Aula de Bateria.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA URI
Advertisements

Profª Jusciane da Costa e Silva
ERGONOMIA? Só se for no DIA-A-DIA!!!.
Ergonomia Adaptação do trabalho ao homem.
O treino do GUARDA-REDES
Amintas engenharia.
Método decadecatilar Trabalho realizado por: Trabalho realizado por: Mafalda Neves nº 11.
Sistema Nervoso é o sistema que coordena todas as atividades do nosso organismo. Desde o movimento dos membros até a produção dos glóbulos sangüíneos,
Portfólio de matemática.
Como se avalia a condição física?
Capítulo 3 - Aplicações das Derivadas
Pegas da raquete e do volante:
Personalizando Tabelas
Exercícios e Alongamentos
Iuri severo Enzo Humberto Cristiano Maglioli
Automassagem para aliviar tensões do dia-a-dia
Dr. Marcelo Torrente Silva Cirurgião Pediátrico – Uropediatra
SINFONIA DA VIDA Eduardo Guaiato Ligue o Som....
O Arremesso de Peso A bola oficial, feita de bronze, ferro fundidou ou chumbo, pesa: - Masculino: 7,26 e possui cerca de 12 cm de diâmetro; - Feminino:
I P C A AGNALDO TREINAMENTOS S A E Ç G N U A R.
ORIENTAÇÕES PARA TREINAR A LEITURA
Test of Gross Motor Development – 2ª ed
FUNDAMENTOS DO FUTSAL Passe Drible Chute Condução
Movimentos de Ataque.
Introdução aos Sistemas de Controle – Controle de Malha Aberta
A ação do corpo Deve contribuir para a realização de movimentos para a frente e em linha reta, os pés sempre apontados para adiante, os quadris e os ombros.
Técnica de calçar luvas estéreis Professor: Eunaldo Dias
OS FUNDAMENTOS TÉCNICOS DO HANDEBOL
Apostila de Ordem Unida Básica
Test of Gross Motor Development – 2ª ed
Jogos tradicionais portugueses
DESÂNIMO Letícia Thompson.
ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ
Grupo de Estágio de Educação Física 2013/2014
Apontamentos de aula Elementos de máquinas I
HABILIDADES DE LOCOMOÇÃO
Profª. Maria Helena Carvalho
Disciplina: Cineantropometria
Atletismo Salto em comprimento.
DIAGRAMAÇÃO Colunas.
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Entrada de dados, estilo convencional. Adriel Soares e Silva Gustavo Scapini Alles Introdução a Computação.
Aula de Bateria EDUARDO MASSAO TOMIMORI.
Concepção do espaço e dos planos de trabalho
As Técnicas Básicas do Volley
Aula de Bateria EDUARDO MASSAO TOMIMORI.
O que será que uma máquina fotográfica tem em comum com um microscópio, um projetor de filmes de cinema, um óculos, um binóculos, uma luneta, um retroprojetor.
ATLETISMO REVEZAMENTO.
NADO CRAWL.
Robótica Industrial Apontamentos de Aula 2.
Pág. 85 v = 0 v = 0 F R = 0 F R = 0 v cte≠0 (M.R.U.) v cte≠0 (M.R.U.) F R = 0 F R = 0.
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 17: O matrimônio.
Análise Biomecânica – FOREHAND
Roteiro do universo As constelações Onde observar as estrelas
Mínimo de Mudança para Resultados Efetivos na Sua Corrida Sua forma de caminhar e correr é uma expressão dinamica da combinação dos seguintes elementos:
1 1 Eletrônica II Germano Maioli Penello II _ html Aula 20.
A vida é como uma grande sinfonia, onde cada qual vai interpretando trechos alegres em alguns compassos, solos tristes em outros. A vida é como uma.
Basquetebol – Aula 5 1º Esporte coletivo de quadra. USA,
Profa Dra Fabiana Abrahão
Help para venda A Granel Esse help servirá para ajudar a realizar uma venda A Granel no sistema.
Fundamentos do Voleibol
SEMINÁRIO DA MECÂNICA CORPORAL Aline Mayara Salles Abranches Elena Ropero Gimenez Ivani de Fátima Gonçalves Santiago Silvano Pereira de Souza ESCOLA DE.
TEORIA E METODOLOGIA DO VOLEIBOL
Layanne Lobo.  O posto de trabalho deve se dimensionado de forma que a maioria de seus usuários tenha uma postura confortável.
Conselhos para Usuários de Computadores
Linguagens, códigos e suas tecnologias – Educação Física Ensino Fundamental, 6º Ano Dança e Luta: Sequências coreográficas.
Elementos técnicos fundamentais:
Equilíbrio de Corpo Rígido ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Transcrição da apresentação:

Aula de Bateria

AULA 08 – TIPOS DE PEGADAS (grip) DE BAQUETAS

DEFINIÇÃO Grip ou pegada é o modo como o baterista ou percussionista segura a baqueta em sua mão. Basicamente existem dois grupos para você seguir ao segurar uma baqueta corretamente, o Matched Grip, e o Tradicional Grip. TRADICIONAL GRIP MATCHED GRIP

Matched grip O Matched Grip é uma pegada mais moderna, ideal para estilos musicais mais modernos e menos clássicos, a sua vantagem é que ele é fácil de pegar o jeito, e as duas mãos apresentam as mesmas pegadas. Esta pegada consiste em movimentos de “pinça” e “mola”. A pinça você faz ao segurar a baqueta com o polegar (a polpa do polegar) e o indicador (baqueta na lateral da falange média). A pegada correta para fazer a pinça não pode ser nem muito acima nem muito abaixo da baqueta, o ideal é deixar uma “bunda” da baqueta sobrando. A mola você faz ao flexionar os três últimos dedos (médio, anular, mínimo).

02 – Forma correta de segurar a baqueta corretamente matched grip 01 – Pegada de pinça 02 – Forma correta de segurar a baqueta corretamente 03 – Posicionamento das mãos em pegada Matched Grip

matched grip

Matched grip - variações Esse é o conceito básico do Matched Grip, mas dentro dele, existe 3 variações em suas execuções que nas quais veremos agora.

Matched grip – german grip A Pegada Alemã é mais comum para bateristas de rock ou para rufos militares, ela permite toques com grande potência. A sua execução é feita paralela à pele. O movimento é executado mais no punho e antebraço e exige maior esforço muscular do que em relação à pegada francesa. A execução de rimshot também é bem facilitada quando se adota a GG. O mecanismo de pinça-e-mola funciona de modo menos eficaz na GG, o que pode atrapalhar a execução de rolls mais sutis. O que torna essa pegada diferenciada é o ângulo de execução ao tocar, com as palmas das mãos viradas para baixo, ela forma uma angulação de 90° com a pele do tambor.

Matched grip – german grip

Matched grip – american grip A pegada americana é muito semelhante à pegada alemã, mas nesse caso mudamos o ângulo de suas baquetas. Em vez de ter seus cotovelos mais afastados e suas baquetas em um ângulo de 90 graus, relaxe um pouco, e deixe seu braço ceder um pouco. Você vai notar que suas baquetas vão abaixar um pouco, reduzindo a um ângulo exatamente de 45°. Este é o estilo de segurar a baqueta mais usado, justamente por ser mais confortável. De modo geral ele tem um aproveitamento melhor do movimento pinca-e-mola. Fisiologicamente, o maior arco de movimento do punho se faz exatamente neste posicionamento, e o mecanismo de pinça-e- mola é melhor aproveitado porque o movimento da baqueta na pinça passa a seguir o mesmo plano de movimento do punho.

Matched grip – american grip

Matched grip – french grip O estilo francês de segurar a baqueta é um pouco mais diferenciado em relação ao alemão e americano. Aqui você relaxa mais ainda e você irá notar que as baquetas ficam mais próximas uma das outras, e a palma da mão em um plano perpendicular ao da pele do tambor. Com as duas mãos em FG, as palmas ficam voltadas uma para outra. A FG foi desenvolvida para execução de toques rápidos e leves, preferencialmente em caixas sinfônicas, pois oferece grande controle de dinâmica. Por outro lado, é uma pegada que não permite execução com muita potência. Na FG o movimento é praticamente limitado aos dedos.

Matched grip – french grip

Tradicional grip A pegada tradicional ou regular vem dos tempos de guerras do séc. XVIII, quando o percussionista tinha que tocar de pé com as baquetas. Muitos bateristas e percussionistas, principalmente os que tocam o estilo jazz, continuam a usar este modo, mas apenas para a mão esquerda. Esse tipo de Grip ainda é muito utilizado em Bandas Marciais e Fanfarras. Diversos bateristas de rock também a utilizam, como Neil Peart e Stewart Copeland. Nesta pegada, a baqueta é passada entre o dedão e o indicador (estes dois dedos desempenhando a função de eixo da alavanca formado pelo conjunto dedos+baqueta) e entre o dedo médio e o anelar (cuja função é controlar a descida e subida da baqueta, através da alavanca)

Tradicional grip Embora a TG não exija um posicionamento especial da caixa, normalmente quem a adota prefere usar a caixa com o lado esquerdo 1 a 2 cm mais alto que o direito, para facilitar a execução de rimshots. A TG normalmente é utilizada somente na mão esquerda (para os destros), embora sujeitos como Billy Cobhamterem chegado a adotá-la nas duas mãos. A TG é considerada uma pegada difícil e cheia de macetes, exatamente por ser relativamente antinatural, mas uma vez dominada, é provavelmente a mais versátil de todas, que permite ter desde a potência da GG até a sutileza e precisão da FG. Uma limitação da TG é em relação ao alcance de peças posicionadas à esquerda do kit (para destros), que exige uma torção acentuada do tronco para que a ponta da baqueta atinja corretamente a peça.

Tradicional grip