PANORAMA DO ANT. TESTAMENTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 5 Fenícios e Hebreus.
Advertisements

Série Estudos Bíblicos
A TORAH ou PENTATEUCO Formação literária
Principais características
2) NARRATIVAS DO ANTIGO TESTAMENTO SEU EMPREGO APROPRIADO
A RELIGIÃO DE ISRAEL 1) Terminologia: Hebreus= descendentes de Heber, antepassado de Abraão; Israelitas= descendentes dos 12 filhos de Israel,
Pentateuco: "Do Nada ao Povo Escolhido" Aula 03.
Os grandes espaços religiosos
HEBREUS HISTÓRIA PROF.ª MARYELLA
INICIAÇÃO AO ESTUDO DA BÍBLIA Antônio Mesquita Galvão
EDICAT – Escola Diocesana de Catequese
“BÍBLIA: PALAVRA DE DEUS”
Os 10 Mandamentos.
VISÃO PANORÂMICA DOS PROFETAS DO ANTIGO TESTAMENTO
Pentateuco: "Do Nada ao Povo Escolhido" Aula 04.
Judaísmo A mais antiga religião monoteísta
A Doutrina da Palavra de Deus
Hebreus Localização: Palestina entre a Mesopotâmia e o Egito 2000 a.C
Bíblia Completa 66 livros
Aliança A historia da salvação resume os gestos libertadores de Deus com relação a humanidade. De modo particular estes atos se fazem sentir na história.
A Monarquia em Israel. I - Reino UNIDO. (Israel) Começar Jogo EBD
SEJA UM LÍDER.
ERA MOSAICA.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO PENTATEUCO
A CIVILIZAÇÃO DOS HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS
UM OLHAR AO LONGO DA HISTÓRIA.
Hebreus.
HEBREUS.
Judaísmo Disciplina: educação religiosa moral e católica
Os Profetas Menores Lições 3 e 4.
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
Josias, o Rei Menino..
A História de Deus Parte 2
O Pentateuco.
Estado, Cultura e Sociedade
Barbara Vieira, Heloisa, Laura, Marjorie, Michele, Rafaella – 1º ano A
Como nasce a Fé e nasce a Bíblia
BREVE HISTÓRIA DOS HEBREUS
Bíblia Completa 66 livros
Os Hebreus.
Os Filhos de Abrão ou Abrãao
Hebreus Originários da clã semita de Heber e seus descendentes eram nômades, patriarcal, politeísta, organizado em tribos independentes administradas por.
Panorama do Antigo Testamento
Hebreus.
LIÇÃO 1 DANIEL, NOSSO “CONTEMPORÂNEO”
EDICAT – Escola Diocesana de Catequese
01/09/2007 a 07/09/2007 6º encontro Aliança A historia da salvação resume os gestos libertadores de Deus com relação a humanidade. De modo particular estes.
SEPTUAGINTA.
Hebreus Egito.
ABRAÃO – 1850 aC Ur na Caldéia = Abrão e Sarai Gn 11, 29
HEBREUS: Geografia: ocuparam a maior parte da Palestina composta por terras áridas, com um pequeno vale fértil junto ao Rio Jordão. Origens: eram pastores.
PANORAMA DA CRIAÇÃO ATÉ JESUS
PANORAMA DA CRIAÇÃO ATÉ JESUS
RELIGIÕES MONOTEÍSTAS
Hebreus.
VELHO TESTAMENTO "E".
Deuteronômio SETEBES - Velho Testamento III Pr. Ozias Lima Ribeiro.
REVELAÇÃO: é o ato divino pelo qual Deus revela aquilo que o homem não poderia descobrir por si próprio.
V.T - História dos Hebreus – A.C.
LIÇÃO 9 - A NOVA RELIGIOSIDADE
INTRODUÇÃO – Neste trimestre letivo, estudaremos o livro de Gênesis.
GÊNESIS, O LIVRO DA CRIAÇÃO DIVINA
Origem O Judaísmo surgiu no Oriente Médio, há 3500 anos, fundado por Abraão e Moisés. É considerada a primeira religião monoteísta da história, que deu.
ANTIGO TESTAMENTO Livros Históricos
Bíblia Sagrada.
MALAQUIAS José Adelson de Noronha
Os Livros do Êxodo, Levítico, Números e Deuteronómio
SETEBES - Introdução Bíblica I
Poéticos Os Escritos Congregação Rocha da Bênção - ROBEN Escola Bíblica Dominical Congregação Rocha da Bênção - ROBEN Escola Bíblica Dominical Lição nº.
De Canaã A Conquista Congregação Rocha da Bênção - ROBEN Escola Bíblica Dominical Congregação Rocha da Bênção - ROBEN Escola Bíblica Dominical Lição nº.
Transcrição da apresentação:

PANORAMA DO ANT. TESTAMENTO Pentateuco – Formado pelos cinco primeiros livros do cânon judaico. Este termo significa: Penta – cinco e Teuchos – Estojo para rolo; ou seja, Os cinco rolos da lei. Os judeus os chamam de Torah – Lei, ensino ou instrução. A Torah narra a origem do universo, a criação do homem, o pecado, a origem dos povos, as profecias, as genealogias e a lei dada aos judeus.

Gênesis – Origem – Bereshit – Princípio Divide-se em duas partes: O princípio de tudo e a criação de todas as coisas e sua posterior destruição. O recomeço e o período patriarcal. Todo o livro narra um período de aproximadamente 2500 anos. Durante este período temos quatro dispensações: A dispensação da inocência A dispensação da consciência (Bem e o mal) A dispensação do governo humano (Corrupção geral do gênero humano) A dispensação patriarcal (De Abraão a José)

Êxodo – Saída em massa – Shemót – Divide-se em duas partes: Legislativa e histórica Legislativa – Instruções e preceitos para o povo, a construção do tabernáculo, o ofício sacerdotal e as tábuas dos 10 mandamentos. Histórica – Trata dos acontecimentos referentes a fuga do Egito e início de peregrinação no deserto. Como todo o pentateuco, foi escrito por Moisés.

Levítico – Leis sacerdotais – Wayyqra – Chamou o Senhor. Divide-se em duas partes: É estabelecido o sacrifício expiatório através de animais e as regras sacerdotais. Diversas leis e preceitos cerimoniais, morais e éticos para manterem a comunhão e a presença de Deus no meio deles. Deus teve de impor-lhes tantas leis (mais de 600 mandamentos) por que eram um povo pouco civilizado e com baixo nível moral. Por isso Paulo diz que “a lei serviu de Aio para conduzi-los até o Senhor”.

Números – Livro dos Censos – Bamidbar – Divide-se em 3 partes: O censo do povo de Israel tribo por tribo; o fracasso de Israel através da murmuração e desobediência e o favor de Jeová no final do livro. Estudos referentes as fontes do Pentateuco indicam que Números possivelmente passou por revisão de Esdras no período do cativeiro.

Deuteronômio – 2° lei – Devarim – Palavras Antes de atravessar o jordão, o povo acampado ouviu Moisés fazer uma recapitulação de todos os acontecimentos desde a saída do Egito até aquele momento. Os dois caminhos: A bênção e a maldição. Instruções pós travessia do Jordão: ler a lei e gravá-la em padrões sobre os montes Gerizim e Ebal; dividir a terra entre as tribos, resguardando as cidades dos levitas e manter o sacrifício levítico.

Josué ou Oséias (nome dado por Moisés)- Salvação Narra a conquista de Canaã sob a liderança de Josué. Várias batalhas são descritas acompanhadas pelo sobrenatural de Deus. Apesar das grandes conquistas, muitas cidades dos cananeus não foram conquistadas e serviram de tropeço para os israelitas posteriormente, levando-os a prática da idolatria.

Juízes – Shophetim – No grego – Kritai Homens levantados por Deus para libertarem o povo, levarem-nos ao arrependimento e abandono da idolatria e resgate da adoração a Deus. Eram líderes tribais ou em alguns casos (Samuel), julgavam várias tribos. Alguns, além de Juízes, também eram sacerdotes e apenas Samuel foi Juiz, profeta e sacerdote. O livro narra a saga de treze juízes.

Rute – Mulher moabita adotada por Israel Rute – Mulher moabita adotada por Israel. Um dos cinco livros (rolos) chamados de Meguillot. Estes rolos são lidos nas festividades judaicas. O de Rute, durante a festa de Pentecostes, como o de Ester na festa do Purim e 1° e 2° Macabeus na festa da Dedicação. Pertence ao período dos juízes e provavelmente foi escrito por Samuel.

I e II Samuel – Ouvido por Deus Separado por Deus ainda menino para o sacerdócio devido a negligência de Eli e transgressões de seus filhos Hofni e Finéias, se tornou o maior juiz de Israel, além de sacerdote e profeta. Restaurou o culto e adoração ao Senhor, criou a escola de profetas, venceu e expulsou os filisteus dos domínios de Israel e ungiu o 1º rei, Saul, como também, seu sucessor Davi. Acredita-se que Natã e Gade escreveram o final do livro após a sua morte.

1º e 2º Reis – Descreve a saga dos reis de Judá e Israel começando por Saul, Davi e Salomão indo até o cativeiro de Judá pelo Império Babilônico sob comando de Nabucodonosor. Israel neste período teve momentos de avivamento espiritual e apostasia adorando ídolos. 1º e 2º Crônicas – Retratam as crônicas dos reis de Judá e Israel trazendo maior riqueza de detalhes do que nos livros de Reis.

Esdras, Neemias – Dois personagens importantes na reconstrução de Jerusalém após o exílio Babilônico. Neemias os muros e portas e Esdras o término do templo e estabelecimento dos turnos de sacerdotes e levitas. Ester – Apesar de Judia tornou-se rainha do Império Assírio após casar-se com o rei Assuero. Este livro retrata um grande livramento que Deus deu ao seu povo dando origem à festa do Purim.

Livros Poéticos – Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares. Livros com linguagem poética que retratam as desventuras de Jó e sua restituição; a adoração, fé e dependência de Deus de Davi nos salmos; a sabedoria de Salomão expressa nos provérbios e Eclesiastes e as comparações de amor de Salomão pela Sulamita em Cantares pelo amor de Deus à Israel.