GEOTECNIA VIVER APRENDER TRANSFORMAR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CLASSIFICAÇÃO E COMPACTAÇÃO DO SOLO
Advertisements

Caracterização Geológica-Getécnica
Materiais de Base, Sub-base e Reforço do Subleito
Classificação de Solos
AGREGADOS PARA CONCRETO DE CIMENTO PORTLAND
FTC Química/Laboratório Paulo Sérgio M. Mascarenhas
Materiais da Construção
Novas aplicações do cimento Aspetos da sustentabilidade
GTec – Grupo de tecnologia em materiais à base de cimento Portland
Universidade do Federal de Sergipe
RECUPERAÇÃO DE PÓS DE FILTRO APÓS O PROCESSO DE MOLDAGEM
Classificação dos solos
Desenvolvimento Bitrem Basculante
Planos Municipais CMDCA / SIS Santo André
Inserção do Estado do Amazonas ao Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel Maria do Rosário Lobato Rodrigues DEAPI/SECT-AM Manaus Março/2005.
ESTUDO COMPARATIVO DE MISTURAS DE REJEITOS INDUSTRIAIS PARA CONFECÇÃO DE TIJOLOS Anderson Alves Cunha 1 Francismar Henrique.
Instituto Politécnico de Castelo Branco
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CepelApresentação Projeto META | Mar-2012 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica 14/05/2012 Projeto META TR.
Geotecnia                              Introdução Geotecnia é a aplicação de métodos científicos e princípios de engenharia para a aquisição, interpretação.
José Marcos Faccin Guimarães Leto Momm Carlos Fernando Q. Quintero
Estabilezação Granulométrica
Universidade Federal de Sergipe, Aracaju/Brasil
COMPARACIÓN DE LA RESISTENCIA A LA DEFORMACIÓN PERMANENTE DE LAS MEZCLAS ASFÁLTICAS CON ASFALTO CONVENCIONAL Y DE CAUCHO DE CAPAS DE REFUERZO DE PAVIMENTOS.
Adensamento Camilla Borges.
Classificação e caracterização dos solos (PASTORE & FONTES, 1998)
Rui Marreiros Colégio Militar Lisboa 8.º Ano de Escolaridade – Ciências Físico-Químicas Barretina 3+1.
ESTABILIZAÇÃO COM CAL “ Visa melhorar as características do solo aumentando sua capacidade de suporte e sua resistência à água” A CAL - um dos aglomerantes.
Processos de Estabilização de Solos para Estradas
PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO Estudos Geotécnicos.
Grupo: Emanuele, Ismael, Breno, Luana, Vitor e Valdir.
Mecânica dos Solos I Compactação dos Solos Camila Regina Eberle
Disciplina Vias de Comunicacao II
MÉTODO EXECUTIVO DAS CAMADAS DO PAVIMENTO
Estabilização Mecânica de Solo
Numásio Silva/João Brito Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Santo António Santo António Funchal 8º Ano + Educação Tecnológica Carrinho Solar 8ºA 20 +
ANÁLISE DE PROJETOS DE RODOVIAS PARA PROGRAMAS COM FINANCIAMENTOS
Ordenamento Territorial Geomineiro da Baixada Santista:
LILIANE BONDIMAN BULIGON
DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL CERÂMICO COM AGREGAÇÃO DE AREIA VERDE VIVERAPRENDERTRANSFORMAR MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CAMILA STOCKEY ERHARDT PEC II - Segundo.
NOME: ANÁLISE DA VARIAÇÃO DE CUSTOS RELACIONADA AO DESEMPENHO TÉRMICO DE DIFERENTES ALVENARIAS EM FACE DA NORMA BRASILEIRA VIVERAPRENDERTRANSFORMAR.
PERDA DE TRANSMISSÃO SONORA ENTRE PAREDES DE ALVENARIA ESTRUTURAL
CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS DA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PELA METODOLOGIA MCT VIVERAPRENDERTRANSFORMAR GEOTECNIA LUCAS PUFAL PEC II - Segundo.
MÉTODO BAILEY: AVALIAÇÃO LABORATORIAL DE MISTURAS ASFÁLTICAS A QUENTE
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
GEOTECNIA/PAVIMENTAÇÃO
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
Nicole Deckmann Callai, Lucas Pufal
ESTUDO DA MISTURA IDEAL DE SOLO ARGILOSO LATERÍTICO DO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL E AREIA PARA USO EM PAVIMENTOS ECONÔMICOS VIVERAPRENDERTRANSFORMAR.
PEC I - Primeiro Painel Temático de Pesquisa da Engenharia Civil da UNIJUÍ 14 de Outubro de 2014 Estudo da Capacidade de Carga e Recalque de Solos do Noroeste.
SUBSTITUIÇÃO DE MATÉRIA PRIMA/CONSTRUÇÃO CIVIL
VIVER APRENDER TRANSFORMAR
Análise da Capacidade de Carga e Recalque de
VIVER APRENDER TRANSFORMAR
ESTUDO DE PRODUÇÃO E DESEMPENHO DE BLOCOS DE CONCRETO
INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES
ANÁLISE DA ESTABILIZAÇÃO QUÍMICA DE SOLOS FORMADOS NO VALE DO RIO PARDO PARA APLICAÇÃO EM ESTRADAS VIVERAPRENDERTRANSFORMAR GEOTECNIA MARIANA DA SILVA.
VIABILIDADE ECONÔMICA DO REAPROVEITAMENTO DE AREIA DE DESCARTE DE FUNDIÇÃO EM CONCRETO DE CIMENTO PORTLAND VIVERAPRENDERTRANSFORMAR MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO.
ESTUDO DE MISTURAS DE SOLO ARGILOSO LATERÍTICO DO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL E AREIA INDUSTRIAL PARA USO EM PAVIMENTOS ECONÔMICOS VIVERAPRENDERTRANSFORMAR.
COMPARATIVO LABORATORIAL DE MISTURAS ASFÁLTICAS MOLDADAS NO CENTRO E NAS EXTREMIDADES DAS FAIXAS B E C DO DNIT VIVERAPRENDERTRANSFORMAR Pavimentação Janaína.
Reutilização do Entulho de Construção Civil em Argamassas. Ciências Aplicadas e Engenharias. Acad. Luana Xavier Rodrigues. Prof. Lucimara Aparecida S.
CÁLCULO ESTRUTURAL GESTÃO DE OBRAS E DA CONSTRUÇÃO CIVIL
ENSAIO DE DETERMINAÇÃO DO CBR – ÍNDICE DE SUPORTE CALIFÓRNIA
ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO
DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES Brasília, outubro de 2015 Ponte sobre o Rio.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Transcrição da apresentação:

