Wind Fence / Barreira de Vento é o mais novo sistema da Vale para a redução de emissão de particulados no Complexo de Tubarão 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ENERGIA ELÉTRICA ATRAVÉS DE MAPAS AUTO-ORGANIZÁVEIS
Advertisements

I. DESCRIÇÃO DO ESCOAMENTO DOS FLUIDOS:
INFOVIA - Brasília Objetivo:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Secretaria de Estado da Saúde
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA I
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE ÁGUAS URBANAS PLUVIAIS E FLUVIAIS
CAPÍTULO 2 1. Introdução 2. Sistemas mecânicos passivos
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: ANÁLISE DE GASES PARTE 14 – CONSIDERAÇÕES.
Energia Elétrica para o Século XXI
Prefeitura Municipal de Campinas Secretaria de Saúde
COOPERAÇÃO TÉCNICA APOIO À MELHORIA DA LOGÍSTICA URBANA DE CURITIBA
Recursos Energéticos Escola EB 2/3 Manuel de Figueiredo
Após a Instalação a Gráfica deve informar seu C.N.P..J. para que o sistema localize na base da Prefeitura seus Dados e suas Respectivas A.I.D.F.s.
Década de Ação pela Segurança no Trânsito
Publicidade e Propaganda - Conceitos e Categorias
Novas tecnologias implantadas no ATLAS ...
Programa de Recursos Humanos ANP Nº43
Tomada de Decisão e Sistemas de Informação
Movimento Retilíneo de uma Partícula
AULA 1: GESTÃO/COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS
Prob. 1: Qual deve ser o momento linear de uma partícula, de massa m, para que a energia total da partícula seja 3 vezes maior que a sua energia de repouso.
GeoMetria:aula 1.
Apresentação de ensaios de laboratório de Transmissão de Calor
Centro de Controle Operacional
Importância da Certificação
Adriano Ferreira Silva Mestrando
LIM – Laboratório de Instrumentação Meteorológica
Movimento circular uniforme
É a área da engenharia voltada para o desenvolvimento de processos industriais que empregam transformações físico-químicas. O engenheiro químico cria técnicas.
Métodos de controle da poluição atmosférica
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE SUL CARLOS ALBERTO CASEIRO CLAUDIOMAR DO AMARAL PEREIRA TRANSMITÂNCIA TÉRMICA NO USO.
AGENDA 01 Objetivo e justificativa do trabalho 02 A Vale 03
Mestrado Profissional em Gestão Ambiental
Internet Avançada e Educação Matemática: novos desafios para o ensino e aprendizagem on-line Departamento de Matemática - Unesp - Rio Claro - SP Marcelo.
ENEM. Sobre o Enem A prova do Enem tem cinco notas, uma para cada área de conhecimento avaliada: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e.
PROJETO DE REFLORESTAMENTO PARA SEQUESTRO DE CARBONO
UNIDADES Gerdau Riograndense Porto Alegre (1948)
Equações diferenciais e de diferenças de coeficientes
EXEMPLO DE RESUMO Estudo de viabilidade econômica e ambiental de uma estação de queima de resíduos sólidos urbanos (RSU) Nome do aluno Nome do orientador.
SIMULAÇÃO E MONITORAÇÃO DE FORNOS CERÂMICOS A ROLOS COM O OBJETIVO DE MELHORAR O DESEMPENHO ENERGÉTICO Eng . Tales Gottlieb Jahn Prof. Vicente de Paulo.
XVI Reunião do CCI do LBA – Manaus 4-6/11/2004 Torre de São Gabriel da Cachoeira Trabalho de seleção do sítio experimental Antonio Nobre – INPA Arnaldo.
Trabalho C.R.Naturais - GEAN 8B O trabalho deverá contemplar alguns dos principais objetivos da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, como: a não geração,
Wilson Rocha Gomes Anderson Clecius Cadorin Joacir Araújo dos Santos
Alexandre Suaide Ed. Oscar Sala sala 246 ramal 7072 Física Experimental III – aula 10
Física Experimental III – aula 9
Apresentação de ensaios de laboratório de Transmissão de Calor Condução transiente em sólidos.
Anemômetro Sônico Jeanine Falconi Acosta Universidade de São Paulo
Fluxos de energia, vapor de água e CO 2 em floresta de terra firme em São Gabriel da Cachoeira Maria Rosimar P.S. Fernandes 1, Charles L. da Costa 2, Napoleão.
Grandes processos necessitam de total controle, para evitar riscos.
Ministério de Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante.
Área e perímetro dos retângulos
ESTAÇÃO REPÚBLICA TRANSFERÊNCIAS DE CARGAS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE INVESTIMENTOS
GIMP GIMP Item 9b. Ondas  Filtros  Distorções  Ondas  Filters  Distorts  Waves –Efeito: Lago olhando de cima para baixo o centro do lago corresponde.
ENG309 – Fenômenos de Transporte III
PPGT - UnB SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM TRANSPORTES USO DE FERRAMENTAS SIG PARA PLANEJAMENTO E TRAÇADO DE OBRAS LINEARES, MONITORAMENTO E MITIGAÇÃO DE RISCOS.
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL HIDROLOGIA APLICADA PROF: M. Sc. Felipe Corrêa.
Presidenciáveis 2014 Mariana e Isabella 702. Dilma Rousseff PT.
Rede de Computadores 1 MATA85 – Redes de Computadores II Universidade Federal da Bahia Instituto de Matemática Departamento de Ciência da Computação.
Inovação e competitividade na indústria de energia eólica
ENERGIA EÓLICA Alunos: David, Eliane, Fernanda, Giulianna e Leandro.
Ministério do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental – DILIC Isabela.
LDAT 138 kV Carajás – Atlântico/Campinas Brasília 19/11/2015 José Moisés Machado da Silva Superintendente de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade.
APRESENTAM! Forma de Organização O resultado dos trabalhos de cada um dos subgrupos e as sugestões elencadas neste Relatório Executivo, têm caráter.
Profª Juliana Schivani
ESCOLA POLITÉCNICA DA USP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E AMBIENTAL PHD 2443 – TRATAMENTO DE ÁGUAS DE ABASTECIMENTO E ÁGUAS RESIDUÁRIAS TRATAMENTO.
VARIAÇÃO COM O CICLO SOLAR DAS PULSAÇÕES GEOMAGNÉTICAS DE PERÍODOS LONGOS (1,0 – 10 mHZ) NA REGIÃO DA ANOMALIA MAGNÉTICA DO ATLÂNTICO SUL – AMAS SICINPE.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina E1: Centro de Massa, Momento Linear e Colisões Halliday: cap 9 Ramalho: cap 16, 18 e 19 E1:
INTRODUÇÃO MATERIAIS E MÉTODOS RESULTADOS E DISCUSSÕES CONCLUSÃO COMPARAÇÃO DA COTA DE INUNDAÇÃO POR ONDAS EXTREMAS COM UTILIZAÇÃO DE DADOS DE ONDAS DE.
Transcrição da apresentação:

Resultado do Monitoramento da 1a Wind Fence / Barreira de Vento Pátio de estocagem de pelotas das Usinas 1 a 4 – Complexo de Tubarão

Wind Fence / Barreira de Vento é o mais novo sistema da Vale para a redução de emissão de particulados no Complexo de Tubarão 1

Histórico 2005 - 2007 A Vale e MRI realizaram um estudo técnico para retenção da poeira com a implantação da Wind Fence (Barreira de Vento). 1ª etapa do estudo: Ensaio experimental em túnel de vento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - 2005; Desenvolvimento de modelos matemáticos para definição da tela (geometria, altura e porosidade) - 2007; MRI – Midwest Research Institute (Estados Unidos )

Histórico 2008 Estudo detalhado do equipamento apontou eficiência de 78,2% na retenção da poeira. 2ª etapa do estudo: Seleção do primeiro pátio para instalação do equipamento – Usina 1 a 4; Desenvolvimento do projeto detalhado da Wind Fence; Uma vez e meia a altura da pilha de pelotas (19m); Porosidade de 47%; Geometria em formato de “U”. O estudo foi concluído em março de 2008.

Usinas de Pelotização 1 a 4 Avaliação da Wind Fence Para a avaliação da eficiência deste equipamento de controle ambiental, desenvolvemos uma metodologia inédita no mundo para o monitoramento da emissão de poeira, com o apoio de uma empresa Capixaba. Torre 01 Torre 02 Torre 03 Torre 04 Usinas de Pelotização 1 a 4 Foram instaladas quatro estações de monitoramento de poeira, sendo duas com sensores de direção e velocidade do vento. Período de avaliação: Sem Barreira de Vento – 22/05 a 21/07/09 Com Barreira de Vento – 09/10 a 19/11/09

Torre de monitoramento Torres com 22 metros de altura, equipadas com sensores automáticos de monitoramento, contínuo e on line (24h/dia), da emissão de poeira e da direção e velocidade do vento, instalados a cada 4 metros de altura.

Taxa de Emissão de MP - Pátios 1 a 4 100 200 300 400 500 600 700 800 900 22/05 01/06 11/06 21/06 01/07 11/07 21/07 31/07 10/08 20/08 30/08 09/09 19/09 29/09 09/10 19/10 29/10 08/11 18/11 Taxa de Emissão de Material Particulado [kg/h] Antes da Instalação da Wind Fence Após a Instalação da Wind Fence Redução de 77,4 %

Novas Wind Fence (Barreira de Vento) em Tubarão 2011 2010 2010 2010 Implantada em setembro de 2009