Mágica e dinâmica... CONSUMO EDUCACAO E SUSTENTABILIDADE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental
Advertisements

DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Seguridade Social na perspectiva do desenvolvimento do Brasil" 6º Congresso Nacional da CNTSS/CUT 27 a 31 de maio - São Paulo Eduardo Fagnani IE/Unicamp.
GERADORA DE INQUIETAÇÕES NOS EDUCADORES UNIVERSIDADE COMO.
EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUSTENTABILIDADE MARIA AMÉLIA SILVA NASCIMENTO
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Desenvolvimento Sustentável
Aula 4: Análise da Situação de Saúde
AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA O PAPEL DO GOVERNO NA SUSTENTABILIDADE DA GESTÃO Claudio Langone.
Projeto de Inclusão produtiva e social
Desenvolvimento Sustentável e a Necessidade de Respostas Estratégicas
Refletindo a Educação Ambiental através de Expressões Culturais
Seminário sobre Sustentabilidade – Razão Contábil
Desenvolvimento Sustentável Prof Marlon A Santos
RESPONSABILIDADE SOCIAL.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Meio ambiente e a problemática ecológica
AM020. Aula 08 Enrique Ortega, FEA/Unicamp 24 de setembro de 2013 Resíduos, Emissões, Efluentes 1.
Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Saúde Coletiva e Meio Ambiente
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
RECURSOS VEGETAIS Renováveis
a FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA “A criação geme em dores de parto”
DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL
RIO 92 / ECO RIO Foi aprovado um documento contendo compromissos para o padrão de desenvolvimento do século XXI, denominando-o Agenda 21. Resgata, assim,
A SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E A AGENDA 21 DO BRASIL Enrique Ortega FEA, Unicamp, Caixa Postal 6121 CEP Campinas, SP, Brasil.
AM 020 A crise do sistema global, os desafios sociais e a universidade necessária Enrique Ortega FEA, Unicamp, Agosto-novembro de 2013.
Seminário Lançamento CF 2011 Esforços da Economia Solidária Esforços da Economia Solidária.
Problemas ambientais Resumo
A Questão Ambiental.
I- Conceitos Básicos: Desenvolvimento Sustentável; Saneamento Básico;
Trabalho elaborado por: José Silva, Nelson Gonçalves, Daniela Alves, Ricardo Quintal e Miguel Quintal 12ºJ Ano lectivo 2013/2014 Escola Secundária Alberto.
ELISA SOUSA CLC - TURMA S. Não foi a presença do homem, neste meio seria considerado somente como meio físico natural: constituintes físico-químicos da.
Estratégias de Atuação no Mercado do Direito Ambiental Este curso é oferecido por:
PROBLEMAS AMBIENTAIS LUCIANO PILATTI 3 ANO.
Segurança alimentar e mercados institucionais
Sustentabilidade no setor energético – a experiência sueca Semida Silveira Sustentabilidade na geração e uso de energia no Brasil: os próximos vinte.
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
Ética e RSE Sérgio Caldas.
O objetivo das ações propostas em educação ambiental é a de promover transformações sociais na realidade dentro de uma perspectiva crítica, considerando.
Meio Ambiente: Questões de ordem global e política
Curso: Superior de Tecnologia
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
Maria Luzia De Mello DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E IMPACTO AMBIENTAL.
Desenvolvimento sustentavel
PEMC Política Estadual sobre Mudanças Climáticas (PL 001/2009) Oswaldo Lucon Assessor Técnico (Energia e Mudanças Climáticas) – SMA / SP.
Duas Correntes Teóricas
Meio Ambiente e Qualidade de Vida
Análise do artigo desenvolvimento sustentável, bio-industrialização descentralizada e novas configurações rural-urbanas de Ignacy Sachs Por Odair Freitas.
Programa de Pós-grado de Ciências Sociales en Desarollo, Agricultura y Sociedad Profa. Dra. Fátima Portilho
Especialização em Saúde Pública Saúde, Estado e Sociedade
Sustentabilidade Sócio Ambiental
Políticas Sustentáveis A Terra funciona como um sistema: atmosfera, água, terra, biodiversidade e sociedade humana estão complexamente interligados.
Desenvolvimento Sustentável
GUARDIÕES DA VIDA A PRODUÇÃO + LIMPA = CONSUMO SUSTENTÁVEL.
Projeto de extensão Capim Limão
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA AULA 2
POBREZA, CONCEPÇÕES E DEFINIÇÕES
Globalização e Meio Ambiente
Um outro mundo possível. Duas utopias urgentes para o século XXI.
Educação ambiental e sustentabilidade econômica: comércio justo e consumo sustentável CONSUMO, MEIO AMBIENTE E EDUCACIÓN Rosa M. Pujol Vilallonga.
Carlos Freire 2013 Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade.
Alberto Pellegrini Filho Secretaria Técnica
Lixo Zero – uma jornada para o desenvolvimento sustentável
CRESCIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL Vitória-ES, agosto de 2008, Ana Paula Vitali Janes Vescovi.
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO AGRÍCOLA Sistemas de Produção e Processos de Trabalho.
Sistema Sustentável de Gestão da Qualidade e Sistemas Integrados de Gestão Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
André Castro dos Santos Clauber Barão Leite Haline de Vasconcellos Rocha.
Transcrição da apresentação:

Mágica e dinâmica... CONSUMO EDUCACAO E SUSTENTABILIDADE

Uso de questoes ambientais apelos ao imaginário da sustentabilidade como estratégia para aprovar projetos, alterar políticas públicas, implementar imaginário de consumo e conquistar mercados. Variações de acordo com interesses, sujeito a ambigüidades, dilemas e controvérsias.

