MERCADO VERDE ONGS no mundo – 50 milhões de associados. Rotulagem industrial crescente – mecanismos de Avaliação do ciclo de Vida (ACV). Credibilidade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MAPA DA RSE. Local Trabalho Comunidade Ambiente Mercado Ética Empresarial Responsabilidade Social das Empresas.
Advertisements

O GHS E A CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS
CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO PARA AUDITORES AMBIENTAIS
Integração com os Novos Dirigentes da RBMLQ-I
O Inmetro e a Competitividade e Inovação na Indústria do Mobiliário
Ministério da Ciência e Tecnologia 16 a 20 de maio de 2005.
ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE
Introdução ao Desenvolvimento Sustentável e à Gestão Ambiental
BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO E CONTROLE BPF
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA).
Governança Ambiental Contexto Geral: Ideologia Liberal
Início da certificação ambiental
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NA FCF-USP: RUMO À CERTIFICAÇÃO ISO-14001
Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte – Tecnologia em Eventos
UTILIZAÇÃO DE AACV NO PROJETO DO PRODUTO para sustentabilidade sócio-ambiental Prof. Dr. Waldir Bizzo Faculdade de Engenharia Mecânica UNICAMP.
A SÉRIE ISO CIÊNCIAS DO AMBIENTE UFCG / CTRN / UAEC ISO
Regulamentação Técnica – Componentes de Bicicleta de Uso Adulto –
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Selo Verde
Inventário de ciclo de vida do Diesel
ONDE E QUANDO TEVE INICIO A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL?
NBR ISO Diretrizes para auditorias de sistema de
A Questão Ambiental na Empresa
Engenharia de Produção
ISO 14000: Produtos e Serviços Análise do Ciclo de Vida
ENCOMEX São Paulo 22 de outubro de 2009
AUDITORIA AMBIENTAL Prof. IDALVO ALEXANDRE.
Perspectiva histórica do desenvolvimento de estratégias ambientais
A CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL PARA FORJAR NOVAS CIDADES -
PROGRAMA ABNT DE ROTULAGEM AMBIENTAL
Qualidade Ambiental ABNT
Oportunidades para a Rotulagem Ambiental
GESTÃO AMBIENTAL Gestão Ambiental é consequência natural da evolução do pensamento da humanidade em relação à utilização dos recursos naturais de um modo.
avaliação do ciclo de vida (acv): estado da arte.
A SONAE INDÚSTRIA E A VERTENTE DA GESTÃO AMBIENTAL O COMPROMISSO A Política Ambiental da SONAE INDÚSTRIA estabelece os seguintes princípios para a.
Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro Rio de Janeiro, 26/05/2010 Reunião Plenária da RBMLQ-I 1º Ciclo 2010 Estratégia Brasileira de Normalização.
Mercado de papéis e produtos de origem florestal Certificação da gestão sustentável.
Necessidades Relativas a Metrologia
Prof. Ms.Juliano Ricardo Marques
L EI /2010 Objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade
CAMINHO SUSTENTÁVEL A opção consciente
Sistemas de Informação para processos produtivos
CRITÉRIOS DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DE PRODUTOS
AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE
Berilo Prates Maia Filho Eng. Agrônomo
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Congresso Brasileiro de Sprinklers O Mercado de Sprinkler Certificação de Equipamentos.
A SONAE INDÚSTRIA E A VERTENTE DA GESTÃO AMBIENTAL
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
GESTÃO AMBIENTAL Curso Técnico Integrado em Controle Ambiental 4º ano
AUDITORIA Norma NBR 19011:2002 Fornece definições e os critérios de auditoria.
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos - 3ª aula 22/04/15.
ISO GESTÃO AMBIENTAL ISO – GESTÃO AMBIENTAL.
Gestão Ambiental Privada: a ISO
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL PROFª Drª Cláudia Rech – junho O QUE É ? ABNT NBR ISO 14001:2004 “Parte do sistema.
ISO
ANÁLISE DO CICLO DE VIDA (ACV)
ISO 9000.
1 4 – Nova Norma ISO 9000 Versão 2000 Em uma economia cada vez mais globalizada, caracterizada pela acirrada competitividade e por um ambiente altamente.
Conteúdo programático
Evidência de auditoria:
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
ISO que bicho é esse? ..
ISO E GESTÃO AMBIENTAL Ana Paula Matias dos Santos
CONHECIMENTOS DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO. ENGENHARIA Segundo José Roberto G. Silva entre as definições de engenharia e a que ele utilizou como a mais pertinente.
4.4 Implementação e Operação
ASPECTOS DA ROTULAGEM AMBIENTAL
SISTEMAS DE GESTÃO DE ENERGIA
Gestão Ambiental Prof. Me. Jaime Frajuca Engenharia de produção
Transcrição da apresentação:

MERCADO VERDE 15000 ONGS no mundo – 50 milhões de associados. Rotulagem industrial crescente – mecanismos de Avaliação do ciclo de Vida (ACV). Credibilidade das declarações ambientais: 7% - indústrias; 66% - ONGs.

