Filosofia da Linguagem. Vamos refletir... O O que é linguagem? O Língua X Linguagem. O Apresentam o mesmo significado? O Diferente? O Complementar? O.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O CONHECIMENTO SOBRE A LINGUAGEM Eduardo Guimarães Eni P. Orlandi
Advertisements

WITTGENSTEIN E AS INVESTIGAÇÕES FILOSÓFICAS
ISAPL 2007 Relevância Cognição Interface Semântica e Pragmática
LINGÜÍSTICA E INTERFACES JORGE CAMPOS / PUCRS UNISUL/ 12/ 2007.
LINGUAGEM: SIGNIFICAÇÃO E CONTEXTOS
Dois modos de ler a Bíblia.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
IV CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
Um vocabulário para a interpretação
Semântica.
O QUE SABER.
09. Objeções pós-estruturalistas e construtivistas (de Man, Derrida, Rorty) [Juliana P. Perez] Searle X Derrida.
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Señoras y Señores Senhoras e Senhores Ladies and Gentlemen.
Os tipos de comportamento no meio social
LINGUAGEM E PENSAMENTO
LINGUAGEM Filosofia.
CONVICÇÕES E INCOERÊNCIAS SIMPOSIO– 22/06/2010. POR QUE PENSAMOS NESTE TEMA? Questões práticas do dia-a-dia; Prazer de pensar; Porque não temos algumas.
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
A MENSAGEM DAS NARRATIVAS DA CRIAÇÃO
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
A prática da Virtude Professor José Roque Pereira de Melo
Uso e normas da língua Linguagem
Intencionalidade discursiva
Aula 1- Discurso Profª. Ana Paula.
Revisão para Avaliação I
O que é? Para que serve? Filosofia Prof. Joaquim Célio de Souza.
Em busca de uma compreensão
Linguagem e cognição: contexto social, cultural e cognitivo
Leitura de Textos Científicos
Verbo Língua Portuguesa.
História da comunicação.
Leitura e interpretação de texto
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Classes e Objetos em Java.
Profª. Taís Linassi Ruwer
Estrutura do documento:
NO ESFORÇO DE COMPREENDERMOS A REALIDADE
Fundamentos de linguagens de programação
Em seu processo multifuncional e comunicativo.
- O Processo de Comunicação -Funções da linguagem
ANÁLISE TEXTUAL ANÁLISE TEXTUAL PROF. ROBERTO PAES AULA 1.
Lojas de Informática & eletrônicos
Tese para uma Síntese a partir da Antítese Propostas reflexivas para uma perspectiva integradora.
Português Instrumental REVISÃO
A força da linguagem 3º ano
Conceitos Introdutórios
Como redigir um bom texto?
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
Mª João Rodrigues Linguagem e Comunicação. Mª João Rodrigues LÍNGUA E FALANTE Linguagem – é a capacidade humana de usar símbolos para representar o mundo.
SÓCRATES 469 – 399 a.C..
Antônio Lourenço Jr. GESTÃO EMPRESARIAL PRIMEIRO PASSO: ENTENDENDO O PROGRAMA.
Capítulo 3 Para uma crítica da Teoria do Significado
O Neopositivismo e o Círculo de Viena
Surgimento do pensamento filosófico
Principais características
Ludwig Wittgenstein ( )
Adequação Vocabular Carlos Drummond de Andrade em Procura da poesia: “cada uma (a palavra) tem mil faces sob a face neutra”. Isso quer dizer que por meio.
História da Filosofia Contemporânea - II "Aula introdutória" Observações: Sentido e Significado Princípio de verificação Princípio de uso.
AULA SOBRE OS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
O Tractatus logico-philosophicus e a antimetafísica de Wittgenstein
A Linguagem E seus termos.
O que é filosofia?.
O MÍSTICO EM WITTGENSTEIN A INTERPRETAÇÃO NÃO- NEOPOSITIVISTA DO TRACTATUS.
O N E O P O S I T I V I S M O Objetivos
A ARTE DE OUVIR “ O Homem Tem Dois Ouvidos e Uma Boca. Isso Serve Para Ouvir o Dobro e Falar a Metade ” (Autor Anônimo) Na Arte da Comunicação Ouvir Talvez.
ANÁLISE TEXTUAL ARTES VISUAIS 2016
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Antiga: Pré-Socráticos - Os primeiros filósofos gregos tentaram entender o mundo com o uso da razão, sem recorrer.
Transcrição da apresentação:

Filosofia da Linguagem

Vamos refletir... O O que é linguagem? O Língua X Linguagem. O Apresentam o mesmo significado? O Diferente? O Complementar? O Tipos de linguagem...

