E.B. 2/3 do Couto Mineiro Disciplina: E.M.R.C. Prof.: José António Trabalho realizado por: Ricardo Martins.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Advertisements

As diferentes tecnologias e as alterações na natureza
O Homem como agente de mudanças ambientais
1.1 O que está acontecendo com o clima no planeta?
Sustentabilidade Mudança de paradigma
Relações Ambientais do Sistema de Turismo - SISTUR
O espaço geográfico e as atividades humanas
A terra pede socorro ! Jóice , Valéria, Noemi.
Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
Futuro da Humanidade vs Alterações climáticas
Causas e efeitos das alterações climáticas
Evolução Histórica da Saúde Ambiental
Ética Ambiental.
Crise Ambiental.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRAIA DO PEREQUÊ LUIZ ANTONIO ALEXANDRE (EE DR ROBERTO AMAURY GALLIERA) TANIA MACENA (EE PASTOR JACONIAS LEITE DA SILVA) ERINALDO.
POLUIÇÃO DO AR.
O Aquecimento Global..
20 Perguntas
O que é o aquecimento global ?
AQUECIMENTO GLOBAL.
Escola E.B 2,3 Dr. José Jesus Neves Júnior
Aquecimento global e o Efeito estufa
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
O Aquecimento Global, as suas Causas e Consequências
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 2 - GLOBALIZAÇÃO E MEIO AMBIENTE
RECURSOS VEGETAIS Renováveis
Aquecimento Global Trabalho elaborado por: António Amaro nº 3 8ºA
Mudanças climáticas e evolução do Homem
Problemas ambientais Resumo
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Trabalho elaborado por: José Silva, Nelson Gonçalves, Daniela Alves, Ricardo Quintal e Miguel Quintal 12ºJ Ano lectivo 2013/2014 Escola Secundária Alberto.
Profª. Andréia 9º Ano Química.
O esgotamento dos recursos naturais como limite ao crescimento
Escola : E.E. Dona Consuelo
Constituição do planeta Terra:
Educação Ambiental.
PROBLEMAS AMBIENTAIS LUCIANO PILATTI 3 ANO.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Cuidar da terra, cuidar dos outros
Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora.
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
Escola E.B 2/3 do Couto Mineiro
O objetivo das ações propostas em educação ambiental é a de promover transformações sociais na realidade dentro de uma perspectiva crítica, considerando.
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
Responsabilidade Socioambiental
Escola Básica 2º e 3º Ciclos de Santo António Ano Lectivo:2010/2011 Disciplina : Área de Projecto.
RISCOS MISTOS ESQUEMATIZAÇÃO
Fraternidade e a vida no planeta “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22)
Políticas Sustentáveis A Terra funciona como um sistema: atmosfera, água, terra, biodiversidade e sociedade humana estão complexamente interligados.
Ciências Naturais – 8.º ano
ATIVIDADE 1 Trabalho realizado por: Gonçalo Rocha nº8 Leandro Martins nº12 Escola Secundária Manuel de Arriaga Cidadania.
Escola E.B. 2,3 Dr. António João Eusébio
O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Natureza e Tecnologia.
MEIO AMBIENTE.
SUSTENTABILIDADE COMO ESTÁ A SUA RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE?
ESCOLA ESTADUAL ZUMBI DOS PALMARES FURNAS/JARAGUARI 14/09/15 PROFESSOR: RONAN DIRETOR: MARCOS COORDENADORA: LEILA ALUNOS: ARIOVALDO,PAULO CESAR,DANIEL.
Globalização e Meio Ambiente
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PROJETO GEOGRAFIA.
Um outro mundo possível. Duas utopias urgentes para o século XXI.
VIII Semana de Arquitetura e Urbanismo – SEMAU
Trabalho realizado por: Ana Paula Nº4 8ºB
Easy.
A QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU. Centra-se no desenvolvimento de valores/ atitudes/ posturas éticas -> domínio de procedimentos. Critérios:
Professora Manuela Cardoso
Licenciatura em Ciências Biológicas Disciplina: Tecnologia Educacional Professor (a): Lívia Lima e Walmir Soares Aluno: Jackson Angelo Tutor: Socorro Ferreira.
33 PALESTRA : “O NOSSO MUNDO !” Público Alvo : Ensino Fundamental II.
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
N4 Controlo dos impactes da exploração e da transformação dos recursos naturais CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
Transcrição da apresentação:

E.B. 2/3 do Couto Mineiro Disciplina: E.M.R.C. Prof.: José António Trabalho realizado por: Ricardo Martins

Este trabalho foi proposto pelo professor José António no âmbito da disciplina E.M.R.C., neste trabalho irei abordar o tema ecologia e valores, também para a realização deste trabalho tirei algumas fotos que irão ser apresentadas. Espero que gostem…

Natureza A humanidade é parte integrante de um imenso universo em evolução. O planeta onde vivemos é apenas um pequeno ponto, sendo o único sítio habitável. O ser humano habita o planeta terra, sentindo-o como seu lugar de origem, onde nasceu e cresceu. É a casa de toda a humanidade. Não são apenas as pessoas que habitam o planeta, são também o ar, a água, as plantas e os animais que vivem ao lado da humanidade, estando todos interligados e independentes uns dos outros.

O bem estar de toda a humanidade depende da manutenção de um ambiente saudável, tal como da diversidade das plantas e dos animais. A Terra quando observada do espaço, é um planeta azul, sendo por grande parte ocupada por água, tendo vindo este azul a ficar cada vez mais ofuscado. Estamos então num momento crítico da história da Terra, o planeta está a ser ameaçado e apresenta vários sintomas da sua doença.

O ser humano é Vítima da degradação ambiental mas é também o maior causador. Os seres humanos não se limitam apenas à proteção do ambiente mas principalmente ao cuidado das próprias pessoas. Ao preservamos a saúde do ambiente, estamos também a criar condições para o bem-estar e para o futuro da humanidade. As alterações climáticas e degradações são cada vez mais visíveis, o que provoca desigualdades socias perante as pessoas que deixam de ver os seus meios de subsistência salvaguardados.

Ecologia humana A ecologia humana estuda as relações entre a espécie humana e os outros componentes dos ecossistemas. Ao integrar os fenómenos humanos na sua reflexão, a ecologia situou-se no complexo terreno das relações do ser humano com a natureza. Encontra-se no centro de um debate decisivo sobre o nível de dependência em que nos encontramos face ao mundo natural, que as nossas sociedades pensavam, ingenuamente, ter dominado.

É sem duvida cada vez mais necessário analisar os problemas ecológicos a partir de uma perspetiva ético- moral. Para além de ser uma ciência, a ecologia humana propõe uma reflexão sobre caminhos que conduzem à felicidade. É preciso repensar o progresso dentro dos limites recusando os modelos de desenvolvimento, que põem em causa a sustentabilidade da natureza e o futuro da humanidade.

O planeta Terra, ao longo do percurso histórico da humanidade, tem sido muito generoso mas tem vindo a dar sinais preocupantes de mudança. Estas alterações não acontecem simplesmente por fatores naturais, mas acontecem devido aos malefícios que a ação humana tem provocado no meio ambiente. As maiores alterações foram nos séculos XIX e XX, pois foram os séculos em que se deram os maiores progressos ao nível das conquistas tecnológicas e do bem-estar humano.

Recursos Naturais As florestas são grandes consumidoras de dióxido de carbono. Preservar a florestação poderia ser a solução do aquecimento global. Essa não foi definitivamente a opção das grandes indústrias, pois procedeu-se à desflorestação em grande escalam, empobrecendo os solos e eliminando a possibilidade de diminuir os níveis de dióxido de carbono presentes na atmosfera. A desertificação é uma das maiores consequências da desflorestação mas também da pecuária intensiva, da crescente urbanização e da poluição provocada pelo homem.

Água A água é um recurso natural precioso que, devido à crise ambiental tem vindo a escassear em vários pontos geográficos da Terra. A água tem sido utilizada não só para consumo doméstico e de forma desperdiçada, como também para a agricultura e indústria onde são necessárias avultadas quantidades de água. Quanto maior for o caudal da água poluída, devido aos esgotos domésticos, poluição industrial e resíduos de fertilizantes, menos é a quantidade de água disponível para consumo.

Consequências São várias as consequências dos problemas ambientais, desde o degelo e subida do nível médio das águas do mar e consequente destruição do litoral continental das cidades e infraestruturas costeiras até ao agravamento da fome no mundo. As consequências são muitas e estão interligadas, podendo ser causa de conflitos internacionais pela posse e controle dos recursos. Sendo ainda possível resolver os problemas ambientais desde que todos os indivíduos, povos e nações assumam esse compromisso e o transformem em atitudes concretas.

Já foram dados alguns passos no sentido da preservação ambiental, como a criação de instituições tais como a criação do Painel Intergovernamental para as alterações climáticas e o Protocolo do Quioto. A União Europeia comprometeu-se a reduzir vários dos seus tipos de emissões poluidoras, tais como a emissão de gases. Já os Estados Unidos da América, a Índia e China, que são países altamente poluidores não assinaram este acordo, o que comprova a supremacia do interesse económico sobre o interesse ecológico.

Resolver a crise ambiental A crise ecológica deve ser resolvida através da solidariedade ecológica, ou seja, em vez de atuar em vista de benefícios pessoais, os empresários e políticos terão de atuar com o intuito de atingir benefícios coletivos. Através da consciência ecológica que começa em cada pessoa e se estende a cada sociedade e cultura. É urgente a criação de uma civilização que integre valores ecológicos e valores tecnológicos, rejeitar os comportamentos humanos que conduziram o planeta ao beco em que se encontra.

Reciclagem A reciclagem é o reaproveitamento e reutilização de alguns materiais, o que preserva o ambiente, diminui o abate de árvores para o fabrico de papel, evita a acumulação de resíduos que não são biodegradáveis. Estes produtos reciclados são de baixo custo, um bom aspeto comercial. Os resíduos recicláveis são todos aqueles que podem ser utilizados para o fabrico de outros.

Face aos grandes problemas ambientais que ameaçam a vida na Terra, fruto da negligência humana, é urgente assumir atitudes capazes de garantir a sobrevivência do nosso planeta. Podemos esperar e exigir do estado e dos organismos competentes uma política adequada, mas não podemos querer que os outros façam a nossa parte. É fundamental que cada pessoa reveja o seu dia-a- dia e adote atitudes verdadeiramente ecológicas. Responsabilidade, solidariedade e respeito surgem como palavras de ordem para garantir a sustentabilidade da vida na Terra.

Com este trabalho enriqueci os meus conhecimentos sobre ecologia e os valores, o significado de ecologia. Espero que tenham gostado!!