DESIGN PARA QUEM NÃO É DESIGNER Noções básicas de planejamento visual Retirado do livro: Design para quem não é designer. Willians, Robin. 7ª edição, São.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dosvox.
Advertisements

EDITORAÇÃO ELETRÔNICA Dicas Gerais
Tipografia.
A17 – Primeiros passos na utilização das TIC
Jornal Mural Literário
FAÇA UMA BOA APRESENTAÇÃO SEM MATAR A PLATÉIA DE TÉDIO
HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Organização de Trabalhos no Word
Pequena revisão e alguns conselhos
Composição e Projeto Gráfico
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina
Metodologia Científica
Etiqueta Virtual.
Editoração Eletrônica e Diagramação
Prof. Felippe M Zancarli
PRINCÍPIOS BÁSICOS DE DESIGN
Layout, Convenções Gráficas e Informações Não Verbais
Fundamentos da Informática
Formatação de parágrafo
Com os leitores de livros eletrônicos
MANUAL DO ESTUDANTE – EF
MANUAL DO ALUNO 6ª a 8ª séries do Ensino Fundamental
Noções básicas de planejamento visual
Seleção e Combinação Criativa de Fontes
APRESENTAÇÕES NO POWERPOINT
Treinamento do Microsoft® Word 2010
MANUAL DO ESTUDANTE – 7ª e 8ª série EF
MANUAL DO ESTUDANTE - 6ª a 8ª séries do EF
Cascading Style Sheets Folhas de Estilo em Cascata
Apresentação de Slides
1- COLOQUE TÍTULO O título auxilia o ouvinte a identificar as informações que irá observar.
Ambiente de trabalho Barra de ferramentas padrão Barras de rolamentos
Noções básicas de planejamento visual
1. Digite o que você cadastrou no Blogger 2. Digite a senha 3. Desmarque a caixa: Continuar conectado 4. Clique em LOGIN.
Teoria da Gestalt Teoria da “Forma”.
Clicando com o mouse, você verá o passo a passo
Procedimentos Gerais Centro Novas Oportunidades de Beiriz
Tipos de Fontes Combinando e Escolhendo Fontes
Dicas para Apresentações
DIAGRAMAÇÃO Disciplina: Oficina de Produção Gráfica
Educação Visual e Tecnológica
FAZENDO Slides no PowerPoint
Trabalho nas regras ABNT
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Criando uma formatação
Normatização para apresentações
Curso sobre Revista.
Uma formidável ferramenta de comunicação
IHC Aula 10.
AQUI FICARÁ O TÍTULO. SUGERE-SE USAR ARIAL, NEGRITO, TAMANHO 54, MAIÚSCULAS, ALINHAMENTO À ESQUERDA, ESPAÇAMENTO 1 E COR PRETA. NÃO USAR TAMANHO MENOR.
Estrutura física da revista
TIPOLOGIA E DESIGN.
CONFIGURANDO O FORMATO GERAL DO SEU JORNAL ESCOLAR
DIAGRAMAÇÃO Colunas.
FORMATANDO TRABALHO NO WORD 2007
PÓSTER CIENTÍFICO COMO FAZÊ-LO ?.
Dicas para usar o powerpoint e fazer uma boa apresentação
Acesse o site da escola e veja o link com as regras e dicas completa.
Fernando Feltrin Criando uma revista Fernando Feltrin
Comunicação e Redação Empresarial
II Encontro do Programa de Engenharia de Alimentos Universidade Federal do Paraná – Curitiba – 27 de novembro de 2015 NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS PÔSTERES.
ESTRUTURA DE TRABALHOS ESCRITOS
Promoção NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS PÔSTERES DO 6º SEMINÁRIO MATO- GROSSENSE DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL Adnauer Tarqüínio DALTRO¹; José Manoel.
Acetatos Os acetatos são folhas de película transparente, de tamanho A4, nas quais se pode escrever e posteriormente se podem projectar num ecrã através.
TÍTULO EM ARIAL BOLD EM MAIÚSCULO E ALINHADO A DIREITA COM TAMANHO 22. O Restante da informação vai em arial regular alinhada a direita com tamanho 18.
Utilização Eficaz do PowerPoint
12/08/20151 Assessoria da Qualidade Data1 Nome da área / Unidade Nome do Autor 1; Nome do Autor 2. TÍTULO.
SUGESTÃO DE ESTRUTURA DO ARTIGO
Dicas para uma boa apresentação
Transcrição da apresentação:

DESIGN PARA QUEM NÃO É DESIGNER Noções básicas de planejamento visual Retirado do livro: Design para quem não é designer. Willians, Robin. 7ª edição, São Paulo : Callis

Princípios Básicos Vejamos a seguir uma capa de um relatório comum (e sem criatividade): centralizada, com espaços iguais para preencher a página. Se você não soubesse ler em português, pensaria que são seis tópicos separados na página, pois cada linha parece ser um elemento individual. Tudo o Que Vai Volta Lições para viajar de carona pelo país Robin Willians 1º de Janeiro de 2001 A seguir aplicaremos os quatro princípios básicos, acompanhando os resultados :

Proximidade Tudo o Que Vai Volta Lições para viajar de carona pelo país Robin Willians 1º de Janeiro de 2001 Se os itens estiverem relacionados entre si, agrupe- os em proximidade. Separe-os, se eles não estiverem diretamente ligados. Varie o espaço entre os itens para indicar a proximidade. Aproximando o título do subtítulo, criamos uma unidade bem-definida, no lugar de seis unidades segmentadas. Ficou nítido que os dois tópicos estão ligados entre si. Distanciando o nome do autos e a data, fica claro que estas informações não fazem parte do título.

Proximidade - CD-ROMs CD-ROMs CDs para crianças CDs educacionais CDs de lazer Discos laser - Educacional Aprendizado inicial Idiomas Ciências Matemática - Material do Professor Livros Material do professor Vídeos - Hardware e Acessórios Cabos Dispositivo de entrada Armazenamento Memória Modems Impressoras e acessórios Vídeo e som O maior problema desta lista é que tudo está próximo de tudo, dificultando uma relação ou organização. CD ROMs Educacional Material do Professor Hardware & Acessórios CD ROMs CDs para crianças CDs educacionais CDs de lazer Discos laser Idiomais Ciências Matemática Livros Material do professor Vídeos Cabos Dispositivo de entrada Armazenamento Memória Modems Impressoras e acessórios Vídeo e som A mesma lista foi criada através de grupos visuais. Acrescentando um contraste aos títulos e a linha divisória dá-se mais legibilidade, o que torna mais fácil uma relação entre o título e seus tópicos.

Alinhamento Tudo o Que Vai Volta Lições para viajar de carona pelo país Robin Willians 1º de Janeiro de 2001 Fique atento a cada elemento que você colocar na página. Alinhe cada objeto com uma parte lateral de outro, para que a página inteira fique unificada. Mesmo que o nome do autor esteja distante do título, existe uma conexão visual entre os dois elementos, criada através do alinhamento. O exemplo anterior também está alinhado: o alinhamento é a centralização. Mas como você pode ver, alinhando à esquerda ou à direita (como este exemplo) você cria uma lateral mais marcante, mais fácil de seguir com os olhos.

Erros de Alinhamento

Repetição Repetição é uma forma mais marcante de criar consistência em um material. Avalie se é apropriado fazer com que um dos elementos fique mais marcante e utilize-o como o elemento repetitivo. A fonte diferenciada do título se repete no nome do autor, fortalecendo a conexão entre ambos. Os pequenos triângulos foram especialmente acrescentados para criar uma repetição. Apesar de cada um deles apontar para uma direção diferente, a forma triangular é suficientemente específica para ser reconhecida em todas as suas incidências na página. A repetição ajuda a unificar elementos separados do design (da diagramação). Tudo o Que Vai Volta Lições para viajar de carona pelo país Robin Willians

Contraste Você concorda com o fato de que o exemplo deste slide atrai seus olhos muito mais do que o anterior? Neste caso, o responsável é o contraste do preto contra o branco. Há várias maneiras de criar contrastes: linhas, fontes, cores, relações espaciais, direções, etc. O trabalho com o contraste neste exemplo foi apenas o de acrescentar a caixa preta. Realce um pouco a letra colocando o subtítulo em itálico, contrastando-o com a letra normal (sem italização) do título e do nome do autor. Robin Willians Tudo o Que Vai Volta Lições para viajar de carona pelo país

Tipologia A combinação de fontes diferentes visa aperfeiçoar a comunicação, porém, algumas vezes esta combinação pode confundi-la. Tome cuidado ao utilizar vários tipos de fontes, crie sempre um contraste para melhorar o entendimento. Há seis maneiras claras e diferentes de contrastar a tipologia: Não seja TÍMIDO Exponha suas idéias! Um contraste de tamanho nem sempre significa que você deva fazer com que o tipo fique grande; significa que deve haver um contraste. Por exemplo: quando você vê uma pequena linha isolada em uma página grande de jornal, fica com vontade de lê-la, certo? Grande parte do que o convida a fazê-lo é o contraste do tipo muito pequeno colocado em uma página grande.

