Vidas Secas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
2ª geração do Modernismo
Advertisements

O CONTO.
Vidas secas (1938) GRACILIANO RAMOS
Análise Literária DOM CASMURRO DOM.
ANÁLISE LITERÁRIA VIDAS SECAS O JARDINEIRO FIEL.
ANÁLISE LITERÁRIA A CIDADE E AS SERRAS MUITO ALÉM DO JARDIM.
ANÁLISE LITERÁRIA A Hora da Estrela Confissões de Schmidt.
Naturalismo O discurso.
FILOSOFIA.
Categorias da Narrativa
Graciliano Ramos.
Gracialiano Ramos.
Memórias de um Sargento de Milícias
Pré-Modernismo O pré-modernismo deve ser situado nas duas décadas iniciais deste século, até 1922, quando foi realizada a Semana da Arte Moderna. Serviu.
Questão Coimbrã Questão Coimbrã foi o primeiro sinal de renovação ideológica do século XIX entre os defensores do statu quo, desatualizados em relação.
SENHORA José de Alencar
Pré-Modernismo EE CORONEL CALHAU.
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo
Segunda geração (prosa): regionalismo
Categorias da narrativa
O romance e o folhetim Prosa no Romantismo.
Pré-Modernismo.
VIDAS SECAS Graciliano Ramos
AO TÉRMINO DESSE ESTUDO O ALUNO DEVE SER CAPAZ DE RESPONDER ÀS 21 QUESTÕES PROPOSTAS.
Pré-modernismo.
Capítulo 1 - Mudança É a história da retirada de uma família, fugindo da seca. Fazem parte dela Fabiano, sua esposa Vitória, dois filhos, caracterizados.
Geração de 1945.
Vidas secas Luiza Monteiro.
CONTOS DE LIMA BARRETO.
EDER.
Modernismo – 2 ª fase A prosa regionalista.
Graciliano Ramos Literatura Engajada.
Introdução aos gêneros literários
Contexto Histórico e Sociocultural em que se passa o Livro
"São Bernardo" - Análise da obra de Graciliano Ramos
Contando um pouco sobre CONTOS
Literatura Gêneros Literários.
A Bagaceira de José Américo de Almeida.
PRÉ-MODERNISMO.
GÊNEROS LITERÁRIOS.
O CONTO e seus elementos
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO DENOTAÇÃO – Atribui às palavras significados claros, objetivos, que evocam um único sentido, aceito pelas pessoas como algo convencional.
Machado de Assis e o Realismo
Literatura PRÉ-MODERNISMO
VIDAS SECAS Dra. Elza Ferreira Santos
Categorias da Narrativa Sistematização
Pré-modernismo no Brasil
CAPITÃES DA AREIA 1937 JORGE AMADO.
Gêneros Textuais Maria Cecília de Salles Freire César
REALISMO Revolução Industrial
Personagem As pessoas envolvidas na narrativa, os seres que realizam ou sofrem as ações narradas são chamados de personagens. Na historia de Chapeuzinho.
PRODUZINDO UM TEXTO NARRATIVO
República :Revoltas Populares
Capitães da Areia Jorge Amado.
Principais autores e obras.
SEGUNDA FASE DO MODERNISMO / GRACILIANO RAMOS
ROMANTISMO BRASIL SÉCULO XIX.
Literatura Brasileira
Distribuição, crescimento e estrutura populacional
ANÁLISE LITERÁRIA A CIDADE E AS SERRAS MUITO ALÉM DO JARDIM.
MODERNISMO O ROMANCE DE 30.
MODERNISMO PROSA FASE 2. MODERNISMO PROSA FASE 2.
AUTORES QUE MERECEM DESTAQUE. Lygia Fagundes Telles (1923)
MODERNISMO NO BRASIL.
Narração Ato de narrar, contar estórias, de relatar fatos ou acontecimentos passados , presentes ou futuros.
Redação gêneros do discurso e gêneros literários
GERAÇÃO DE 30 MODERNISMO – 2ª. FASE. PROSA DO NEORREALISMO REGIONALISTA 1926: I Congresso Regionalista do Nordeste, organizado pelo antropólogo Gilberto.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
2ª geração modernista ( )
Introdução ao pensamento sociológico
Transcrição da apresentação:

Vidas Secas

Graciliano Ramos Nascido em 27 de outubro de 1892 em Alagoas. Falecido em 20 de março de 1953 no Rio de Janeiro. Primeira publicação feita no jornal Dilúculo.

Momento Histórico O romance Vidas Secas, publicado em 1938, apresentar de maneira sintética uma visão da sociedade brasileira em seus níveis mais profundos No Brasil, estava em vigor a ditadura Vargas, enquanto a Europa vivia as tensões que resultariam na eclosão da 2ª Guerra Mundial.

Personagens Fabiano – Nordestino pobre, marido de Sinhá Vitória, pai de dois filhos. Soldado Amarelo – Corrupto e oportunista soldado Amarelo é símbolo de repressão da ditadura Vargas. Sinhá Vitória – Mulher de Fabiano, mãe de dois filhos, lutadora, sonhadora. Filho mais novo e Filho mais velho – São os filhos. Baleia – Cadela da família, tratada como gente Tomás de Bolandeira – Ex patrão, aparece somente por meio de evocações.

Enredo O tempo é psicológico e circular.

Citações “Admirava as palavras compridas e difíceis da gente da cidade, tentava reproduzir algumas, em vão, mas sabia que elas eram inúteis e talvez perigosas.”

Questões 1. (FUVEST) Um escritor classificou Vidas secas como “romance desmontável”, tendo em vista sua composição descontínua, feita de episódios relativamente independentes e seqüências parcialmente truncadas. Essas características da composição do livro: a) constituem um traço de estilo típico dos romances de Graciliano Ramos e do Regionalismo nordestino. b) indicam que ele pertence à fase inicial de Graciliano Ramos, quando este ainda seguia os ditames do primeiro momento do Modernismo. c) diminuem o seu alcance expressivo, na medida em que dificultam uma visão adequada da realidade sertaneja. d) revelam, nele, a influência da prosa seca e lacônica de Euclides da Cunha, em Os sertões. e) relacionam-se à visão limitada e fragmentária que as próprias personagens têm do mundo.

2. (UFLA) Sobre a obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos, todas as alternativas estão corretas, EXCETO: a) O romance focaliza uma família de retirantes, que vive numa espécie de mudez introspectiva, em precárias condições físicas e num degradante estado de condição humana. b) O relato dos fatos e a análise psicológica dos personagens articulam-se com grande coesão ao longo da obra, colocando o narrador como decifrador dos comportamentos animalescos dos personagens. c) O ambiente seco e retorcido da caatinga é como um personagem presente em todos os momentos, agindo de forma contínua sobre os seres vivos. d) A narrativa faz-se em capítulos curtos, quase totalmente independentes e sem ligação cronológica e o narrador é incisivo, direto, coerente com a realidade que fixou. e) O narrador preocupa-se exclusivamente com a tragédia natural (a seca) e a descrição do espaço não é minuciosa; pelo contrário, revela o espírito de síntese do autor.

3. (ACAFE / SC) Sobre a obra Vidas secas, é correto afirmar que: a) a preocupação com a fidedignidade histórica e com o tom épico atenua o sentimento dramático da vida, habitualmente presente nos poemas do autor. b) apresenta temática indianista, a exemplo do que fizera Gonçalves Dias em Os timbiras e Canção do tamoio. d) Chico Bento, antes da seca, não era vagabundo, nem bandido; era um trabalhador rural. e) narra à história de um burguês, Paulo Honório, que passara da condição de caixeiro-viajante e guia de cego à de rico proprietário de uma fazenda. Para atingir seus objetivos, o protagonista elimina todos os empecilhos que se colocam à sua frente, inclusive pessoas. c) as personagens humanas, em razão da seca, da fome, da miséria e das injustiças sociais, animalizam-se; em contrapartida, os bichos humanizam-se.