Fauvismo O termo Fauvismo deriva de “fauve” (fera selvagem), exclamação feita pelo crítico de arte Louis Vauxcelles perante a exposição de pintura do.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

ARTE MODERNA DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX NA EUROPA
Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século.
e Pós-Impressionismo no Brasil.
Impressionismo e Pós- Impressionismo no Brasil.. IMPRESSIONISMO. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura.
Fauvismo O fauvismo foi um movimento artístico do começo do século XX. Teve inicio em 1901, embora tenha ganhado esta denominação somente em 1905.
George Seurat ( )
UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO
BARROCO s.
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
ELEMENTO DA IMAGEM/LINGUAGEM VISUAL: COR
‘EMEF ARTHUR DA COSTA E SILVA’
O claro-escuro no Romantismo
Fauvismo.
EXPRESSIONISMO Acima de tudo, o Expressionismo é uma tendência permanente e universal da arte, como manifestação exterior de uma necessidade interna. Relaciona-se.
Primeiros anos do século XX
Expressionismo Van Gogh – Noite Estrelada
O Impressionismo.
Fauvismo.
Cândido Portinari.
Expressionismo e Fauvismo
Investigações no Tempo
Denise Mizrahi em: Minha mente em cores ....
A Arte da primeira metade do século xx
Impressionismo.
Professora Fabíola Soares. Fevereiro / 2010.
Piet Mondrian.
Denise Mizrahi em: Minha mente em cores ....
ARTE DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
Impressionismo.
O que é TÊMPERA GORDA ? A têmpera é uma técnica de pintura na qual os pigmentos ou os corantes podem ser misturados com um aglutinante. Esse aglutinante.
Charters d'Azevedo cd.
Amedeo Modigliani.
O Impressionismo Musee d’Orsay, Paris, France
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
EREM PROFESSOR BARROS GUIMARÃES
EXPRESSIONISMO.
O IMPRESSIONISMO O que é o Impressionismo e quando surgiu? O Impressionismo surgiu na década de 60 do século XIX (1874) em França. O Impressionismo foi.
Fauvismo é o nome dado à tendência estética na pintura que buscou explorar ao máximo a expressividade das cores na representação pictórica.
Começou a actuar profissionalmente ainda jovem, por volta dos 15 anos de idade. Trabalhou para um comerciante de arte da cidade de Haia. Com quase vinte.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
História da Cultura e das Artes
Pós-impressionismo Ap.4 – Frente 2 – aula 23 – pág. 290.
ABSTRACIONISMO Profª Patricia.
Prof. Edinaldo Ribeiro.
Impressionismo Grupo: Carolline Marinho Mayara Coelho Ingrid,
Vanguardas Européias Profª :Indianara.
Art. Nouveau.
Fauvismo.
Pintura Pós-impressionista
CUBISMO Profª Patricia.
Patricia Maria da Silva
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
SÉCULO XIX NA EUROPA: O IMPRESSIONISMO
Expressionismo Início do séc. xx Alemanha. TODA AÇÃO HUMANA É EXPRESSIVA; UM GESTO É UMA AÇÃO INTENCIONALMENTE EXPRESSIVA. TODA ARTE É EXPRESSIVA. LYNTON.
A ARTE DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
Impressionismo Ensino Médio.
Impressionismo e Pós-Impressionismo.
HISTÓRIA DA ARTE MODERNISMO
Movimento heterogêneo que se difundiu em diversos campos; Maior preocupação com a emoção do observador, e com o mundo interno; O autor expressa seus sentimentos.
ALL STAR & MONET.
ANÁLISE DAS ARTES PLÁSTICAS A PARTIR DE SEUS ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO Prof. Magno Anchieta.
Profª. Ms. Sabrina R. Magalhães.  Chamamos Arte Rupestre as representações artísticas encontradas em abrigos ou cavernas, em suas paredes e tetos rochosos,
IMPRESSIONISMO.
F FAUVISMO.
Fauvismo.
Movimentos de Vanguarda do século XX
Transcrição da apresentação:

Fauvismo O termo Fauvismo deriva de “fauve” (fera selvagem), exclamação feita pelo crítico de arte Louis Vauxcelles perante a exposição de pintura do Salão de Outono de 1905, em Paris onde a violenta expressão cromática das telas expostas contrastava com o modelo clássico-renanscentista de uma pintura aí presente. Foi um movimento de curta duração, na passagem do Século 19 para o Século 20, que constituiu o primeiro, senão o mais importante, movimento de renovação da pintura francesa depois do Impressionismo. Mulher de chapéu, Matisse 1905, Óleo sobre tela

Fauvismo Opondo-se abertamente ao Impressionismo pelos efeitos ópticos ilusórios que esta pintura praticou, deriva contudo dele e das conquistas pós-impressionistas, nomeadamente das de Cézanne, Gauguin e Van Gogh. Pretendendo anular toda a teorização na arte, a pintura fauve visou transmitir ao espectador emoções estéticas profundas através da exaltação das cores, usadas em tons fortes e contrastantes, sem modelado, onde a ilusão da terceira dimensão se perde.(abandono da perspectiva) Janela Aberta em Collioure Matisse, 1905; óleo sobre tela