O peso de uma fonte refere-se à espessura dos traços. A maioria das famílias é desenhada com vários pesos: regular, bold (negrito), light, etc. O contraste dos pesos é uma das melhores maneiras de aumentar a estética visual de uma página sem redesenhar algo, mas você nunca poderá alcançar o contraste belo e forte se não tiver uma fonte com traços grandes e fortes. Arial Arial Medium Arial Black (bold) Outro Newsletter Título nononononononon ononononononono nononononononon ononononononono nononononOnonon ononononononono nononononononon ononononononono nononononono.. Outro Título nononononononon ononononononono nononononononon ononononononono nononononononon ononononOnonono nononononononon ononononononono nononononononon ononononono.. nonononononono nonononononono nonononononono nonononononono nOnononononon ononononononon ononononononon ononononononon onononono.. Subtítulo nonononononono nonononononono nononononomno nonononononono nonononononono nonOnonononon ononononononon ononononononon ononononononon ononononono.. Outro Newsletter Título nononononononon ononononononono nononononononon ononononononono nononononOnonon ononononononono nononononononon ononononononono nononononono.. Título nononononononon ononononononono nononononononon ononononononono nononononononon ononononOnonono nononononononon ononononononono nononononononon ononononono.. nonononononono nonononononono nonononononono nonononononono nOnononononon ononononononon ononononononon ononononononon onononono.. Subtítulo nonononononono nonononononono nononononomno nonononononono nonononononono nonOnonononon ononononononon ononononononon ononononononon ononononono..

Estrutura Serifado Serifas Contraste grosso-fino Sem Serifa Não há serifas Não há contraste grosso-fino nos traços Existem ainda as familias/categorias: Moderno, Manuscrito, Decorativo, Estilo Antigo. A estrutura refere-se à maneira através de qual uma letra é construída e, como podemos ver através deste exemplo, a estrutura de cada categoria é bastante distinta. OdeOdeOde Dica importante: nunca coloque duas fontes de mesma categoria na mesma página. Não há como disfarçar suas similaridades. Além disso, existem tantas opções! Por que dificultar as coisas?

Forma A forma de uma letra refere-se ao seu formato. Os caracteres podem ter a mesma estrutura, mas suas “formas” podem ser diferentes. Por exemplo, a letra “G” (em caixa-alta) tem a mesma estrutura da letra “g” (em caixa-baixa) da mesma família. Entretanto, suas verdadeiras formas – ou formatos – são muito diferentes. Este é um tipo de contraste muito prático, e aumenta a legibilidade e ênfase de uma palavra ou frase. G g A a B b H h E e As formas de cada uma destas letras maiúsculas são completamente diferente das minúsculas. Portanto, caixa-alta versus caixa-baixa é outra maneira de contrastar os tipos. Usar caixa-alta algumas vezes (não exagere!) faz surgir um CONTRASTE girafa GIRAFA tartaruga TARTARUGA

Direção PARA CIMA! O tipo inclinado para cima cria uma energia positiva. Girar, inclinar, inverter, etc, as vezes podem ser uma boa maneira de enfatizar e contrastar uma parte de seu texto. Título longo nas duas colunas Nononononono nonononononono nonononononono nonononononono nonononononono nonononononono nonononononono nonononononono nonononononono nonono. Subtítulo nononononon ononononononon onononoonnonon onononononono. newsletter Nonononononono nonononononono nonononononono nonononononono nonononononono nonononono. Nonononono nonononononono nonononononono nonononononono nonononononono nonononononono nonononono.. Segundo Título interessante Ás vezes um redireciona- mento marcante do tipo cria um impacto dramático ou um formato único, o que justifica plenamente seu uso.

Tipologia

Anúncio 1 Identifique quem é o anuciante:

Anúncio 2 Identifique quem é o anuciante:

Anúncio 3 Identifique quem é o anuciante:

Revista 1 Identifique qual é o veículo:

Revista 2 Identifique qual é o veículo:

Jornais Respectivamente, quais são os jornais: