CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rios Poluídos Os rios são fonte de vida. Desde a Antigüidade, suas águas são essenciais para que as pessoas possam viver, bebendo, banhando-se, navegando,
Advertisements

“Como separar e reciclar o LIXO de sua CASA”
Saneamento Básico Professora e enfermeira : Carla Gomes e Patrícia Lins.
VOCÊ E O LIXO?.
Ciclo de vida do produto
OS DEZ MANDAMENTOS DO CONSUMO SUSTENTÁVEL
Neiroberto Silva Presidente da Regional São Paulo.
Prefeitura Municipal de Curitiba Secretaria Municipal da Educação III Miniconferência sobre Biodiversidade Aquecimento Global e Exploração dos Recursos.
Como devemos preservar a água?
Conferência das Cidades Mato Grosso
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
As mudanças na dinâmica econômica, social e urbana dos municípios paulistas, nas últimas décadas, exigiram a abordagem de novos temas de investigação,
Desenvolvimento sustentável.
PAI NOSSO 06 Automático.
ORAÇÃO DO PAI NOSSO.
Logística Reversa Impactos ecológicos.
O problema do lixo termina
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
Conferência das Cidades Mato Grosso
LIGUE O SOM UM PAI NOSSO.
Educação para a Sustentabilidade
PROJOVEM URBANO TEMA INTEGRADOR MEIO AMBIENTE
VOCÊ É RESPONSÁVEL PELO LIXO QUE PRODUZ
Plano Municipal de Saneamento Básico
PAI NOSSO Alda Célia.
As Lições da Crise Hídrica na Região Metropolitana de São Paulo
AVISO Este Diaporama destina-se exclusivamente a fins educativos. A posse do mesmo não confere a quem o tenha adquirido o direito de o projetar em locais.
Uma oração sem igual Mateus
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
Atendimento a lotes situados em loteamentos
Manejo dos resíduos urbanos: Gerenciamento de Resíduos
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA COOPERADOS
O objetivo das ações propostas em educação ambiental é a de promover transformações sociais na realidade dentro de uma perspectiva crítica, considerando.
Dia do Design Sustentável
Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o vosso nome.
FAMÍLIA PROTEGIDA Mateus
O Meio Ambiente e o Agente Administrativo Educacional – Apoio.
150 – “PAI NOSSO” NOSSO PAI, QUE ESTÁS NOS CÉUS, QUE ÉS RODEADO DE ESPLENDOR, NOME TEU SANTIFICAR VIMOS COM ARDENTE AMOR, VIMOS COM ARDENTE AMOR. 1/5.
Lixo, para onde vai esse resíduo?
As diversas formas de organização da coletividade.
Água a energia da vida.
Acadêmicos: Daniella Menon Elisabeth Winckler Manoella Paludo Rogério Kunzler.
Resíduos sólidos – Coleta Seletiva Eng. Antônio Carlos Silva Sampaio Campo Grande, MS – Agosto, 2011 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016
Região Carbonífera Vice – Presidente: Luis Ernani Ferreira Alves ( Chacrinha ) - Guaíba Temática de Trabalho Meio Ambiente e Saneamento Comissão: Presidente:
SUSTENTABILIDADE COMO ESTÁ A SUA RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE?
Nesta Campanha, o que nos motivará para o encontro e a ação conjunta é a preocupação do cuidado com a Casa Comum, o lugar onde habitamos. A Casa Comum.
HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016
SEGUNDA PARTE – JULGAR “ Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. (Am 5, 24)
CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE
Casa Comum, Nossa Responsabilidade.
PAI-NOSSO (Luiz Chaves)
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA - CFE
ORAÇÃO Reunimo-nos para prepararmos a quarta Campanha da Fraternidade Ecumênica com o tema: “CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE”
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 TEMA: CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE LEMA: QUERO VER O DIREITO BROTAR COMO FONTE E CORRER A JUSTIÇA QUAL RIACHO.
CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE AGIR CFE “Quero ver o direito brotar como fonte e correr1 a Justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24)
CAMPANHA DA FRATERNIDADE TEMA: “Casa comum, nossa responsabilidade” TEMA: “Casa comum, nossa responsabilidade” LEMA: “Quero ver o direito brotar.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016
Campanha da Fraternidade Ecumênica
Aedes aegypti Mosquito transmissor da dengue, vírus Zika e da febre de chikungunya
CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE
SANEAMENTO BÁSICO: UM DIREITO DE TODOS “A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, seus resultados e a continuidade das ações.”
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
Milena Rossetti Biomédica Técnica Química da Comusa
O estado da arte Recife, 19 de agosto de Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei Federal /2010 Decreto Federal 7.404/2010 Política Estadual.
Fundação Nacional de Saúde PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO.
Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades.
Wladimir António Ribeiro Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Sociedade de Advogados Brasília, 5 de novembro de Audiência Pública: Formas de.
Escola da Fé 2016 Paróquia São Sebastião - Valinhos.
Transcrição da apresentação:

CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CFE - 2016 “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a Justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24) AGIR

Pai Nosso (Versão Ecumênica) Pai nosso que estás nos céus. Santificado seja o teu nome, venha a nós o teu reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje, perdoa-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!

