A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade"— Transcrição da apresentação:

1 AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade
Prof. Marcos Antonio Riguetti

2 CONCEITUAÇÃO “Atividade formal e documentada, executada por pessoal habilitado, que não tenha responsabilidade direta na execução do serviço em avaliação e que se utilizado do método de coleta de informações baseada em evidências objetivas e imparciais fornece subsídios para verificação da eficácia do sistema da Qualidade da organização” Rebelo,Antonio R.C.,1998

3 ATIVIDADE DE AUDITORIA
Formal, deve estar baseada em regras preestabelecidas. O estabelecimento das regras devem nortear um programa de auditorias da Qualidade. Responsabilidade da alta administração da empresa. Os objetivos do programa e o órgão responsável pelo seu gerenciamento

4 ATIVIDADE DOCUMENTADA
Por atividade documentada, subentende-se que devem estar preestabelecidos os pontos a serem verificados. É uma atividade planejada e organizada. a forma de verificação A amostragem Os critérios de aceitação Propostas e ações corretivas

5 OBJETIVOS DA AUDITORIA
O principal objetivo da auditoria é a eficácia e adequação do sistema de Qualidade implantado ou em implantação. (verificar pontos positivos e negativos ). Conforme a norma NBR ISO as auditorias têm os seguintes objetivos: Determinar a conformidade ou não-conformidade dos elementos do sistema de Qualidade com requisitos especificados;

6 OBJETIVOS DA AUDITORIA
Determinar a eficácia de um sistema da Qualidade implementado no atendimento aos objetivos da Qualidade especificados; Prover ao auditado uma oportunidade para melhorar o sistema da Qualidade; Atender aos requisitos reguladores; Permitir o cadastramento do sistema da Qualidade da organização auditada em registro Listas do INMETRO e de Organizações de Certificação.

7 CLASSIFICAÇÃO DAS AUDITORIAS
Auditoria do sistema da Qualidade Auditoria da Qualidade do Processo Auditoria da Qualidade do Produto/Serviço

8 Classificação das Auditorias
Auditoria do Sistema de Qualidade Avalia a conformidade do sistema da Qualidade implementado em relação aos requisitos preestabelecidos na norma de referência, a fim de julgar sua adequação aos objetivos e diretrizes da organização para a Qualidade. É portanto uma auditoria abrangente. Dá enfase aos aspectos de documentação e estruturação do sistema da Qualidade.

9 Classificação das Auditorias
Auditoria da Qualidade do Processo Avalia a execução ( projeto, fabricação, construçào, montagem, inspeção etc. ) de uma determinada atividade. É portanto uma auditoria específica. Dá ênfase aos recursos materiais ( máquinas, equipamentos, instrumentos, ferramentas etc.) e humanos utilizados nas diversas etapas de execução da atividade, em compraração ao previsto nos procedimentos do sistema da Qualidade.

10 Classificação das Auditorias
Auditoria da Qualidade do Produto/Serviço Avalia a adequação do produto/serviço em relação às especificações ou ao projeto. É portanto, uma auditoria direcionada para a adequação ao uso. Dá ênfase à reinspeção do produto/serviço pronto e à análise dos registros de resultados de ensaios, testes, inspeção etc. Não deve ser confundida com a tradicional inspeção final, efetuada pelo pessoal de C.Q. que é mais sistemática e mais abrangente. Serve para avaliar a eficácia da inspeção, na medida em que avalia a Qualidade do produto/serviço pronto.

11 Auditoria Quanto às partes Interessadas
AUDITORIA DE 1a. Parte É a auditoria interna realizada na própria organização. O objetivo é a auto-avaliação do sistema da Qualidade. A auditoria só será reconhecida como verdadeira quando existir completa independência das funções da avaliação, em relação às atividades operacionais dos auditores. AUDITORIA DE 2a. Parte É a auditoria realizada pela organização compradora (cliente) ou pelo seu representante, em seus fornecedores.

12 Auditoria Quanto às partes Interessadas
AUDITORIA DE 3a. Parte É a auditoria realizada por um organismo de certificação independente ou por uma organização similar. O objetivo é avaliar e certificar/reconhecer o sistema da Qualidade de uma organização, por interesse desta própria organização ou por imposições legais.

13 Auditorias Suplementares
A programação regular de auditorias deve ser suplementada com auditorias adicionais sempre que for necessário. Podem ocorrer devido às seguintes razões: Quando for necessária uma avaliação independente do sistema de Qualidade adotado. Quando forem efetuadas alterações significativas na administração, organização, política, técnicas ou tecnologias que possam afetar o sistema da Qualidade, ou mudanças no próprio sistema.

14 Auditorias Suplementares
Quando for necessário avaliar a adequação e a eficácia do sistema da Qualidade de um fornecedor, antes da assinatura do contrato ou ordem de compra. Quando, após a assinatura do contrato houver decorrido tempo suficiente para a implementação do sistema da Qualidade, cabendo determinar se a empresa desempenha satisfatoriamente as funções preestabelecidas. Quando houver suspeita de que a Qualidade de um produto ou serviço esteja em risco, devido à deficiência nos requisitos da Qualidade especificados e/ ou na implementação dos mesmos. Quando for necessário verificar a implementação de disposições e ações corretivas requeridas.

15 Freqüência das Auditorias
Quem determina a quantidade e a freqüência de auditorias a serem realizadas é o Cliente. Os seguintes fatores são considerados: Tipo de auditoria (interna ou externa ) Finalidade da auditoria ( sistema, processo ou produto) Escopo da auditoria ( O escopo e a extensão da auditoria devem ser planejados para atender às necessidades e informações específicas do cliente )


Carregar ppt "AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google