Dinâmica interna VideoVersion=290

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS CONTINENTES MOVEM-SE ?
Advertisements

ORIGEM E DISTRIBUIÇÃO DOS CONTINENTES
Sistema Terra – Dinâmica da Litosfera
Os agentes formadores e modificadores do relevo
Colégio Marista Patos de Minas
G E O L O G I A ST 409 A CROSTA TERRESTRE
A formação das rochas As rochas se dividem em 3 grandes grupos
A Dinâmica da Litosfera
Recuperação Trimestral de Geografia
CORTE ESQUEMÁTICO DAS CÂMARAS MAGMÁTICAS
TEMA 1 DA TEORIA DA DERIVA DOS CONTINENTES À TEORIA DA TECTÓNICA DE PLACAS. A DINÂMICA DA LITOSFERA.
TEMA 1 DA TEORIA DA DERIVA DOS CONTINENTES À TEORIA DA TECTÓNICA DE PLACAS. A DINÂMICA DA LITOSFERA
As Eras Geológicas A Evolução da Terra.
Teoria da Tectónica de Placas
A Terra como um planeta dinâmico
Módulo 01 – Planeta e Cartografia
A DINÂMICA DA CROSTA TERRESTRE
Professora Fernanda Landim
À DESCOBERTA dos LIMITES de PLACAS.
Tectônica de Placas.
Movimento das Placas litosféricas
Movimentos da Terra – pág. 157
Da superfície ao centro da Terra
FORMAÇÃO do RELEVO atuação conjunta
Ensino Médio 1ª Série. Geografia..
Prof. Márcia. CAMADAS DA TERRA  1. Núcleo: Camada mais interna – formada por Níquel e Ferro (Nife) – camada sólida.  2. Crosta terrestre: camada mais.
Teoria da Tectónica de Placas
A superfície e o interior da Terra
A dança dos continentes
Transformação da superfície terrestre
Capítulo 7 – Estrutura geológica
GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA DA CROSTA TERRESTRE
Ciências Naturais – 7.º ano
COLÉGIO SÃO JOSÉ CIÊNCIAS- 6º ANO PROFESSORA VANESCA
TEORIA DA DERIVA DOS CONTINENTES
O PLANETA AZUL Nas entranhas da Terra.
1. A TEORIA DAS PLACAS - ¨ALFRED LOTHAR WEGENER¨, DESCREVE NO LIVRO “A ORIGEM DOS CONTINENTES E DOS OCEANOS “ , EM 1915, PROPOS A TEORIA INICIAL EXPONDO.
O PLANETA TERRA É COMPOSTO POR PLACAS TECTÔNICAS, QUE SE ACHAM APOIADAS SOBRE O MANTO, E ASSIM SENDO ELAS SE MOVEM E SÃO INSTÁVEIS E SE DESLOCAM EM IDADES.
Dinâmica Interna da Terra, Parte II: Tectônica de Placas
Estrutura da Terra e Placas Tectônicas
Professora: Alexsandra Ribeiro
Geografia.
LITOSFERA ESTRUTURA TERRESTRE.
Geologia: Evolução da Terra e Fenômenos Geológicos
Movimentos da Terra Idade: 4,6 bilhões de anos. Pesquisada através da radioatividade de alguns elementos (datação). C14: Carbono radioativo, presente na.
Em que consiste a teoria da tectônica de placas?
Distância (Km) Estrutura Interna da Terra Núcleo Interior Núcleo Exterior Manto Astenosfera Crusta.
Grandes Estruturas Geológicas
PLACAS TECTÔNICAS Prof. Mateus.
Movimentos da Terra Idade da Terra: 4,6 bilhões de anos aproximadamente. - Pesquisada através da radioatividade de alguns elementos (datação). C14: Carbono.
Ciências Naturais – 7.º ano
Teoria da Tectónica de Placas
Novo Endereço fylipeafa.wordpress.com
Dinâmicas interna e externa do Planeta Terra
João Francisco Galera Monico FCT/Unesp
Gay-Lussac Prof. José Victor
AS TEORIAS DA DERIVA CONTINENTAL E DA TECTÔNICA DE PLACAS
Ciências Naturais – 7.º ano
Estrutura geológica – o conjunto de diferentes rochas de um lugar e os vários processos geológicos sofridos por elas dão aos terrenos desse lugar uma.
A CROSTA TERRESTRE.
DERIVA CONTINENTAL Colégio Alternativo Disciplina: Geografia
DERIVA CONTINENTAL E TECTÔNICA DE PLACAS.
Dinâmica Geológica e formas da Litosfera
Teoria da Deriva dos Continentes
Dinâmica da Litosfera e grandes estruturas geológicas
Dinâmica da Litosfera e grandes estruturas geológicas
Ciências Naturais – 7.º ano
Um planeta em mudança. 2  CATASTROFISMO – muitos dos aspectos da crosta terrestre hoje observados, como as suas deformações ou o registo fóssil, são.
Teoria da Tectónica de Placas A litosfera está fragmentada em cerca de oito grandes blocos, placas litosféricas, que se movimentam lentamente entre si.
GEOLOGIA E PALEONTOLOGIA
Transcrição da apresentação:

Dinâmica interna VideoVersion=290

SubsistemasCaracterísticas AtmosferaInvólucro gasoso que se estende desde a superfície terrestre até uma altitude de cerca de 100 Km HidrosferaCompreende todos os oceanos, lagos, rios e a água subterrânea BiosferaToda a matéria orgânica relacionada à vida próxima à superfície terrestre LitosferaEspessa camada rochosa externa da Terra sólida que compreende a crosta e a parte superior do manto até uma profundidade média de cerca de 100 Km; forma as placas tectônicas AstenosferaFina camada dúctil do manto sob a litosfera que se deforma para acomodar os movimentos horizontais e verticais da placa tectônica Manto inferior Manto sob a astenosfera, estendendo-se desde cerca de 400 Km até o limite núcleo-manto (cerca de Km de profundidade) Núcleo externo Camada líquida composta predominantemente por ferro liquefeito, estendendo-se desde cerca de Km até Km de profundidade Núcleo interno Esfera mais interna predominantemente de ferro sólido, estendendo-se desde cerca de Km até o centro da Terra ( cerca de Km)

 Final do século XVI e século XVII – cientistas europeus notaram o encaixe do quebra-cabeça das linhas costeiras em ambos os lados do Atlântico, como se as Américas, a Europa e a África tivessem estado juntas em uma determinada época e depois se afastado por deriva.  A Teoria da Deriva dos Continentes foi enunciada pelo cientista alemão Alfred Lothar Wegener, em 1912: a Terra teria sido formada inicialmente por um único e enorme supercontinente (Pangeia) que foi se fragmentando e se deslocando continuamente desde o período Mesozoico.  Final do século XIX - Eduard Suess (geólogo austríaco) postulou que o conjunto dos continentes meridionais atuais, no passado, formavam um único continente gigante, chamado Terra de Gondwana.

TerremotosLimite das placasVulcões ativos

 Litosfera – camada mais externa da Terra formada pelo resfriamento da superfície;  Astenosfera – abaixo da litosfera, é quente e dúctil (moldável).  Tectônica de placas – a Litosfera é fragmentada em cerca de 12 placas que se movimentam sobre a Astenosfera, graças a movimentos de convecção do manto da Terra.

Correntes de convecção na água fervente Correntes de convecção no interior da Terra A B Autor: Press et al., 2006

 Cada placa move-se como uma unidade rígida distinta sobre a astenosfera, que também se move.  A maior placa é a Pacífica.  Nenhuma placa é idêntica a um continente.  Explica as erupções vulcânicas, terremotos, formação de cadeias de montanhas, etc.

 Após a 2ª. Guerra Mundial – intensa exploração do fundo do mar  Mapeamento da dorsal Mesoatlântica e descoberta do vale profundo em forma de fenda (rifte).  Rifte - Vulcão do tipo fissural que origina as dorsais médio-oceânicas e é responsável pela formação da crusta oceânica e pelo afastamento dos continentes (devido à criação das correntes de convecção). Localiza-se entre as dorsais.  As Dorsais mesoceânicas são locais de grandes atividades vulcânica e sísmica. Ex: Dorsal Mesoatlântica e Círculo de Fogo do Pacífico

 São três os tipos de limites de placas, caracterizados pelo modo como as placas se deslocam umas relativamente às outras:  Limites tranformantes ou conservativos - ocorrem quando as placas deslizam ou mais precisamente roçam uma na outra, ao longo de falha transformante. Limites divergentes ou construtivos - ocorrem quando duas placas se afastam uma da outra. Limites convergentes ou destrutivos - ocorrem quando duas placas se movem uma em direção à outra, formando uma zona de subducção (se uma das placas mergulha sob a outra) ou uma cadeia montanhosa (se as placas simplesmente colidem e se comprimem uma contra a outra). Obs: Há limites de placas mais complexos, em que três ou mais placas se encontram, ocorrendo então uma mistura dos três tipos de limites anteriores.

Autor: Jose F. Vigil. USGS, 1997

Autor: NASA/JPL -Caltech

No estado da Califórnia (EUA): movimento tangencial entre duas placas tectônicas (a placa norte-americana e a placa do Pacífico), a primeira desliza 14 milímetros por ano em sentido sudeste, já a placa do Pacífico desloca-se 5 milímetros no sentido oposto da primeira. O atrito entre essas duas placas gera frequentes terremotos na região, o que torna a Califórnia uma das áreas de maior instabilidade tectônica do planeta.