Viver a Campanha da Fraternidade TERCEIRA PARTE – AGIR Viver a Campanha da Fraternidade Diálogo e trabalho em conjunto Processos de escuta Casa Comum, nossa responsabilidade Estamos acompanhado os Planos Municipais de Saneamento Básico O cuidado com a Casa Comum não depende apenas do poder público. Exige uma mudança profunda na forma como nos relacionamos com os recursos naturais.

TERCEIRA PARTE - AGIR As responsabilidades são coletivas, porém diferenciadas: o poder público tem a tarefa em realizar as obras de infraestrutura, implementar o Plano Municipal de Saneamento Básico, garantir a limpeza do espaço público e fazer a coleta seletiva do lixo. Nós temos a responsabilidade, enquanto cidadãos e cidadãs, de cuidarmos do espaço onde moramos, de não jogar lixo na rua, de zelar pelos bens e espaços coletivos. Nossas atitudes poderão nos aproximar do sonho do profeta que é de “ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5, 24)

Algumas atitudes que podemos assumir Na sua casa: Como é o uso da água em sua casa? Ela é usada com cuidado e economia? Quais as práticas adotadas em sua casa para um consumo responsável de água? Existe algum hábito que você adota e acha que poderia mudar? Você sabe se o esgoto coletado de sua casa é tratado? Você se incomoda e denuncia quando vê um vazamento de água em sua rua? Quando você sai de um cômodo iluminado por uma lâmpada tem o costume de apagar a luz? Você desperdiça alimentos? Qual o destino que você dá para aquele óleo de cozinha que não pode ser reutilizado? Deposita diretamente no ralo da pia ou procura acumular para depois reciclar? Você tem cuidado com o lixo que produz? Separa o lixo orgânico e o lixo reciclável ou eles vão para o mesmo destino? Tem a preocupação de usar produtos de limpeza biodegradáveis?

No seu bairro: Há rede de água encanada? Há coleta regular de lixo? Há vazamentos constantes de água nas ruas? Os vizinhos conversam entre si sobre os problemas da água e dos esgotos? Vocês cobram providências das autoridades? Na área onde você mora existe rede de esgoto? Todas as casas estão ligadas a ele? Como são tratados o lixo orgânico e o lixo reciclável? A prefeitura faz a coleta seletiva do lixo?

Na sua cidade: Como está a distribuição de água? A água é de qualidade? Há estações de tratamento do esgoto ou ele é jogado “in natura” nos rios? Existem cooperativas populares de reciclagem dos resíduos sólidos? Você conhece essas cooperativas e as pessoas que trabalham nelas? Já foi visitar algum desses locais? Em sua cidade, o tratamento, a distribuição da água e a captação do esgoto são públicos, privatizados ou terceirizados? Quando há aprovação de projeto de construção de imóvel, o esgotamento sanitário é levado em consideração?

Participar As reflexões sobre o Saneamento Básico mostram que esse não é um problema apenas para quem é técnico no assunto. Conselhos como espaço de participação Desenvolver a dimensão ética (pecados contra a criação) Saneamento é um direito humano fundamental. Reivindicar políticas públicas de saneamento básico AGIR

AGIR Educar para a sustentabilidade Não deixar águas correndo... Apague as luzes... Descarte de pilhas, remédios, embalagens de agrotóxico Usa melhor a máquina de lavar Guarde aguas da chuva Não use a água potável para tarefas comuns Nossas igrejas também são responsáveis por motivar novas práticas no cuidado com a Casa Comum

AGIR Conhecer as estruturas legais existentes Lei 11.455 de janeiro 2007 (Lei Nacional d Saneamento Básico Cada município precisa assumir a tarefa de elaborar e implementar o seu Plano Municipal de Saneamento Básico. Exigi uma efetiva coordenação institucional da política de saneamento básico Compreender que o saneamento básico tem a ver com justiça. Constituição estabelece como competência da União instituir diretrizes para a o saneamento básico e, no artigo 220, inciso IV, estabelece também como competência do Sistema Único de Saúde, participar da formulação da política e da execução das ações de saneamento básico

AGIR Saneamento básico e privatição O governo federal disponibilizou recursos significativos que devem ser aplicados na universalização dos serviços de saneamento básico. Investimento com perspectivas de lucro. O que é universalização? Os preços cobrados são justos? AGIR

AGIR Assumir responsabilidades com o espaço onde se habita. Calçadas... são de uso publico, se preocupamos com esse uso? O uso da água, energia elétrica e descartes é adequado. Agir nos espaços urbanos condominais. Resíduos produzidos... Coleta e tratamento de esgoto? Recicláveis... AGIR

Reuso: uma palavra mágica A água em processos industriais poderia ser reutilizada Reuso da água nos “espaços” domésticos O uso da água da chuva Canalizar as águas da chuva O papel dos meios de comunicação Os diferentes meios de comunicação podem ser parceiros importantes para a construção de novas lógicas de relacionamentos com o meio ambiente.

Um gesto concreto pessoal para a quaresma Evitar o consumismo e o desperdício dos alimentos. Que façamos um Dia de Jejum, doando para os mais pobres e o que não consumimos nesse dia e economizamos durante a Quaresma

Obrigado! “A colheita é coletiva, mas o capinar é individual” Guimarães Rosa Obrigado!