Ambientalistas radicais suspeitam que a ênfase no desenvolvimento sustentável conecta-se com a perda da radicalidade do movimento. Nos anos 80 a emergência da idéia de Sustentabilidade continha uma ambigüidade marcante: redução do crescimento econômico com o respectivo declínio do consumo.

Imposto ecológico é a via sob a qual o sistema internaliza a deterioração ambiental; solução controvertida se visto como aquisição do direito de poluir e uma ação reservada ao Estado

1. Aumento da emissão de gases tóxicos pelo uso de energia fóssil reforçou o efeito estufa. Sem falar da crise do petróleo e da água potável. 2. Produção crescente de gases carbônicos pela queima e uso geral da terra.

3. Perda da biodiversidade avança concomitante com a ocupação da terra como espaço social. A Rio 92 gerou inventário rico da biodiversidade e a multiplicação de cidadãos defensores.

4. Proliferação de alimentos contaminados por substâncias que produzem riscos de organismos geneticamente modificados sem conhecimento de usuários e do consumidor.. 5. Uso da energia nuclear e deslocamento de seus resíduos: os riscos mobilizaram atores políticos e estagnou-se o uso ou a expansão.

. 5. Uso da energia nuclear e deslocamento de seus resíduos: os riscos mobilizaram atores políticos e estagnou-se o uso ou a expansão. Lixo de armas nucleares e de laboratórios de pesquisa.

6. Proliferação de contaminação resultante da concentração urbana, com ausência de coleta e tratamento adequado aos múltiplos resíduos 7. A ciência possui provas mais ou menos cabais de mudanças climáticas irrefutáveis.

. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ( DS ) DIREITOS SOCIAIS TRABALHO, SAÚDE, MORADIA E CONSUMO AUSÊNCIA DE FOME E DEGRADAÇÃO AMBIENTAL E HUMANA... LAZER EM MEIO À NATUREZA e SOSSEGO ? ? ? ? ? ? ? IMAGENS DE QUALIDADE DE VIDA (Qv):

Conceito incrementado desde “NOSSO FUTURO COMUM” E “ECO 92” ou “RIO 92” * CRESCIMENTO ECONOMICO SEM DEVASTAR A NATUREZA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

* CRESCIMENTO ECONOMICO NÃO É INERENTEMENE DESTRUTIVO  OBRIGA-NOS A ESCOLHER DESENV. AMBIENTALMENTE BENÉVOLO. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

* INVESTIR EM POLÍTICAS PÚBLICAS COM INTUITO DE SUPERAR A OPOSIÇÃO ENTRE O PENSAMENTO AMBIENTAL (contra o progresso ou crescimento zero) E OS INTERESSES DA PRODUÇÃO E NECESSIDADES DO CONSUMIDOR. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

CRISE AMBIENTAL GLOBAL DUAS CRISES CONTEMPORÂNEAS E SIMULTÂNEAS CRISE do DESENVIMENTO SOCIAL GLOBAL

CRISE POR INSUFICIENCIA DUAS CRISES CONTEMPORÂNEAS E SIMULTÂNEAS DO SUJEITO O PARADOXO DO EXCESSO DE DIREITOS E DE CONSUMO

* COMPROMISSO HISTÓRICO ENTRE PROTEÇÃO AMBIENTAL E DESENV. SOCIAL * MUITOS PROBLEMAS AMBIENTAIS SÃO CAUSADOS PELA POBREZA >.... > POLÍTICAS CONTRA A FOME TRAZEM BENEFÍCIOS AMBIENTAIS  Ou Qualidade de vida !!!. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Sustentabilidade é a capacidade de um sistema manter-se na sua dinâmica sem que uma crise parcial atinja a totalidade. Ações sustentáveis visam manter a capacidade de reposição das espécies, animal ou vegetal. Uso comedido dos elementos da natureza ESFORÇO DE MANTER A BIODIVERSIDADE

SUSTENTABILIDADE É a capacidade de satisfação das necessidades do presente sem afetar as futuras gerações. Do ponto de vista ideal: sustentação da biodiversidade sem perdas do ecossistema a longo prazo.

Os conflitos da sustentabilidade Cresce a complexidade ao considerar recursos naturais, agricultura, mineração, indústria, especulação financeira. tensão entre crise ambiental, crise de civilização e mudança cultural e social. Reversão de instituições/Estados nacionais: centralização, processo de políticas, direitos sociais, combate à pobreza - bem-estar ambiental.

 Nas ciências sociais: 1.privilegiar mudanças culturais, valores, hábitos, estilo de vida, difusão de ideário – educação ambiental e redes de consumidores; solidariedade com a natureza graças à satisfação de direitos mais do que as necessidades.

 Nas ciências sociais: 2. definições de mega eventos, características das instituições, regulamentação e reordenamento jurídico, ações coletivas, atores sociais, mudanças, Estado de compromisso, alterações dos condicionamentos sociais de sustentação material da vida.

A sustentabilidade emerge como pressão sócio- ambiental. É uma nova utopia social não é somente uma busca de soluções técnicas. O desafio da sustentabilidade, da segurança alimentar e da agroecologia: equacionar problemas ou dar conta da superação da fome e da miséria.

QUALIDADE DE VIDA REFLETIR A NOSSA AÇÃO SOBRE E NO AMBIENTE

CONSTRUÍMOS, DESTRUÍMOS E REFORMAMOS O AMBIENTE DE ACORDO COM A CULTURA, A AÇÃO DOS SUJEITOS, AS INSTITUIÇÕES E AS RELAÇÕES SOCIAIS.