HISTÓRIA Profªs: Selma Medeiros do nascimento Gomes Maria Aparecida Galvão Araújo Lilian Mara Moraes, Eliane Lima Apa Dora Aparecida Alvares Pereira Rabelo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A professora Rosângela desenvolveu as atividades referentes a sistema métrico conforme planejamento até o final do bimestre. A professora Morgana realizou.
Advertisements

Plano de Ensino Plano de aula
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
PROJETO: CONTROLE DE QUALIDADE
O Plano da Ação Curricular e suas relações com a Prática Pedagógica
ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ MARCUS CHERÉM
Professora: Isabel Cristina Lima
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
Professora Simone Araujo Silva
Aluna: Márcia Gomes da Silva
Projeto Teia do Saber Plano de aula
Úcleo ecnologia ducacional. PROINFO: Programa Nacional de Informática na Educação.
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Núcleo de apoio às pessoas com necessidades educacionais especiais
Escola Estadual Projeto Lagoa São Paulo
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
Atividades trabalhadas no LIED da Escola Municipal Francisco Silveira
Programa Escola Água Cidadã. Contribuir para a preservação das águas, através do desenvolvimento de ações que possibilitem o despertar da consciência.
REGISTRO DIGITAL Um passeio no Nordeste.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA CENTRO - OESTE E NORTE.
Linguagem Oral e Escrita
CONTOS DE FADAS PROFESSORA VANESSA ALVES DI PETO
Módulo Conexão do Saber
AS CORES Maria Fernanda M. Pieruzi.
MARISA RODRIGUES PINHO
ROTEIRO PEDAGÓGICO PARA USO DA CONEXÃO DO SABER
Prof. Mauricio V. Donadon
Tecnologias Assistivas
Professora Míria Gomes
CONCURSO PREFEITURA 2009 Professor Inglês Fundamental II e Médio
Co-orientador: Nome do Professor Co-Orientador, se houver
PROFESSORAS : DENISE E SIMONE
RELATO DE TRABALHO PARA A II MOSTRA VIRTUAL DE INCLUSÃO DIGITAL
UME OLAVO BILAC MATEMÁTICA
Autora: Luanna Duarte Edição: Site da Educação - SEDUC
Animais em extinção Nome: Patrícia Lopes Santhusa Pacheco
Entrega de cozinha industrial para a APAE
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Roteiro Pedagógico para o uso do Conexão do Saber
POESIA E MÚSICA COM VINÍCIUS DE MORAES U.M.E. “Pedro II”
Informática Educativa Adriana Nascimento de Almeida Dias
Módulo: Cálculo Mental Glorita Faria dos Santos
Figuras de Linguagem Adilson Camilo Lima Santos, novembro de 2011.
Silvana Lamas Alves Ana Paula Guerreiro UME João Papa Sobrinho 3º ano
O Uso das Metodologias Ativas no Ensino Aprendizagem de Ciências
Engenho São Jorge dos Erasmos
Autora: Elianete da Costa Sales Abdouni
Por uma educação de qualidade
PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE
Dissecação Animal e a Aprendizagem Significativa De Ciências
Natureza e Sociedade Higiene no dia-a-dia
GINÁSTICA RÍTIMCA NA PARAÍBA
Aula Prática: Uma Aprendizagem Significativa de Ciências
BENEDITO CALIXTO E PINACOTECA JULIANA RODRIGUES MARTINS (ARTE) UME PEDRO II CONEXÃO DO SABER MÓDULO 'ARTE E REGISTRO HISTÓRICO BENEDICTO CALIXTO'
PROFª Mara Lúcia Benincasa Pereira de Oliveira.
SONS DA CIDADE UME PEDRO II VERA HELENA RIBAS DOS SANTOS Língua Portuguesa CELI BARCELOS REIS ARAÚJO Ínterprete de Libras MÓDULO: SONS DA NATUREZA E DA.
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
EMEF “Profª Elza Maria Pellegrini de Aguiar” A robótica no currículo : ensinando e aprendendo com o laptop UCA Bruno Leal Bastos Universidade Estadual.
HISTÓRIA Professoras Selma Medeiros do Nascimento Gomes E Maria Aparecida Galvão Araújo.
Professoras: Lilian Mara Moraes, Eliane Lima Apa e Dora Aparecida Alvares Pereira Rabelo HISTÓRIA.
Geografia Valéria Alves Martin. A Escola Objetivos : Conhecer o espaço escolar e compreender a importância na formação do aluno.
Aventuras com Chapeuzinho Vermelho
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
SUSTENTABILIDADE GERTRUDES TORQUATO MENDES UME PEDRO II.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Formação continuada 3º Encontro
Escola Estadual Profª Paulina Rosa Professor Edson Nascimento.
Transcrição da apresentação:

HISTÓRIA Profªs: Selma Medeiros do nascimento Gomes Maria Aparecida Galvão Araújo Lilian Mara Moraes, Eliane Lima Apa Dora Aparecida Alvares Pereira Rabelo

RUÍNAS: “ENGENHO SÃO JORGE DOS ERASMOS” 1) OBJETIVOS Ressaltar a importância de estudar a história de Santos (será trabalhado tanto na apostila de história e geografia, quanto no estudo do meio). 2) CONTEÚDOS Conhecer a história do Engenho São Jorge dos Erasmos (comparando as informações já vistas na apostila, com as dadas na visita às Ruínas do Engenho).

3) ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS 1. Em sala de aula, fazer uma revisão da matéria disponível na “Apostila de História e Geografia”; 2. Estudo do meio, com a visita às Ruínas do Engenho São Jorge dos Erasmos; 3. Fazer a comparação das informações obtidas através da apostila, com as informações recebidas durante a visitação ao “Engenho”;

4. Na escola (depois da visita), assistir ao vídeo sobre o “Engenho dos Erasmos” (material fornecido pelos funcionários do Engenho); 5. Em casa (para fixar) resolver o “Coquetel de Atividades”, cedido pela Equipe Interdisciplinar, do Departamento Pedagógico da Secretaria da Educação (que desenvolve projetos no Engenho); 6. Nas aulas de informática, fazer as atividades que se encontram no Conexão do Saber - História I – Módulo “Ruínas do Engenho São Jorge dos Erasmos“.

4) BIBLIOGRAFIA Apostila de História e Geografia, fornecida pela Prefeitura de Santos; Coquetel de Atividades sobre o “Engenho dos Erasmos” (fornecido pela Equipe Interdisciplinar, do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação); - Conexão do Saber - História I - Módulo “Ruínas do Engenho do São Jorge dos Erasmos”.