Fauvismo Por isso, as formas são simplificadas e planificadas e a perspectiva acadêmica é rejeitada em função de um tratamento do espaço mais intuitivo e livre, bidimensional. A expressão é dada pelas linhas e pelas cores, aplicadas ora lisas e finas, ora texturizadas, em pinceladas diretas e emotivas, num entusiasmo por vezes quase juvenil.(inspiração no selvagem, primitivo, bem como no universo infantil) Vlaminck, Matisse 190?; óleo sobre tela

Fauvismo Movimento artístico, caracterizado pela utilização de cores puras em grandes manchas e com fortes contrastes, para acentuar ao máximo o valor expressivo da cor, exaltando a sua sensualidade e sugestão emotiva. St. Paul’s Cathedral from the Thames 1906; óleo sobre tela

Fauvismo Teve como líder incontestável Henri Matisse, contando também com a participação de outros grandes artistas, entre eles, André Derain, Maurice de Vlaminck, Raoul Dufy, Georges Braquese, Henri Manguin, Albert Marquet, Jean Puy, Emile Othon Friesz. Os Fauvistas rejeitaram o império da forma, ditado pela academia, o conceito de luminosidade dos impressionistas, passando a usar a cor como fator primordial da pintura. Este movimento afirmava por isso a autonomia da cor e do espaço, utilizava com grande ousadia largas manchas de cores violentas, evocando um mundo fantástico de grande emoção e cor.

Fauvismo Henri Matisse * Pintor Francês; * Nasceu no Norte de França, em 1869; Em 1890, comprou uma caixa de tintas e um livro “Manual Geral de Pintura e Óleo de Goupil”. * Em 1892 Matisse chegou a Paris para estudar Arte. * Abandonou os estudos de Direito, para se dedicar à Pintura. O pontilhismo inspirou-lhe cores mais fortes e arrojadas e dessa técnica surgiu o fauvismo. O seu estilo tornou-se muito versátil, incluindo trabalhos austeramente geométricos e exuberantemente decorativos. * Faleceu em Nice, a 3 de Novembro de 1954;

Características da pintura de Henri Matisse Fauvismo Características da pintura de Henri Matisse Arte tranquila, harmoniosa e agradável. Um dos fundadores da Arte Moderna. Concebia a pintura pelos seus valores intrínsecos – os da cor e da bidimensionalidade – e essencialmente como um exercício técnico e estético, capaz de comunicar emocionalmente com o espectador. Atirou-se em várias direções; experimentando novas técnicas e estilos. Do Impressionismo até a Arte Abstrata.

Henri Matisse Luxe, Calme, et Volupté 1904; óleo sobre tela

Henri Matisse Retrato de Madame Matisse 1905; óleo sobre tela

Henri Matisse A mulher argelina 1909; óleo sobre tela

Henri Matisse Harmonia em vermelho; óleo sobre tela

Henri Matisse A dança (1ª versão) 1909; óleo sobre tela

Henri Matisse Nu Azul 190?; óleo sobre tela

Henri Matisse Interior Vermelho 1947; óleo sobre tela

Henri Matisse Jazz 1947; óleo sobre tela

Fauvismo André Derain * Pintor francês; * Nasceu em Chatou, na França, a 10 de Junho de 1880; * Morreu em Garches, a 8 de Setembro de 1954; A obra de Derain mostrou uma superfície mais tranquila que o resto dos fauvistas, produto da aplicação de tonalidades quentes e harmoniosas; Explorou os contrastes cromáticos em paisagens e retratos de cores antinaturalistas, à maneira de Gauguin.

André Derain Porto 1905; óleo sobre tela

André Derain Charing Cross Station 1905; óleo sobre tela

André Derain Mountains at Collioure 1905; óleo sobre tela

André Derain Estrada nas montanhas 1907; óleo sobre tela

Maurice Vlaminck * (1876-1958); * Pintor de expressão exagerada e dinâmica que, à maneira de Van Gogh (que muito admirava), pintou telas de um cromatismo gritante, aplicado em pinceladas matéricas e direcionadas.

Maurice de Vlaminck

Maurice de Vlaminck

Kees Van Dongen * Pintor holandês; * Nasceu em 1877; * Morreu em 1968; * Viajou por diversos países, à procura de novas motivações.

Kees Van Dongen Mulher com chapéu verde 1905; óleo sobre tela

Kees Van Dongen A dançarina vermelha 1907; óleo sobre tela

Kees Van Dongen Primavera 1908; óleo sobre tela

Kees Van Dongen A papoila 1919; óleo sobre tela

Exercícios Explique a relação entre a ideologia fauvista e a atribuição do nome “fauve” dado pela crítica: A partir da análise de uma obra fauvista, encontre os principais elementos composicionais desse estilo. Como ele pode ser definido plasticamente? Argumente: