RAP POESIA MUSICADA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

Arte Urbana.
Sivuca e Glorinha Gadelha
Lição nº /2008 Sumário: Músicas no Mundo.
ARTE E A MÚSICA.
Mario Raul de Moraes Andrade
TEXTO.
MOVIMENTO HIP HOP.
Artes Plásticas Dança A dança é uma forma de se comunicar. sempre foi de grande importância nas sociedades através dos tempos, seja como uma.
Rio de Janeiro.
Desta rua retornamos até chegar à Igreja. Ao nos aproximarmos desta, o sino tocava anunciado a chegada da banda para o início da celebração. Neste percurso.
Música: uma viagem através das décadas
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo
* A História do Rock! * Trabalho realizado por:
Rodolfo Rodrigues e Valquiria Gonçalves
Publico Alvo: Fundamental I – segundo ciclo
GÊNERO TEXTUAL: CARTA GÊNERO EPISTOLAR.
A poesia brasileira contemporânea
Na aula passada Diferenças entre língua falada X língua escrita
Ritmos Afro-brasileiros
Mobilização da Comunidade Escolar
Destinatários O TEXTO POÉTICO Alunos de 5º e 6º anos.
Estilos Musicais ♫ Guilherme – Nº17 Nicolas – Nº31 Bandeirante.
Professora: Aíla Rodrigues
Professsora: Aíla Rodrigues
Rap.
A Plurissignificação da Linguagem Literária
Em busca de uma compreensão
AS VANGUARDAS ARTÍSTICAS EUROPÉIAS
Trovadorismo: cantiga de amor cantiga de amigo
Você não soube me amar Blitz.
Movimento Hip Hop.
Ritmos Afro-brasileiros
5S´s Conceitos para Revolucionar o Gerenciamento
Ritmos Afro-brasileiros
Décio Pignatari e Gilberto Mendes
GÊNEROS LITERÁRIOS.
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO DENOTAÇÃO – Atribui às palavras significados claros, objetivos, que evocam um único sentido, aceito pelas pessoas como algo convencional.
Madonna e Cindy Lauper.
GÊNERO MUSICAL.
Professora Aline Duarte
Samba.
Diverte-te com Hip-Hop
Curiosidades do Hip Hop - Dança
3 Recursos do Teclado - Conteúdo E-book Teclado Introdução Timbres Elaboração do timbre Uso de acompanhamento automático Material de apoio ao Curso Licenciatura.
E A CONSCIÊNCIA NEGRA.
AXÉ MUSIC.
MÚSICA É a arte de ajustar fenômeno acústico e silêncio.
Poemas Professora Janete.
Texto prescritivo Receita.
TROVADORISMO HUMANISMO CLASSICISMO
PARE DE TOMAR A PÍLULA ODAIR JOSÉ.
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
Planejando através do cotidiano dos alunos AUTOR: Francisco Gerôncio Teófilo Filho COAUTOR: Francisco Raul Guimarães Xavier¹ O PIBID é uma política governamental.
Uma maneira de entender a música
Literatura Contexto Histórico TROVADORISMO x HUMANISMO TROVADORISMO
Instruções para realização de ditados
.: INSTALAÇÃO PÓS-MODERNISMO Surgiu na década de 60
Bossa Nova Tropicália Jovem Guarda
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
Diferenças na recepção da imagem feminina em propagandas comerciais
Slide feito por Gooxe em Visite
 Analisei as práticas musicais dos cristãos, na pesquisa de campo verifiquei o que há nas proximidades do templo, existem outras igrejas cristãs bem.
Professor Marcel Matias
ROLAGEM AUTOMÁTICA FAIXA 13 DO CD: CELEBRAÇÕES Sou um solitário Poema, que não consegue se fazer cantar. Tenho rima e tenho tema. Não tenho escola, sou.
TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA Foto: AVN - Boiullon - Bélgica Um texto de minha autoria.
Músicas Africanas.
RESUMO DO TEXTO DE TECA ALENCAR DE BRITO LUCIENE LEME OLIVEIRA NºUSP O ser humano como o objetivo de educação musical.
Transcrição da apresentação:

