1 Universidade do Vale do Paraíba Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes Disciplina Introdução a Computação Gráfica (ICG) Material IV-Bimestre Criação.

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1 Universidade do Vale do Paraíba Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes Disciplina Introdução a Computação Gráfica (ICG) Material IV-Bimestre Criação de modelos de figuras complexas Site : Prof. Responsável Wagner Santos C. de Jesus

2 Grades de elevação: ElevationGrid Permite criar uma matriz de pontos onde a elevação desses pontos podem simular objetos como montanhas, vales, folhas de papel amassado etc.

3 Estrutura da grade. ShapeAparência geometry ElevationGrid height(Pontos) Figura da Cena

4 Dimensões : ElevationGrid Dimensão - x Dimensão - z Espaço - x Espaço - z Ângulo de prega Altura

5 CamposDescrição xDimensionDetermina a dimensões das colunas de uma grade. Valor entre 0 e  zDimension Determina as dimensões das linhas de uma grade. Valor entre 0 e  xSpacingDetermina o espaçamento entre as colunas da grade. Valor entre 0 e  zSpacingDetermina o espaçamento entre as linhas da grade. Valor entre 0 e  creaseAngleO ângulo de prega entre a elevação dos pontos. Valor entre 0 e  solidDetermina se a figura irá aparecer com aparência vazada ou não. Booleano true/false. height Determina os pontos que formarão a matriz da grade.

6 Sintaxe : ElevationGrid Shape { appearance Appearance { material Material { } } geometry ElevationGrid { xDimension x zDimension z xSpacing sx zSpacing sz creaseAngle n solid Boolean height [ ] }

7 Exemplo ElevationGrid Shape { appearance Appearance { material Material { diffuseColor } } geometry ElevationGrid { xDimension 4 zDimension 4 xSpacing 1.0 zSpacing 1.0 creaseAngle 1.57 solid FALSE height [ ] }

8 Âncora : Anchor Realiza a mudança de cena por intermédio da interação com o usuário. Bastando que o usuário selecione o objeto ancorado para que seja efetuada a mudança. ShapeAparência Anchor children

9 Sintaxe : Anchor Anchor { url String children [Shape { }] } url : Determina o caminho do arquivo com a cena que será executado.

10 Exemplo : Anchor Anchor { url "c:/caminho/cone.wrl" children [ Shape { geometry Box {} } ] }

11 Geometria de faces: IndexedFaceSet A geometria de faces é um conceito da computação gráfica (realidade virtual) que permite a construção de tipos genéricos de figuras. geometry IndexedFaceSet point (Pontos)

12 Estrutura da IndexedFaceSet ShapeAparência Geometry IndexedFaceSet point (Pontos) Figura da Cena Coordinate

13 Sintaxe : IndexedFaceSet Shape { geometry IndexedFaceSet { coord Coordinate { point [ Pontos ] } coordIndex [ Indices dos pontos ] }

14 Exemplo : IndexedFaceSet Shape { geometry IndexedFaceSet { coord Coordinate { point [ 0,1, 0#0 11,14, 0#1 11,1, 0#2 ] } coordIndex [ 2,1,0,-1 0,1,2,-1 ] }

15 Extrusão ( Extrusion) Vem a ser o conceito de explodir uma seqüências de pontos em figuras determinando formas tridimensionais. Normalmente uma extrusão deve ser feita baseada em equações matemáticas trabalhadas nos eixo (x,y e z).

16 Estrutura de uma Extrusão Shapegeometry Extrusion crossSection[] spine[]

17 Tabela de propriedades CamposDescrição beginCapFecha ou não uma forma de interior aberto na parte superior TRUE/FALSE endCapFecha ou não uma forma de interior aberto na parte inferior TRUE/FALSE convexCria convecção na vista da forma que esta sendo observada. TRUE/FALSE solidTira a transparência das paredes da figura. TRUE/FALSE crossSectionDetermina os pontos que formarão a figura que sofrerá extrusão. Valores (x,y e z) (seção de cruzamento) spineEspinha dorsal são valores que determinam a forma para a figura.

18 Sintaxe : Extrusion geometry Extrusion { beginCap Boolean endCap Boolean convex Boolean solid Boolean crossSection[ x0 y0 z0 x1 y1 z1...xn yn zn ] spine [ x0 y0 z0, x1 y1 z1,...xn yn zn] }

19 Exemplo : Shape{ geometry Extrusion { spine [0 0 0, 0 5 0, 0 6 1, , 0 7 4, ] } x z y spine Extrusão

20 Exemplo : Retângulo => Cubo Shape{ geometry Extrusion { beginCap TRUE endCap TRUE convex FALSE crossSection[ -11,11 11,11 11, , ,11 ] spine [ 28 0, 2-5 0, ] } x y z spine

21 Exemplo : Triângulo => Pirâmide Shape{ geometry Extrusion { crossSection[ 3,4 13,20 22,5 3,4 ] spine [ 38 0, 3-6 0, ] }