RÓTULO E DECLARAÇÕES AMBIENTAIS Marketing: ético, informativo e relacionado a causa. Matéria Prima: natural, aproveitamento de resíduos. Produção: não poluente, isento de pesticida, tecnologia limpa. Embalagem: reciclável e reutilizável. Distribuição: uso eficiente de energia e uso eficiente de recursos.

ROTULAGEM AMBIENTAL Pontos Básicos: Difere da certificação convencional de produtos que adotam normas (requisitos mínimos de qualidade) X (critérios de excelência). É um mecanismos de informação ao consumidor. É um instrumento de MKT para as empresas.

Normas ISO 14000 para Rotulagem Ambiental ISO 14020:1998 – Rótulos e Declarações Ambientais – Princípios básicos. ISO 14021:1999 – Rótulos e declarações ambientais – Auto declarações ambientais – Diretrizes e definição de termos. ISO 14024:1999 – Rótulos e Declarações ambientais – Rotulagem ambiental tipo I – Princípios e Procedimentos. Relatório Técnico TR/ISO 14025 - Rotulagem Ambiental Tipo III

Início da certificação ambiental 26/04/2017 Início da certificação ambiental Desde 1977 começa a preocupação com a certificação ambiental. Apartir dessa iniciativa alemã, com o rótulo ecológico : Anjo Azul, deu-se a contrapartida para informar o consumidor sobre os produtos de vista ambiental. Anjo Azul – Blauer Engel

Certificação ambiental pelo mundo 26/04/2017 Certificação ambiental pelo mundo Certificado Ambiental da Comunidade Européia Ponto Verde – potencial de reciclagem Certificação de produtos 100% orgânicos

Certificação ambiental pelo mundo Certificado Ambiental dos Países Nórdicos Selo Verde de Taiwan Selo Verde do Canadá Selo Verde Norte Americano Selo Verde da Nova Zelândia Selo Verde de Singapura

Série ISO 14040 - Gestão Ambiental ISO 14040: Princípios e Estrutura: Esta norma especifica a estrutura geral, princípios e requisitos para conduzir e relatar estudos de avaliação do ciclo de vida, não incluindo as técnicas de ACV em detalhes.

ISO 14041: Definições de escopo e análise do inventário Esta norma orienta como o escopo deve ser suficientemente bem definido para assegurar que a extensão, a profundidade e o grau de detalhe do estudo sejam compatíveis e suficientes para atender ao objetivo estabelecido.

ISO 14041: Definições de escopo e análise do inventário Da mesma forma, esta norma orienta como realizar a análise de inventário, que envolve a coleta de dados e procedimentos de cálculo para quantificar as entradas e saídas pertinentes de um sistema de produto.

ISO 14042: Avaliação do impacto do ciclo de vida Esta norma especifica os elementos essenciais para a estruturação dos dados, sua caracterização, a avaliação quantitativa e qualitativa dos impactos potenciais identificados na etapa da análise do inventário.

ISO 14043: Interpretação do ciclo de vida Esta norma define um procedimento sistemático para identificar, qualificar, conferir e avaliar as informações dos resultados do inventário do ciclo de vida, facilitando a interpretação do ciclo de vida para criar uma base onde as conclusões e recomendações serão materializadas no Relatório Final.

Providências tomadas no Brasil? 26/04/2017 Providências tomadas no Brasil? Foi criada no INMETRO (instituto nacional de metrologia, normalização e qualidade industrial) a comissão técnica de certificação ambiental com a missão de recomendar ao comitê brasileiro de certificação os procedimentos, critérios e regulamentos a serem utilizados para o credenciamento de organismos de certificação de sistemas, de produtos e de auditores ambientais.

Acionistas e Proprietários Ambiente Empresarial 26/04/2017 Meio Ambiente Natural Sociedade Economia Acionistas e Proprietários Vizinhança Concorrentes Empresa Fornecedores Consumidores Bancos e Seguradoras Política e Legislação Ciência e Tecnologia