação de serviços e programas de saúde[senso estrito] Dpto de epidemiologia e métodos quantitativos.
TCC – Trabalho de Conclusão de Curso
O trabalho de campo.
Experiências das Três Leis de Newton
Subentendido.
ORIENTAÇÃO PARA TCC’s Prof. CARLOS BUZETTO.
Lisiane Albrecht Thaís Rocha dos Santos Érica Stéfany Pimenta Figueira
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Profª. Taís Linassi Ruwer
Artigo Científico Funções Básicas:
TarefaAvaliaçãoReferênciaConclusãoCréditosIntrodução 321 Processo Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 8º ano. Professora Débora Soifer Clones Demais.
A c u c a r By Jorge Corrêa.
Projeto de Pesquisa: Estrutura, elementos e recomendações gerais
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Ug0Lin1.
Professor: Fábio Campos UFPE Aula 08 :: Técnicas Criativas para Geração e Seleção de Alternativas.
Açúcar.
Plano de Aula Análise Qualitativa Características Métodos e Técnicas
Programa de Pesquisa ao Alcance de Todos. Oficina 3: Pensares e Reflexões sobre referencial teórico. Coordenadoras: Patrícia Moura, Jonelle Niemann, Luana.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
Terceira Lição.
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
Projetos Pessoais: Por onde comecar? Nos proximos slides vamos ver…
Anna Caroline Soares Glenda Aune Conrad 2PPN
Como elaborar um plano de aula
Emilly Kely- 2 PPN Intercâmbio Estudantil. Perfil Pessoas entre 19 e 22 anos. Estudantes Universitários. Passaram pelo menos 3 meses em país estrangeiro.
Daniela Santana João Rodrigues Braga
SITUAÇÕES.
O que é pesquisa científica?
Com o intuito de descobrir o que já sabíamos, nossas expectativas e o que queríamos saber sobre EaD, em uma das primeiras aulas de Introdução a EaD,
Pesquisa ao Alcance de Todos (PAT-2009) 2ª Oficina de Elaboração de Projetos: Formulação do problema, dos objetivos e da justificativa do projeto Coordenadores:
Contexto  Programa: A formação contínua do professor de inglês: um contexto para reconstrução da prática (PUC-SP, Cultura Inglesa, Prefeitura de Carapicuiba)
A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR A PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA Neniane Correia dos Santos BANCA.
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 26: O ideal.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Coleta de dados Entrada no Campo.
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
O Projeto de Pesquisa.
Métodos de Pesquisa: Análise de Conteúdo
PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
Finalidades da pesquisa científica
Pesquisa Qualitativa CONHECIMENTO:
ANALISE TEXTUAL Aula 9 - Produção e efeito de sentidos – Metáfora e Metonímia.
SUJEITO Aspectos semânticos Professora Anna Frascolla Colégio Cândido Portinari 8º ano / 2016.
A MOTIVAÇÃO PROPICIADA PELA ABORDAGEM DE UM TEMA DA FÍSICA MODERNA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Luciene Fernanda da Silva¹, Alice Assis² ¹ USP / Programa.
Deus é Como o Açúcar....
Transcrição da apresentação:

Análise dos dados da pesquisa qualitativa.

ANÁLISE DE CONTEÚDO É um conjunto de técnicas de análise de comunicação visando obter, a descrição do conteúdo das mensagens, indicadores (quantitativos ou não) que permitam conhecimentos relativos ao tema em estudo (BARDIN, 2011).

ANÁLISE DE CONTEÚDO Nesse sentido, Demo (1995) ressalta que na Análise de Conteúdo é preciso ir além da interpretação do sentido das palavras, que é necessário saborear as entrelinhas. O dito e o não dito, o explícito e o implícito fazem parte da linguagem e compõem a dinâmica das relações na vida cotidiana. Revelar tais implícitos faz parte do trabalho do pesquisador, valendo-se também de sua sensibilidade.

O corpus submetido a análise é o conjunto dos relatos/depoimentos/falas.

ANÁLISE DE CONTEÚDO 1ª ETAPA - Pré-Análise Consiste na escolha das questões a serem analisadas a partir da retomada dos objetivos da pesquisa. Nessa fase, determina-se a unidade de registro, ou seja, a palavra-chave, frase ou o tema dentro da unidade de contexto de cada questão a ser analisada.

ANÁLISE DE CONTEÚDO 1ª ETAPA - Pré-Análise *geralmente abrange três aspectos: 1- escolha do material; 2-estabelecer objetivos; 3- classificação dos indicadores (Unidades de Registro).

2ª ETAPA - Exploração do Material Essa fase consistiu em uma profunda exploração do material. Para tanto, é realizado várias leituras, buscando-se, as unidades de registro definidas na fase anterior.

2ª ETAPA - Exploração do Material Após é feito recortes das unidades de registro, as quais são classificadas em categorias. Esse processo desenvolve-se até o surgimento das categorias finais de análise, que podem ser codificadas.

1-identificar as unidades de registros; ANÁLISE DE CONTEÚDO 2ª ETAPA - Exploração do Material *nessa fase consiste em: 1-identificar as unidades de registros; 2-categoriza-las; 3-codifica-las (Opcional).

1 2 1 ANÁLISE DE CONTEÚDO EXEMPLO Pergunta: Qual a forma que você melhor apreende o conteúdo? FALA 1-Quando são realizados seminários e debatidos os assuntos, quando o professor consegue explicar o assunto sem precisar ficar lendo o conteúdo nos slides, uma aula expositiva com discussões, com exemplos práticos. UNIDADE DE REGISTRO “seminários e debatidos os assuntos”   “professor consegue explicar o assunto sem precisar ficar lendo” “expositiva com discussões exemplos práticos” CATEGORIA Didática/dinâmica da aula Professor CÓDICO 1 2      1

3 4 ANÁLISE DE CONTEÚDO EXEMPLO Pergunta: Qual a forma que você melhor apreende o conteúdo? 2-Eu aprendi mais foi numa experiencia que tive em estágio, onde a enfermeira do setor deixou de cuidar do carro de parada e foi tirar bichos de pé de um “sujeito” que tinha condições de fazer ele próprio. Aprendi porque na hora da parada o carro não estava completo com tudo o que era necessário e com isso o paciente foi a óbito, foi uma experiência que jamais esquecerei. Eu aprendo bastante lendo, pesquisando. “experiência que tive em estágio”   “Eu aprendo bastante lendo, pesquisando” Pratica Método de estudo do acadêmico 3 4

3ª ETAPA - Tratamento dos Resultados Obtidos e Interpretação Na última fase, os resultados brutos podem ser submetidos a um tratamento quantitativo, que permitiram colocar em relevo as informações obtidas, auxiliando a interpretação dos dados de acordo com o referencial teórico e os objetivos do estudo.

APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS (qualitativos) Exemplo “Meu, foi um choque, era o fim do mundo... Parece que fica nas idéias, não aceita, vai aceitando aos poucos. Esse dia, 29 de abril, nunca mais vou esquecer, foi uma segunda feira (Mãe 5). “Só sei que foi horrível, um trauma, Ter um filho sempre sadio e de repente Ter leucemia. Primeiramente não acreditei, pensei que fosse engano, que o médico dissesse que estava enganado. Só senti, de fato, quando fui para o hospital e conversei com outras mães” (Mãe 3).

APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS (qualitativos) Exemplo CHOQUE NEGAÇÃO PERDA Figura 1- Sentimentos das mães ao receber o diagnóstico de leucemia de seu filho, 2003.

Referências Bibliográficas BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: 70, 2011. DEMO, Pedro. Avaliação qualitativa. 6. ed. Campinas: Autores Associados, 1999. 102 p. ISBN 85-85701-02-1 MINAYO, Maria Cecilia de Souza (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.