Shhh!

Filosofia O φιλοσο φ ία O Philosophy O Philosophie

A linguagem O A questão da linguagem e do discurso sempre fez parte das discussões históricas e filosóficas ao longo do tempo. O A linguagem pode ser considerada como um mecanismo que utilizamos para transmitir a outras pessoas conhecimentos, valores e ideias. O Tomás de Aquino afirmou ser este o modo para “manifestar aos outros o que está oculto na mente”. O Gadamer estabeleceu a linguagem como “o meio em que se realiza o acordo dos interlocutores e o entendimento sobre a coisa”. Ele apresentou a linguagem na relação do interlocutor e o assunto tratado. E é desta relação que surge o discurso.

O que se entende por língua e linguagem? Ataliba T. de Castilho (USP, CNPq) O Não vou te dizer algumas coisas óbvias do tipo, “é a língua que caracteriza o ser humano, distinguindo-o do resto da criação”, “não fosse a língua, e todos nós seríamos iguais a macacos”, “a língua é um meio de comunicação, pô!, “quê seria de nós se não tivéssemos uma língua para falar, já pensou?” O Embora essas respostas tenham seu valor, elas não vão ao ponto central. E o ponto central é que sem uma língua, não poderíamos formular nosso pensamento. Você já se deu conta de que pensa em português? Sonha em português? Organiza-se logo de manhã com respeito ao que terá de fazer durante o dia, falando consigo mesmo em português? E mesmo quando quer aprender uma língua estrangeira, sai por aí tentando pensar só nessa língua, como um bom modo de dominá-la.

O que se entende por língua e linguagem? O Já “linguagem” é um termo genérico, pois pode referir-se a outras manifestações, além da sequenciação de sons, como em “linguagem das cores”, “linguagem dos perfumes”, “linguagem das abelhas”, e outras muitas linguagens mais. O Não existe criatura sobre a face da terra que não reflita todo dia sobre a própria língua, embora nem sempre se dê conta disso.

O que se entende por língua e linguagem? O Enfim, depois de pensar calado, “falando com os nossos botões”, somente depois disso é que sentimos a necessidade de nos comunicar com outros. Aqui está a outra natureza das línguas, que não existiria sem a primeira: a língua serve para comunicar. O Mesmo assim, pense nisto: quando nos comunicamos, produz-se outro dos “mistérios linguísticos”, pois lançamos ao ar um conjunto de sons que são portadores de sentidos. Nosso interlocutor, se sabe nossa língua, apreende esses sons e interpreta grande parte dos sentidos que quisemos transmitir. Aí dizemos que ele “captou a mensagem”.

Por que a linguagem interessa a Filosofia? O Distinguem-se, tradicionalmente, duas correntes de pensamento na filosofia da linguagem: O Os filósofos das linguagens formais que tentam, mediante a formalização, reconstruir as linguagens científicas (a lógica da física quântica é um dos exemplos mais fascinantes) ou tentam formalizar a própria linguagem comum. O Encontramos aqui, por exemplo, as figuras de Russell, o Wittgenstein do Tractatus, Carnap, Reichenbach, Montague; O Os filósofos da linguagem ordinária que procuram, através da análise dos usos correntes, mostrar a riqueza e a variedade da linguagem, mas também mostrar como alguns problemas típicos da filosofia podem ter origem em mal-entendidos linguísticos. O Aqui encontramos, por exemplo, o segundo Wittgenstein, Austin, Ryle, Strawson.

Por que a linguagem interessa a Filosofia? O A contraposição era muito viva na primeira metade do século XX, e aos poucos se foi atenuando. Autores mais recentes como Brandon, Davidson, Dummett, Fodor, Grice, Kripke, Putnam e Quine não são enquadráveis nesses termos. Mas alguma coisa da antiga contraposição continua viva na batalha que, na década de 1950, Strawson chamava de “batalha homérica”, um confronto entre duas facções opostas: O 1. a facção que privilegia o estudo do sentido “objetivo” dos enunciados, determinado pela sua estrutura lógica: esta atitude constitui o “paradigma dominante” da filosofia da linguagem que define o sentido de um enunciado como condições de verdade O 2. a facção que privilegia o estudo das intenções do falante como o inevitável ponto de partida para definir o sentido das expressões linguísticas, preferindo a pragmática à semântica

Vídeos interessantes... O As Origens da Linguagem - Documentário dublado O O A História da Palavra - O Nascimento da Escrita O O Língua - Vidas em português O