RAP POESIA MUSICADA

Relembrando... A poesia pode estar em tudo: em uma situação cotidiana, em uma paisagem, em uma fotografia, nas artes plásticas e em um poema. Isso significa que a poesia não é exclusividade da literatura, tampouco do poema. A poesia está associada a uma atitude criativa, e não a um gênero literário. É uma definição mais ampla, que pode estar presente em diversas manifestações artísticas.

Relembrando... O poema, por sua vez, é um elemento pertencente ao gênero lírico, o poema é um gênero textual que apresenta características que permitem identificá-lo entre os demais gêneros

E o que o rap tem a ver com isso?

ORIGEM DA PALAVRA neologismo originado da junção de duas palavras: Rhythm and Poetry (ritmo e poesia). “Rap” é uma gíria utilizada no inglês britânico para designar “falação”, ou o ato de falar rápido como uma batida.

Rap, na música, é extremamente fidedigna à improvisação poética sobre uma batida no tempo rápido e freqüentemente só é acompanhada pelo som do baixo, ou sem acompanhamento. Rap é um estilo musical raro em que o texto é mais importante que a linha melódica ou a parte harmônica; sendo um dos dois únicos estilos musicais da história da música ocidental em que o texto é mais importante que a música.

O rap não usa melodias e motivos decorativos e harmônicos com arranjos elaborados dos instrumentos, mas vale-se somente em quão rápido o cantor narra a sua "fala" com muito pouca musicalidade adicionada a sua poesia

História do rap Nos guetos da Jamaica, na década de 60, assim que alguns equipamentos eletrônicos musicais se tornaram mais acessíveis, nas reuniões ou bailes de jovens passaram a utilizar esses equipamento para misturar (mixar) melodias de musicas diferentes (geralmente reggae). Obs: quem fazia essa mixagem eram os DJ’s. Essas músicas serviam de fundo para a reunião, onde um “toaster”, ou “mestre de cerimônia” ( MC’s) comentava diversos assuntos, principalmente questões políticas, sociais, e coisas que atingiam diretamente a vida dos jovens como sexo e drogas.

No início dos anos 70, uma crise econômica abateu a Jamaica, fazendo com que muitos jovens fossem tentar a vida nos EUA. Esses jovens levaram consigo a cultura de suas festas e a disseminaram nos bairros pobres de New York.

As primeiras gravações de rap datam do início dos anos 70, com alguns grupos como os Last Poets e Gil Scott Heron. Nessa época, trata-se simplesmente da declamação de um texto sob o ritmo das batidas de tambores africanos, sendo a negritude o tema de predileção.

Inicialmente, os temas das letras giravam em torno de assuntos como festa e diversão, que aos poucos foram substituídos por outros temas como as desigualdades sociais e o combate ao racismo. vinte anos depois, se tornou um dos estilos musicais mais popular em todo o mundo, sendo muito difundido principalmente nos EUA, na França, no Japão e no Brasil.

Free Style: Modo de cantar o rap de forma improvisada Free Style: Modo de cantar o rap de forma improvisada. Colocando versos feitos na hora, baseados nos versos dos seus adversários. Geralmente os Mc's participam de rachas, disputas de free style onde um tenta ser melhor do que o outro. No Brasil temos muitos rimadores que vem alcançando sucesso, como por exemplo Marechal, Max B.O., Kamal e Slimrimografia. que fazem suas rimas quase automaticamente.

Alguns nomes do rap brasileiro Facção Central Racionais MC’s Ao Cubo Atitude Feminina Sabotagem Rashid Projota Emicida Slim Rimografia Karol Conka Cone Crew Diretoria Criolo Marcelo D2 Oriente