SEGURANÇA – responsabilidade de todos; também sua! António Morgado prof. Ed. Física – EB 2,3 de Rio Tinto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Como melhorar a segurança da sua família na Internet
Advertisements

Site de relacionamento sério
Internet Estiloja.com.
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Apresentamos-lhe SLIDEPLAYER.COM.BR
A internet é totalmente segura?
Configuração do Outlook 2007
Curso EFA de técnico de Informática e Sistemas
Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação Ano Lectivo: 2009/2010 Curso: Educação Básica Disciplina:TICE Docente:João Antunes.
  Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação Curso: Educação Básica Ano Lectivo: 2009/2010 Disciplina: TICE Discente: Ana Filipa.
Vícios em Jogos Encontros Online
Trabalho realizado por: Diogo Venâncio nº29 Ricardo Orvalho nº20 ESAC 10ºG.
Utilizar o computador em segurança
Sistema de Informação Gerencial (SIG)
Capacitação dos professores
MyDrivers Manutenção Preventiva de Computadores. Drivers do Computador Drivers são aplicativos que fazem a união entre software (parte virtual) e hardware.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Sistema Livre e Sistema Comercial
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Questões de Segurança Pais e Encarregados de Educação.
Escolas Secundárias. Comunicar Aprender Jogar Explorar Partilhar.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Questões de Segurança Professores e Educadores.
INSTRUÇÕES PARA A UTILIZAÇÃO DAS SALAS DE INFORMÁTICA Professora Rita Cristina Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas
Actividade A - Sendo um meio de comunicação muito atractivo, tanto visual como auditivo: pode restringir a vontade da criança comunicar por outras formas.
O que é o .
DR4 MESSENGER-MSN Existem vários tipos de Messenger: MSN Download
Curso EFA de técnico de Informática e Sistemas
Perigos e cuidados Daniela Balena
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
São otimistas, querem contagiar e buscam a integração de todos. Geração preocupada com status. Trabalham muito e o quanto for preciso. São pragmáticas,
“Como tornar a Internet Segura”
Mobilizando seus colegas de trabalho
Luiz Antonio Torres, Maio/2014
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Trabalho de Tecnologias de Informação e Comunicação
Crianças e adolescentes não aprendem da mesma maneira.
CC8 Comunicação e colaboração Correio eletrónico
Tema: Internet e Segurança
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
EVANGELISMO PÚBLICO.
Virtualização/Hipervisão/Servidores Microsoft
 O que são ‘drivers do computador’ ? (no sentido de arquivos que permitem que o sistema operacional acesse os recursos de hardware)  Drivers são arquivos.
Nome: Ruben Ferreira Turma: 8.8 Nº17 Ano letivo: 2013/2014.
Microsoft ® Lync ™ 2010 Formação em MI e Presença.
Internet Segura Docente: João Antunes TICE Educa ç ão B á sica, turma /2011 Discente: Carla Sofia Nabais.
Perigos na Internet EB nº2 de S.Silvestre.
Tecnologias de Informação e Comunicação AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE P ERAFITA.
Tecnologias da Informação e Comunicação Castelo Branco, 17 de Maio de 2011 A Discente: Daniela Sofia Santo nº ºAno / 2ºSemestre - Turma:1A/EB.
Trabalho de área de projecto
 O uso da internet pode ser um potencial perigo para as crianças.  Apesar das crianças e adolescentes necessitarem de autonomia e privacidade, carecem.
20/04/2017 MODULO: Sistemas Operacional Aula 08 –Configurando o Computador Profª. : Élida Tavares.
 Qualquer que seja a denominação que damos à Internet, milhões de pessoas em todo o mundo estão a utilizar o correio electrónico, ler e responder a mensagens.
BE/CRE ESCOLA E. B. 2-3/S JOSEFA DE ÓBIDOS GUIA PARA AVALIAR PÁGINAS WEB.
4. As políticas de segurança Carácter Técnico o Utilize uma firewall o Actualize o computador o Instale Antivirus e AntiSpyware o Utilize canais seguros.
Sistemas Operativos.
 Passwords_______________ Slides 3,4  Downloads ______________ Slides 5,6  Redes Sociais_____________ Slides 7,8,9  Vírus e spyware _________ Slides.
Tecnologias para Mobilidade
Estância Turística de Santa Fé do Sul
Ajudando na construção do conhecimento…. O que você encontrará aqui? O que é o Educa.Net? O que faz o Educa.Net? Quem pode se beneficiar com o sistema?
APRENDIZ DA VIDA!.
Biblioteca Escolar André Soares. O que andas a fazer na Internet? 2.
Dia da Internet mais Segura Trabalho realizado pelos alunos do 9ºC.
COMUNICAR EM SEGURANÇA Pais e Encarregados de Educação.
O que andas a fazer na Internet? 2 Começando pelo básico…. Escrever a = 3.
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
INTRODUÇÃO AO AMBIENTE DE TRABALHO WINDOWS VISTA
O QUE É BLOGGER? O QUE É BLOG? E. M. Professor Ladário Teixeira Rosilene Ferreira de Faria Rúbia Lemos de Oliveira Silva.
Transcrição da apresentação:

SEGURANÇA – responsabilidade de todos; também sua! António Morgado prof. Ed. Física – EB 2,3 de Rio Tinto

… pois mais vale prevenir do que remediar ditado popular

QUEM TEM FILHOS chega a uma altura em que se coloca a questão de como impor alguma ordem no assédio a que os miúdos são sujeitos pelas novas tecnologias. No caso dos computadores, um corte radical pode ser complicado porque os mesmos são também usados para tarefas úteis do dia a dia, e por vezes um mesmo computador é partilhado por vários membros da família com diferentes necessidades (e a quem se pretende dar diferentes níveis de acesso).

O QUÊ?

O CONTROLO PARENTAL pode ser visto como um conjunto de técnicas e ferramentas que podem ser utilizadas para supervisionar o acesso a diversos tipos de conteúdos. Em grande parte, o termo é aplicado ao controlo no acesso à INTERNET e, consequentemente, à visualização e uso dos conteúdos disponíveis.

Como o termo indica, pretende-se, através de diversos meios, monitorizar o acesso aos vários tipos de informação por parte das crianças e adolescentes. Tendo em conta a facilidade de acesso à informação, poderão adotar-se técnicas para supervisionar o acesso a conteúdos menos desejáveis.

Atualmente, apenas uma percentagem muito pequena de pais usam algum tipo de software de controlo parental para monitorizar/supervisionar o acesso à internet. Apenas com a utilização e o uso consciente das tecnologias existentes é possível controlar, prevenir e consciencializar os mais jovens que todos os meios de comunicação, em especial a internet, além das enormes vantagens conhecidas, podem representar um risco elevado quando utilizado de forma menos correta ou não controlada.

Para implementar soluções de monitorização à medida de cada situação, deve ter-se em conta todos os equipamentos que possam ser acedidos por jovens e crianças, especialmente os que permitem livremente o acesso a uma vasta área de conteúdos, como é o caso dos computadores pessoais com acesso à internet, smartphones e tablet's e até a televisão por cabo.

A implementação daquelas medidas pode não ser tarefa fácil e requer alguns conhecimentos específicos sobre o funcionamento dos dispositivos em causa. No caso de computadores, é necessário ter alguns conhecimentos informáticos. Pode ser feito de duas formas distintas: 1 – utilização de funcionalidades presentes no sistema operativo (windows 7 ou windows 8) 2 – utilização e instalação de software que pode ser descarregado, de forma gratuita.

Utilização de funcionalidades presentes no sistema operativo (W7 ou W8) Aceder ao Painel de Controlo Aceder ao Painel de Controlo e à categoria de Contas de utilizador e Segurança Familiar

Utilização de funcionalidades presentes no sistema operativo (W7 ou W8) Em Restrições de Acesso, fazemos configurar restrições para qualquer utilizador e escolhemos qual das contas queremos restringir o acesso. NOTA: a não existir, deverá ser criada uma conta para um novo utilizador (menor)

Utilização de funcionalidades presentes no sistema operativo (W7 ou W8) Escolhido o utilizador (utilizador padrão e não um utilizador com direitos de administrador), selecionamos a opção Ativado. A partir deste menu podemos definir os limites de tempo para utilização do computador, entre o controlo sobre os jogos e controlo sobre os programas que podem ser executados.

Utilização de funcionalidades presentes no sistema operativo (W7 ou W8)

Utilização e instalação de software que pode ser descarregado de forma gratuita. Soluções alternativas ao Controlo Parental das Windows Kurupira Web Filter Esta solução é de domínio livre e gratuito, podendo ser utilizada sem qualquer custo ou restrição, estando disponível apenas para sistemas operativos Microsoft Windows.

Utilização e instalação de software que pode ser descarregado de forma gratuita. Soluções alternativas ao Controlo Parental das Windows GoGoStat Solução de Controlo Parental para Facebook - GoGoStat Esta solução é de domínio livre e gratuito, podendo ser utilizada sem qualquer custo ou restrição, estando disponível apenas para sistemas operativos Microsoft Windows.

ANTIVIRUS ANTISPYWARE ANTISPYWARE ANTISPAM ANTISPAM ANTIMALWARE ANTIMALWARE

Gratuitos ? ou pagos ? As aplicações pagas são, naturalmente, mais completas e a maioria inclui módulos de navegação segura e módulos de controlo parental integrados… …embora, por vezes, difíceis de configurar. …embora, por vezes, difíceis de configurar.

CONSELHOS PARA EDUCADORES (famílias e professores) CONSELHOS PARA EDUCADORES (famílias e professores) A melhor maneira de prevenir situações de risco e ajudar os nossos filhos e alunos a navegar com segurança consiste em: A melhor maneira de prevenir situações de risco e ajudar os nossos filhos e alunos a navegar com segurança consiste em: 1 - Tentar que estejam conscientes dos benefícios e dos riscos da Internet. 2 - Procurar que saibam navegar de uma maneira responsável. 3 - Proporcionar estratégias para que possam proteger-se enquanto navegam.

CONSELHOS PARA EDUCADORES (famílias e professores) CONSELHOS PARA EDUCADORES (famílias e professores) 1) Familiarização pessoal com a Internet 2) Falar abertamente com os menores e os adolescentes sobre o uso da Internet 3) Navegar juntos 4) Obter informação sobre programas de prevenção 5) Solicitar informação sobre a política de segurança da Escola 6) Estabelecer regras básicas de segurança em casa e na escola 7) Colocar o computador num local frequentado por toda a família 8) Ensinar os menores e os adolescentes a navegar com segurança 9) Selecionar sítios Web seguros 10) Perante um problema, reagir a tempo

CONSELHOS PARA EDUCADORES (famílias e professores) CONSELHOS PARA EDUCADORES (famílias e professores) Para os menores, a Internet é um lugar fantástico onde se pode falar com gente de todo o mundo e fazer novos amigos, aprender coisas sobre algum assunto e passar momentos divertidos. Mas, para nossa segurança vale a pena: - Tomar consciência que o computador é uma ferramenta educativa que serve para comunicar de uma maneira positiva. - Saber distinguir entre os conteúdos recomendáveis e não recomendáveis. - Ter consciência de que na Internet há pessoas de todo tipo, como em qualquer outro lugar.

CONSELHOS PARA EDUCADORES (famílias e professores) CONSELHOS PARA EDUCADORES (famílias e professores) - Não prestar dados pessoais. - Não os deixar sozinhos enquanto usam a Internet. - Pensar que as pessoas online nem sempre são o que parecem. - Não permitir que marquem um encontro com alguém que tenham conhecido através da Internet. - Nem tudo o que lemos na Internet é necessariamente verdadeiro. - Nunca responder a mensagens insinuantes, obscenas, agressivas, que sugiram fins menos lícitos ou que lhes causem incómodo. - Incentive as crianças a comunicar-lhe se encontrarem mensagens deste tipo. Por isso, é conveniente seguir os alguns conselhos práticos:

Algumas ligações com interesse