GEOTECNIA VIVER APRENDER TRANSFORMAR PEC II - Segundo Painel Temático de Pesquisa da Engenharia Civil da UNIJUÍ 1º de outubro de 2015 ESTUDO DE MISTURAS DE SOLO ARGILOSO LATERÍTICO DO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL E MATERIAL BRITADO PARA USO EM PAVIMENTOS ECONÔMICOS GEOTECNIA ANDRÉ ZWIRTES , JONATAN PADILHA VIVER APRENDER TRANSFORMAR

INTRODUÇÃO VIVER APRENDER TRANSFORMAR O grande percentual de estradas não pavimentadas pertencentes a jurisdições municipais. Estudos realizados por Couto (2009) no Rio Grande do Sul com misturas solo-agregado com teor de 60% de brita para uso em bases e sub-bases, seguindo as especificações tradicionais baseadas nos ensaios de ISC (índice suporte Califórnia) e adequação a faixas granulométricas. Metodologia MCT proposta por Villibor e Nogami, desmistificando o mal emprego do solos tropicais em obras de engenharia VIVER APRENDER TRANSFORMAR

INTRODUÇÃO VIVER APRENDER TRANSFORMAR Pesquisa pertencente ao Projeto de Pesquisa institucional da UNIJUÍ “Estudo de Solo Argiloso Laterítico para Uso em Bases de Pavimentos Econômicos” pertencente ao Grupo de Pesquisa em Novos Materiais e Tecnologias para a Construção. Onde vem obtendo resultados desde 2012. VIVER APRENDER TRANSFORMAR

JUSTIFICATIVA VIVER APRENDER TRANSFORMAR A sociedade exige cada vez mais qualidade em infraestrutura e investimentos em pavimentação de rodovias. O alto custo de exploração e transporte de agregados convencionais utilizados em bases e sub-bases de rodovias Restrições ambientais impostas inviabilizam qualquer política intensiva de pavimentação, principalmente no âmbito municipal . VIVER APRENDER TRANSFORMAR

OBJETIVOS VIVER APRENDER TRANSFORMAR Validação das porcentagens das misturas SLAD com diferentes agregados Consolidação dos ensaios que atendam os valores de 60 e 80% , para um volume de tráfego Nt entre 5x106 a 107 Reconhecer a melhor proporção de mistura para aplicação em pavimentos econômicos. VIVER APRENDER TRANSFORMAR

ENSAIOS REALIZADOS VIVER APRENDER TRANSFORMAR Caracterizações do Solo Tradicional(Sistema Unificado de Classificação de Solos) HBR (Highway Research Bord)/AASHTO MCT (Miniatura Compactada Tropical) Caracterização da Brita Sanidade e Abrasão Los Angeles Compactação - energia Modificada Índice de Suporte Califórnia (California bearing ratio) VIVER APRENDER TRANSFORMAR

DESMPENHO DAS MISTURAS MISTURA SLAD % DE AGREGADO ISC Solo + Brita 1 80% 79,35% Solo + Brita 70% 80,51% Solo + BGS 60% 83,28% VIVER APRENDER TRANSFORMAR

CONSIDERAÇÕES FINAIS VIVER APRENDER TRANSFORMAR Como atualmente, o método de dimensionamento do CBR já não fideliza seus parâmetros com o volume de trafego existente hoje nas rodovias, um passo futuro para outras pesquisa é ensaiar as misturas no módulo de resiliência, que é uma propriedade mecânica dos solos indispensável para análise estrutural de pavimentos em termos de tensão e deformação. Se o objetivo carrega a responsabilidade de um pavimento econômico, é necessário maior sobriedade em ensaios de avaliação mecânica da mistura para que o barato não saia caro. VIVER APRENDER TRANSFORMAR

AGRADECIMENTOS VIVER APRENDER TRANSFORMAR Os autores agradecem ao: MEC-SeSu Laboratórios de Engenharia Civil da UNIJUÍ e de Santa Maria. VIVER APRENDER TRANSFORMAR

OBRIGADO PELA ATENÇÃO DOS SENHORES VIVER APRENDER TRANSFORMAR