Relógio de sol Martino 3ª a E Enzo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEOREMA DE TALES.
Advertisements

Prof. Adriana Amorim Ciências – 6º ano Colégio MV
Ainda há pastores Já há poucas pessoas que têm esta profissão. Nela não há sábados, nem domingos, nem dias santos.
Prof. Adriana Amorim Ciências – 6º ano Colégio MV
Observações da região do centro da galáxia. Nebulosa do Cone.
SEMELHANÇA DE TRIANGULOS
Variáveis Aleatórias Contínuas
Modulo de Ensino Inovador Quanto tempo o tempo tem?
Arte no Egito Antigo.
Força militar O exército: responsável pela defesa do Egito contra invasões estrangeiras, e a manutenção da dominação egípcia no Antigo Oriente Próximo.
A esfera celeste e a orientação pelas estrelas
Frank Lloyd Wright.
NÚMEROS NA HISTÓRIA NÚMEROS FIGURADOS Antonio Carlos Brolezzi www. ime
Palestrante: Alessandra Virgínia de Oliveira Nishihara
A Astronomia e os Gnômons Caio B. G. C. Gnômon?
A ORIGEM DA TEORIA DOS NÚMEROS
Trabalho de Matemática
Thales De Mileto Thales de Mileto ( a.C.)
O Surgimento do Alfabeto
Hugo Gonzaga Miguel Nº 5 7º E
Aula 14 Taxas Relacionadas.
Prof. Roberto de A. Martins
Prof. Everton da Silva Correa
INVERSOR PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO
Escola Secundária Inês de Castro
- GRANDEZAS -.
Exemplos Resolvidos pág. 145
Aplicações semelhanças de triângulos
COMO SURGIRAM OS DIAS, OS MESES, OS ANOS E OS CALENDÁRIOS?
Thales de Mileto Nasceu a 600 e 550 a.C. Nasceu na Ásia Menor.
Triângulos Semelhantes na Antiguidade
HISTÓRIA DA ASTRONOMIA
Escola: Coopen Série: 4º B Alunos: João Paulo e João Vitor
Caio B. G. C. define-se como o fenômeno em que um astro deixa de ser visível, totalmente ou em parte, ou pela interposição de outro astro entre ele.
História 6º ano Introdução ao estudo da história “estuda-se o passado para compreender o presente e planejar o futuro”
HAZOR.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO As Estrelas Brilhantes Professores e ajudantes: Prof. Fátima Sampaio, Paulo Gomes (pai.
OS HOMENS PRIMITIVOS NÃO TINHAM NECESSIDADE DE CONTAR, POIS VIVIAM DA
Escola: Coopen Aluno: Lucas Martins Lenza Cardoso Série: 5° ano B
Escola: Coopen Aluno: Eduardo Moraes Vilela Série: 5°ano B
A origem dos calçados Escola: Coopen Aluna: Maria Clara Série:5° ano B.
Curiosidade: A origem dos calçados
Importância para as civilizações antigas
A origem dos calçados Escola: Coopen Aluno: Pedro Paulo Série: 5º ano B.
Escola: Coopen Aluno: Eduardo Inácio Santana Rodrigues Série: 5° ano B
CURIOSIDADE: A origem dos calçados Escola: COOPEN Aluno: Bruno Série: 5°ano B.
NOME:ENZO Nº:06 PROF:LILIAN 5ANO D
Gabriel Santos N°09 5 °ano D Professora:Lilian
A origem dos calçados Escola: Coopen Aluna: Laressa Série: 5° ano B.
Escola:COOPEN Aluna: Ana Carolina Série:5°ano A
A Origem dos Calçados Escola: Coopen Aluno: Arthur Série: 5°ano A.
Aluno: João Vitor Escola: Coopen Série: 5°Ano A
Escola: COOPEN Aluno: Diôgo Série: 5°A. Curiosidade: A origem dos calçados ● Existe evidências que mostram que o calçado surgiu no final do período paleolítico.
1.4. A esfera celeste e a orientação pelas estrelas.
Aluno: Caio Escola: COOPEN Série: 5º Ano A
A origem dos calçados Escola: Coopen Série: 5º ano A Aluno: Nicolas.
Escola:Coopen Aluna: Mariana Castro Nicoli Série: 5° ano B
Relógio(formação da horas, minutos, segundos)
Escola:COOPEN Aluno: Eduarda Série:5°A. Curiosidade: A origem dos calçados ● Existe evidências que mostram que o calçado surgiu no final do período paleolítico.
A origem dos calçados Escola: COOPEN Aluno: Leonardo Magalhães Série: 5º ano.
A origem dos calçados Escola: Coopen Aluna: Maria Júlia Bueno Vieira Série: 5º ano B.
Teorema de Tales e suas aplicações
QUESTIONÁRIOS ON LINE GOOGLE DOCS Profª Juliana Schivani Docente.ifrn.edu.br/julianaschivani.
FRAÇÕES
TRIGONOMETR IA DO TRIÂNGULO RETÂNGULO Prof.ª Juliana Schivani.
AULA 3 – CÂMARA ESCURA DE ORIFÍCIO/ ESPELHOS PLANOS
Transcrição da apresentação:

Relógio de sol Martino 3ª a E Enzo

Como ele é?

Quem inventou? O homem primitivo, primeiramente, usou sua própria sombra para estimar as horas (sombras moventes). Logo depois viu que podia, através de uma vareta fincada no chão na posição vertical, fazer estas mesmas estimativas. Estava criado o pai de todos os relógios de Sol, o famoso Gnômon.

Em que ano foi criado? De acordo com Herodotus (484 - 425 A.C) o primeiro relógio solar foi criado no antigo império da Babilônia (2700 - 538 A.C.), ou ao menos veio para a Grécia deste país. O povo da Babilônia usava 360° no círculo, 12 meses no ano , sete dias ... Vamos trabalhar com a direção e a sombra desta haste projetada pelo Sol .

Curiosidades O relógio de sol, o mais antigo objeto usado pelo homem para medir o tempo, funciona observando-se a mudança de posição e comprimento das sombras projetadas pelo Sol nos diferentes períodos do dia. Localizados no Egito, os primeiros relógios, que datam de aproximadamente 3500 a.C., eram compostos apenas por um pilar, chamado gnomon, e podiam mostrar as duas metades do dia . Mais tarde, escalas de medidas foram adicionadas em volta da coluna para que os dias pudessem ser divididos em períodos mais curtos.

Sites pesquisados http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&rls=com.microsoft%3Apt-br%3AIE-SearchBox&biw=1003&bih=617&q=em+que+ano+foi+criado+o+relogio+de+sol+&btnG=Pesquisar&oq=em+que+ano+foi+criado+o+relogio+de+sol+&aq=f&aqi=&aql=&gs_sm=s&gs_upl=18796l42158l0l61l61l29l30l0l0l250l453l2-2